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Millen-13924 - Integração vitrine VTex – Retira em Loja

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedidos de venda

Motivação

Permitir que, na impressão da nota fiscal de venda, sejam impressos dois endereços, nos casos em que o consumidor optar por retirar a mercadoria em uma das lojas da empresa, utilizando o recurso "Pickup Point", que é disponibilizado pela plataforma VTex. Sendo assim, o sistema irá imprimir o endereço do consumidor e na sequência o endereço de retirada da mercadoria.
O endereço de entrega do consumidor terá origem no próprio cadastro do sistema e o endereço de retirada será enviado pela plataforma, de acordo com o local selecionado pelo cliente.
Assim que o pedido de venda for integrado ao e-Millennium, o sistema identifica que a opção de retirada na loja foi selecionada e, através do workflow, fará com que o envio do pedido fique aguardando até o momento em que o cliente faça a retira da mercadoria no local por ele determinado.
No e-Millennium foi criado um cadastro para armazenar os endereços de retirada das mercadorias, chamados de Pontos de Retirada. Durante a integração do pedido de venda, o e-Millennium irá consultar esse cadastro para verificar se o ponto de retirada já está existe no banco de dados e, caso não exista, ele será cadastrado, para que possa ser impresso na nota fiscal junto com o endereço do cliente.


Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Pedido de Venda, na guia Acessos, ligar o parâmetro Acessa Ponto e Endereço de Retirada.

Em Produtos e Serviços\Vitrines, na guia Geral, ligar o parâmetro Permite Retirada em Loja.

Entradas

Após o envio do pedido de venda pela plataforma e a integração e-Millennium, é possível fazer uma consulta no pedido e visualizar o ponto de retirada selecionado pelo cliente.

Faturamento do pedido de venda com ponto de retirada
Em Vendas\Movimentações, selecione o evento de faturamento para emissão da nota fiscal do pedido e observe que o ponto de retirada foi preenchido automaticamente. A seguir, efetive a movimentação para emitir a nota fiscal.

Em Vendas\Status NFe, faça uma busca para visualizar a nota emitida e clique em Visualizar Danfe, se a nota ainda não estiver autorizada, aguarde até que o status indique Autorizada pela Sefaz.
Observe que abaixo do endereço do cliente, foi preenchido o endereço de retirada.


Validações e Saídas

Cadastro de Pontos de Retirada no e-Millennium
O sistema fará a inclusão dos cadastros de pontos de retirada automaticamente, se na integração o endereço não for localizado no banco de dados. O usuário também poderá fazer inclusões manualmente, caso seja necessário.
Em Vendas\Cadastros, localize a opção Pontos de Retirada e clique em Procurar, para visualizar os pontos incluídos no banco de dados.

Filtro para consulta de pedido de venda por ponto de retirada



Millen-14492 - Ficha Técnica - Preencher Proporção de Consumos Automaticamente

Processo: Produção

Nome do Processo: Ficha Técnica

Motivação

Permitir que o sistema calcule o consumo proporcional a cada tamanho do produto, de forma automática, quando o operador informar o consumo para um tamanho específico.
Para atender esta necessidade foi criado o campo "Proporção" na tela de informação de consumos do cadastro de fichas técnicas. Dessa forma, ao preencher o consumo para um tamanho base, serão realizados os cálculos da quantidade correta de consumo das matérias-primas para os demais tamanhos do produto.


Parâmetros

Em Produtos e Serviços\Cadastros, preencher os cadastros de:

  • Grades
  • Proporção na Grade


Em Produção\Cadastros, ter ficha técnica cadastrada para os produtos

Entradas

Cadastrando Grades
Em Produtos e Serviços\Cadastros, selecione a opção Grades e clique em Incluir. Preencha o código e a descrição para a grade. A seguir, preencha a tabela de tamanhos da grade e efetive.

Configurando Grade no cadastro do produto
Em Produtos e Serviços\Produtos, faça uma consulta, selecione o produto a ser alterado e na guia Logística, selecione a grade do produto. Nessa mesma tela, devem ser selecionadas as cores e estampas do produto, quando for o caso. Feito isso, clique em Salvar para gravar as informações no cadastro do produto.

Cadastrando Proporção nas Grades
Em Produtos e Serviços\Cadastros\Grades, no link Outras Funções, selecione a opção Proporção na Grade. Preencha o código, a descrição da proporção e selecione o produto para o qual a proporção está sendo criada. A seguir, no campo Tipo Proporção, selecione a opção Produção. Feito isso nos grids de cor, estampa e tamanho preencha as respectivas proporções. Clique em Salvar para gravar as informações digitadas.




