Conferência de livros Fiscais


Verificação de livros ficais de saída.


Para verificação dos livros de entrada siga verifique :

  • Lançamento de reduções Z
  • Inclusão, geração, conferencia e confirmação dos registros do livro de Mapa resumo ecf e Registro de saídas;

Após a geração e confirmação de livros fiscais selecione o registro de saída, imprima o livro segundo a figura abaixo:


Na impressão do livro de saída selecionando a opção sim(yes) o valor de venda de cupons fiscais é caculado por números iniciais e finais de ordem das reduções Z, por isso tome cuidado ao lançar uma redução Z manualmente, o sistema faz a importação destas, para isso verifique com o suporte da Rezende as configurações necessárias.



OBSERVAÇÃO

Obs: Sempre fechar os turnos e imprimir as reduções Z até as 23:59hs, no caso de expedientes 24:horas.
Se as reduções Z forem impressas após as 23:59hs, os valores diários podem divergir dos valores contábeis apurados por competência (por dia), pois as reduções totalizam as vendas até o momento de sua impressão.
Os lançamentos manuais das reduções Z podem ficar com iniciais e finais de ordens incorretos se tomarem como base o primeiro e o ultimo cupom emitido no dia de movimento a que se refere a data de movimento da redução Z impressa, causando divergência em valores de vendas nos cupons, sendo o mais viável a importação das reduções Z, pelo próprio sistema, fazendo a conferência dos valores da redução Z impressa e os valores da redução Z importada.
Na impressão dos livros de saída por (sim), temos uma pagina com valores de cupons fiscais, veja a figura abaixo




No Livro de saída temos alguns resumos de venda:
-Resumo Mensal de operações e Prestações de serviços por UF
-Resumo Mensal de operações e Prestações de serviço por código Fiscal
-Resumo Mensal de operações e Prestações de serviço Oriundos de cupons Fiscais
A cada resumo, possui um subtotal com valores, verifique com seu contador a cada subtotal, de notas fiscais de saída e cupom fiscal.
Dica: Para conferencia de vendas sempre verifique o valor de cupons fiscais, pois o que sempre causa diferenças nas vendas são os valores de cupons fiscais. O que causa essas diferenças são números inicias e finais de ordens incorretos.
Já impressão do registro de saída com (não) os valores são gerados pelos valores de redução Z.




Repare que o relatórios (sim) e (não) os valores de cupom e notas estão iguais, sinal que nossas saídas estão corretas.
Dica : Sempre verifique a tributação informadas na reduções Z, pois se não informado corretamente os valores de vendas de cupom não fecham nos livros fiscais de saída.
Obs.: sempre confira a redução impressa com a lançada no sistema.
Conferencia Registro de Entrada
Para o registro de entrada imprima os livros e verifique os lançamento das notas fiscais por CFOP
veja o exemplo abaixo.

Verifique que o relatório possui uma resumo por entrada por CFOP, verifique junto com seu contador os laçamento de notas fiscais entrada
Dica: o que sempre causa mais erros notas fiscais de entrada são os lançamento de tributações incorretas, abaixo algumas regras fiscais a serem seguidas




REGRA DE LANÇAMENTOS DE NOTAS FISCAIS – CST – PRODUTOS E SERVIÇOS
CST – ICMS
Nos documentos fiscais de emissão própria o campo deverá ser preenchido com o código da Situação Tributária sob o enfoque do declarante.
Nas operações de entradas documentos de terceiros, poderá ser informado o CST que constar no documento fiscal de aquisição dos produtos.
Nas operações de aquisição de produtos de empresas do Simples Nacional, deverá ser indicado somente o constante a nível de item (CSOSN), isto é, a tabela B do Ajuste SINIEF nº 03/2010.
Validação: o valor informado no campo deve existir na Tabela da Situação Tributária referente ao ICMS, constante do Artigo 5º do Convênio SN/70 e/ou Ajuste SINIEF nº 03/2010.
Outras regras a serem executadas somente nas operações de saídas:
ICMS Normal:
a) se os dois últimos dígitos deste campo forem iguais a 30, 40, 41, 50, ou 60, então os valores dos campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS deverão ser iguais a "0" (zero);
b) se os dois últimos dígitos deste campo forem diferentes de 30, 40, 41, 50, e 60, então os valores dos campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS deverão ser maiores que "0" (zero);
c) se os dois últimos dígitos deste campo forem iguais a 20, 51 ou 90, então os valores dos campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS deverão ser maiores ou iguais a "0" (zero).
ICMS ST:
a) se os dois últimos caracteres deste campo forem 10, 30 ou 70, os valores dos campos VL_BC_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST deverão ser maiores ou iguais a "0" (zero).
b) se os dois últimos caracteres deste campo forem diferentes de 10, 30 ou 70, os valores dos campos VL_BC_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST deverão ser iguais a "0" (zero).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"A legislação do ICMS NÃO foi alterada. Só deve ser lançado o valor do imposto, se existir direito ao crédito."
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 00, 10, 20, ou 70, preencher com valor maior que Zero o campo: VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS;
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 20, ou 70, preencher com valor maior que Zero o campo: VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS,VL_RED_BC;
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 10, 30 ou 70, preencher com valor maior ou igual a Zero os campos: VL_BC_ICMS_ST e VL_ICMS_ST,
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 30, 40, 41, 50 ou 60, preencher com Zero ou Vazio os campos: VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS; caso contrário, os campos devem ser maiores que zero.
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS =60, preencher com Zero ou Vazio os campos: VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS e VL_ICMS;
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 60, preencher com valor maior ou igual a Zero os campos: VL_BC_ICMS_ST, VL_ICMS_ST e ALIQ_ICMS_ST,
Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 51 ou 90, os campos podem ser iguais ou maiores que zero.
caso contrário, os campos devem ser iguais a zero. Se os dois últimos dígitos do CST_ICMS = 90, os campos podem ser iguais ou maiores que zero.
REGRA DOS VALORES DOS TOTALIZADORES DA REDUÇÃO Z
O valor da venda bruta deve ser igual à soma do valor acumulado no totalizador, relativo à respectiva Redução Z.
Após verificações de registros de entrada e saída, gere o apuração de ICMS e que o resultado dos seus registros de entrada e saída, se valores corretos em livro seu apuração de ICMS Fechara com sucesso.
Obs.: Imprima os livros confira juntamente com seu contador, sempre converse com seu contador para tirar duvidas fiscais

  • Sem rótulos