Veja nesta página: como realizar a configuração do envio de estoque no backoffice de e-commerce do e-Millennium GO

Objetivo

Tipos de Estoque no e-Commerce

Configurando o Envio de Estoque

Parâmetros do Estoque

Objetivo


Cadastrar as filiais de estoque (também chamadas de docas ou warehouses – armazéns) da empresa, definir as regras de negócio relativas à distribuição do estoque e configurar os parâmetros relacionados ao envio de estoque.

Tipos de Estoque no e-Commerce


No comércio eletrônico, diferentes tipos de estoque são gerenciados para atender às necessidades da operação e aos clientes de forma eficaz. Abaixo, estão os principais tipos de estoque encontrados no e-commerce:

  • Estoque físico ou único: este é o estoque centralizado que está localizado no armazém ou centro de distribuição principal da empresa. É de onde os produtos são enviados para os clientes quando uma compra online é feita. É, portanto, o estoque a pronta entrega, abastecido de acordo com a demanda de vendas da loja.
  • Estoque compartilhado: voltado sobretudo para negócios que têm tanto uma loja online quanto uma física. Neste modelo híbrido, um mesmo espaço é utilizado para armazenar os produtos dos dois canais de venda, economizando recursos e possibilitando a gestão integrada do estoque.
  • Estoque de retorno: este é o estoque composto por produtos que foram devolvidos por clientes. Esses produtos podem ser inspecionados e, se estiverem em boas condições, podem ser reintegrados ao estoque principal para venda.
  • Estoque crossdocking ('cruzamento de docas'): algumas empresas de e-commerce adotam o modelo de crossdocking, onde os produtos são recebidos de fornecedores e enviados diretamente aos clientes, sem passar pelo armazenamento em estoque. Isso reduz a necessidade de manter um estoque físico em grande escala.
  • Estoque de terceiros: empresas que usam modelos de terceirização (como dropshipping ou 'envio direto') não mantêm estoque próprio. Em vez disso, eles dependem dos estoques dos fornecedores ou parceiros para atender aos pedidos dos clientes.
  • Estoque consignado: permite que o lojista pague ao fornecedor apenas pelas mercadorias vendidas. O dono da loja virtual solicita uma quantidade x de produtos para uma temporada de vendas. No final de um prazo predeterminado, o lojista paga apenas pela quantidade de produtos vendidos e devolve o restante para o fornecedor.
  • Estoque de canais de venda múltiplos: empresas que vendem em vários canais, como marketplaces e lojas online próprias, podem manter estoques separados para cada canal, a fim de otimizar a gestão e o atendimento de pedidos em cada plataforma.

Configurando o Envio de Estoque


O envio de estoque do ERP e-Millennium GO para a plataforma de e-commerce é uma integração importante para garantir que as informações de estoque estejam sempre atualizadas e precisas para os clientes que visitam sua loja online.

Por padrão, a atualização dos dados do estoque é automática e acontece em intervalos de tempo regulares, controlados pelo scheduler ('agendador') do servidor. O sistema envia à plataforma apenas as alterações ou diferenças ocorridas dentro do período programado.

Por exemplo: se o intervalo agendado foi de cinco minutos e nesse período houve 15 alterações de estoque, o ERP enviará da atualização 1 até a 15. Se, nos próximos cinco minutos, houve mais 20 atualizações, será enviada da 16 até a 35 e assim por diante.

Importante

As atualizações de estoque são pré-configuradas na implantação do sistema para ocorrerem automaticamente a cada 15 minutos (período padrão da integração). Caso deseje, esse intervalo de tempo pode ser alterado pelo administrador do sistema. Para isso, sugerimos que solicite apoio ao nosso time de Suporte ou Serviços.

Uma atualização de contingência também pode ser feita (geralmente à noite) com o estoque completo de todos os produtos para sincronização (veja detalhes do parâmetro Regra para envio total de estoque no tópico, abaixo, Parâmetros do estoque).

Uma atualização de estoque pode ocorrer em função de produtos que foram vendidos, adicionados, devolvidos ou que tiveram ajustes de estoque por outras razões. Um conjunto de dados é criado para representar as diferenças. Normalmente, isso é feito em um formato que permite identificar o SKU (unidade de controle de estoque) do produto, a quantidade afetada e a natureza da alteração.

A plataforma de e-commerce recebe a atualização e aplica as alterações ao seu banco de dados interno. Isso garante que as informações de estoque estejam sempre atualizadas. Veja, abaixo, como parametrizar o envio de estoque no e-Millennium GO:

1. Acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine > VitrinesSelecione a vitrine desejada;

2. Na aba Vitrine, seção Integração de Produtos/Estoque/Preço, campo Atualiza Estoque e Preço, escolha a opção desejada. Lembrando que este campo também permite parametrizar o envio de preço, sobre o qual falaremos no item Envio de preço e cadastro de tabela de preço. Veja as opções:

    • Atualiza Estoque e Preço: atualiza estoque e preço automaticamente.
    • Atualiza Estoque: atualiza somente estoque automaticamente.
    • Atualiza Preço: atualiza somente preço automaticamente.
    • Somente na Publicação: estoque e preço são enviados sempre que o operador acionar manualmente a publicação dos produtos para alteração/atualização de cadastro. Trabalha em conjunto com o parâmetro Publicar Produtos.
    • Bloqueia Estoque e Preço: usado apenas em situações específicas. Por exemplo: uma empresa que tenha optado por atualizar diretamente na plataforma de e-commerce ou usando planilhas de Excel. Neste caso, o envio, a partir do e-Millennium GO, fica bloqueado.

3. Clique em Salvar.

Parâmetros do Estoque


Veja, abaixo, outros parâmetros relacionados aos processos de estoque.

  • Forçar trazer estoque sem alteração de outras filiais: recurso um pouco específico, usado quando a empresa quer atualizar somente o estoque da matriz, ou loja principal. Um exemplo de uso seria em casos de franquias, onde cada loja é responsável por seu estoque e o franqueador atualiza somente o estoque da matriz.

 👉 Acesse pela aba Vitrine.

  • Regra para envio total de estoque: define a periodicidade de envio do estoque de produtos para o site para garantir o abastecimento e não correr o risco de perda de vendas. É uma espécie de contingência para o estoque, ou seja, faz a sincronização dos estoques.

Lembramos que o processo envolve o número de filiais e a quantidade de produtos a serem enviados para o site e poderá se tornar lento. A definição pode ser baseada no volume de produtos publicados no site:

    • Uma vez por dia: se o volume de produtos não for muito grande;
    • Uma vez por semana: se o volume de produtos é grande, o envio pode ser programado para ser feito no final de semana, por exemplo.
    • Nunca: opção não recomendada, mas é a regra de negócio da empresa que determina a reposição dos estoques no site da empresa.

👉 Acesse pela aba Configurações de Produto.

  • Dias Mínimos de Validade de Estoque: usado para empresas que vendem produtos perecíveis ou com prazos de validade rigorosos e têm limite de prazo para ficar no estoque. A regra para determinar o preenchimento desse campo varia de acordo com a empresa e o tipo de produto com o qual ela trabalha. Os produtos devem ser armazenados por lotes e o sistema enviará para o site os lotes dos produtos obedecendo a regra determinada pela empresa.

👉 Acesse pela aba Configurações de Produto.


Próximos tópicos:

Múltiplas Filiais

Estoque Mínimo e Percentual de Envio

  • Sem rótulos