Instruções para abertura de issue para cada tipo de necessidade dentro do projeto Neemo.


1 - Quais são os tipos de issue do jira?

O jira possui vários tipos de issue, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada projeto. Alguns dos tipos mais comuns são:

Quais os tipos de Issues e quando usá-los:


Issue

Objetivo 

DescriçãoUtilizado por:

Projeto:


É a unidade de trabalho onde consolida todas as atividades de um Épico, História, Tarefa, Subtarefa e Bug.Produto

Épico:


São grandes unidades de trabalho, na Linx estamos usando o Épico como o Projeto, na sua definição tradicional, que é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo". Os épicos são "quebrados" em unidades menores...

Produto

Histórias


São unidades de trabalho menores, em relação ao Épico, caracterizadas por serem partes de software funcionando, ou entregáveis, que atendem um ou mais requisitos de negócio ou técnico.

Produto

Tarefas:



São unidades de trabalho similares à História, porém não estão relacionadas à software, podendo ser atividades pontuais ou partes de um projeto (Épico).


Bug:


Coletar informações sobre o mal funcionamento de um recurso que já existe para que o problema possa ser replicado e solucionado conforme o SLA de cada prioridade.

São unidades de trabalho similares à História, porém caracterizam por Erros e Problemas identificados nos sistemas, atendidos pelos times. Possuem informações diferentes das histórias e SLA para conclusão, caso sejam Erros em ambiente Produtivo.

Dev e RC

Subtarefa:



São a menor unidade de trabalho do Jira, em escala hierárquica, estão abaixo da História, Tarefa e Bug. Podem ser criadas para complementar o planejamento e organização das entregas dos times.

Devs 

Wishlist: 

Documentar sempre que uma melhoria, ajuste ou nova regra (executar um comportamento diferente do atual)
Inserir quando necessário o nome do cliente que fez a sugestão e escrever como essa função pode ajudar nossa base de clientes ou cliente específico.

É uma unidade de negocio destinada somente para tratar solicitações de melhorias. Todas as demandas de melhoria ou inovação para o P&D devem ser através desta issue, pois ela será analisada, e em caso de aprovação será gerado automaticamente um Épic no projeto, lembrando que todos os épicos são elegíveis de apuração pela área de PMO Core. (Manual do processo da Wishlist: https://share.linx.com.br/x/mIUYCQ)

Toda empresa via Jira ou Workflow

2 - Quais são os níveis de prioridade do jira para cada issue?

O jira permite definir o nível de prioridade para cada issue, que indica o grau de importância ou urgência da issue para o projeto. Os níveis de prioridade podem variar de acordo com a configuração do projeto, mas geralmente seguem a seguinte escala:

Altíssimo (P0): A issue impede o progresso do projeto ou o funcionamento do produto, e requer uma solução imediata.

Alto (P1): A issue afeta gravemente o projeto ou o produto, e requer uma solução rápida.

Médio (P2): A issue tem um impacto significativo no projeto ou no produto, e requer uma solução em um prazo razoável.

Baixo (P3): A issue tem um impacto mínimo no projeto ou no produto, e pode ser resolvida em um prazo flexível.

3 - O que é SLA e como usá-lo para cada tipo de prioridade?

SLA é a sigla para Service Level Agreement, que significa Acordo de Nível de Serviço. É um contrato entre o prestador de serviço e o cliente, que define os padrões de qualidade, tempo e responsabilidade para a entrega do serviço.

No contexto do jira, o SLA pode ser usado para estabelecer os prazos máximos para resolver cada tipo de issue, de acordo com o nível de prioridade. Por exemplo, se o SLA definido para uma issue de prioridade P0 é de 8 horas, isso significa que a issue deve ser resolvida em até 8 horas após ser criada ou recebida.

Os SLAs podem variar de acordo com o tipo de projeto, o tipo de serviço, o tipo de cliente e outros fatores. No entanto, uma sugestão de SLA para cada tipo de prioridade do jira é:

Bloqueador (P0): 8 horas

Crítico (P1): 56 horas

Maior (P2): 112 horas

Menor (P3): 168 horas