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O Tac Auto é um sistema de Autoatendimento que redefine a eficiência e conveniência no atendimento ao cliente, transformando a experiência de pagamento em um processo rápido, intuitivo e autônomo. Com uma interface moderna e de fácil navegação, o Tac Auto permite que os usuários realizem pagamentos de forma independente, otimizando o fluxo de atendimento, eliminando filas e melhorando a satisfação do cliente.
Assista o vídeo e confira:
1. Requisitos
Monitor Touch: Deve ser um monitor sensível ao toque para facilitar a interação.
Compatibilidade: Funciona exclusivamente em sistemas Windows. Inicialmente, compatível apenas com o SITEF; o suporte para DTef será implementado posteriormente.
Impressoras Suportadas:
Sweda (SI300)
Epson (TMT-20, TMT-20x)
Windows: Necessário versão .NET Framework da Microsoft destkop mais recente.
Licença: Necessário liberar licença do SMART POS para utilizar o TAC Auto.
Observação: O TACAuto foi implementado através da estrutura do SMART POS.
2. Instalação
Configurações de instalação
O instalador do TAC Auto é independente do instalador/atualizador do TAC, garantindo uma configuração específica e eficiente. Basta realizar realizar o download para instalar o TAC Auto.
A pasta padrão que será criada é: C:/TACAuto.
Depois clique em Instalar e aguarde o processo ser concluído.
Se não existir a versão .NET Framework da Microsoft mais recente instalado, o instalador irá iniciar a instalação. Clique em Download It Now se a tela abaixo aparecer.
Nesta tela clique em Instalar.
Ao final da instalação do .NET Framework da Microsoft será exibido a seguinte mensagem:
Quando a instalação completa for realizada, a tela abaixo será exibida.
Se o .NET Desktop Runtime não estiver instalado, o sistema solicitará automaticamente a instalação. Clique em Download it now, para ser encaminhado para a página que fará o download do arquivo.
Clique em instalar e aguarde o processo ser concluído.
Assim que for concluído, clique em Fechar.
Após a conclusão, abra o TAC Auto, o banco de dados será criado e conectado automaticamente.
O sistema será iniciado com sucesso após a conclusão da instalação. Em seguida, será realizada a configuração.
3. Configurações do Sistema
Acesso
Para ser realizar o Acesso Administrativo ao sistema, na tela inicial é necessário clicar quatro vezes no retângulo destacado em vermelho.
As operações administrativas serão ativadas. Clique em Ok para continuar:
Para configuração inicial ou caso não haja conexão com o serviço do SMARTTAC deveremos acessar com a senha do dia, conforme mesma regra do SmartPOS.
A senha do dia é gerada a partir da data do dia, aplicando as seguintes regras:
- Dígito 0 permanece 0.
- Para qualquer outro dígito, a senha é 10 - dígito.
Exemplo para a data 23/10:
- 2 → 8 (10 - 2)
- 3 → 7 (10 - 3)
- 1 → 9 (10 - 1)
- 0 → 0
A senha do dia será: 8790
Após a validação da senha, a tela Operações Administrativas será exibida, disponibilizando os menus de Configurações e Aparência.
Menu Configurações
Para configurar com um teclado físico, ative a opção abaixo. Para configurar diretamente no TOTEM, deixe a opção desativada.
Configurações do terminal de autoatendimento
Informações exibidas na tela do TAC AUTO.
- Campo 1: Exibe a razão social ou nome fantasia da filial.
- Campo 2: Exibe o CNPJ da loja (não será visível na tela).
- Campo 3: Caminho para imagem opcional a ser exibida na tela inicial, podendo incluir imagens ou GIFs promocionais do cliente.
- Campo 4: Mensagem exibida na barra inferior da tela inicial; caso nenhuma mensagem seja configurada, a barra será ocultada.
Ativar promoção
- Campo 1: Ativar promoção.
- Campo 2: Título da tela de promoção
- Campo 3: Descrição do botão de promoção.
Exemplo de configuração e de exibição:
A Configuração Adicional deve ser feita no PDV de acordo com a API utilizada pelo cliente (TG3Config.exe→host→API’s):
Configurações do serviço de vendas (SmartPOS)
A comunicação é feita via SMART, utilizando o mesmo serviço do SMARTPOS.
