Sumário

1. Conceito

Neste cadastro são incluídas as informações dos Fornecedores. O fornecedor não é obrigatório no cadastro de produtos, mas é obrigatório no lançamento de Nota Fiscal de Compra. Ele também pode ser utilizado como filtro de consulta em alguns relatórios do sistema. 

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

Disponível no menu Cadastros > Estabelecimento > Fornecedores, é possível incluir, editar e excluir fornecedores.


3. Funcionalidades

3.1 Como incluir novo Fornecedor

Para incluir um fornecedor, você deverá acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Fornecedores. Será apresentada a tela "Pesquisa de Fornecedor", onde constam os fornecedores já cadastrados. Para cadastrar novos Fornecedores clique no botão "Incluir". Informe o "CNPJ" ou "CPF" do fornecedor que será cadastrado e clique em "Verifica". Caso o mesmo já esteja cadastrado será possível alterar suas informações existentes, caso contrário serão habilitados os campos a serem preenchidos para realizar o cadastro. Se for informado um CNPJ, serão habilitados os campos "UF" e "Inscrição Estadual", caso seja informado um CNPJ que já exista no cadastro, somente será permitida sua inclusão se a IE informada para incluir for diferente da já existente no cadastro. Informe os dados obrigatórios e os desejados e ao final, clique no botão "Salvar". Caso algum dado obrigatório não tenha sido preenchido, será apresentada mensagem indicando quais campos devem ser informados antes de salvar. Se desejar abortar a operação, clique no botão "Cancelar".


Observação: Conforme o tipo de fornecedor utilizado, serão apresentados diferentes campos para preenchimento.




3.2 Como alterar o cadastro de um Fornecedor

Para alterar o cadastro de um fornecedor, você deverá acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Fornecedores. Será apresentada a tela "Pesquisa de Fornecedor", onde constam os fornecedores já existentes. Selecione aquele que será alterado e clique no botão "Alterar". Você poderá utilizar os dados disponíveis na tela de pesquisa ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada.

Realize as alterações necessárias no cadastro do fornecedor e clique em "Salvar" para efetivar as alterações de cadastro ou em "Cancelar" para abortar a operação.


3.3 Como excluir o cadastro de um Fornecedor

Para excluir um fornecedor, você deverá acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Fornecedores. Será apresentada a tela "Pesquisa de Fornecedor", onde constam os fornecedores já existentes. Você poderá utilizar os dados disponíveis na tela ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada. Selecione aquele que deseja excluir. Após selecionar o fornecedor, clique no botão "Excluir", o sistema irá verificar se é permitida a operação. Se sim, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão, confirme a operação clicando no botão "OK" ou em "Cancelar" para abortar a operação. Caso não seja permitida a exclusão, será apresentada mensagem informando que não é permitido realizar a operação.

Observação: Não é permitido excluir um fornecedor que possua produto ou nota fiscal vinculado.