Sumário

1 Introdução

Através do Smart POS é possível realizar a venda de produtos disponíveis nos estabelecimentos. Por meio de um aplicativo instalado em uma máquina sem fio, o atendente realiza a venda de um produto e o cliente efetua o pagamento sem a necessidade de sair da mesa e dirigir-se ao caixa. Além da praticidade e agilidade no processo, o Smart POS proporciona ao estabelecimento uma maior economia de papel, uma vez que a impressão da via do cliente é opcional, podendo ser impressa ou não.


O processo de venda se dá desde a escolha dos produtos, até a finalização através das opções de pagamento dinheiro, á prazo, QR Linx, cartões de crédito e débito além de voucher. Possibilita ainda a impressão de documento fiscal nos modelos 59 - Cupom Fiscal Eletrônico e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.  Permite a consulta de crédito de clientes e operações de sangria e suprimento.


2 Requisitos

Para que a Integração do sistema com o Smart POS funcione corretamente, será necessário possuir:

  • Equipamentos Ingenico APOS A8 para Linx Pay, Stone Getnet.
  • Módulo TEF Direção liberado na Intranet;
  • DTEF instalado e configurado;
  • Módulo Smart POS liberado na intranet para uso da integração; 
  • NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.

IMPORTANTE

Recomenda-se a instalação do serviço do Smart em uma máquina com maior performance, a exemplo do servidor. Sendo assim, não é recomendada a instalação no PDV.

Os Módulos precisam estar liberados no produto correspondente (retaguarda) utilizado no estabelecimento. No exemplo abaixo o produto é o AutoSystem.



2.1 Adquirentes Homologadas no Smart POS

Abaixo pode ser conferida a relação de adquirentes x retaguardas homologadas no Smart POS:


RETAGUARDASADQUIRENTES


 





Para consultar as opções de bandeiras aceitas na Integração Stoneclique aqui


INTEGRAÇÃO STONE

Em caso de bloqueio de firewall, precisam ser liberados os seguintes IPs:

199.250.254.138
192.86.4.138
34.74.165.40
192.86.4.133
192.86.4.134
199.250.254.133
199.250.254.134

Se possível, liberar tudo que é stone.com.br


2.2 Versionamento SmartPOS por adquirentes


ADQUIRENTESVERSÃOPATCH

1.0.4510

1.0.452

1.0.454

1.0.4524

1.0.45

6

1.0.45

5


Clique no número da versão ao lado para ser direcionado ao Release Notes

  • A VERSÃO engloba entrega de projetos, melhorias e novas funcionalidades.
  • O PATCH engloba todas as corretivas de bugs.


2.3 Equipamentos Homologados por Adquirentes










MODELOS

ADQUIRENTES

Stone

Cielo

Rede

GETNET TEF Linx

GETNET Nativa

Safrapay

PagSeguro

INGENICO APOS 8

LIO ON / LIO V3

GERTEC GPOS700 V. PSR


.

INGENICO APOS A8

NEWLAND N910 - SDK Nativa



INGENICO APOS A8


A930

SUNMI P2

LIO V2

Positivo L400

SUNMI P2

SUNMI P2


Atenção!

O modelo Ingenico APOS A8 da Getnet está homologado apenas para a versão D-TEF e o modelo Newland N910, também da Getnet, está homologado apenas para a versão nativa do aplicativo Smart POS.



3 Configurações da Retaguarda

O Smart POS possui integração com retaguardas de diferentes produtos, que necessitam de configuração. 

Para conferir como efetuar a configuração da retaguarda integrada ao Smart POS, basta clicar no link do produto correspondente, do painel abaixo.



4 Ativação dos Terminais por Adquirente


5 Ativação do Smart POS

Ao realizar o download do aplicativo Smart POS, ao operador será apresentada a tela de boas vindas juntamente as informações de configuração. Para avançar, pressione o botão Continuar.




Ao apontar a câmera do celular para o QR Code apresentado na tela, o usuário será direcionado para o Linx Share, onde poderá acessar o manual do usuário, bem como o release notes contendo as melhorias e ajustes das versões do Smart POS.


