Veja nesta página: como realizar o envio de produto e a publicação de catálogo no backoffice de e-commerce do e-Millennium GO

Objetivo

Cadastrando o Produto na Vitrine

Efetuando o Envio de Produto

Tipo de Barra

Objetivo


Cadastrar a tabela de preços e enviar (integrar com a vitrine) os preços para a plataforma de e-commerce.

Cadastrando o Produto na Vitrine


As vitrines são responsáveis pela exposição dos produtos na web. Vitrine virtual é a parte do e-commerce onde os produtos à venda são exibidos em detalhes. Nela, encontramos imagens em diferentes ângulos, descrição, estoque, preços e informações adicionais dos itens.

Veja, nos próximos tópicos, como criar a árvore de categorias e classificações dos produtos que serão publicados na vitrine da plataforma de e-commerce e apresentados em sua loja virtual.

Criando a Árvore de Categorias


Após cadastrar uma vitrine no sistema, é necessário 'abastecê-la' com os produtos que serão vendidos. Na vitrine de produtos, será criada a árvore de classificação dos produtos, para exibi-los de forma organizada no site, por exemplo:

  • Calçados
    • Femininos
    • Masculinos
    • Infantis
    • Esportivos
  • Eletrodomésticos
    • Torradeira
    • Multiprocessador
    • Cafeteira
    • Forno Elétrico

Para criar uma árvore de categorias para publicação de produtos, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrine de Produtos e selecione a vitrine desejada;
  2. No quadro Categorias, clique no sinal de + (mais) para incluir as categorias principais;
  3. Clique sobre a categoria principal e, depois, no sinal de + (mais) para incluir as subcategorias;
  4. Clique em Ok para incluir.

Incluindo Produtos nas Categorias e Subcategorias


Para incluindo produtos nas categorias e subcategorias da vitrine, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrine de Produtos e selecione a vitrine desejada;
  2. Selecione a categoria ou subcategoria na qual irá vincular o produto e clique no botão Adicionar Produtos;
  3. A seguir, utilize os campos de filtros para selecionar os produtos a serem vinculados;
  4. Clique em Próximo Na tela seguinte, o sistema exibirá todos os produtos, de acordo com a filtragem selecionada. Marque os itens que deverão ser inseridos na categoria;
  5. Clique em Concluir. O produto será incluído no grid de Produtos.

Adicionando um Produto Agrupador


Criar um Agrupador é uma forma utilizada para apresentar vários produtos que, juntos, sugerem ao cliente maneiras de combinar as peças da loja. Ao selecionar um grupo, ele poderá escolher o tamanho das peças, de acordo com seu manequim, para incluir no pedido de venda.

Veja, abaixo, como incluir um produto agrupador.

  1. Acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrine de Produtos e selecione a vitrine na qual o 'look' será criado;
  2. Selecione a categoria, a subcategoria e clique no botão Adicionar Produto AG (Agrupador);
  3. Será apresentada a tela Cadastro de Produtos Agrupadores. Preencha o código e a descrição do agrupador;
  4. Salve a configuração da vitrine para prosseguir.
  5. Na tela seguinte, selecione os produtos que farão parte do 'look' que está sendo criado. Os itens podem ser selecionados por coleção, tipo, marca, grupo, departamento, categoria, divisão etc. Clique em Próximo;
  6. Após definir os itens que farão parte do 'look', clique em Próximo.
  7. O sistema exibirá outra tela para que você marque os itens a serem incluídos no 'look'. Isto é necessário porque, caso, na tela anterior, o filtro tivesse sido por marca, por exemplo, todos os produtos daquela marca seriam exibidos. Esta última etapa permite, portanto, a seleção apenas dos itens desejados para a montagem do 'look'.
  8. Produtos selecionados, clique em Concluir;
  9. No grid de Produtos, selecione o agrupamento criado e, no quadro Detalhes do Produto, aba SKU, veja que todas as cores e tamanhos dos produtos que compõem o grupo ficarão disponíveis para que o usuário faça sua escolha.

Alterando Produtos na Vitrine


Depois de incluir os produtos nas categorias, é necessário configurar as especificações, selecionando as cores, estampas, tamanhos e outras informações a serem publicadas no site. Veja como configurar:

  1. Selecione o produto e clique no botão Alterar Produto;
  2. Na tela Atualizar Produto Vitrine, aba Produtos, faça as alterações necessárias;
  3. Na aba SKU, marque os tamanhos a serem disponibilizados no site. Faça o mesmo na aba Especificações. Perceba que, no quadro Detalhes do Produto, aba SKU, os SKUs dos produtos alterados são exibidos com o status de Aguardando Publicação. Já os não alterados são exibidos como Inativos.

  4. Clique em Salvar.

Atenção

A alteração do produto feita na vitrine não altera as informações do cadastro do produto.

Removendo Produtos da Vitrine


Para excluir um produto da vitrine, selecione o item a ser excluído, clique no botão Remover Produto e confirme a exclusão. Faça uma nova consulta nos produtos da categoria e observe que o item selecionado não será mais exibido na tela.

Copiando Produtos de uma Categoria para Outra


Este recurso permite incluir produtos em uma categoria a partir de outra já cadastrada. Para isso, basta selecionar a categoria que irá receber o produto. Clique no botão Copiar Produto de Categoria, selecione a categoria de origem e clique em Próximo. Selecione os produtos a serem copiados para a categoria de destino e clique em Concluir.

