1 Conceito

O cadastro de Grupos de pessoas permite realizar um conjunto de regras que serão aplicadas aos clientes de maneira rápida, não sendo necessária a configuração para cada cliente separadamente.

Quando a retaguarda Autosystem é instalado, o grupo de pessoas já vem com quatro grupos cadastrados como padrão, são eles: empresa, funcionários, fornecedores e clientes. Cada cliente cadastrado obrigatoriamente será vinculado a um grupo de pessoas.

Acesso ao manual da retaguarda

O material para configuração na retaguarda do AutoSystem pode ser verificado no manual Cadastros - Geral - AutoSystem, a partir do tópico 4.4 Grupos de Pessoas.


2 Funcionalidades no PDV

No cadastro do Grupo de Pessoas na retaguarda, será possível realizar configurações de Venda, Vencimentos, Pessoas, Políticas de Preço e Restrições de Venda para cada um dos grupos criados, facilitando por exemplo, na aplicação de descontos ou formas de pagamento para determinado grupo de clientes ou até mesmo funcionários do estabelecimento. 


Atenção!

Todas as configurações realizadas a seguir na retaguarda do AutoSystem, deverão ser sincronizadas com o PDV Linx Postos POS.

3 Forma de Pagamento Padrão

Essa configuração irá apresentar no PDV, ao iniciar a venda, a forma de pagamento padrão para os clientes que compõem o Grupo de Pessoas previamente configurado.  

Para que esta regra seja aplicada, a opção "Utilizar forma do grupo" no cadastro do cliente da retaguarda em Cadastros > Clientes > guia Política Comercial > aba Venda deve estar habilitada. Desta forma, quando a flag estiver selecionada o PDV7 deve validar no Grupo de Pessoas  em Cadastros > Grupo de Pessoas > aba Venda o que está definido no campo "Forma de pgto padrão".


Flag "Utilizar forma do grupo" habilitada na retaguarda


Tela inicial de venda com forma de pagamento definida no Grupo de Pessoas

Nesta regra será possível o operador alterar na tela do PDV a forma de pagamento para outra que o cliente deseja. 


Caso a flag "Utilizar forma do grupo" estiver desabilitada e houver uma forma de pagamento informada no campo "Forma de pgto padrão" no cadastro do cliente, ao iniciar uma venda para o cliente cadastrado, o PDV irá apresentar a forma de pagamento padrão definida nesse campo. 


Tela de cadastro de Cliente na retaguarda


Tela do PDV acatando a informação do cadastro de cliente 

Aqui o operador também poderá alterar a forma de pagamento no PDV. 


Na tela de cadastro de Grupo de Pessoas, na retaguarda, será possível também configurar a opção "Obrigar a forma de pagamento padrão". Quando a flag estiver habilitada, no PDV não será possível alterar para o cliente deste grupo a forma de pagamento padrão. Aqui a flag "Utilizar forma do grupo" em Cadastros > Clientes > guia Política Comercial > aba Venda deve estar habilitada. 


Flag  "Obrigar a forma de pagamento padrão" habilitada na retaguarda


Flag "Utilizar forma do grupo" habilitada no cadastro de Cliente na retaguarda


Com as flags acima habilitadas, no PDV o campo Forma de Pagamento ficará bloqueado para seleção e troca, conforme imagem abaixo. 


4 Bloqueio de Vendas a Prazo 

Na rotina de Grupo de Pessoas da retaguarda, também será possível restringir no PDV, qualquer forma de pagamento a prazo para o grupo de pessoas configurado.  

Para que essa restrição seja mostrada no PDV, deverá ser habilitada a flag "Bloquear vendas a prazo" na retaguarda em Cadastros > Grupo de Pessoas > aba Venda, informar um motivo de bloqueio no campo Motivo e preencher o campo Forma de Pagamento Padrão com a forma Notas a Prazo.


Flag "Bloquear vendas a prazo" e campo Motivo na retaguarda


Ao iniciar uma venda no PDV para o cliente do grupo, com o campo Forma de Pagamento automaticamente preenchido como Notas a Prazo, e clicar no botão Confirmar, será apresentada uma janela com uma mensagem de aviso, informando que o cliente tem um bloqueio do grupo de pessoas para vendas a prazo, questionando se o operador deseja continuar com a venda. 

Tela inicial de venda do PDV

Mensagem de bloqueio no PDV para vendas a prazo

Se a forma de pagamento for à vista ou cartão, a mensagem acima não será exibida e a venda ocorrerá normalmente.  


