5.76

BM-2902_2615_2616 – Ressuprimento automático

Processo: Logística

Nome do Processo: WMS – Transferência Automática 

Acesso

Logística\WMS

Motivação

Suprir, automaticamente, o estoque de um local de picking assim que estiver zerado, ou seu nível mínimo for ultrapassado. Nesses casos, é necessário que seja realizado um 'ressuprimento', transferindo produtos de locais de armazenamento, para abastecimento dos locais de picking.
O mecanismo de geração de transferências automáticas foi alterado para possibilitar a inclusão de transferências de ressuprimento de locais de estoque, que será acionado no momento em que o local de estoque de picking alcançar seu nível mínimo.
Um comando será executado automaticamente, em período determinado, verificando o estoque dos locais definidos para picking e fará a transferência para suprir os locais que estiverem com os estoques abaixo do mínimo.
Além dos níveis de estoque, o sistema também fará a verificação dos lotes dos produtos, fazendo a transferência somente se houver quantidade disponível do mesmo lote.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.


Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o millenium!wms_coletor.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Definir os tipos de locais de picking e os tipos de locais de suprimento
Em Logística\WMS\Cadastros:
Locais de Estoque, preencher os campos:

  • Quantidade mínima de armazenamento
  • Quantidade máxima de armazenamento


Regras WMS, criar duas regras para o processo de ressuprimento, sendo:

  • uma regra configurando os locais de origem e destino de ressuprimento
  • uma regra de transferência automática, que será aciona em intervalos pré-determinados


Entradas

Ver a prioridade para escolha da origem do suprimento.
Definindo quantidades mínima e máxima a serem acondicionadas nos locais de estoque
O primeiro passo será definir os locais para picking e os locais que serão usados pelo sistema para transferir as quantidades que irão suprir os locais de picking. Estes locais devem ser separados pelo tipo, ou seja, um tipo será dos locais que servirão para picking e outro tipo que será usado para suprir os locais de picking.
Em logística\WMS\Cadastros\Locais de estoque:
Inicialmente vamos definir os locais de picking.
No campo Tipo de Local, vamos selecionar a opção Picking (Estoque Disponível)
Localize a área de Ressuprimento e preencha os campos. Vamos definir para nosso exemplo que a quantidade mínima para o produto armazenado neste local é de 1.200 unidades e a máxima é 1.500.

Após salvar as informações, vamos configurar os locais definidos para ressuprimento, selecionando o tipo de local Indisponível para picking (Estoque Disponível).

Atenção! Neste exemplo, não serão preenchidas as quantidades mínima e máxima para os locais de ressuprimento. Mas dependendo dos processos internos da empresa, eles poderão ser eventualmente preenchidos.

Configurando regra wms para ressuprimento
Em logística\WMS\Cadastros, no cadastro da regra, na guia Itens Regras WMS, agora também é possível selecionar o tipo de local de estoque. Desta forma, em vez de selecionar os locais específicos onde o sistema deve buscar as quantidades para transferir, o usuário informará apenas o tipo de local.
Na coluna Local de origem, selecione o tipo definido para o sistema buscar quantidade para fazer o suprimento. E na coluna Local Destino, selecione o tipo que será suprido durante a transferência de estoque. Observe que foi criada uma nova categoria chamada Tipo de Locais de Estoque, que deverá ser usada para execução deste processo.

Configurando regra wms de transferência automática
Em logística\WMS\Cadastros, vamos criar outra regra, que será acionada pelo sistema para verificar os níveis de estoque dos produtos e, se necessário, gerar a transferência para suprir as quantidades mínimas ou zeradas.

Na regra automática devemos informar o local que o sistema irá analisar para decidir se fará ou não uma transferência:
Analisar Locais de:Destino – Porque é onde estão configuradas as quantidades mínima e máxima.
Ligar o parâmetroConsiderar Lotes na Análise de Locais – Necessário para que não misturar os lotes dos produtos
Condiçãoestoque_local < estoque_minimo_local – Ou seja, faça a transferência quando o estoque for menor que o mínimo definido para este local. Para preencher o campo, clique na lupa e selecione as variáveis.