O operador deverá informar o CNPJ do estabelecimento e pressionar o botão Continuar para prosseguir com a solicitação.



O campo CNPJ é de preenchimento obrigatório. Caso não seja informado, não será possível dar continuidade e será apresentada uma mensagem de alerta para que o mesmo seja informado.



Ao Continuar, o usuário deverá optar pelo tipo de comunicação do aplicativo.



IMPORTANTE

A conexão em nuvem está homologada somente para o Smart POS integrado à retaguarda AutoSystem.


Caso o cliente opte por utilizar o serviço através de conexão pela nuvem, não será necessário preencher nenhum campo.

Caso opte por utilizar o serviço de rede Wi-Fi (Conexão local), deverá preencher os dados de endereço de IP da estação que estará com o serviço ativo, e a porta. O endereço do IP deve ser o da máquina no qual o Smart POS foi relacionado na retaguarda. A porta de comunicação deve ser a mesma configurada no PDV na retaguarda.



Em seguida pressionar Continuar.


Ao acessar o aplicativo, caso na retaguarda tenha sido configurada a necessidade de informar o Usuário e Senha para acesso ao Smart POS, insira os dados e pressione o botão Entrar para realizar o login, como mostra a imagem abaixo:


O usuário e senha utilizados para login no Smart POS são os mesmos utilizados para acesso ao PDV.



Na tela inicial serão apresentadas as opções de Iniciar AtendimentoConsulta e Crédito além do Menu OperaçõesTodas as opções serão descritas a seguir.




6 Iniciar Atendimento

A opção Atendimento apresenta a guia: Produtos.




INFORMAÇÕES SOBRE OS CAPÍTULOS SEGUINTES

Os próximos capítulos trarão de forma detalhada atendimentos com venda de produtos, pela guia Produtos.

No decorrer desses dois capítulos, podem ser encontrados alguns subtítulos em maiúsculo e negrito, que se referem a algum detalhamento referente à operação. Os mesmos foram inseridos com o intuito de facilitar na localização do assunto no índice, pelo usuário.

6.1 Produtos

Na guia Produtos é possível inserir no carrinho de compras um produto disponível para a venda. Para isso, basta selecionar um produto da lista. Nessa opção, serão apresentadas as descrições dos produtos, os preços unitários e através do botão  é possível realizar a inclusão dos produtos nos pedidos. A lista será apresentada em ordem alfabética e será carregada com todos os produtos disponíveis para a venda conforme o usuário for explorando a lista, utilizando a barra de rolagem. 



Na parte inferior da tela, será apresentado o valor total e a quantidade de itens inseridos no pedido.



Ao inserir uma quantidade de produto que não consta no estoque, o Smart POS informará o operador através da seguinte mensagem:



IMPORTANTE

A validação do estoque inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem, PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda ou clique no link correspondente, AutoSystem, PostoPop/Empório POP ou Seller/Empório Pró.

Consulta de Produtos

Ainda nessa mesma tela, é possível realizar a consulta de um produto e inseri-lo à venda por meio do código de barras. Basta pressionar o botão  localizado no canto superior direito e posicionar o código de barras próximo à câmera. 




Inclusive há a possibilidade de utilizar o flash do equipamento, localizado no canto superior direito, caso seja necessário.

O código de barras também poderá ser localizado via digitação. Basta pressionar o botão Digitar o código de barras, e informar seu número.



Após informar o código de barras e pressionar o botão Pesquisar, o produto será retornado para ser adicionado.



No campo Buscar Produto será possível realizar a consulta de um item específico, basta digitar o produto a ser pesquisado. Conforme o produto for digitado, será apresentada a lista de produtos relacionados com a busca.



Após selecionar os produtos, será apresentada a tela para conferência dos itens. 

O botão Limpar localizado no canto superior direito permite excluir os itens do carrinho. Ao pressionar o botão, todos os itens do carrinho serão excluídos.


 Caso seja necessário alterar as quantidades inseridas no carrinho, basta utilizar o botão . Se nesse momento ainda for necessário acrescentar mais algum item, basta clicar no botão  que a lista de produtos será novamente apresentada. 