É importante destacar que o Motivo apresentado no aviso, seguirá a seguinte regra na retaguarda:

  • Quando a configuração de restrição for habilitada somente no Cadastro do Cliente, o aviso de bloqueio no PDV será apresentado com as informações do campo Motivo definidas no Cadastro do Cliente.


Flag habilitada e campo Motivo preenchido no cadastro do Cliente do AutoSystem


Aviso de bloqueio no PDV com o Motivo configurado no Cliente


  • Quando a configuração de restrição for habilitada em ambos os cadastros, cadastro do Cliente e cadastro de Grupo de Pessoas, o aviso de bloqueio no PDV será apresentado com as informações do campo Motivo definidas no cadastro do Cliente.


  • Quando a configuração de restrição for habilitada somente no Grupo de Clientes, o aviso de bloqueio no PDV será apresentado com as informações do campo Motivo definidas no Grupo de Pessoas. 


Flag habilitada e campo Motivo preenchido no Grupo de Pessoas do AutoSystem


Aviso de bloqueio no PDV com o Motivo configurado no Grupo de Pessoas

4.1 Permissão de usuário para cliente bloqueado

No PDV também será validada a permissão de usuário configurada na retaguarda, com a finalidade de controlar se o operador pode ou não realizar uma venda com a forma de pagamento Notas a Prazo para o cliente com o bloqueio.

A permissão "Lançamentos para cliente bloqueado" pode ser configurada acessando o menu Configurações > Usuários > Grupo de Usuários no sistema da retaguarda. 


Permissão "Lançamentos para cliente bloqueado" no AutoSystem


  • Quando a permissão estiver com valor SIM, conforme mostra a imagem acima, no PDV irá apresentar o aviso de bloqueio para o cliente e ao clicar no botão o operador pertencente ao Grupo de Usuários poderá continuar a venda com a forma de pagamento Notas a Prazo. 


  • Quando a permissão estiver com valor NÃO na retaguarda, no PDV ao clicar em Sim para continuar a venda, será apresentada a tela abaixo com a restrição de permissão de acesso para o Grupo de Usuários configurado. 

5 Limites de Crédito no Grupo de Pessoas

Ao iniciar a venda no PDV será validado o limite de crédito disponível para as contas configuradas na aba Vencimentos do grupo de pessoas na retaguarda. 


Configuração de vencimento por conta na aba Vencimentos na retaguarda

Clique nos destaques em negrito a seguir, para saber mais sobre a configuração de Vencimentos e Contas no AutoSystem.

Quando o limite de crédito da conta for atingido, no PDV ao realizar a venda para um cliente que faz parte do grupo, irá apresentar uma mensagem ao operador sobre o limite de crédito e questionando se deseja continuar. 


Tela início de venda no PDV


Utilizando a forma de pagamento atrelada a conta na retaguarda


Mensagem de restrição de limite de crédito no PDV

5.1 Tolerância de valor

Ainda na tela de Vencimento por conta da retaguarda, existe o campo Tolerância valor, que é complementar ao campo Limite Crédito, e ao ser preenchido com a porcentagem, permitirá que a venda seja realizada sem restrições.

Exemplo: A conta possui um limite de R$ 600,00, e foi informado a tolerância de 10%, então o PDV irá permitir a venda sem restrição dentro do limite de R$ 660,00.



5.2 Permissão de usuário para limite de crédito

Será validado também no PDV a permissão de usuário que, possibilita controlar se o operador pode realizar vendas para o cliente pertencente ao Grupo de Pessoas com Limite de Crédito indisponível. 

A permissão "Lançamentos para cliente com limite ultrapassado" pode ser configurada acessando o menu Configurações > Usuários > Grupo de Usuários no sistema da retaguarda. 


Permissão de acesso "Lançamentos para cliente com limite ultrapassado" no AutoSystem


  • Quando a permissão de usuário estiver com a opção SIM ativada, no PDV será apresentada a mensagem de restrição de crédito abaixo, para que o operador opte por continuar a venda ou não. 


  • Quando a permissão de usuário estiver com a opção NÃO ativada, no PDV será apresentada a mensagem de restrição de usuário abaixo, impossibilitando o operador de continuar, a não ser que sejam preenchidos os dados de usuário e senha do administrador do sistema. 


  • Sem rótulos