1.Apresentação

Visando a tendência do mercado, o time de P&D desenvolveu uma novidade para a solução para pdv TAC, o TAC Online. Por meio dela, ao realizar vendas no pdv a gerência saberá em tempo real todas as movimentações daquele caixa.

2.Requisitos

2.1. Internet estável

Como todas as transações realizadas no pdv serão automaticamente gravadas na base de dados do EMSys, sem que seja necessário integrar o caixa, é necessário que esses dois sistemas estejam em comunicação todo o tempo. Isto quer dizer que, se ocorrer uma oscilação na internet, ocorrerá também uma falha na comunicação do sistemas podendo gerar dados incorretos em uma (ou ambas) bases de dados.

2.2. WebService de integração hospedado no Azure

A Linx e a Microsof trabalham lado a lado para desenvolver e inovar cada vez mais os negócios de seus clientes, oferencendo altos índices de performance, estabilidade e segurança. Desde 2017 estas empresas possuem uma parceria, onde a Linx passou a contar com Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, como base para computação em nuvem e evolução tecnológica de seus produtos. Clientes Linx que possuem base hospedada já disfrutam dessa parceria.
Com o objetivo de manter-se esses índices, optou-se manter esta parceria para a disponibilização de uma nova ferramenta capaz de integras os dois sistemas, mantendo as funcionalidades de ambos.
Outro ponto a destacar-se quanto do ambiente único de integração, quando houver melhorias ou identificação de falhas na estrutuda. O usuário final não necessitará realizar qualquer atualização no Webservice uma vez que o P&D da Linx irá atuar uma única vez e a melhoria será distribuida a todos os clientes automaticamente.
Veja mais em https://www.linx.com.br/imprensa/linx-e-microsoft-aceleram-solucoes-digitais-em-nuvem/

2.3. IP Público (apenas para bases locais do EMSys)

Para garantir que o webservice irá conectar com a base local do EMSys, esta deverá possuir um endereço IPv4 acessível. Caso o cliente não queira fornecer um IP acessível (por motivos de segurança), outra opção para a utilizaçãod o TAC Online é a migração da base de dado para o Azure. Com a migração para a nuvem, o webservice não possuirá problemas de integração. Veja em https://www.goto.com/pt/resources/glossary/public-ip-address

2.4. Firebird 3.0 instalado no pdv

Quando comparado ao Firebird 2.0 ou ao 2.5, a versão 3.0 mostrou-se mais estável que as anteriores. Além disto, esta nova versão apresentou granhos em performance e segurança para seus clientes. Buscando sempre o processo de melhoria, optou-se pela utilização da nova versão do Firebird. Veja mais em https://firebirdsql.org/file/downloads/fb_3_0/firebird_3_0_press_release_ptbr.pdf

3.Requisitos operacionais

3.1. Caixas Confirmados

Como haverá mudança na movimentação de estoque, faz-se necessário que todos os caixas estejam confirmados para que se inicie a operação com o saldo real do estoque.

3.2. Movimentação de estoque em dia

Semelhante ao item anterior. Para realizar a troca de sistemas, o banco de dados do EMSys precisa do estoque real, se necessário realizar o inventário dos itens.

3.3. Rotina financeira em dia

Como o TAC possuirá comunicação simultânea com o EMSys, faz-se necessário que as rotinas financeiras estejam em dia a fim de que não sejam gerados títulos a receber à clientes que não possuem saldo disponível. Tão pouco deixar de realizar uma venda para um cliente com crédito mas que não foi realizada a baixa no sistema.

3.4. Negociação - Somente de preço, item e cliente (aba, cliente e item)

Para evitar duplicidade, os cadastros das negociações deverão ocorrer apenas pelo menu Pessoa > Cliente > Pagamento > Negociação de Preços. Para que a função esteja disponível, é necessário que três parâmetros estejam habilitados:

  • Empresa > Automação >TACGas Advanced > Utiliza TACGas Advanced > Sim
  • Empresa > Automação >TACGas Advanced > Modelo de Pagamento Utilizado > Modelo de preço, por Item, Empresa, Condição de Pagamento e Cliente
  • Configurações > Parâmetros Empresa > PDV > Utiliza nova tabela de preços no TACGas3.

4.Comparativo das soluções TAC e TAC Online

5.Dúvidas Frequentes

5.1. Cliente com base do EMSys local poderá utilizar o TAC Online?

Sim. Esta solução contempla clientes que possuem a base hospedada com a Linx e aqueles clientes que possuem a base local.

5.2. O Webservice de integração precisa ser hospedado com a Linx?

Sim. Para que o cliente tenha sempre uma solução atualizada pelo time de P&D é necessário que o webservice seja hospedado com a Linx.

5.3. Por que é necessário ter uma internet estável?

Para garantir que as vendas chegarão à base de dados do EMSys em tempo real e sem erros.

5.4. Posso utilizar o TAC Online com o Firebird 2.0 ou 2.5?

Não. Para garantir uma melhor performance no banco de dados do PDV, é necessário que no computado que o TAC Online irá operar tenha instalado a versão 3.0 do Firebird.

5.5. Quando esta solução estará disponível?

A versão será liberada dia 14/09/2020 para mercado porém inicialmente iremos disponibilizar esta solução para um único cliente, sendo que será instalado dia 01/09/2020. Quando todas as operações forem validadas pelo time de qualidade e pelo cliente iremos disponibilizar para outro cliente.

5.6. Quais parâmetros são utilizados no TAC Online?

Para a instalação da solução foram desenvolvidos parâmetros na licença do cliente e também em parâmetros do sistema (EMSys).

5.7. Será disponibilizado manual de configuração do sistema?

Sim. Quando a solução estiver em perfeito funcionamento o time de documentação irá preparar um manual com as configurações necessárias no sistema.

5.8. O cliente que não quiser migrar para o TAC Online, vai mudar algo para ele?

Não. O cliente que não tiver interesse em migrar para esta solução continuará operando normalmente na versão atual do TAC.