Veja nesta página: Principais rotinas do processo de recebimento de compras
Objetivo

Recebimento de Compra com Pedido

Recebimento de Compra sem Pedido

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de recebimento de compra com o e-Millennium GO, que garante o recebimento das aquisições da empresa, como: serviços, matéria-prima, mercadorias para recompor o estoque e etc. 

Recebimento de Compras com Pedido


Um recebimento de compras com pedido refere-se à confirmação e registro formal do recebimento de produtos ou serviços de um fornecedor, de acordo com um pedido de compra específico emitido pela empresa.

As etapas envolvidas em um recebimento de compras com pedido incluem:

Recepção Física: Os produtos ou serviços são fisicamente recebidos na empresa e o setor responsável verifica se os itens correspondem à quantidade e às especificações indicadas no pedido de compra.

Conferência de Documentação: A documentação associada à compra, como a nota fiscal, a fatura e o próprio pedido de compra, é revisada para garantir que todos os detalhes estejam corretos e coincidam com o que foi recebido.

Atualização de Registros: Os registros internos da empresa são realizados, isso inclui a atualização dos registros de estoque, contabilidade e pagamento ao fornecedor.

Pagamento: Após a aceitação dos produtos ou serviços, a empresa procede ao pagamento ao fornecedor de acordo com os termos estabelecidos no pedido de compra.

Recebimento de compras sem pedido


Fazer o recebimento de uma compra "sem pedido" formalizado pode ser necessário em algumas situações, como quando você recebe produtos de um fornecedor sem ter emitido um pedido de compra prévio. Para realizar esse processo, siga os passos a seguir:

  1. Para realizar um recebimento de compra sem pedido, acesse a tela configurada através do caminho: Compras > Movimentações > (evento configurado para recebimento de compras;
  2. Selecione no cabeçalho da tela: Filial, Conta, Fornecedor e Tabela;
  3. Adicione os produtos recebidos no Grid de Produtos;
  4. Se necessário informar os dados para o recebimento do produtos através da transportadora ou Correios (Não Obrigatório);
  5. A Condição de Pagamento será carregada automaticamente (será a mesma do Pedido de Compra);
  6. Clique em Efetivar, insira os dados da Nota e cliente em Próximo Passo;
  7. Será gerado título à pagar para o fornecedor e os produtos serão somados ao estoque.

    Observação

    Verificar com o Will a Flag obrigatória para recebimento sem pedido.

Configurações de Processos do Evento


Observe abaixo o guia de configurações dos campos do evento de Recebimento de Compras:

Geral

Tipo de Produto: Desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.

Tipo de Evento: Permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Saída".

Tipo de Saída: Permite descriminar qual tipo de saída: Vendas, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "Envio para Oficina").

Tipo de Venda: Está vinculado ao "tipo de  evento de saída" e permite que o sistema possa filtrar as vendas "Atacado e "Varejo" separadamente (por exemplo, para emissão de relatórios).

Acessos

Código de Barras: Habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto(.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.

Código de Barra na Coluna do Produto: Permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.

Geradores

Cliente/Fornecedor: Tela com parâmetros cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação.

Vendas

Alerta de Produto Enviado:

Usar Representante: Habilita na tela de vendas um campo para que seja selecionado o representante que será vinculado no calculo de comissão.

Mostrar Comissão do Vend.: Permite ou não exibir o percentual de comissão na tela do evento, caso necessite alterar a comissão no momento da venda, selecionar a opção "Acesse e Altera".

Usar Múltiplos Vendedores: Habilitar para utilização do processo de venda com a participação de mais de um vendedor. Caso configurado, será realizado o cálculo e o rateio da comissão para todos os vendedores informados na movimentação de venda, podendo também ser separado a comissão por item e vendedor.

Utiliza Plugin: Permite parametrizar o momento da utilização do plugin (utiliza após emissão da venda, utiliza após emissão da nota, antes do fechamento da operação).

Plugin (Módulo Especial) Nome da DLL: Este processo permite que no final do processo de movimentação o sistema execute algum programa em especifico (exemplo: emissão de etiqueta).

Fat. de Pedido: Tem a ação de exibir uma coluna de pedidos na tela da movimentação para o usuário selecionar o número do pedido a ser faturado.

Tipos de Pedido Permitidos: Habilita a permissão para os tipos de pedidos escolhidos no campo.

Faturamentos

Fat. de Pedido: Tem a ação de exibir uma coluna de pedidos na tela da movimentação para o usuário selecionar o número do pedido a ser faturado.

