Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar sobre os procedimento para criação, alteração, inativação e exclusão de formas de pagamento no retaguarda Linx Empório.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Possui perfil de acesso liberado para acesso ao menu Cadastros → Financeiro Formas de pagamento. 

3. Funcionalidades

  • Acesso o site do Estabelecimento desejado (ex: xxx.linxemporio.com.br);
  • Após efetuar o login, acesse o menu lateral esquerdo em Cadastros -> Financeiro -> Formas de pagamento.

Na tela inicial será exibido a pesquisa com todas as formas de pagamento previamente cadastradas e seu status. Em todos os sites já existem uma carga inicial de formas de pagamento INTERNAS como Dinheiro, Crédito, Débito , Boleto, entre outras, Os registros internos não permitem alteração/exclusão e apenas seu status pode ser alterado.

       


3.1. Criação de forma de pagamento

Para criar novas forma de pagamento o usuário deve acessar a opção de incluir, disponível na lateral direita:


Deve ser definido um nome para a nova forma de pagamento e selecionado  um tipo, exemplo VALE:

Após preenchida a descrição, desmarcar a opção de Considerar esta forma de pagamento no aviso de sangria, em pagamento selecionar: Á vista. Após basta salvar a nova forma de pagamento.

IMPORTANTE: Demais campos de forma de pagamento como Rede Autorizadora e Taxas não necessitam nenhum alteração.


Na criação da forma de pagamento ChoppBack, que será utilizados pelos estabelecimentos da Bandeira CBE o tipo selecionado deve ser VALE.

3.1.1 Formas de pagamento do tipo PIX

Para criação de formas de pagamento do tipo PIX é necessário que o estabelecimento possua ambiente atualizado para versão 11.19.000x ou superior. Após clicar em <Incluir> deve ser  informado a descrição do pagamento e após selecionado o tipo PIX. Demais campos não necessitam de preenchimento, sendo necessário apenas salvar o cadastro.

As vendas vinculadas ao tipo de pagamento PIX após a conferência do turno ou recebimento de pedidos serão listadas no gerenciamento de contasa-a-receber vinculado na consta VENDA PIX , conforme exemplo abaixo.

O Estabelecimento deverá realizar a liquidação do títulos a receber vinculados a conta VENDA PIX, utilizando a forma de pagamento Depósito e selecionando o centro monetário vinculado ao tipo de pagamento PIX que foi efetuado o recebimento.


IMPORTANTE: Na versão 11.19.0000 e superior do sistema é possível utilizar as formas de pagamento do tipo PIX somente em vendas realizadas via RETAGUARDA, desta forma não será possível utilizar as formas de pagamento do tipo PIX no PDV Linx. As formas de pagamento do tipo PIX não possuem integração bancária para envio e retorno dos recebimento , dessa forma cabe ao estabelecimento a divulgação da chave PIX para que o seu cliente realize o devido pagamento e posteriormente a liquidação financeira dos títulos gerados para essa forma de pagamento.

3.2. Alteração de formas de pagamento 

As formas de pagamento internas só podem ter seu status alterados para ativo ou inativo.

Para inativar basta selecionar o checkBox inativo e salvar a alteração.


Formas de pagamento criadas pelo estabelecimento podem ser alteradas, inativadas ou excluídas:


4. Formas de pagamento

4.1  Antecipação + Permitir dividir Pagamento de Comanda

A forma de pagamento restrita com a descrição: Antecipação,  possibilita que o estabelecimento forneça ao seu cliente a possibilidade de dividir o pagamento de uma comanda entre pessoas diferentes.

Exemplo: 3 clientes solicitaram uma torre de batata que custa R$ 120,00 que foi adicionada na comanda 1. Um dos três clientes teve que sair mais cedo e ele gostaria de antecipar um deixar a parte dele do valor já paga. Utilizando esta forma de pagamento o valor que ele adiantou fica como valor já pago nesta comanda.


Para utilizar esta forma de pagamento é necessário ativar a forma de pagamento em: Cadastro > Financeiro > Formas de pagamento.

Também é necessário configurar um parâmetro para permitir dividir o pagamento de uma comanda. O parâmetro é <Permite dividir pagamento>, que fica no menu: Cadastros > Sistema > Configurações Gerais, aba Gerais, Seção Comanda.


4.1  QRLinx

A forma de pagamento QRLinx é forma de pagamento proprietária da Linx para estabelecimento que querem trabalhar com pagamentos de QRcodes das mais diversas carteiras digitais. 

Para utilizar esta funcionalidade é necessário realizar a contratação do Módulo QRLinx.

 

Na versão 11.19.0000 liberamos o novo campo <Provedores>  que permite ao estabelecimento configurar qual a instituição financeira que irá realizar o processar da venda com a forma de pagamento QRlinx.