• Como identificar erro na rede da loja ?

Importância da Rede Dentro da Loja:

O funcionamento da rede entre os computadores da loja é de suma importância, visto que o Sistema Degust trabalha de forma centralizada, isto é, com todos os arquivos de configurações e base de dados em uma única maquina (Servidor), sendo acessada em tempo real por outras maquinas (Caixas, TRPs, Terminal de Garçom, Pocket, Tablets etc.) via rede.

Essas alterações devem ser acompanhadas por um técnico de informatica

Mensagens que indicam erros de Rede:


Verificando e Diagnosticando Problemas de Rede:

Se a maquina que está com problema for o Servidor, verifique:

O serviço “Firebird Guardian” e “Firebird Server” estão em execução.

Isso pode ser verificado dentro do painel de serviços do Windows;

  1. "Iniciar > Executar > “services.msc" ou "Iniciar > Painel de Controle >  Ferramentas Administrativas > Serviços";
  2. Encontre os Serviços "Firebird Guardian" e "Firebird Server";
  3. Verifique se na aba "Status" se está "Iniciado"

Algumas vezes é necessário colocar o Firebird para abrir como aplicação e não como serviço.


O arquivo “Degust.ini” está direcionado corretamente para o endereço IP ou Nome do servidor.

Isso pode ser verificado no Prompt de comandos do Windows;

  1. "Iniciar > Executar > “cmd" > “ipconfig”.
  2. Aparecerá a linha "Endereço IP", sendo que o endereço estará logo a frente. (Ex. 192.168.0.1)
  3. Entre em “c:\Degustwin” e abra o arquivo “Degust.ini”.
  4. Na linha “Servidor=” verifique se está com o mesmo IP da tela do “CMD” (Ex. Servidor=192.168.0.1).


Se a maquina que está com problema for o Terminal, execute os seguintes passos:

Verifique a parte física da loja:

  1. O Servidor está ligado.
  2. Os cabos de rede estão conectados nas maquinas e nos meios de comunicação (Roteador, switch, Hub etc.).
  3. Os meios de comunicação (Roteador, switch, Hub etc.) estão ligados e funcionando corretamente.

Certifique-se de que existe comunicação entre as maquinas:

No Servidor

  1. "Iniciar > Executar > “cmd" > “ipconfig”.
  2. Aparecerá a linha "Endereço IP", sendo que o endereço estará logo à frente. (Ex. 192.168.40.220)


Agora faça os seguintes passos no terminal:

  1. "Iniciar > Executar > “cmd".
  2. No "CMD" digite "ping" e na frente o endereço IP do servidor (Ex. ping 192.168.40.220)

  1. Se a rede ESTIVER funcionando a resposta deve ser semelhante a:

       "Resposta de 192.168.0.1: bytes=32 tempo<1ms TTL=128"


  1. Se a rede NÃO ESTIVER funcionando a resposta deve ser semelhante a:


      "Esgotado o tempo limite do pedido".


Certifique-se de que as maquinas estão no mesmo grupo de trabalho


Isso pode ser verificado nas informações sobre o Windows

  1. Vá em “Iniciar”, clique com o botão direito em “Meu Computador” e clique em “Propriedades” ou pressione “Windows + Pause / break”.
  2. Clique na aba “Nome do Computador” e verifique o “Grupo de Trabalho”. Todas as maquinas devem estar no mesmo grupo.


Verifique se o Disco local C: está compartilhado no SERVIDOR.

  1. Vá em “Meu Computador”, clique com o botão direito no “Disco local C:” e em seguida clique em “Propriedades”
  2. Vá até a aba “Compartilhamento” e verifique se a opção “Compartilhar esta pasta na rede” e “Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos" estão marcadas, conforme a imagem abaixo:

Caso as configurações estejam diferentes das apresentadas acima, faça o seguinte procedimento:

  1. Desmarque as opções na tela de compartilhamento (“Compartilhar esta pasta na rede” e “Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos")
  2. No “Windows Explorer”, vá em “Ferramentas” > “Opções de Pastas”.


Na aba “Modo de Exibição” Clique em “Restaurar Padrões” em seguida, “Aplicar” > “Ok”:


Refaça o compartilhamento executando os passos 1 e 2.


Verifique se o Degust e o Firebird estão liberados no Firewall.


Isso pode ser verificado no Painel de Controle do Windows:


  1. Entre em “Iniciar” > “Painel de Controle” > “Firewall do Windows” ou “Iniciar > “Executar” > “firewall.cpl”
  2. Vá até a guia “Exceções” e clique em “Adicionar Porta”:


Em seguida, crie uma regra para o “Degust” liberando a porta “8900” protocolo “TCP”:


Faça o mesmo para o “Firebird” liberando a porta “3050” protocolo “TCP”:

Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.