Pressione o botão Efetuar Pagamento.

Obrigatoriedade de Identificação do Operador

Caso tenha sido configurado na retaguarda a obrigatoriedade em identificar o operador, será apresentada a seguinte tela para seleção.



A lista com os nomes dos operadores estará vinculada à empresa cadastrada. Quando a empresa possuir mais que uma filial, somente os funcionários cadastrados na filial que estiver utilizando o aplicativo estarão visíveis.

Na retaguarda PostoPop a obrigatoriedade de identificação está vinculada a produto ou atendente comissionados.


IMPORTANTE

A obrigatoriedade em identificar o operador inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem, PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda ou clique no link correspondente, AutoSystem, PostoPop/Empório POP ou Seller/Empório Pró.

Dando sequência à operação, será apresentada uma tela com as opções de pagamento disponíveis. Nesta tela também será possível identificar o motorista e conveniado via leitura de código de barras, fazendo a leitura com pela câmera do equipamento Smart através do botão.



Esta tela apresenta o Valor total a pagar dos produtos inseridos no carrinho de compras e conferido anteriormente.

Identificação do Cliente

Também é possível Identificar Cliente: caso o cliente não tenha sido identificado até esse momento, o Smart POS possibilita que através do campo Identificar Cliente, seja consultada uma lista com clientes cadastrados previamente na retaguarda para identificação do cliente em atendimento. A busca pode ser efetuada por meio de CPF, placa do veículo ou nome. Caso o cliente pesquisado não esteja cadastrado e o operador quiser adicioná-lo, basta clicar no botão  e inserir os dados do cliente.

Ao clicar para pesquisar o cliente, a seguinte tela com as informações será apresentada:



Dando continuidade ao processo de venda, as formas de pagamento disponibilizadas pelo Smart POS serão apresentadas na tela e podem ser conferidas baixo:



  • Dinheiro: permite o recebimento dos pagamentos através de dinheiro diretamente ao operador responsável pelo atendimento;
  • Crédito: possibilita pagamentos com cartão de crédito;
  • Débito: possibilita pagamentos com cartão de débito;
  • Faturado: possibilita realizar pagamentos "a faturar". Ao selecionar essa opção, a identificação do cliente é obrigatória;
  • Voucher: possibilita pagamentos com cartões-benefícios;
  • QRlinx: quando selecionada, o cliente terá opção de efetuar seu pagamento através da leitura de um QR Code gerado na tela do Smart POS. 

Selecione a forma de pagamento desejada e pressione o botão Efetuar PagamentoNesse exemplo, será selecionada a opção Crédito, porém as transações Crédito, Débito e Voucher seguirão os mesmos procedimentos.

Regra de Preço

Caso seja identificado que o cliente possua regra de preço, a qual é cadastrada na retaguarda, será apresentada uma tela conforme exemplo abaixo:



Ao Confirmar, será dado sequência na transação. 




Após selecionada a modalidade da venda, será apresentada a tela para inserção do cartão do cliente e digitação da senha pelo mesmo. Digitadas as informações, a venda será concluída.

Caso o cliente tenha sido identificado, seus dados serão apresentados nesta tela juntamente com a confirmação do pagamento.



Nesta tela será possível imprimir novamente o comprovante da venda e iniciar um novo atendimento.


Regra de preço com acréscimo




6.2 Vendas com dinheiro

Ao selecionar a forma de pagamento dinheiro, será apresentado o valor total a pagar, o campo Valor Pago será habilitado permitindo que o operador informe o valor pago pelo cliente, e em casos do valor pago ser superior ao valor a pagar, o aplicativo informará o valor de Troco que o operador deverá entregar ao cliente.



Finalizados os procedimentos, basta pressionar o botão Confirmar.



