1 Permissões


Atenção!

Para que seja possível utilizar essa funcionalidade:

  • O DTEF precisa estar instalado e configurado;
  • O módulo precisa estar ativo no DTEF par aa consulta de cheque.


Esta funcionalidade precisa de algumas permissões de usuário. Para fazer as devidas configurações, faça o seguinte: 

  1. Acesse o sistema; 
  2. Acesse o caminho Configurações > Usuários > Grupos de usuários
  3. Na tela Grupo de usuários, acesse a guia Configurações e pesquise pelos seguintes itens: 
    • Finalizar venda com restrição: com esta permissão ativa, o usuário pode finalizar a venda mesmo que o cheque possua alguma restrição; 
    • Finalizar venda sem consulta: com esta permissão ativa, o usuário pode finalizar a venda sem fazer a consulta do cheque. 
  4. Após identificar os itens, marque o valor de cada um deles como Sim para os usuários que terão as devidas permissões na rotina.


Observação

Caso os itens Finalizar venda com restrição e Finalizar venda sem consulta estejam definidos como Não, no momento da venda será necessário inserir um usuário que tenha as devidas permissões para que seja possível fazer a finalização da venda.

2 Configurações

Configuração do motivo de movimentação

Torna-se necessário cadastrar um motivo de movimentação para que a rotina de consulta de cheque via D-TEF funcione. Para isso:

  1. Acesse o sistema; 
  2. Acesse o caminho Cadastros > Motivos de movimentação
  3. Na tela Motivos de movimentação, cadastre um motivo de movimentação;
  4. Na guia Informações, preencha o campo Consulta de cheque (presente na sub-guia também chamada Informações) como DTEF
  5. Clique no botão Salvar.

3 Como utilizar a consulta de cheques via DTEF


Atenção!

Para que seja possível utilizar a consulta de cheques, o PDV precisa estar a opção D-TEF ativa. Para isso, é preciso verificar e/ou ajustar essa configuração:

  1. Acesse o caminho Menu > Configurações;
  2. Dentro das Configurações, acesse o módulo TEF;
  3. Selecione a opção TEF Direção (D-Tef);
  4. Salve as configurações.


Para utilizar esta rotina, veja as orientações abaixo.

  1. Acesse o PDV;
  2. No PDV, tecle F3 (que é o atalho para chamar a consulta de cheques);
  3. Na janela TEF, selecione uma das seguintes opções:
    • 1 - CPF;
    • 2 - CNPJ.
  4. Digite o número do documento selecionado;
  5. Após digitar o número, clique no botão Confirmar (ou clique no atalho, que é a tecla F5);
  6. Digite a data de quando o cliente se tornou cliente do estabelecimento e clique em Confirmar (ou tecle F5);
  7. Selecione o modo de entrada, podendo ser:
    • 1 - CMC7 LIDO;
    • 2 - CMC7 DIGITADO.
  8. Digite o CMC7 (que é o número do cheque) e, então, clique em Confirmar (ou tecle F5);
  9. Digite o C1 do cheque e clique em Confirmar (ou tecle F5);
  10. Digite o C2 do cheque e clique em Confirmar (ou tecle F5);
  11. Digite o valor do cheque e clique em Confirmar (ou tecle F5);
  12. Informe a data de vencimento e clique em Confirmar (ou tecle F5);
  13. Após informar a data de vencimento do cheque, a mensagem Deseja informar novo cheque? será apresentada com as seguintes opções:
    • Não: selecionando esta opção, a comunicação com o D-TEF será feita para consultar o cheque;
    • Sim: ao selecionar esta opção, pode-se informar os dados de um novo cheque para consulta.

Quando a transação é aceita, o sistema finaliza o processo de consulta e, então, os dados do cheque são impressos.

Para fazer o fechamento da venda com o com cheque, siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão ou digite o atalho que refere-se ao pagamento com cheque;
  2. Na tela Cheque, digite as informações do cheque em questão;
  3. Clique no botão Confirmar (ou tecle F5, que é a tecla de atalho).


Informações importantes

  • Caso a venda esteja sendo finalizada com um cheque que ainda não foi consultado, a mensagem Atenção! Cheque não foi consultado! Deseja continuar? será apresentada na tela com as opções Sim e Não. Clicando em Sim, a venda será finalizada sem o cheque ser consultado; optando por Não, a venda não será finalizada;
  • Caso a venda esteja sendo finalizada com um cheque que possui alguma restrição, será exibida uma mensagem na tela, contendo as opções Sim e Não. Clicando em Sim, a venda será finalizada mesmo com o cheque tendo alguma restrição; optando por Não, a venda não será finalizada;
  • Caso o usuário logado no sistema não tenha permissão para finalizar uma venda sem consulta ou para finalizar uma venda cujo cheque tenha alguma restrição, torna-se necessário um usuário com as devidas permissões inserir suas credenciais no sistema para poder dar continuidade aos processos;
  • As informações de retorno da consulta do cheque ao D-TEF são armazenadas em Banco de Dados. Com isso, uma vez o cheque consultado, qualquer PDV do estabelecimento pode aceitá-lo;
  • Caso o sistema não consiga obter retorno do D-TEF na consulta, a mensagem Ocorreu um erro! Transação de consulta de cheque não efetuada é exibida na tela.
  • Sem rótulos