Sendo utilizado IP de onde está o serviço e porta (1704).
A quantidade de itens retornados é configurável: quanto maior o número, mais itens serão exibidos por página na consulta. No entanto, isso pode tornar o processo mais lento. Recomenda-se manter o valor em 300.
Exemplo:
Configurações do gerenciador TEF
- Campo 1: Gerenciador TEF (Sitef ou DTEF), até o momento só está homologado para trabalhar com o Sitef.
- Campo 2: Endereço do servidor do Sitef no cliente.
- Campo 3: Código da loja.
- Campo 4: Número do terminal.
- Campo 5: CNPJ da software house.
- Campo 6: Porta de conexão do PINPAD.
- Campo 7: Mensagem que será exibida no visor do PINPAD.
- Campo 8: Validar PINPAD.
- Campo 9: Apresentar QRCode no pinpad.
- Campo 10: Interação automática de algumas etapas da transação (seleção de forma de pagamento).
- Campo 11: Senha do supervisor (operações dentro do TEF administrativo).
- Campo 12: Tipo de comunicação externa.
Configurações de impressora
- Campo 1: Fabricante da impressora (até o momento homologada somente na SWEDA, EPSON e BEMATECH).
- Campo 2: Porta de Conexão.
- Campo 3: Velocidade da porta de conexão.
- Campo 4: Colunas de impressão do papel (ainda não funcionando por limitação do serviço).
- Campo 5: Tempo de espera para finalizar a venda sem impressão (0 para desativar).
- Campo 6: Comprimir texto no comprovante.
- Campo 7: Desconsiderar impressora.
Configurações de balança
- Campo 1: Tipo de leitura do código de barras (KG ou Reais).
- Campo 2: Identificador do código de barras (primeiro dígito).
- Campo 3: Tamanho do código de barras.
- Campo 4: Posição inicial do código do item.
- Campo 5: Tamanho do código do item.
- Campo 6: Posição inicial do preço ou peso do item.
- Campo 7: Tamanho da informação do preço ou peso do item.
- Campo 8: Quantidade de casas decimais presente no preço ou peso do item.
Exemplo:
Após as inclusões, salve os registros.
Nesta tela é possível personalizar as cores, como letras e sombreamentos de acordo com a identidade visual do cliente.
Cores frias (cores principais do sistema)
Cores quentes (botões)
Na seção abaixo, o cliente pode visualizar como as cores vão se combinar.
Vale lembrar que cada roda de cores é identificada por uma letra, e dentro de cada retângulo são exibidas as letras correspondentes àquela seção.
Ao ser feito a alteração basta clicar no botão Aplicar → Sim, caso queira confirmar e depois Ok.
É possível também restaurar as cores para o padrão do sistema no botão Restaurar.
Para confirmar, clique em Sim e depois Ok.
Após salvar as configurações, um modal será exibido perguntando se você deseja retornar à tela de login. Clique em Sim para confirmar.
As configurações serão validadas novamente.
Se todas as informações estiverem corretas, e a situação de conexão aparecerem em verde, e o LOGIN e a SENHA do operador cadastrado no PDV serão exibidos.
Agora é possível acessar a área administrativa usando o usuário do operador do PDV.
Para Sair da área administrativa, clique em Cancelar e selecione a opção Desativar operações administrativas.
Tudo pronto, o TOTEM já está configurado e já pode ser utilizado, basta acessar com o operador do PDV:
4. Apresentação Geral
Acesso ao Sistema
Esta é a tela inicial do TAC Auto, onde é possível visualizar o status das conexões, realizar o login de acesso ao sistema ou acessar as opções administrativas.
Menu’s do TAC Auto
Na maioria das telas do TAC Auto, há um menu interativo específico.
Para acessá-lo, clique quatro vezes no botão invisível identificado em vermelho no canto superior esquerdo da tela.
