Sumário


1 Linx Conta Digital Integrada

A Linx Conta Digital Integrada é a iniciativa que permite o compartilhamento de informações e serviços dentro do sistema financeiro nacional. Esse compartilhamento é feito de forma padronizada, para a garantia de segurança e a efetividade da troca de dados.

Ressaltamos que, em todo esse processo, você é a prioridade, uma vez que o consentimento do usuário é fundamental nessa experiência. Em outras palavras, a troca de dados só ocorre mediante a sua escolha e para atender às suas necessidades.

A Linx Conta Digital Integrada permite realizar algumas operações bancárias no próprio AutoSystem3, como visualizar extrato e saldo, efetuar transferências bancárias, efetuar pagamentos e gerar boletos de cobrança, utilizando toda a segurança e praticidade.
Com a integração entre os dois sistemas, essas rotinas são automatizadas e as informações são atualizadas periodicamente.

2 Configuração Serviço Integração 

Para que o sistema possa realizar a integração, será essencial que o serviço esteja instalado e ativo, este será responsável por todas as integrações com a conta digital, na consulta, na atualização dos status de pagamento, nos status das contas que possuem consentimento e no DDA.

Acessar ao Gerenciador, através de sua área de trabalho, conforme imagem:

Em seguida, o sistema exibirá a tela com os módulos, serviços e utilitários para a integração. Neste caso, selecionar a opção da guia Serviços - Conta Digital Integrada Stone, neste será possível parar, atualizar, desinstalar, iniciar, instalar ou reiniciar o serviço.



3 Consentimento da Conta 

3.1 Conceito

Para usar as funcionalidades da Linx Conta Digital Integrada, as contas devem ser consentidas através do app Stone, autorizando que a API tenha acesso aos dados e possa realizar as demais funções descritas neste manual.

3.2 Configurações

 Acessando a rotina Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Linx Conta Digital Integrada serão exibidas as contas cadastradas.


Clicando no botão Cadastrar  é mostrada a janela para inserir uma nova conta:


Os campos Nome Responsável, CPF/CNPJ Responsável, E-mail Responsável são de preenchimento obrigatório.

Se a conta já existe, portanto em "Conta existente?" for marcado o Sim, a API vai buscar os dados e trazer para a plataforma de consentimento (mostrada adiante);

Caso não exista conta com os dados informados, 

Após o cadastramento da conta, clicando no botão Consentir é exibida a tela de confirmação: 




Clicando em sim, será aberto o navegador de internet, no endereço da plataforma para efetuar o consentimento:



Deve ser consentido o acesso da API à conta desejada:


3.3 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações, e podem ser encontradas pelo tópico “Linx Conta Digital Integrada”:


4 Emissão de Boletos

4.1 Conceito   

Facilita o processo de emissão de boletos e proporciona a integração para que o cliente realize tudo no mesmo lugar, garantindo a consistência das informações.

A geração ocorre pelas formas:

  • Manual: quando o usuário cria um novo boleto avulso.
  • Geração Fatura: quando o boleto é gerado a partir de uma fatura ou venda no PDV.

Ou em qualquer outro ponto do sistema onde seja possível gerar um boleto, deverá funcionar com a Linx Conta Digital Integrada, caso o portador selecionado, ou vinculado a um cliente seja uma conta Stone configurada como Linx Conta Digital Integrada.

Esses boletos são registrados automaticamente pela Stone, não sendo necessário criar arquivo e encaminhar para o Banco. Assim como a baixa ou cancelamento dispensa a leitura de arquivos de retorno, pois ao atualizar o status do boleto será sincronizado o Status do boleto no banco com o AutoSystem, e se vinculado a uma fatura, a mesma terá sua situação atualizada.

Nota

A Linx Conta Digital Integrada possui um limite mínimo de 20 reais para a geração de um boleto, caso o valor seja menor, o boleto não será emitido e será apresentado uma mensagem de alerta.


4.2 Requisitos

  • Versão do AutoSystem 3.3.1.81 ou superior.
  • Possuir uma conta STONE, configurada e consentida.
  • Possuir o APP Stone instalado (disponível na App Store e Google Play).

4.3 Configurações

Para utilizar as rotinas de emissão de boletos será necessário realizar algumas configurações que serão descritas a seguir.