Mudando Produtos de uma Categoria para Outra


Este recurso permite transferir os produtos de uma categoria para outra rapidamente. Primeiro, selecione o produto a ser transferido e clique no botão Mudar Produtos de Categoria para abrir a tela de alteração. Selecione a nova categoria e conclua a operação.

Atributos da Categoria


O e-Millennium GO dispõe de atributos para as categorias dos produtos, enviados para a plataforma de e-commerce por meio de integração. Veja quais são os atributos e quais suas finalidades:

  • Inclui ativo: quando algum processo da vitrine incluir produtos nesta categoria, ele ficará ativo ou inativo, dependendo do parâmetro. Se a categoria estiver inativa, não enviará os produtos para o site;
  • Retirada na loja: indica se o produto pertencente à categoria poderá ou não ser retirado na loja;
  • Principal no look book: se o produto desta categoria estiver com o estoque zerado, todo o estoque do look book também acabará;
  • Controle últimas unidades: o site irá controlar o estoque do produto pela quantidade que estiver informada neste campo;
  • Visível na web: para que a categoria esteja visível para o site, esta parâmetro deverá estar configurado
  • Permite presente: informará no site que o produto estará disponível para presente.

Para configurar os atributos de uma categoria da vitrine, basta selecionar a categoria, clicar no botão Atributos da Categoria, parametrizar os campos e clicar em Salvar.

Criando Regras para Classificação Automática de Produtos na Vitrine


Ao incluir um novo item no cadastro de produtos, de acordo com a regra configurada, ele será automaticamente inserido na vitrine de produtos. E, dependendo de suas características, o item poderá integrar mais de uma categoria de navegação. Acompanhe os passos abaixo:

  1. Acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrine de Produtos e selecione a vitrine para a qual será criada a regra;
  2. A seguir, clique no botão Regras para Classificação Automática;
  3. Na janela que será aberta, selecione as classificações que entrarão na regra;
  4. Clique em Salvar.

Atenção

A regra será aplicada somente para a inclusão de novos produtos no sistema. Para produtos já cadastrados e que forem alterados, a regra não funcionará.

Importante

Os produtos devem ser inseridos na vitrine com o campo Incluir já marcado.

Efetuando o Envio de Produto


A integração de produtos entre o e-Millennium GO e a plataforma de e-commerce pode ser realizado de duas formas: manual ou automática. Para utilizar a forma manual, acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines e selecione a vitrine desejada.

Na aba Vitrine, seção Integração de Produtos/Estoque/Preço, habilite o parâmetro Publicar Produtos. Neste caso, a publicação dos produtos dependerá de uma ação do operador do sistema para acionar o recurso de atualização dos dados dos produtos na vitrine.

Vale citar que a publicação manual requer um controle da empresa para que as atualizações não deixem de ser enviadas para a plataforma de e-commerce. Pode ser interessante para empresas com poucos produtos nas vitrines e/ou que fazem poucas alterações. Dessa forma, o sistema não fica sobrecarregado executando tarefas de atualização desnecessariamente.

Para efetuar o envio a publicação, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o caminho Produtos e Serviços > Vitrine. Selecione a vitrine desejada;
  2. Clique no botão Ações/Publicar;
  3. Será apresentada a tela Publicar com o campo Adicionar na Fila de Publicação. Nele, há as opções de envio: Todas as imagens, Categorias, Filiais, Transportadoras, Estoque, Funcionários, Preços, Produtos e SKUs. Para os check boxes selecionados, o sistema enviará todos os itens cadastrados da opção para que sejam adicionados na fila de publicação para atualização ou criação na plataforma. Para as opções que não foram selecionadas, será feito um incremental, ou seja, apenas os itens que sofreram alteração depois da última publicação serão adicionados na fila; 
  4. Clique em Executar.

Publicar Produtos Automático

No caminho Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines, na aba Vitrine, na mesma seção Integração de Produtos/Estoque/Preço, há também o parâmetro Publicar Produtos Automático.

Ligada, faz com que o scheduler atualize na vitrine todas as alterações realizadas no cadastro do produto, de acordo com o intervalo de tempo definido.

Ideal para empresas com muitos produtos publicados e/ou que fazem alterações constantemente, evitando o risco de ter alterações não atualizadas na plataforma.

Tipo de Barra


Neste parâmetro defina qual tipo de barra será enviado para a plataforma de e-commerce. Acesse em Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines, aba Configurações de Produto.

No campo Código de Barras informe o tipo que deverá ser enviado para a plataforma. No e-Millennium GO fica cadastrado em Produtos e Serviços > Cadastros > Tipos de barras.

Há também o parâmetro Usa EAN 13. Ligada, força o envio do código EAN (13 dígitos) que será publicado na vitrine. Este código é informado no Cadastro do Produto.

Código EAN é um código universal composto por uma série de barras verticais escaneáveis e 13 números, responsável por identificar o modelo, país de origem, fabricante, entre outros dados de um produto.

Importante

Verifique com a sua plataforma de e-commerce se ela oferece o recurso de tipo de barra para que haja a integração com o e-Millennium GO.


Próximos tópicos:

Produtos Relacionados - VTEX

Código de Referência

  • Sem rótulos