Menu da Tela Inicial e Opções
Recarregar Configurações: Utilize essa opção caso alguma conexão não tenha sido bem-sucedida e seja necessário recarregar. É possível recarregar todas as configurações ou selecionar apenas uma das seguintes:
- Serviço de Venda
- Gerenciador de Pagamento
- Impressora
Menu da Tela Principal e Opções
- Ao clicar quatro vezes no botão de menu no canto superior esquerdo, o sistema solicitará a senha do operador logado.
Ao inserir a senha as seguintes opções serão exibidas:
- Opção 1: Painel administrativo (Controle de turno, TEF Administrativo, Gerenciador de vendas, configurações e aparência).
- Opção 2: Recarregar as configurações.
- Opção 3: Encerrar a sessão (volta para a tela iniciar de login).
- Opção 4: Encerrar o sistema.
Menu tela de Itens e tela de Pagamentos:
A tela de itens e de pagamentos tem as mesmas opções em seu menu, clicando também 4 vezes já informado acima, sendo preciso a senha do operador para exibição das opções:
- Opção 1: Cancelar a venda (pode se fazer necessário caso o cliente desistiu da compra ou não conseguiu concluir o pagamento).
- Opção 2: Painel administrativo (TEF Administrativo, Gerenciador de vendas, configurações e aparência).
- Opção 3: Recarregar as configurações.
Painel Administrativo
Quando conectado ao serviço do SMARTPOS, o painel de Operações Administrativas disponibilizará mais duas opções adicionais como Operações e Vendas, acessado através da senha do operador.
Operações
Neste menu estão disponíveis as opções de controle de turno (Abrir e Fechar Turno), além da seção de TEF Administrativo.
Na seção TEF Administrativo, são exibidas as opções fornecidas pelo TEF conectado diretamente ao servidor de pagamentos, incluindo funcionalidades abaixo.
- Teste de comunicação.
- Cancelamento de transação.
- Consulta Saldo Crédito.
- Entre outros.
Vendas
Exibe as todas vendas que foram feitas no turno, vendas que foram processadas, canceladas ou pendentes.
Cada card de venda possui um menu de opções específico, de acordo com cada seção.
Tipos de Venda
Processadas: São aquelas que foram geradas e têm um status diferente de "cancelada", como "autorizada" ou "rejeitada".
Opções da Venda
Canceladas
As vendas canceladas serão exibidas somente se o parâmetro “Permite QrLinx” da SMART estiver configurado como “Sim”. Se estiver definido como “Não”, essas vendas ficarão ocultas na seção de Vendas do TOTEM. Quando uma venda é cancelada no TOTEM, a atualização é feita automaticamente.
Opções da Venda
Pendentes
As vendas pendentes são aquelas em que o pagamento foi realizado no TOTEM, mas a emissão do documento fiscal não pôde ser completada por algum motivo. O cliente pode optar por deixar a venda pendente, permitindo que ele utilize o pagamento como um POS e registre os itens no PDV, ou ainda reenviar para autorização e tentar gerar o documento fiscal novamente.
Opções da Venda
Controle de Turno
Após o login com o usuário do PDV, o sistema verifica se o turno do caixa está aberto ou fechado. A abertura de turno pode ser feita pelo TOTEM, dependendo da configuração do parâmetro “Controle de Turno (Host/Operador)” no PDV.
- Se o parâmetro estiver configurado como Operador será possível abrir e fechar o turno diretamente pelo TOTEM.
- Se estiver configurado como Host, a abertura do turno deverá ser feita pelo PDV.
Validação para Controle de Turno por Operador (Turno Fechado):
Um modal será exibido informando que o turno está fechado e perguntando se o usuário deseja realizar a abertura do turno.
Não: Sistema irá voltar para a tela de login.
Sim: Será direcionado para tela de carregamento abaixo e clicar em “Confirmar” para ser finalizado a abertura do turno.
Ao acessar as opções administrativas na tela inicial ou no menu principal e inserir a senha do operador logado, você poderá acessar o painel administrativo, onde é possível realizar o controle de turno (Abrir Turno/Fechar Turno). No entanto, essas opções estarão indisponíveis se o controle de turno estiver configurado como Host.
Observação: As opções de abertura e fechamento de turno só estarão disponíveis no menu da tela inicial e no menu da tela principal.