4.3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações:




4.3.2 Cadastro de Portador

Assim como para gerar boletos de outras instituições bancárias, precisamos configurar o portador na rotina Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Portadores. Ao clicar em Novo, será exibida a tela a seguir para cadastrarmos o novo Portador Linx Conta Digital Integrada. Detalhe para a flag destacadas na tela, que só será possível selecioná-la se a Conta corrente informada for Linx Conta Digital Integrada.




4.4 Funcionalidades

As rotinas de geração de boletos, agora integradas com a Linx Conta Digital Integrada, possuem algumas particularidades que vamos detalhar abaixo. O principal benefício é a simplicidade, sem precisar efetuar trocas de arquivos para registro de boletos/ baixas de retorno. Tudo sendo sincronizado de forma transparente para o usuário.

4.4.1 Geração de Boleto Manual

Na rotina Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Gerenciamento de Boletos, temos a opção de criar um boleto avulso. A primeira tela apresentada é a de filtro, e caso o portador informado seja Linx Conta Digital Integrada, é obrigatório informar um período de emissão dos mesmos.



Esta tela possui os campos:

  • Portador: Filtrar apenas para o portador informado.
  • Cliente: Filtrar boletos para de um único cliente.
  • Emissão entre: Filtrar os boletos por um período de emissão.
  • Vencto entre: Filtrar os boletos por um período de data de vencimento.
  • Nosso número: Filtrar pelo Nosso número.
  • Documento: Filtrar pelo número do documento.
  • Opção Exibir apenas boletos que não foram enviados por remessa: Quando Linx Conta Digital Integrada, irá apresentar todos os boletos exceto Cancelados/Liquidados.
  • Opção Exibir boletos que não foram impressos: Apresenta apenas os boletos que nunca foram impressos pelo AutoSystem.
  • Opção Exibir boletos Liquidados e Cancelados: Apresenta os boletos com status Liquidados ou Cancelados.

Após informar os dados dos filtros e aplicar, será apresentada a tela com a lista de boletos resultantes. Temos duas novas rotinas sendo os botões Atualizar e Cancelar. Ambas rotinas apenas serão executadas em boletos Linx Conta Digital Integrada.

Ao clicar em Atualizar, será atualizado o status de cada boleto selecionado da lista. Caso o tenha alguma mudança de status no boleto, a mesma mudança refletirá na Fatura ou lançamentos a ele vinculados. Por exemplo se o boleto for Cancelado ou Liquidado.




Para a geração de um boleto avulso clicamos no botão Novo, onde informaremos os dados do novo boleto.

Segue a tela com um exemplo preenchido de um novo boleto:



A emissão durante a rotina de faturamento também é possível.

O processo ocorre como é hoje, apenas emitindo um boleto via Linx Conta Digital Integrada.


5 Transferência Bancária

5.1 Conceito

Permite que o usuário realize transferência bancária entre contas Stone (transferência interna) ou para uma conta de outra instituição (transferência externa). A transação é agendada e somente é confirmada após aprovação no APP Stone.

Foi implementada também a possibilidade de efetuar uma transferência para contas de terceiros (sem vínculos com a matriz ou filiais).

5.2 Requisitos

  • Versão do AutoSystem  3.3.1.79 ou superior.
  • Possuir uma conta STONE, configurada e consentida.
  • Possuir o APP Stone instalado (disponível na App Store e Google Play).

5.3 Configurações

Para utilizar as rotinas de transferência de contas será necessário realizar algumas configurações que serão descritas a seguir.

5.3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

Movimentação de Contas: Permite o acesso à rotina de consulta das transferências entre contas.


5.3.2 Motivos de Movimentação

Para utilizar as rotinas de transferência entre contas será necessário criar um motivo de movimentação de transferência. Caso ainda não exista o motivo configurado, deve-se acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação e a tela a seguir será exibida:

Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta de origem.
  • Conta creditar: informar a conta de destino.
  • Tipo Movto: selecionar TRANSFERÊNCIA.