Ligar o parâmetro Ativo – Para que a regra automática seja acionada no tempo programado, que poderá ser a cada 10 minutos, a cada hora, uma vez por dia, de acordo com os processos da empresa.
RegraNeste campo deve ser selecionada a regra que configuramos acima, onde foram definidos os locais de origem e de destino para as transferências de estoque que serão realizadas.
Feitas as configurações do sistema para que o recurso funcione, vamos fazer uma consulta no estoque de um produto qualquer, que tenha quantidade abaixo do mínimo em um local de picking.
Lembrando que acima, na configuração dos locais de estoque, nós definimos para o local de picking as quantidades 1.200 e 1.500 para o produto.

Validações e Saídas

Após o tempo definido para execução da transferência automática, ao fazer uma nova consulta no estoque do produto, verificamos que as quantidades foram alteradas, conforme a configuração. Perceba que a quantidade mínima de 1.200 peças foi atendida, porém o sistema não transferiu toda a quantidade disponível, respeitando também a quantidade máxima, de 1.500 peças, determinada para o local de picking.



BM-2736 – Definição de foto principal no Magento 2_0

Processo: Produtos e Serviços

Nome do Processo: Vitrines

Acesso

Produtos e Serviços\Vitrine

Motivação

Definir um critério para integração e exibição das fotos do produto no site, para que sejam exibidas conforme suas "funções" (Base, Small, Thumbnail), aplicando as regras de definição de imagens de produtos, como segue:

  1. Se o nome do arquivo da foto tiver o sufixo "0", a foto deverá ser carregada com os 3 atributos de imagem (Small, Base e Thumbnail). Para as demais fotos de sequência deste SKU, devem ser inseridas conforme ordem _2,_3, etc.
  2. Se o arquivo não tiver o "0", a regra atual deverá ser mantida, ou seja, a foto com o final "_1" deverá ser marcada com Small e Base, e a "_2" como Thumbnail.


Por exemplo:
0475_0 Small, Base, thumbnail
0475_2 inserir na sequência normal sem atributos de imagem
0475_3 inserir na sequência normal sem atributos de imagem
4240_1 Small, Base
4240_2 Thumbnail
4240_3 Inserir na sequência normal sem atributos de imagem
4240_4 inserir na sequência normal sem atributos de imagem

Atenção! Este recurso está disponível somente para a Magento 2.0.


Parâmetros

Produtos e Serviços\Vitrine, selecione a vitrine Magento:
No campo Exportador, deverá estar selecionada a opção "Magento 2.0".
Na aba Configurações de Produto, preencha a campo Expressão das Imagens. (Abaixo segue apenas um exemplo de expressão).

Importante! Os produtos cadastrados na vitrine devem ter variações, para que o efeito das imagens possa ser observado.

Entradas

Recurso não reproduzível fora do ambiente do cliente.

Validações e Saídas

As imagens dos produtos serão exibidas de acordo com o critério definido.



BM-2813 BM-2292 BM-1938 BM-1936 – Ajuste no processo de importação de produtos via planilha no cadastro da vitrine