Tipos de Pedido Permitidos: Habilita a permissão para os tipos de pedidos escolhidos no campo.

Fiscal

NF de Devolução: O operador poderá visualizar e alterar os dados que irão compor a NF-e de Devolução, como, série, número da nota (Permite Numeração Automática sequencial ou manual), data e hora da operação, modelo de nota e vários outros campos que compõe os dados gerados em uma nota.

Modelo NF Padrão: Deve-se selecionar o Modelo 55 obrigatoriamente para a emissão de NF-e.

Impressora Fiscal: Habilitar campo para utilização do equipamento de impressora, para isso, será necessário instalar módulos e configurar o sistema.

Tabela "CFOP Padrão": Permite informar a CFOP padrão a ser utilizada no evento, deverá ser selecionado o evento configurado para "Devolução de Compras".

Usa Imposto da Nota Ref: Se marcado, este parâmetro fará com que o sistema utilize os impostos da nota de referencia para emissão da nova Nota Fiscal.

Financeiro

Influência do Caixa: Este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi)

Tipo de Desconto: O processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:

  • Desconto sobre Desconto - Desconto adicional sobre um item ou serviço que já está com desconto. Isso pode ocorrer em várias situações, como em promoções especiais, ofertas de fidelidade ou programas de recompensa.
  • Desconto Simples (Soma) - Todo desconto aplicado, seja o desconto na linha do produto da movimentação, quando o desconto sobre o montante da venda, serão aplicados em uma somatória no total geral da venda
  • Cortesia/desconto - Imprime duplicata automaticamente Quando habilitado na finalização da movimentação, o sistema irá emitir automaticamente a duplicata para o tipo de pagamento selecionado no campo "Tipo de Pagamento para Impressão de Duplicata".

Preços e Descontos

Usar Valores: Disponibiliza na tela do evento uma coluna para que o operador possa visualizar e editar os preços praticados na movimentação.

Tabela Padrão: Definir tabela de preço padrão que será os preços de forma automática na tela do evento. 

Observação:

  • Existe a possibilidade de se definir uma tabela de preços para ser utilizada na comercialização dos produtos, para que não seja necessário que o operador digite os preços a cada operação;
  • Se o operador selecionar uma outra tabela de preços após a informação de algum produto na tela, o sistema irá substituir automaticamente o preço do produto pelo preço informado na nova tabela;
  • Também pode ser definida uma tabela padrão no próprio cadastro do evento, podendo-se, inclusive, que a tela seja configurada para que esta tabela não seja alterada. 

Edição de Preços: Permite que o processo de edição de preços na tela da movimentação seja realizado: com a opção "Busca e Edita" selecionada, o operador poderá alterar o preço que foi buscado pelo sistema na tabela utilizada na movimentação de venda.

Desconto por Produtos: Habilita a opção de aplicação de desconto individual do produto. Deverá funcionar em conjunto com o parâmetro "Tipo de Desconto", descrito na aba financeira neste documento.

Logística

Influência de Estoque: Permite parametrizar o tipo de movimentação que será realizado no estoque quando feito a operação, podendo acrescentar, subtrair, não influenciar (opção valida apenas para movimentações de "Entradas" e "Saídas") ou não movimentar o estoque (Não movimenta mesmo em casos de transferências).

Permite Estoque Negativo: Processo a ser utilizado para operações em que se permita que a movimentação de venda seja incluída mesmo que, no sistema, o produto informado encontre-se com quantidade insuficiente no estoque, uma vez que, fisicamente, a quantidade exista para que seja disponibilizada ao cliente consumidor.

Contábil

Atualiza Custo Médio: Permite parametrizar a forma de atualização do custo médio do produto ( não atualiza, atualiza com quantidade, atualiza só o valor, atualiza só a quantidade).

Como Realizar um Recebimento de Compra com Pedido


  1. Para realizar um recebimento de compra com pedido, acesse a tela configurada através do caminho: Compras > Movimentações > (evento configurado para recebimento de compras;
  2. Selecione no cabeçalho da tela: Filial, Conta, FornecedorTabela;
  3. Adicione Número do Pedido no Grid de Produtos;
  4. Se necessário informar os dados para o recebimento do produtos através da transportadora ou Correios (Não Obrigatório);
  5. A Condição de Pagamento será carregada automaticamente (será a mesma do Pedido de Compra);
  6. Clique em Efetivar, insira os dados da Nota e cliente em Próximo Passo;
  7. Será gerado título à pagar para o fornecedor e os produtos serão somados ao estoque.

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