Nos casos em que o pagamento tenha sido realizado em dinheiro com troco, será exibido no Danfe conforme exemplo abaixo:



Caso tenha sido configurado na retaguarda, também será possível emitir um comprovante não fiscal nas vendas em dinheiro, conforme imagem de exemplo abaixo:

 


No momento o comprovante não fiscal para venda em dinheiro está disponível apenas para Smart integrado com retaguarda AutoSystem. A configuração na retaguarda é feita no menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda > guia POS > subguia SmartPOS TEF, opção Ativar impressão de Comprovante Não fiscal para Vendas com pagamento em dinheiro.


AMBIENTES PAF-ECF

Por ora, homologado apenas para integração com a retaguarda AutoSystem.

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.


6.3 Vendas com cartão

As operações de pagamento com cartões de crédito, débito e voucher seguirão processos semelhantes e serão demonstradas a seguir.

Ao selecionar uma dessas opções, o Smart POS iniciará o processamento do pagamento. Será apresentando em tela o valor a ser pago e logo abaixo, a modalidade de pagamento.



Ao inserir ou passar o cartão, o operador será direcionado para a seguinte tela onde poderá selecionar o tipo de pagamento (à vista, financiamento loja ou administrativo). Esta opção é válida apenas para pagamentos com cartões de crédito.


Além de passar ou inserir o cartão, o pagamento também poderá ser feito por aproximação do cartão no equipamento; o qual fará a leitura e seguirá para a escolha do tipo de pagamento.




Selecionado o tipo de pagamento, será apresentada a tela onde o cliente poderá digitar a senha do cartão. Após a transação ter sido concluída, a venda estará paga e o cartão deverá ser retirado do equipamento.



Além do comprovante de pagamento emitido para o estabelecimento, será possível também imprimir a via do cliente.




Selecionando Sim, a via do cliente será impressa e a venda será finalizada.

Ao clicar em Imprimir Comprovante, o Danfe será emitido.




AMBIENTES PAF-ECF

Por ora, homologado apenas para integração com a retaguarda AutoSystem.

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.

O comprovante TEF poderá ser reimpressos no Smart POS ao final da venda por meio do botão Imprimir Comprovante.


6.4 Vendas a faturar

Caso a opção de pagamento selecionada seja Faturado, selecione a opção na tela de pagamento do Smart POS.


Para ter acesso a essa forma de pagamento, o cliente precisa ter sido cadastrado na retaguarda e possuir a configuração de notas a prazo no cadastro.




A opção de pagamento será apresentada em tela e será necessário, no campo Identificar Cliente, realizar a busca do cliente cadastrado na retaguarda para o qual a nota deverá ser emitida.



Cliente identificado

Ao final da operação será apresentada uma tela para que o cliente insira sua assinatura digitalmente.

 


Para concluir clicar em Confirmar.



O layout de impressão é configurado na retaguarda pela área de serviços no momento da implantação. 


IMPORTANTE

A forma de pagamento vendas a faturar inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem, PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda ou clique no link correspondente, AutoSystem, PostoPop/Empório POP ou Seller/Empório Pró.


AMBIENTES PAF-ECF

Por ora, homologado apenas para integração com a retaguarda AutoSystem.

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.

O comprovante não fiscal de nota a prazo será impresso na ECF e salvo em PDF. Também poderá ser reimpresso ao final da venda por meio do botão Imprimir Comprovante.


6.5 Múltiplas formas de pagamento

O Smart POS possibilita realizar os pagamentos através de múltiplas formas de pagamento. Caso o cliente desejar realizar o pagamento com mais de uma opção, os seguintes procedimentos devem ser seguidos.

Após confirmar os produtos a serem adquiridos, na tela de pagamento, pressione a opção de primeira forma de pagamento desejada.



O botão  será habilitado para inserção dos valores. Informe o valor a pagar desejado para aquele tipo de pagamento e pressione o botão Adicionar.




Logo após será apresentada a tela para confirmação da operação. Pressione o botão Continuar para prosseguir com o pagamento. Serão apresentados para conferência a forma de pagamento selecionada e o valor total a ser pago.



Caso a opção escolhida seja cartão de crédito, débito ou voucher, os procedimentos serão semelhantes.



Após confirmado o pagamento na primeira forma escolhida, será preciso indicar como o restante do pedido será pago.

