Conceito
Smart POS é um terminal de vendas, onde pode ser realizada as mesmas operações que são efetuadas no PDV.
Pré-requisitos
- Possuir a ultima versão do TAC atualizada.
Adquirentes Homologadas no Smart POS
Abaixo pode ser conferida a relação de adquirentes x retaguardas homologadas no Smart POS:
RETAGUARDAS | ADQUIRENTES | |||||
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Serviços SmartPOS
- Vendas;
- Abastecimentos;
- Item;
- Pagamentos;
- Emissão de NFC e SAT;
- Sangrias e suprimentos;
- Abre e fecha o turno;
- Solicita vendedor;
- Posto Aki;
- Promo flex;
Configuração do Smart TAC
A comunicação entre o TAC e SmartPOS é feita através do aplicativo SmartTAC, sendo necessário a sua configuração.
1. IP do Servidor.
2. Apontamento P/ o Banco de Dados do PDV.
3. Usuário Firebird do Banco de Dados.
4. Senha do Firebird do Banco de Dados.
5. Host que o Smart POS irá Funcionar.
6. Código das Formas de Pagamento que funcionarão no Smart POS.
7. Vender Itens:
SIM : Permite Vendas de Itens de Loja.
NÃO: Oculta o Menu de itens de Loja.
8. Vender Combustível :
SIM : Permite Vendas de Abastecimentos Pendentes.
NÃO: Oculta o Menu de Bicos com Abastecimentos Pendentes.
9. Utilizar a opção SIM quando o sistema for HGF.
10. Colocar SIM quando o estabelecimento utiliza a forma de pagamento em Nota a prazo no Smart POS.
11. Colocar SIM quando o estabelecimento utiliza a forma de pagamento em Qr Linx no Smart POS.
12. Colocar SIM quando o estabelecimento utiliza a forma de pagamento em dinheiro no Smart POS.
13. Definir um tempo na qual o operador precisa fazer o login novamente.
O valor igual a 0, o sistema nunca solicita o login novamente, no entanto não é considerado este parâmetro.
Maior ou igual a 1, será considerado o valor do campo em minutos atingiu o tempo o sistema solicita o login novamente do operador.
UTILIZAR SOMENTE PARA SMART DA STONE
14. Ao clicar em Chaves SMARTPOS, será aberto uma tela conforme imagem abaixo.
Preencher o campo Chave Geral, com o stone code.
Após a configuração, é possível programar a abertura e fechamento do turno.
Associação de Bandeiras TEF
É de extrema importância associar a bandeira, pois ela será responsável para que ao finalizar a venda no SmartPOS seja concluída.
Exemplo: EMSys → PDV → Cadastro de Forma de Pagamento
- Localizar o cadastro da bandeira que deseja incluir o código; (visa,master,elo)
- Na aba Conf. Cartão;
- No campo Rede TEF informar o código correspondente a bandeira;
- Para Cartão de Crédito usar código_CC ou Bandeira_CC Débito usar código_CD ou Bandeira_CC (De acordo com o adquirente);
Esse procedimento é feito manualmente e deverá ser feito em todas as bandeiras que for utilizadas como forma de pagamento, após salvar é necessário fazer exportação para o PDV.
Associação Bandeiras TEF *Pode sofrer alterações.
Primeiro Acesso SmartPOS
Ao acessar o SmartPOS pela primeira vez será necessário fazer a configuração.
- Porta : 1704.
- IP: Informar o da maquina que o SmartTAC está instalado.
Realizando Venda no SMART-POS
Primeiramente ao abrir o SMART-POS é necessário fazer o Login com o usuário que realizará as vendas.
Na tela de consulta do Smart as vendas são ordenadas de forma decrescente, no detalhamento das vendas as horas serão registradas corretamente.
ATENÇÃO
Os PDV que estão operando o Turno por Host está bloqueado o botão Abrir/Fechar Turno.
Agora os PDV que estão operando o Turno por Operador, é liberado o botão Abrir/Fechar Turno.
Em seguida, ao realizar uma venda é possível efetuar a busca de um Abastecimento ou Produto.
O processo dos dois é o mesmo.
