SUMARIO

Conceito

Refere-se a despesas incorridas e assumidas pela empresa, necessárias ou não à sua operação e que não compõem o custo das mercadorias vendidas. São gravadas em tabelas específicas e somente podem ser visualizadas a despesas cadastradas por essa tela. Inicialmente são definidos os tipos de despesas que serão utilizadas, possibilitando ao digitador classificá-las de acordo com sua natureza.

Parametrização

No EMSys é possível ter controle de acesso ou não nas telas de Despesa, para isso é necessário o usuário mestre selecionar a seguinte opção.

Acesse o seguinte caminho: Sistemas → Parâmetros do Sistema

Selecione a opção Utiliza controle de acesso para tipo de despesa e receita, clique em Confirmar.

Controle de Acesso

Após selecionar e confirmar a opção, faça a liberação do acesso aos usuários que iram utilizar as telas abaixo.

  • Administrativo →  Despesas →  Despesas
    Administrativo →  Despesas →  Relatórios →  Rel. Despesas por Período
    Administrativo →  Despesas →  Relatórios →  Rel. Despesas por Centro de Custo

Faça a liberação dos usuários um por vez.

Caminho: Sistema → Controle de acesso


Processos

Cadastros

Para realizar o cadastro das Despesas acesse o menu: Gerencial → Administrativo → Despesas → Tipo de Despesa

As despesas dividem-se em:

Despesas Administrativas - exigem centro de custo para rateio;
Financeiras – não exigem centro de custo para rateio e são classificadas no DRE como despesas financeiras;
Despesas de vendas – Não exigem centro de custo e são contabilizadas no DRE como despesas de vendas.

Tipo de Despesas


Pode-se fixar os centros de custos com os percentuais, que absorverão automaticamente as despesas digitadas.

Os usuário tem a opção de replicar para outras empresas a conta contábil do cadastro de tipo despesa, antes de incluir selecione a opção Replicar Conta Contábil.


É necessário o cadastramento do PIS e COFINS para efeito de apuração periódica desses tributos.


Natureza de Operação

No cadastramento da natureza de operação, identifica-se que sua utilização fará com que sejam exigidos um tipo de despesa

Item

No cadastramento do item da nota fiscal de entrada, selecionar a natureza de operação para classificação de despesa

Selecionar o tipo de despesa. Esse campo virá preenchido se houver a fixação do tipo despesa para o fornecedor escolhido

Despesas

A outra forma de entrada de despesas é pela tela de outras despesas

Caminho: Administrativo →  Despesas →  Despesas

Quando houver a necessidade de rateio, esse campo virá preenchido se o tipo de despesas tiver fixo os percentuais de rateio

Complementa-se as informações de parcelamento

Após o cadastramento da despesa, poderão ser verificadas as informações adicionais

Na conciliação bancária tem também a possibilidade de cadastramento de receitas e despesas

Conciliação Movimentos Bancário

Abre-se a tela

Quando houver lançamentos de despesas no extrato bancário, pode-se utilizar o atalho para cadastramento de outras despesas

Estas despesas e receitas NÃO aparecem na tela de outras receitas ou outras despesas.

  • Sem rótulos