A tela com as opções de pagamento disponíveis será apresentada novamente e será preciso indicar uma segunda forma de pagamento. O Smart POS indicará em seguida o valor total restante para pagamento.



Nesse exemplo foram simuladas duas formas de pagamento (crédito e dinheiro). O pagamento em dinheiro ocorrerá ao operador responsável pelo atendimento que indicará o valor pago e o próprio sistema indicará o valor de troco (caso houver).




Para finalizar a operação com múltiplas formas de pagamento, pressione o botão Confirmar e a seguinte tela será apresentada:



Nesta tela será possível imprimir novamente o comprovante da venda e iniciar um novo atendimento.


6.6 Venda de Kit de Produtos

O Smart POS também possibilita a venda de kit de produtos, tendo como opção kit simples, onde os produtos são fixos, ou kit variável, onde algum item possui opção de escolha.

Os kits serão apresentados juntamente com os demais produtos e sua busca poderá ser efetuada pelo seu código interno, pelo código de barras e descrição.

Para que um kit de produtos seja apresentado para venda, este deve estar previamente cadastrado na retaguarda. 


IMPORTANTE

A venda de kit de produtos inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem, PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda ou clique no link correspondente, AutoSystem, PostoPop/Empório POP ou Seller/Empório Pró.


No aplicativo, na guia Produtos será possível localizar o kit de produtos.



Para selecionar a quantidade desejada, basta pressionar o botão  ao lado da descrição, ou pressionar sobre a descrição do produto, onde será exibida a opção de seleção de quantidade, conforme abaixo:

 


Após selecionar a quantidade de kit que deseja comprar (Por exemplo: o cliente deseja comprar 2 kits), em seguida será apresentada uma tela para a escolha das opções do item, caso seja um kit variável.



Caso o kit possua mais de um produto a ser escolhido, não será possível prosseguir com a venda se a quantidade mínima/máxima não for selecionada, sendo apresentada mensagem de alerta ao usuário, conforme imagem abaixo:




Caso seja um kit simples, ao selecioná-lo serão apresentados os itens fixos que compõem o kit, conforme exemplo abaixo:



Para prosseguir com a venda, após a seleção das quantidades e escolha das opções de itens, pressionar o botão Concluir. Será apresentada a tela para efetuar pagamento. O processo será o mesmo já visto nos capítulos anteriores. 


6.7 Venda com Integração QR Linx e PIX

Quando integrado com o QR Linx, o Smart POS pode oferecer mais uma opção de forma de pagamento: QR Linx. Quando selecionada, o cliente terá opção de efetuar seu pagamento através da leitura de um QR Code gerado na tela do Smart POS, por meio de um aplicativo de pagamento digital (Exemplo: Linx Pay, PIX, AME, Mercado Pago, PicPay) instalado em seu Smartphone.  





O QR Code pode ser lido direto na tela do Smart POS, ou impresso e entregue ao ciente para que este efetua sua leitura.

Após a conclusão do pagamento  pelo cliente através de seu Smartphone, o Smart POS identificará o pagamento e dará andamento para finalização da venda. Na tela será apresentado um questionamento se o operador deseja emitir a via do cliente.



Selecionando Sim, além da via do estabelecimento será emitida também a via do cliente. Selecionando Não, somente a via do estabelecimento será emitida. 

Com o pagamento concluído, a venda será finalizada.



IMPORTANTE

Por ora, a Integração QR Linx está homologada somente para o Smart POS integrado às retaguardas Autosystem, PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda ou clique no link correspondente, AutoSystem, PostoPop/Empório POP ou Seller/Empório Pró.


7 Consulta (Cancelamento de venda)

Ao acessar a opção Consulta serão disponibilizadas as guias Vendas e Produtos.

Em vendas, é possível visualizar as vendas realizadas e sua identificação, os produtos vendidos, além da data e valor total.



Já na guia Produtos, será possível consultar os produtos disponíveis para a venda. Através dessa opção, é possível inciar um atendimento e inserir produtos no pedido. São apresentadas as descrições, os preços unitários, unidade de medida. Basta clicar no produto desejado para que o mesmo seja incluído no pedido.