Lançando proporção de grades na Ficha Técnica dos Produtos
Em Produção\Cadastros\Ficha Técnica, faça uma consulta, selecione a ficha técnica do produto e acesse o link Alterar Consumos.
Clique no botão de inserir (estrela) para abrir a janela e selecionar a matéria-prima a ser usada na produção. Comece selecionando a fase do ciclo de produção em que o material será utilizado, na sequência selecione a parte na qual o material será utilizado e campo Produto, digite o código da matéria-prima ou faça uma busca para localizar e selecionar. A seguir, informa a quantidade a ser consuma da matéria-prima e escolha a proporção. Clique em Selecionar, para lançar os dados na tela de consumo e observe que o sistema preencheu a grade de tamanhos com as quantidades, de acordo com a proporção cadastrada.
Clique em Efetivar para salvar os dados da tela de consumo.

Validações e Saídas

A grade do produto será preenchida automaticamente, com base na proporção selecionada na tela de consumo.



Millen-15867 – Troca de arquivos NotFis e OCORREN por SFTP

Processo: Logística

Nome do Processo: Envio e recebimento de arquivos de transportadora via SFTP

Motivação

Complementar o recurso de Troca de arquivos NotFis e OCORREN por SFTP, que trouxe melhorias aplicadas ao método de envio e recebimento de arquivos das transportadoras via SFTP (protocolo de transferência segura de arquivos).
Veremos que, ao executar uma nova instância do método TRANSPORTADORAS.EDI_DownloadArquivosFTP, o arquivo é direcionado para download para os diretórios pré-configurados DOCCOB, OCORREN e CT-e, criando o backup dos arquivos e deletando-os do FTP.
Também foram criados dois campos para definição dos diretórios de download para o DOCCOB e CT-e. Essa solução organizou cada tipo de arquivo em seus respectivos diretórios, criando pastas de backup específicas e realizando os downloads corretamente.

Intercâmbio Eletrônico de Dados
Na área de Transporte e Logística, a troca de arquivos é feita com base em um sistema chamado EDI – Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados. O EDI determina como devem ser gerados os arquivos a serem transmitidos e também um padrão de layout para os documentos digitais.
Os arquivos tratados nesse manual são o DOCCOB, OCORREN e CT-e, todos enviados pela transportadora para o contratante do frete (embarcador). O DOCCOB (Documento de Cobrança) é a fatura eletrônica. Contém os dados dos conhecimentos e/ou notas fiscais de serviço de transporte a serem pagos.
O OCORREN (Ocorrências nas Entregas) é uma listagem das ocorrências (eventos) relacionados às mercadorias durante todo o trâmite de entrega. O CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é a 'nota fiscal' da transportadora e serve para auxiliar a fiscalização a garantir a origem e o destino da carga.


Parâmetros

  • Ter as transportadoras cadastras e devidamente configuradas. Para isso, acesse o caminho: Logística > TMS > Cadastros > Transportadoras.
  • Criar pastas de destino onde os arquivos do servidor serão salvos. No diretório C:\ crie a pasta principal e, nela, as subpastas DOCCOB, OCORREN e CTE.


Entradas

Configurando a transportadora

Acesse a tela Procura Transportadora pelo caminho: Logística > TMS > Cadastros > Transportadoras;

Busque a transportadora desejada. É possível utilizar os filtros ou apenas clicar em Procurar para listar todas as transportadoras cadastradas;

Busque a transportadora desejada. Use os filtros à esquerda da tela e clique em Procurar (ou clique apenas em Procurar para visualizar todas as transportadoras). Selecione a transportadora. Em seguida, dê duplo clique sobre ela ou clique no botão Altera Transportadora;


Na tela Altera Transportadora, guia EDI, na parte superior da tela, informe os campos (os dados abaixo foram usados apenas como exemplo):

Diretório OCORREN: C:\TESTE\OCORREN

Diretório DOCCOB: C:\TESTE\DOCCOB

Diretório CT-e: C:\TESTE\CTE


Ainda tela Altera Transportadora, guia EDI, seção Protocolo, selecione os campos:

Protocolo de Transferência de Arquivos EDI: Protocolo SFTP

Versão IP: IPv4

Logo abaixo, na seção FTP, preencha os campos (os dados abaixo foram usados apenas como exemplo):

Diretório/Upload: /upload/FEDEX/Notfis

Diretório/Download OCORREN: /upload/FEDEX/OCORREN

Diretório/Download DOCCOB: /upload/FEDEX/DOCCOB

Servidor: BR-SFTP.DKTLAB.COM.BR

Diretório/Download CT-e: /upload/FEDEX/CTE

Ative a flag Passivo;

Informe os campos:

Porta: 5522

Usuário: xxxxxxxxxx

Senha: xxxxxxxxxx

Clique em Salvar.


Validações e Saídas

Verifique que o download será realizado para os diretórios configurados, no computador, e um backup dele será armazenado na pasta BKP_PROC_OCORREN, BKP_PROC_DOCCOB ou BKP_PROC_CTE, no SFTP, de acordo com cada tipo. Se essa pasta não existir, ela será criada automaticamente.