Validação para Controle de Turno por HOST (Turno Fechado):
Um modal informativo será exibido, indicando que o turno está fechado e precisa ser aberto no PDV. Ao pressionar OK, o sistema retornará à tela de login.
Se o turno for identificado como Aberto em ambos os casos, a tela principal será exibida normalmente. Para iniciar o processo de venda simplesmente clicando em qualquer parte da tela, facilitando o acesso e a navegação.
5. Operações de Vendas
Ao iniciar o processo de vendas a partir da tela principal, o sistema perguntará se deseja informar o CPF/CNPJ do cliente.
Caso o cliente opte por informar o CPF/CNPJ, um modal será exibido para a digitação dessas informações.
Se um CPF/CNPJ válido for informado, a cor do botão mudará, indicando que a informação foi registrada com sucesso.
Nesta tela também estará disponível, a opção de inserir o código promocional clicando no terceiro botão Digite o código de desconto.
Caso o código promocional seja inserido, uma mensagem de sucesso será exibida, clique me OK.
Neste caso, note que a cor do botão mudará, indicando que o código foi validado.
Os itens podem ser inseridos diretamente no TOTEM por meio de um scanner ou através da tela ao tocar no botão Digitar código.
Digitando o Código de Barras
Exclusão de itens
Caso seja necessário excluir algum item do carrinho, toque na lixeira no lado da coluna subtotal.
A ação requer validação da senha do operador, após inseri-la uma mensagem será exibida informando que a ação é irreversível. Caso esteja deseje seguir com a exclusão confirme.
Após isso, o item será exibido em vermelho, indicando que a ação foi executada.
Pagamento
Com os itens no carrinho, clique no botão Pagamento para prosseguir.
Na tela de pagamento, serão exibidas as formas de pagamento disponíveis, juntamente com o nome e CPF/CNPJ do cliente, caso essas informações tenham sido localizadas.
Se o CPF/CNPJ for informado e o cliente não tiver cadastro, apenas o CPF/CNPJ será exibido.
Formas de Pagamento
As formas de pagamento são configuradas no serviço do SMARTPOS e precisam estar vinculadas a uma associação, incluindo o PIX.
Recomenda-se cadastrar uma forma de pagamento no TG3Config.exe para que, caso não seja encontrada uma associação, a transação seja direcionada para a forma de pagamento especificada no parâmetro a seguir.
Checkout (Negociações e Descontos via API)
Se o cliente tiver negociações ou descontos definidos por API, eles serão aplicados após a seleção da forma de pagamento. No exemplo a seguir, o cliente possui um desconto configurado para pagamento no débito e um acréscimo para pagamento no crédito.
Desconto
Acréscimo
Com a confirmação do cliente, o valor é atualizado na tela, direcionando-o para a etapa de pagamento.
Débito e Crédito
Durante o pagamento, um modal será exibido no PINPAD para cartões.
QR Corde
Para pagamentos via QR Code, o código será exibido diretamente na tela, conforme mostrado nas imagens abaixo.
Com o pagamento concluído o documento fiscal tentará ser emitido.
Em caso de erro para emitir o documento fiscal o sistema é bloqueado, e é dado 3 opções para o cliente:
- Opção 1: Emitir o documento fiscal novamente.
- Opção 2: Deixar a venda pendente.
- Opção 3: Cancelar o pagamento e a venda.
Em caso de sucesso no pagamento, o cliente será encaminhado para a tela de finalização, onde será possível:
- Imprimir o Cupom Fiscal.
- Concluir a venda.
- Aguardar o temporizador (se configurado).
Após escolher uma das opções, a tela de finalização será exibida.
Cancelamento
Permissões e Acesso:
Para que o cancelamento possa ser realizado no TAC AUTO, o operador deve ter permissões específicas configuradas na SMARTPOS. Essas permissões são determinadas pela parametrização do operador no TG3Config.exe.
Cancelamento da Venda
Para cancelar uma venda, tanto na tela do carrinho quanto na tela de pagamento, é necessário acessar o menu da tela, inserir a senha do operador logado e clicar no botão "Cancelar Venda".