A lista será apresentada em ordem alfabética e será carregada com todos os produtos disponíveis para a venda conforme o usuário for explorando a lista utilizando a barra de rolagem. 

Caso queira realizar a consulta de um produto específico, basta no campo Buscar Produto digitar o produto desejado.



Ao selecionar um produto da lista, a seguinte tela será apresentada:



Será possível alterar as quantidades e inseri-los ao carrinho.

Ainda nessa mesma tela, é possível realizar a consulta de um produto por meio do código de barras. Basta pressionar o botão  localizado no canto superior direito da tela e posicionar o código de barras próximo à câmera. Dessa forma. serão apresentadas as informações completas do produto pesquisado.


Também é possível efetuar o cancelamento da venda, caso esta esteja dentro do prazo (até 30 minutos após a realização da venda). Para isso, acessar a guia Vendas e selecionar a venda que deseja cancelar.




Em seguida clicar no botão Cancelar Venda. Será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha, e o Motivo do cancelamento.



Após o preenchimento dos campos, clicar e Confirmar.


AMBIENTES PAF-ECF

Por ora, homologado apenas para integração com a retaguarda AutoSystem.

Cabe ressaltar que em ambientes PAF-ECF, o cancelamento da venda deve ser efetuado direto no Caixa PDV.

Não é possível efetuar o cancelamento da venda diretamente no Smart POS, em ambientes PAF-ECF.


8 Crédito

Ao acessar a opção Consulta de Crédito será possível consultar se o cliente possui alguma restrição relacionada ao crédito. É possível utilizar os dados de CPF, CNPJ, placa do veículo ou código do cliente para realizar a pesquisa e relacionar às formas de pagamento disponíveis.





Após informar um dado do cliente, basta pressionar o ícone da lupa para que o Smart localize o cliente.




O aplicativo retornará no resultado todos os clientes que possuírem em comum o dado informado, conforme exemplo abaixo:



Basta selecionar o cliente desejado, que a consulta será efetuada.

Caso o aplicativo não localize nenhum cliente com o dado informado, será apresentada uma mensagem informativa.



A consulta irá apresentar se há ou não restrição de crédito para o cliente.






Além da restrição ou não do crédito, caso tenham sido configuradas na retaguarda, outras informações podem ser conferidas, conforme abaixo: 

Serão apresentados os limites disponíveis para o cliente e também os botões Formas de Pagamento e Motoristas, sendo que este último poderá ser visualizado bastando deslizar a tela para cima.




O campo Dados do Cliente continuará sendo exibido na tela, não sendo necessário voltar à tela anterior para efetuar uma nova pesquisa. Basta informar um novo código e pressionar a lupa.




As informações sobre as formas de pagamento podem ser conferidas pressionando o botão Formas de Pagamento, onde serão exibidas detalhadamente.





Já as informações detalhadas sobre bloqueios de motoristas, podem ser conferidas pressionando o botão Motoristas.




Para consultar os dados sobre os limites de um determinado motorista, basta selecioná-lo (pressionando em cima do bloco de informações sobre ele). 




Para sair da tela, pressionar o X no canto superior direito.

Na integração com a retaguarda Empório Pop, os dados apresentados serão do crédito geral e a faturar. 

 

9 Menu Operações

No menu Operações podem ser encontradas as seguintes opções:

  • Abrir e Fechar Turno
  • Sangria
  • Suprimento
  • Configurações
  • Ajuda
  • Fechar App

O detalhamento de cada opção do menu Operações pode ser conferido a seguir. 


9.1 Abrir e Fechar Turno

As opções Abrir Turno e Fechar Turno possibilitam que o operador efetue o início e a finalização do seu turno.




Será realizada a validação se o turno está aberto ou fechado. Caso já esteja aberto, no menu Operações será apresentada somente a opção Fechar Turno. Se o turno estiver fechado será apresentada somente a opção Abrir Turno.