Millen-15871 - Pedido de Venda - Api Para Tratativas de Descontos

Processo: Vendas

Nome do Processo: Importação de Pedidos de Venda

Motivação

A Millen-15871 traz melhorias aplicadas na customização Millen-14044, na qual foi desenvolvido um campo para capturar o 'preço original' dos itens (preço sem o desconto), quando o pedido é importado pela VTEX. Estes valores são repassados às rotinas de inclusão de pedidos de venda no e-Millennium.
Com a criação do campo PRECO_ORIGINAL_SITE, integrando a tabela de pedido de vendas do banco de dados, o sistema e-Millennium passa a registrar também o preço original do item, além do preço com desconto (campo PRECO). Um desconto (cortesia) pode ser aplicado diretamente sobre o item ou sobre o total da nota.


Parâmetros

Habilitando a importação de pedidos
Para habilitar as flags Publicar no Servidor Atual e Importar Pedidos da vitrine VTEX, siga os passos abaixo:

Acesse a tela Lista de Vitrines pelo caminho: Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines;

Busque a vitrine desejada. Use os filtros à esquerda da tela e clique em Procurar (ou clique apenas em Procurar para visualizar todas as vitrines). Selecione a vitrine. Em seguida, dê duplo clique sobre ela ou clique no botão Alterar Vitrine.

Na tela Alterar Vitrine, guia Vitrine, seção Configuração do servidor, habilite a flag Publicar no Servidor Atual;

Na seção Integração de Pedidos, habilite a flag Importar Pedidos;

Clique em Salvar.


Habilitando a flag 'Aplica Desconto'
Para habilitar a flag Aplica Desconto do Item na Cortesia, siga as etapas abaixo:

Acesse a tela Lista de Vitrines pelo caminho: Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines;

Busque a vitrine desejada, selecione-a e, em seguida, clique em Ações/Configurações adicionais;


Na tela Configurações VTEX (ACTIVE), guia Geral, seção Parâmetros de integração, habilite a flag Aplica Desconto do Item na Cortesia.

Clique em Executar.

Entradas

Aplicando desconto sobre o total da nota
Realizadas as parametrizações, importe os pedidos de venda da vitrine da VTEX para o e-Millennium. O desconto será aplicado sobre o total da nota. Consulte os pedidos, seguindo as etapas abaixo:

Acesse a tela Listar Pedidos de Venda e Listas de Casamento pelo caminho: Vendas > Pedido de Venda;

Busque o pedido de venda, selecione-o e, em seguida, dê duplo clique sobre ele ou clique em Altera Pedido de Venda;

Abaixo, na tela Altera Pedido de Venda, vemos que uma 'promoção' oferece um desconto de R$ 20,00 sobre a compra de dois itens de um determinado produto. De acordo com este exemplo, na primeira compra, um item foi adquirido por R$ 100,00.

Em seguida, dois itens do mesmo produto foram comprados por R$ 200,00, porém, neste caso, receberam o desconto de R$ 20,00, aplicados sobre o total da nota. O valor final foi R$ 300,00 (total) – R$ 20,00 (campo Cortesia) + R$ 2,60 (valor do frete) = R$ 282,60.


Observe que o sistema e-Millennium importa o pedido de venda da vitrine da VTEX já com o novo campo PRECO_ORIGINAL_SITE. Abaixo, os valores destacados na tabela de pedido de vendas do banco de dados.

Aplicando desconto sobre o item
Para aplicar o desconto sobre o item, realize as parametrizações, porém desligue a flag Aplica Desconto do Item na Cortesia (ver item Habilitando a flag 'Aplica Desconto'). Em seguida, importe os pedidos de venda da vitrine da VTEX para o e-Millennium. O preço de desconto do item será atribuído no pedido. Consulte os pedidos, seguindo as etapas abaixo:

Acesse a tela Listar Pedidos de Venda e Listas de Casamento pelo caminho: Vendas > Pedido de Venda;

Busque o pedido de venda, selecione-o e, em seguida, dê duplo clique sobre ele ou clique em Altera Pedido de Venda;


Abaixo, na tela Altera Pedido de Venda, vemos que uma 'promoção' oferece um desconto de R$ 20,00 sobre a compra de dois itens de um determinado produto. Porém, com a flag Aplica Desconto do Item na Cortesia desligada, o preço de desconto do item será atribuído no produto.

Na primeira compra, um item foi adquirido por R$ 100,00. Na segunda compra, o desconto incidiu sobre os dois itens. Cada um ficou por R$ 90,00. O valor final foi R$ 280,00 (total) + R$ 2,60 (valor do frete) = R$ 282,60. Não houve, portanto, valores no campo Cortesia.

Observe que o campo PREÇO traz, no pedido com dois itens, o valor de R$ 90,00, ou seja, o desconto de R$ 20,00 já foi aplicado diretamente no preço do item.

  • Sem rótulos