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

5.3.3 Planos de Contas

Caso não esteja configurada, será necessário criar uma conta transitória no plano de contas para armazenar as transferências. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Conta. Será exibida a tela a seguir:



Clicar no botão Novo para inserir uma nova conta no plano de contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Código: informar o código.
  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito.
  • Nome: informar o nome da conta.
  • Aceitar lançamentos: Habilitar a opção Aceitar lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Temos também a opção de efetuar uma transferência para uma conta bancária que não esteja vinculada a nenhuma das empresas, para isso, precisamos configurar uma conta bancária sem vínculo com conta corrente, conforme a seguir:



Clicar no botão Novo para inserir uma nova conta no plano de contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome da conta.
  • Aceitar lançamentos: Habilitar a opção Aceitar lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

5.3.4 Parâmetros

Após criar a conta transitória conforme descrito no capítulo 5.3.3 , será necessário vincular a chave do sistema com a conta criada, para isto, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Contas. A tela a seguir será exibida:

Selecionar a chave Transitória e preencher o campo:

  • Conta: informar a conta Transitória.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar informações para registrar as alterações.


5.4 Funcionalidades 

A rotina de Transferência entre Contas permitirá a realização de transferências financeiras entre contas, respeitando os motivos de movimentação previamente definidos. A transferência poderá ser realizada entre empresas, portanto será possível realizar transferências entre matrizes, filiais ou entre matrizes e filiais. Adicionalmente, quando a conta origem for Linx Conta Digital Integrada , poderemos efetuar a transferência para contas de terceiros, conforme descrito no item 5.4.2 a seguir.

A rotina de Transferências entre Contas, localiza-se no módulo Gerencial > Financeiro > Transferência entre contas.

5.4.1 Realizar Transferências entre Contas Cadastradas

Para realizar a transferência via Linx Conta Digital Integrada , a conta Origem deve ser obrigatoriamente uma conta Linx Conta Digital Integrada .

Caso a conta Destino também ser uma conta Stone, o valor transferido é creditado, na conta destinatária, instantaneamente (respeitando a data informada).

Quando a conta Destino é de outra instituição financeira, será efetuado uma TED (Transferência Eletrônica Disponível). Nos dias úteis, entre 6:30 e 17:23, a transação é processada de forma assíncrona e o valor é creditado na conta destino em poucas horas. Caso a operação seja efetuada fora do horário citado e/ou em dias não úteis, a transação será agendada automaticamente para o dia útil seguinte.

Ao acessar a rotina a tela a seguir será exibida:

Esta tela possui os campos:

  • Motivo: informar o motivo de movimentação de transferência.

A guia Origem possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa de origem.
  • Conta: informar a conta.

A guia Destino possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa de destino.
  • Conta: informar a conta.

A guia Dados de transferência possui os campos:

  • Documento: informar o número do documento.
  • Valor: informar o valor.
  • Data: informar a data que a transferência será efetuada, se for uma data futura a transferência será agendada.
  • Turno: informar o turno.
  • Observação: informar uma observação.
  • Realizar a transferência via Linx Conta Digital Integrada: Quando informamos uma conta Stone com Linx Conta Digital Integrada configurada, será possível selecionar esta flag, informando assim que essa transferência será integrada com a conta bancária Stone.

Após informar os campos clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:


As transferências criadas ficam pendentes de aprovação no App Stone. Apresentamos mais detalhes da aprovação no App Stone no capítulo 5.4.3.

5.4.2 Realizar Transferências Conta Destino de Terceiros

Temos também a possibilidade de informar uma conta destino sem que esteja vinculada á uma matriz ou filial.

Assim como no item 5.4.1, a conta Origem deve ser obrigatoriamente uma Linx Conta Digital Integrada. E na guia Destino a conta informada deve ser a cadastrada no capítulo 5.3.3 (Conta Bancária sem vínculo com o cadastro de conta corrente). Ao marcar a flag Realizar a transferência via Open Banking, será apresentado um novo botão, Utilizar conta não cadastrada, conforme a imagem abaixo:


Após preencher os campos, informamos a conta destino ao clicar no botão Utilizar conta não cadastrada. Na sequência informamos os dados do destinatário na tela apresentada abaixo:


Esta tela possui os seguintes campos:

  • Banco: informar a instituição financeira da conta destino.
  • Agência / DV: informar a agência e quando necessário o DV.
  • Número Conta / DV: informar o número da conta e DV destino.
  • Titular: informar o nome do Titular da conta destino.
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ do titular da conta destino.

Ao Confirmar, voltamos para a tela anterior, e após conferir todos os dados podemos Confirmar para criar a transferência. As transferências como citadas anteriormente ficam pendentes, precisando aprová-las no App Stone.


