O primeiro passo para o processamento da entrada dos documentos fiscais é a configuração do sistema e-Millennium.
Observação: o e-Millennium está habilitado a receber dois tipos de documentos ficais: a Nota Fiscal Eletrônica - NFe e o Conhecimento de Transporte Eletrônico - CTe.
Cadastro de CFOPs
Atenção: antes de configurar um Evento de Recebimento é necessário que tenha uma relação entre os CFOPs de saída emitidos pelo parceiro (cliente\fornecedor).
Para cadastrar ou fazer manutenções nos CFOPs acesse pelo caminho: Controladoria > Fiscal > Cadastros > CFOP.
Para fazer o vínculo entre as CFOPs do parceiro e da empresa, acessar a tabela de CFOPs Padrão, siga o caminho: Utilitários > Administrador > Eventos > aba Fiscal.
- O Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.
Configurando os links de recebimento, manifestação e envio da nota de recebimento faturada
Para configurar os links de recebimento, manifestação e envio da nota de recebimento faturada, siga os passos abaixo:
Acesse a tela Configurações Gerais, seguindo o caminho: Utilitários > Administrador > Configurações Gerais;
No menu lateral, clique em DOME;
O campo Endereço do Servidor de API deve ser preenchido com a URL que permitirá a conexão do e-Millennium com o DOME para o download dos XMLs.
Atenção: essa informação deve ser obtida com a equipe do DOME.
Quantidade de Dias para Busca de Notas Fiscais: informe o limite de dias para a busca dos documentos fiscais. Esse parâmetro não faz parte desse processo. É utilizado apenas por quem tem um sistema legado.
Informe o UserID e o AccessKey de conexão com plataforma.
Em Filiais Registradas, informe as filiais que estão habilitadas para fazer as integrações de recebimento e manifestação de notas com o DOME, ou seja, registradas para fazer a importação.
Defina o Tipo Envio das Notas Fiscais. Há duas opções:
- Somente Manual: O envio é nota a nota e geralmente é usado durante a implantação da integração. Elas poderão ser enviadas por múltipla seleção (mais de uma nota selecionada) por meio dos caminhos:
- Vendas > Status de NFe > Enviar DOME
- Controladoria > Fiscal > Consulta Notas> Enviar DOME
- Automático/Manual: as notas são enviadas automaticamente. Para isso, parametrize a Quantidade de Dias para Envio das Notas (veja abaixo).
Neste tipo de envio, a opção manual também fica disponível, para situações esporádicas.
Quantidade de Dias para Envio das Notas: utilizado somente no tipo de envio automático. Período de dias que o sistema deve enviar as notas, por exemplo, a cada 5 dias, ou 10 dias, ou 30 dias, a empresa é que define, levando em conta seus processos internos.
Dica: a opção Automático/Manual permite definir um intervalo de dias entre a da data de registro do documento fiscal e o envio para o DOME. Esse parâmetro pode atender uma situação, tal como: o cancelamento de movimento. Por exemplo: se o intervalo de tempo para o envio das notas for de dois dias, caso haja um cancelamento, não serão gerados dois documentos, um de registro e outro de cancelamento, pois o sistema aguardará os dois dias, que seria o período de cancelamento da Sefaz (ou o equivalente a 24 horas entre um período e outro).
Cloud (Avalara): campos com as credenciais para envio e recebimento de notas fiscais.
Contábil (Avalara): campos com as credenciais para envio das movimentações contábeis e do plano de contas.