Ao selecionar Abrir Turno, serão apresentadas as informações de Data e horaConta PDV (Host) e TurnoResponsável, conforme imagem abaixo:



Informar o valor do Troco Inicial, caso haja, e pressionar o botão Confirmar. Será apresentado um questionamento se deseja abrir o turno.



Ao pressionar Sim, será apresentada uma mensagem de turno aberto com sucesso.



Ao selecionar Fechar Turno, serão apresentadas as informações de Data e horaTurno e Responsável, conforme imagem abaixo:



Para realizar o fechamento pressionar o botão Confirmar. Será apresentado um questionamento se deseja fechar o turno.



Ao pressionar Sim, será apresentada uma mensagem de turno fechado com sucesso.



IMPORTANTE

Cabe ressaltar que as opções Abrir e Fechar turno, inicialmente estão homologadas apenas para a integração com a retaguarda EMSys.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link EMSys.

9.2 Sangria

A opção Sangria possibilita realizar a sangria de dinheiro diretamente no aplicativo Smart POS. 






No campo Motivo de movimentação selecionar se a sangria a ser realizada será dinheiro ou documento.

No campo Valor à retirar informe o valor desejado para realizar a sangria.

O campo Observação poderá ser utilizado caso seja preciso registrar o motivo da sangria ou qualquer outra informação importante.

Realizado o procedimento, pressione o botão Confirmar e o comprovante da sangria será impresso.


AMBIENTES PAF-ECF

Por ora, homologado apenas para integração com a retaguarda AutoSystem.

Cabe ressaltar que em ambientes PAF-ECF não será apresentado o campo Motivo de movimentação.

O comprovante de sangria será impresso somente na ECF, ou seja, não será emitido no próprio Smart POS. Após a operação, será apresentada na tela uma mensagem informando que o documento foi impresso na ECF.


9.3 Suprimento

Para efetuar suprimento de caixa, bastará clicar na opção Suprimento




Em Valor à suprir será possível informar o valor desejado para o suprimento de caixa. No campo Observação permitirá informar uma observação para ser registrada sobre o motivo do suprimento ou qualquer outra observação desejada.

Para concluir selecionar Confirmar e o comprovante do procedimento será impresso.


AMBIENTES PAF-ECF

Por ora, homologado apenas para integração com a retaguarda AutoSystem.

O comprovante de suprimento será impresso somente na ECF, ou seja, não será emitido no próprio Smart POS. Após a operação, será apresentada na tela uma mensagem informando que o documento foi impresso na ECF.


9.4 Configurações

Ao acessar a opção Configurações, caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha, conforme abaixo:




A configuração para esta permissão é realizada na retaguarda. 


Após validar, será apresentada a tela a seguir para reconfiguração.


E na sequencia, após clicar em Reconfigurar será apresentada a tela de ativação conforme o capítulo 5 Ativação do Smart POS.


9.4.1 Modo Kiosk

Em Configurações será possível também ativar a funcionalidade Modo Kiosk, que consiste em impedir que o operador utilize o equipamento fora do aplicativo Smart POS. Com o Modo Kiosk ativo, o operador não conseguirá ir para o menu inicial do equipamento, não conseguirá realizar vendas pelo app de vendas do equipamento, não conseguirá sair do app Smart POS e os botões físicos de Voltar e Home ficarão bloqueados, ficando disponível apenas o app Smart POS para operação. 

Atenção!

No momento as adquirentes que possuem o Modo Kiosk habilitado para uso são: STONEREDE SAFRA.

As demais, por algumas limitações técnicas, ainda não estão habilitadas para operar com a funcionalidade. 


Para realizar a ativação, basta pressionar o botão Ativar Modo Kiosk na tela de Configurações do app, conforme a imagem abaixo:



O acesso a Configurações é restrito conforme as permissões configuradas na retaguarda, e para ativação do Modo Kiosk será obedecida a mesma configuração. 


Na sequência será apresentada a imagem abaixo, informando que o app Smart POS precisará ser reiniciado para concluir a ativação do Modo Kiosk. 



Após a contagem o aplicativo será fechado e para que a ativação do Modo Kiosk seja efetuada, deve-se iniciar o aplicativo, apresentando na sequência a mensagem abaixo na tela do equipamento. 