Ao clicar no
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Após selecionar o produto desejado, será redirecionado para o carrinho.
Posto Aki / Promo flex
Após clicar em Efetuar pagamento será aberto uma tela para preenchimento dos códigos de voucher para descontos, digitar o codigo e clicar em OK para prosseguir com o processo.
Quando os parâmetros do posto aki está ativado, será apresentado a opção de voucher conforme imagem imagem.
OBSERVAÇÃO: Ao clicar na Câmera do lado direito no canto superior, é possível fazer a leitura do QrCode do voucher.
O cliente pode clicar em prosseguir, que o cliente que o sistema apresentará a seguinte mensagem.
Ao clicar em sim será apresentado a tela para informar o código do voucher.
OBSERVAÇÃO: Ao clicar na Câmera do lado direito no canto superior, é possível fazer a leitura do QrCode do voucher.
OBSERVAÇÃO
Para a solicitação do vendedor a opção "Solicita vendedor" precisa estar selecionada no cadastro do item conforme imagem abaixo.
Ao finalizar a venda com voucher.
- Informa o CPF do Cliente;
- Escolha a forma de pagamento;
- Finalize a venda;
Com a utilização dos voucher, o sistema apresentará a tela de desconto.
Quando clicar em Efetuar Pagamento, será apresentado o desconto quando houver do posto aki ou promo flex.
Clique em Confirmar.
Finalização da venda
Ao finalizar a venda sem voucher.
- Informa o CPF do Cliente;
- Escolha a forma de pagamento;
- Finalize a venda;
.
Após finalizar será emitido a DANFE.
Sem Desconto
Com Desconto
FILTRO POR VENDEDOR
Configuração no TG3Config
Entrar no TG3Config
Clicar em Configurar Operador.
Informar o Vendedor e Clicar em
Caso tenha a vinculação do Operador e vendedor, os abastecimentos iram aparecer da seguinte forma:
Operador não vinculado a nenhum vendedor.
Vai aparecer todos os abastecimentos não terá filtro por vendedor.
Operador vinculado ao vendedor.
Será apresentado somente os abastecimento, de acordo com o vendedor vinculado ao operador.
OBSERVAÇÃO: Abastecimentos sem vendedor irão aparecer para todos os operadores, independente ao vinculo de operador e vendedor.
Venda com Integração QR Linx e PIX
Para Configuração do Qr linx acesse o Manual. Clique aqui
Quando integrado com o QR Linx, o Smart POS pode oferecer mais uma opção de forma de pagamento: QR Linx. Quando selecionada, o cliente terá opção de efetuar seu pagamento através da leitura de um QR Code gerado na tela do Smart POS, por meio de um aplicativo de pagamento digital (Exemplo: Linx Pay, PIX, AME, Mercado Pago, PicPay) instalado em seu Smartphone.
O QR Code pode ser lido direto na tela do Smart POS, ou impresso e entregue ao ciente para que este efetua sua leitura.
Após a conclusão do pagamento pelo cliente através de seu Smartphone, o Smart POS identificará o pagamento e dará andamento para finalização da venda. Na tela será apresentado um questionamento se o operador deseja emitir a via do cliente.
Selecionando Sim, além da via do estabelecimento será emitida também a via do cliente. Selecionando Não, somente a via do estabelecimento será emitida.
Com o pagamento concluído, a venda será finalizada.
Para realizar um cancelamento de venda com a forma de pagamento QR Linx, basta pressionar o x na forma de pagamento QRLINX PIX.
Na sequencia será apresentada a mensagem questionando se deseja remover a forma de pagamento, conforme imagem a seguir.
Ao pressionar Sim, será apresentada a tela abaixo, informando que o pagamento será cancelado e que o estorno será realizado em até 48h. Ainda será questionando se deseja realmente cancelar o pagamento.
Após pressionar Sim, a venda será cancelada e questionado na sequencia, se deseja imprimir o comprovante de cancelamento.
Comprovante de cancelamento QRLinx
Relatório de Vendas
Relatório de vendas no TAC no caminho: Turno → Relatório POSTEF / Smart POS.
Auxiliando para que possa ser identificado e separar as vendas por operador, ou POS.