Processo: Produtos e Serviços

Nome do Processo: Vitrines

Acesso

Produtos e Serviços\Vitrine\Vitrine

Motivação

Foram implementadas novas colunas na planilha, para permitir a importação das informações referentes aos seguintes campos do banco de dados:
CLASS_PROD
Classificação do produto, da guia Fiscal no cadastro de produtos, que deverá ser preenchido com as iniciais das opções:
FFabricação Própria
RRevenda
IProduto Importado
PRepresentação
URevenda por Substituição
CConsignado
PERMITE_PEDIDO_SEM_ESTOQUE
Deve ser preenchido com uma das opções:
TQuando for permitido
FQuando não for permitido
CONTROLA_LOTE
Deve ser preenchido com uma das opções:
FSem controle de Lote
TControle por Lote
CControle por Chassi
CNPJ_FORNECEDOR
Pode ser digitado com ou sem as pontuações. O sistema fará a importação considerando os pontos e as barras.
LEAD_TIME_ENTREGA
Digitar o total de dias
Especificações do produto. Estas informações serão preenchidas na guia Especificações do cadastro do produto. A capacidade máxima de caracteres desse campo 255.
ESPECIFICACAO_1
ESPECIFICACAO_2
ESPECIFICACAO_3
ESPECIFICACAO_4
ESPECIFICACAO_5
ESPECIFICACAO_6
ESPECIFICACAO_7
ESPECIFICACAO_8
ESPECIFICACAO_9
ESPECIFICACAO_10
VALOR_ESPECIFICACAO_1
VALOR_ESPECIFICACAO_2
VALOR_ESPECIFICACAO_3
VALOR_ESPECIFICACAO_4
VALOR_ESPECIFICACAO_5
VALOR_ESPECIFICACAO_6
VALOR_ESPECIFICACAO_7
VALOR_ESPECIFICACAO_8
VALOR_ESPECIFICACAO_9
VALOR_ESPECIFICACAO_10
Códigos de barras
BARRA_DUN
Digite o código de barras nesta coluna.
TIPOBARRA_DUN
Esta informação não será criada automaticamente pelo sistema. Deve estar cadastrada previamente em Produtos e Serviços\Cadastros\Tipos de Barras.
QUANTIDADE_DUN
Barras do cliente
BARRA_CLIENTE
Digite o código de barras nesta coluna.
TIPOBARRA_CLIENTE
Esta informação não será criada automaticamente pelo sistema. Deve estar cadastrada previamente em Produtos e Serviços\Cadastros\Tipos de Barras.
CODIGO_CLIENTE
Código do cliente a ser vinculado, mas não é obrigatório.
Observação na vitrine de produtos. O sistema permitirá até cinco observações por SKU, preencha uma em cada coluna.
VITRINE_OBS_SKU1
VITRINE_OBS_SKU2
VITRINE_OBS_SKU3
VITRINE_OBS_SKU4
VITRINE_OBS_SKU5
Imagem do produto
URL_IMAGEM
CODIGO_IMAGEM
É o código usado para associar a foto automaticamente na subida do produto para o site.
ID Externo
ID_EXTERNO
Status
Estas duas colunas serão atualizadas após a importação para que o usuário possa analisar o resultado do processo.
STATUS_IMPORTACAO
Há três opções de status para preenchimento desta coluna: Erro, Importado ou Importado Parcialmente, pode ser o caso de alteração em alguma informação do produto.
LOG_IMPORTACAO
Esta coluna será preenchida quando o sistema não conseguir realizar a importação do item da linha, por exemplo, um código duplicado.


Parâmetros

  • Ter uma planilha Excel previamente preenchida com todas as informações a serem importadas para o sistema.
  • Criar uma pasta no diretório C:WTS para armazenar as planilhas após as importações.
  • Em Produtos e Serviços, nas Configurações Gerais, na pasta Importador Excel, selecione a pasta que foi criada para armazenar as planilhas importadas.
  • No Gerenciador de Usuários, em Produtos e Serviços\Vitrines, configurar o acesso ao link Consultar Importação.

Entradas

Em Produtos e Serviços\Vitrine, selecione a opção Vitrine e faça uma busca para visualizar as vitrines cadastradas no sistema.
Selecione a vitrine que receberá a importação de dados, clique no link Ações para visualizar o menu e acesse a opção Importar Produtos via Planilha.
Localize o link Carregar Dados da Planilha e selecione a planilha a ser importada.

Clique em Abrir e aguarde. Será exibida na tela uma mensagem pedindo ao usuário que aguarde até que o sistema carregue todos os itens da planilha na tela.

Outro ajuste realizado foi a criação de um parâmetro, na tela de importação, para determinar a inclusão no banco de dados das descrições que constarem na planilha e que não forem localizadas no banco de dados.
NÃO CADASTRAR CLASSIFICAÇÕES NÃO LOCALIZADAS
Selecione na lista os cadastros que não poderão ser incluídos pelo usuário, via importação de planilha.
•DEPARTAMENTO
•COLEÇÃO
•GRUPO
•TIPO
•MARCA
•DIVISÃO
•CATEGORIA
•SUB-COLEÇÃO
•NCM
 Cest
•COR
•ESTAMPA
•TAMANHO
•PERFIL DE IMPOSTO
•GRADE
•ESPECIFICACAO

Para que o cadastro seja incluído durante a importação de planilha, basta clicar no "X" para removê-lo do campo.