Para desativar o Modo Kioski, basta pressionar o botão Desativar Modo Kiosk localizado no mesmo botão de Configurações.



Ao pressionar o botão de desativar, ocorrerá o mesmo processo da ativação, será apresentada a mensagem informando que o app Smart POS precisará ser reiniciado para concluir a desativação do Modo Kiosk após a contagem.




Após ser reiniciado, também apresentará a mensagem de desativação em tela:


Quando ocorrer uma falha de conexão a seguinte tela será exibida e será possível desabilitar o Modo Kiosk através do botãoconforme apontado na tela abaixo:


Ao pressionar o botãoserá apresentada a tela para digitação de senha, que será fixa e igual para todos.

Senha: 5469


Após informar a senha e pressionar o botão Validar acesso, o Modo Kiosk será desativado e o operador poderá fazer os procedimentos para reconectar o equipamento à internet.


IMPORTANTE

Por ora, a restrição de acesso às configuração está homologada somente para o Smart POS integrado às retaguardas Autosystem, PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda ou clique no link AutoSystem.

Nas retaguardas PostoPop/Empório POP e Seller/Empório Pró a restrição dependerá do perfil de acesso do usuário que estará acessando a funcionalidade.


9.5 Ajuda

Ao acessar a opção Central de Ajuda será apresentado o número de contato para dúvidas e resolução de eventuais problemas. Esse número de telefone será exibido de acordo com o produto que o Smart POS fará a integração (sistema de retaguarda). 





Ainda nessa tela, será disponibilizado o Termo de Uso e Política de Privacidade do aplicativo e o botão que apresenta o Sistema e a Empresa Desenvolvedora, contendo informações da versão, como mostra a imagem abaixo:



Também será possível realizar a exportação do log do equipamento para a máquina do servidor. Ao clicar na opção Exportar Arquivo de Logs do Sistema, será apresentada uma tela questionando se deseja exportar o log e informando que o processo poderá demorar.



Ao clicar Sim, a exportação será iniciada e após concluída será exibida uma mensagem informativa.

 



Após a conclusão da exportação, o usuário deverá acessar na máquina do servidor, a pasta onde está instalada a retaguarda integrada ao Smart POS. Nesta pasta acessar log > backup, como mostra o exemplo abaixo:



Na pasta backup, será apresentado um arquivo compactado, conforme exemplo abaixo: 



Após descompactá-la e acessá-la, será possível visualizar o log, como mostra o exemplo abaixo:


9.7 Fechar App

No menu Operações, ao pressionar o botão Fechar App, o aplicativo desconectará o usuário que estiver logado e excluirá as informações.



10 Orientações ao Usuário

10.1 Perda de Conexão

Caso ocorra a perda de sinal de internet, o operador será informado através da seguinte tela que será apresentada no Smart POS:



O usuário poderá realizar uma nova tentativa de conexão através do botão Tentar novamente, ou efetuar a troca da conexão local por conexão em nuvem. Para isto, basta pressionar o botão de engrenagem localizado no campo superior direito. Será apresentada uma tela questionando ao usuário se desejar resetar (redefinir) as configurações do aplicativo.



Por questões de segurança, para evitar que esse reset ocorra de forma acidental, foi disponibilizado um timer no botão da confirmação da exclusão dos dados, ou seja, somente após alguns segundos o botão Sim será habilitado.



Ao clicar Sim, o aplicativo retornará para a tela inicial de configuração, já vista no momento da ativação do Smart POS, conforme abaixo:



10.2 Serviço sem Resposta

Caso o serviço não esteja respondendo e o servidor acusar que o tempo máximo de resposta foi excedido, o operador será orientado a Tentar Novamente.



Quando for restabelecida a conexão com o serviço, o aplicativo retornará na tela onde parou o atendimento.

Assim como acontece na perda de conexão, pressionando o botão da engrenagem, a aplicação questionará se deseja resetar (redefinir) as configurações e em caso afirmativo retornará para a tela inicial.