Cancelamento do pagamento ou exclusão de venda pendente.
Para fazer o cancelamento de uma venda pendente é necessário acessar o painel administrativo e acessar o Menu Vendas vendas. Nessa seção conseguimos encontrar as vendas pendentes.
Clique em “Opções de Venda” e clique em “Excluir a venda”.
Após esse procedimento, a venda será excluída do TAC AUTO (sem registro) e não haverá geração do documento fiscal.
Caso seja necessário cancelar o pagamento de uma venda que não gerou documento fiscal, o processo deve ser realizado assim que o erro for apresentado na tela.
O sistema em seguida será bloqueado, e para continuar, é necessário digitar a senha do operador logado.
Após isso, clique em Cancelar o pagamento e a venda.
Informe o código do supervisor que está configurado na seção do TEF.
Informe o valor da transação caso seja PIX.
Em caso de cartões, será necessário inserir o cartão que foi passado.
Dessa forma o pagamento e a venda serão cancelados com sucesso.
Cancelamento da nota e pagamento de vendas processadas
Para cancelamento de vendas processadas, é necessário acessar o painel administrativo e acessar a seção de “Vendas” e após isso ir ao filtro de “Processadas”.
Após, no card da venda clique em Opções da venda e selecionar o tipo de cancelamento desejado.
Selecionando a primeira opção para Cancelar documento fiscal e pagamento.
Será exibido a mensagem de confirmação, clique no botão de confirmar para continuar.
Digite o usuário de cancelamento, no caso o operador que fará o cancelamento.
E em seguida digite a senha do operador de cancelamento.
Digite o motivo do cancelamento, que é opcional. Caso opte não inserir, o sistema utilizará um motivo padrão para processar o cancelamento.
Com isso o documento já será cancelado com sucesso.
Para cancelar o pagamento, digite a senha do supervisor configurada na seção de TEF.
Em caso de ser cartão débito/crédito insira ou passe o cartão no PINPAD.
Após isso o pagamento já será cancelado com sucesso.
Na segunda opção de cancelamento de vendas processadas, temos o Cancelamento Parcial (Somente da Venda), que permite cancelar o documento fiscal associado à venda.
Uma tela de confirmação será exibida, informando que será necessário registrar o documento fiscal posteriormente como uma venda POS.
Ao confirmar o cancelamento, será solicitado o usuário para concluir a ação.
Após isso a senha do usuário de cancelamento.
E depois o motivo do cancelamento, sendo ele opcional.
Com isso o cancelamento parcial da venda processada será realizado com sucesso.
Cancelamento manual de pagamento
Para realizar o cancelamento do pagamento manual, é necessário acessar o Painel Administrativo e, na seção de "Operações," selecionar a opção TEF Administrativo.
Após isso selecionar a opção de Cancelamento de Transação.
Forneça o código do supervisor configurado no Painel administrativo na seção de TEF.
Após isso selecione o tipo de cancelamento.
Selecione as opções Cancelamento de Cartão de Débito ou Cancelamento de Cartão de Crédito.
O valor da venda em processo de cancelamento deve ser inserido no modal abaixo.
Informe a data da transação.
Fornecer o número do documento a ser cancelado.
Após inserir todas as informações, é necessário inserir ou passar o cartão que foi utilizado na transação para concluir o cancelamento.
Após isso o pagamento será cancelado com sucesso.
Para cancelamento de PIX utilize a opção “Cancelamento Carteira Digital”.
Será aberto um modal para informar o valor da transação.
Forneça o número do documento do PIX a ser cancelado.
Informe a data da transação.
Aguarde a conclusão do cancelamento.
Após isso o pagamento será cancelado com sucesso.
Acesso ao Banco do TAC Auto.
Caso seja necessário, o banco do TAC Auto está localizado na pasta “C:/TACAuto/Data/TACAuto.db”, seu acesso é feito pelo SQLiteStudio, abaixo estão as configurações para acesso ao banco.
Configurações
- Tipo de banco de dados: SQLCipher
- Arquivo: Caminho do banco do TACAUTO.
- Nome: TACAuto.
- Senha: TACAutoDatabase@SQLite2024!