Observe também que há mais dois parâmetros, sendo:
•Preencher o campo ID Externo

Quando ligado, o campo deverá ser preenchido para que a importação seja efetivada.
•Não permite barra duplicada

Irá verificar se no banco de dados existe outro SKU com o mesmo código de barras informado na planilha e, se houver, a importação não será efetivada.
Em nosso exemplo, não vamos remover nenhum campo, vamos ligar os dois parâmetros e clicar em Importar Dados da Planilha.
Aguarde a mensagem informando que os dados da planilha foram importados com sucesso.

Atenção! Se o limite máximo do campo especificação for ultrapassado e o sistema exibirá no campo Status um log com a descrição do erro.

Validações e Saídas

Executada a importação da planilha, o sistema exibirá o resultado com a análise do processamento feito:

Produtos Encontrados
São considerados os códigos dos produtos, desconsiderando os SKUs.

Produtos já importados anteriormente
No caso de fazer alguma atualização no cadastro do produto, poderá ser feita por planilha, mas o sistema identificará que já foi importado.

Registros Processados e Produtos não Importados
Somados devem dar o total de itens da planilha.

Novos Produtos Importados
São aqueles que estão entrando pela primeira vez no sistema.

Atenção! Observe que os campos Controla Lote e Permite Pedidos sem Estoque serão exibidos na forma de flag, igual ao cadastro do produto.

Consultar planilhas importadas
Após a importação da planilha, ela será salva na pasta criada para este fim, no diretório c:wts.

Na tela de importação de planilhas foi criado um link para fazer a consulta das importações realizadas, onde serão visualizados os usuários, data e hora das importações.
Para visualizar este link o usuário deverá estar liberado no Gerenciador de Usuários, em Produtos e Serviços\Vitrines\Vitrine, e liberar o link Consultar Planilhas.

Baixar planilhas importadas
Outro recurso disponibilizado nesta tela é a opção de baixar a planilha importada, caso seja necessário fazer uma conferência. Selecione a planilha e clique em Baixar. O sistema irá carregar a planilha na tela para que o usuário possa visualizar os dados e conferir.



BM-2847 - Data de Entrega no Pedido de Compra Por Item

Processo: Compras

Nome do Processo: Pedido de Compra

Acesso

Compra \ Pedido de Compra

Motivação

Inserida a coluna Entrega no grid de produtos, para permitir que o usuário inclua datas de entregas diferentes por produtos, no mesmo pedido de compra.

Parâmetros

Em Compras \ Configurações{color} Pedido de Compra, ligar Flag 'Data de Entrega por Item'.

Entradas

Em Compras \ Pedido de Compra \ Incluir Pedido de Compra, ficará disponível para seleção no campo 'Produtos' a coluna 'Entrega'.

Validações e Saídas

O sistema acatará as datas de entrega informadas no grid de produtos, quando esta data for requisitada nas operações realizadas.



BM-2904 – Campo Coleção na plataforma Tray - FBits

Processo: Produtos e serviços

Nome do Processo: Vitrines

Acesso

Produtos e Serviços\Vitrine

Motivação

Inserir novo parâmetro nas configurações adicionais, para atender a necessidade do departamento de marketing da empresa.

Atenção! Este recurso está disponível somente para a plataforma Tray-FBits.


Parâmetros

No campo Exportador, deverá estar selecionada a opção FBtis, para que o novo campo seja visualizado na tela.

Entradas

Em Produtos e Serviços\Vitrines, selecione a vitrine Tray-FBits. No link Ações, selecione a opção Configurações Adicionais. A seguir, localize Mapeamentos, selecione uma das opções e efetive a alteração.

Validações e Saídas

Processo não reproduzível fora do ambiente do cliente.


  • Sem rótulos