Sumário


1 Conceito

Atualmente, ao finalizar um abastecimento o frentista utiliza uma comanda de papel para detalhar o bico abastecido, a quantidade e coloca ali também o valor a ser pago e sua assinatura, o cliente então leva isso ao operador de caixa que faz a baixa do abastecimento.  

O conceito do projeto de comanda de abastecimento é eliminar a comanda preenchida manualmente, emitindo de forma automática uma comanda logo após o abastecimento ter sido finalizado, e realizando a impressão em uma impressora não fiscal que fica localizada na pista.  

Existem parâmetros que permitem que a comanda seja direcionada para qualquer impressora conforme o bico,  a bomba, o combustível, o produto ou grupo de produto. Com isso o estabelecimento pode ter várias impressoras para direcionar com precisão onde cada comanda será impressa.  

2 Requisitos

Versão do AutoSystem  3.3.1.81 ou superior ou versão PAF ECF 3.2.4.77 ou superior para SC.  

Impressora não fiscal homologada para a operação com o AutoSystem.  

Automações de bomba Companytec, EZTech e Wayne Fusion. 


3 Configurações

3.1 Ativar a impressão das comandas 

Para ativar a emissão das comandas de abastecimento foi criada  no menu Configurar Estação, na guia Automação de Bombas, uma nova opção “Ativar a comanda de Abastecimento”.  

Esta flag habilita a emissão das comandas, portanto deve ser parametrizada na estação onde o serviço do concentrador.exe está sendo executado. Não é necessário habilitar isso em mais nenhuma outra estação.  

Atenção

Ao lado da flag foi criada a opção Tipo, que pode ser Código de Barras ou QR Code. Esta opção serve para indicar qual o tipo de código será impresso na comanda para facilitar a leitura pelo PDV. Então aqui é importante observar que só se pode escolher o tipo QR Code se nos PDVs tiver um leitor do tipo QR Code. 


3.2 Cadastrar as impressoras não fiscais 

Na retaguarda do AutoSystem em Cadastros >> Tabelas >> Equipamentos >> Impressora Não Fiscal é necessário cadastrar todas as impressoras não fiscais que serão utilizadas na impressão das comandas de abastecimento.  

Na imagem abaixo os campos a serem preenchidos no cadastro da impressora não fiscal:

Dica

Observar que o campo porta varia se tiver a impressora na rede ou conectada fisicamente através de um computador.

Pode-se cadastrar quantas impressoras forem necessárias na operação.

3.3 Direcionar os abastecimentos para cada impressora 

Temos outra configuração no sistema que tem como objetivo indicar para o sistema quais bicos ou combustíveis serão impressos em cada impressora cadastrada.  

Esta configuração fica em Cadastros > Tabelas > Vendas > Regras de Impressão.  

Clicando no botão "Novo" podemos adicionar as regras de impressão.


3.3.1 Mapeamento

Agora existem várias maneiras de realizar o mapeamento, abaixo alguns exemplos:

Cenário com uma pista e uma impressora: 

  • Associar o grupo de produto (Combustíveis) a impressora cadastrada. Com isso todos os combustíveis serão impressos na única impressora disponível. 

 

Cenário com uma ou mais pistas e mais de uma impressora: 

  • Cadastrar mais de uma impressora. 
  • Associar a bomba a impressora desejada e salvar, adicionando um registro para cada bomba e alternando entre as impressoras como preferir.  

Existem opções ali pra associar a cada uma das impressoras parâmetros como através do bico, da bomba, do produto, do grupo de produtos, e do subgrupo de produtos.  

Aviso

As opções de lote e terminal não são utilizadas com a comanda de abastecimento.  

4 Funcionalidades

Operação na Pista 

Ao realizar um abastecimento, o sistema vai, ao final deste, gerar e imprimir automaticamente uma comanda na impressora especificada, com o leiaute de informações abaixo: 

  • No cabecalho estao os dados do posto. 
  • Data  e hora do abastecimento
  • Número do bico de abastecimento
  • Preço unitário de venda
  • Quantidade abastecida
  • Valor total a ser pago
  • Código de Barras ou QR Code a ser lido pelo PDV
  • Logo abaixo uma numeração que pode ser digitada também no PDV para localizar o abastecimento. 
  • No rodapé está a versão do sistema 

Exemplo com código de barras

Exemplo com QR Code


No PDV  com o caixa livre ou com a venda iniciada é só aproximar a comanda do leitor apropriado que o sistema já identifica o abastecimento e o mesmo é inserido na venda. 

Após a baixa do abastecimento, caso o operador tente ler a mesma comanda novamente, o sistema apresenta a mensagem abaixo indicando que este abastecimento já foi baixado.  

5 Pontos Importantes 

  • Caso a impressora esteja desligada ou sem papel não haverá a impressão da comanda, e o processo do abastecimento não é impactado por isso.   
  • Caso a impressora cadastrada não comunicar com o sistema, ao realizar o abastecimento o concentrador.exe pode apresentar falha, pois tenta realizar a comunicação com o hardware que não está respondendo. O ideal é testar a conectividade com a impressora logo quando realizar o cadastro dela na retaguarda.   
  • Não é necessário instalar a impressora, mas ela precisa ser de um modelo homologado com o AutoSystem,  e caso não for, a impressão pode até funcionar mas o leiaute sairá desconfigurado.   
  • Não é possível customizar o leiaute, este segue um padrão para todos os estabelecimentos.

6 Vídeo exemplificando o uso da rotina

Evidencia - Projeto Comanda de Abastecimento.mp4

  • Sem rótulos