Desenvolvimento    Millen-11590 - Tag AutXML no Arquivo XML
Release                     82_27_6
Versão                      5
Autor                        André Mota

Processo: Fiscal

Nome do Processo: Emissão de Nota Fiscal

Motivação

Este processo permite informar o CPF ou CNPJ autorizado a baixar os arquivos XML de NF-e. Dessa forma, nas movimentações de faturamento, com emissão de nota fiscal de venda, o sistema grava a tag 'autXml' com os valores preenchidos no cadastro da filial.
Esse recurso atende, principalmente, ao emitente que necessita informar a identificação do transportador, a qualquer momento, como uma das pessoas/empresas autorizadas a acessar o XML da NF-e. Quando o transporte não é de responsabilidade do emitente, o destinatário poderá gerar o evento, autorizando o transportador a acessar o arquivo.
Nos casos de redespacho ou subcontratação, o transportador contratado poderá também autorizar outro transportador participante da mesma operação de transporte a acessar o XML da NF-e.

Parâmetros

Gerenciador de usuários
Essa é uma operação que exige permissão de usuário. Para isso, abra o módulo Gerenciador de usuários. Acesse a aba Utilitários > Empresas > Filiais. Desmarque e marque o menu de Condições do Produto. Clique em Salvar.

Entradas

Cadastro de filiais
No módulo Millennium Business, acesse o caminho Utilitários> Empresa> Filiais. Clique em Procurar. Serão listadas as filiais. Marque a Filial 001 – Filial Padrão e, no rodapé da página, clique no botão Alterar Filial.




Na aba Tributação, em CNPJ/CPF Autorizados para baixar o XML da NFe na Sefaz, informe os CNPJs e CPFs para autorizar o acesso ao XML. Basta clicar no sinal de mais para habilitar o campo onde será digitado o CNPJ e CPF.

Clique em Salvar. O sistema retornará para a tela Listar Filiais. A mensagem abaixo aparecerá no canto superior direito da tela confirmando a importação.


Atenção! Não informe o CNPJ/CPF envolvidos na operação. Também não é possível informar CNPJ/CPF duplicado.

Dicas!

  1. A informação do CPF ou CNPJ da filial continuará sendo gravada no XML mesmo com o campo CNPJ/CPF Autorizados para baixar o XML da NFe na Sefaz preenchido.
  2. Se o campo acima não for preenchido, a tag 'autXml' será preenchida com o CPF/CNPJ da filial que emitiu a nota.


Salvando o XML
Após a emissão de uma nota fiscal, acesse Vendas > Status. Preencha os Parâmetros: Situação, Data Inicial e Data Final. Clique em Procurar, selecione a nota emitida, salve o XML, selecione a pasta e informe o nome – no nosso exemplo: 'XML_Teste'. Clique em Salvar.




Validações e Saídas

Validando a tag
Acesse o XML salvo para validar a tag 'autXML' com as informações dos CNPJs e CPFs autorizados. Veja abaixo:


Validando a tag na Sefaz
Para validar a tag na Sefaz, acesse Vendas > Status NFE. Preencha os parâmetros: Situação, Data Inicial e Data Final. Clique em Procurar, selecione a nota emitida e copie a chave de acesso.

Acesse a página Consultar NF-e através do link: {+}https://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaRecaptcha.aspx?tipoConsulta=resumo&tipoConteudo=7PhJ+gAVw2g=+
Informe a Chave de Acesso NF-e, clique em Continuar e veja, na aba Informações Adicionais, que constam as informações dos autorizados.




Dica! Veja, abaixo, alguns Novos Códigos de Rejeição e seus respectivos motivos – publicados na Nota Técnica 2020.007, versão 1.20, de outubro de 2021, pelo Sistema Nota Fiscal Eletrônica – relacionados à autorização de download dos arquivos XML de NF-e pelo transportador.

  • Sem rótulos