5.4.3 Aprovar/Cancelar Transações Pendentes App Stone

Ao acessar o App Stone, recebemos uma notificação informando que temos transações pendentes para aprovação. Clicando na opção ver, será apresentada a lista de transações que podemos Aprovar ou Reprovar.

Após Aprovar a transação, ele será efetivada ou agendado, conforme a data informada ao criá-la.






5.4.4 Consulta de Transferências 

Na rotina: Gerencial > Financeiro > Transferência > Consulta de transferência foi disponibilizada uma tela para gerenciamento das transferências Linx Conta Digital Integrada criadas.

O objetivo desta rotina é permitir visualizar as transferências criadas, acompanhar o status atualizado das mesmas e cancelar uma transferência.

A primeira tela apresentada possibilita filtrar as transferências que serão apresentadas, seguem detalhes da tela:


  • Empresa: Permite selecionar as transferências de determinada empresa.
  • Data criação: Data em que a transferência foi criada.
  • Data Agendamento: Data em que a transferência será efetivada.
  • Documento: Filtra por um número de documento.
  • Opção Exibir Transferências Não Finalizadas: Apresenta as transferências com Status diferente de Finalizada.
  • Opção Exibir Transferências Finalizadas: Apresenta as transferências com Status igual à Finalizada.

Após filtrar, serão apresentadas as transferências que atendem os requisitos:

Ao entrar na tela de transferências o sistema automaticamente atualiza o status das transações com base no filtro, porém o botão Atualizar também realiza a atualização conforme a necessidade do operador.


Podemos efetuar algumas ações em cada registro. Temos a possibilidade de Atualizar, Cancelar e Rastrear, ao selecionar uma ou mais transferências e clicar nos respectivos botões laterais.

  • Atualizar: É feita uma consulta à API da Linx Conta Digital Integrada e atualizado o Status da transferência. Caso a transferência seja Finalizada ou Cancelada, a movimentação relacionada a essa transferência será automaticamente atualizada.

A transferência pode assumir alguns status, segue detalhes dos mesmos:

  • Criada: Transferência foi criada com sucesso, mas ainda não foi aprovada no App Stone.
  • Aprovada: Transferência foi aprovada no App Stone.
  • Cancelada/Rejeitada: Transferência foi Rejeitada no App Stone ou Cancelada pelo AutoSystem.
  • Agendada: Transferência foi aprovada no App Stone, está agendada para uma data futura.
  • Finalizada: Transferência concluída com sucesso.
  • Cancelar: É efetuado o cancelamento da transferência, somente possível para transferências com status Agendada
  • Rastrear: É apresentado detalhes da movimentação, incluindo dados do status, conforme imagem abaixo:


5.5 Restrições

  • Dependência de conexão à Internet para comunicação com a API Linx Conta Digital Integrada.
  • Necessário sempre aprovar/rejeitar as transferências no App Stone.
  • Cancelamento de transferências apenas quando o status for Agendada.

6 Agendamento de Pagamentos

6.1 Conceito

Permite que o usuário realize o agendamento de contas a pagar ao informar uma conta Stone.

6.2 Requisitos

  • Versão do AutoSystem  3.3.1.79 ou superior.
  • Possuir uma conta STONE, configurada e consentida.
  • Possuir o APP Stone instalado (disponível na App Store e Google Play).

6.3 Configurações

Para utilizar as rotinas de agendamento de pagamentos será necessário realizar algumas configurações que serão descritas a seguir.

6.3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações:


6.3.2 Motivos de Movimentação

Para utilizar o agendamento de contas a pagar, será necessário criar um motivo de movimentação de Baixa para conta STONE. Caso ainda não exista o motivo configurado, deve-se acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação e a tela a seguir será exibida:

Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta de origem.
  • Conta creditar: informar a conta de destino.
  • Tipo Movto: selecionar BAIXA DE PENDÊNCIA.

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

6.3.3 Planos de Contas

Caso não esteja configurada será necessário criar uma conta bancária no plano de contas para armazenar as contas a pagar. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Conta. Será exibida a tela a seguir:


Clicar no botão Novo para inserir uma nova conta no plano de contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome da conta.
  • Aceitar lançamentos: Habilitar a opção Aceitar lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

6.4 Funcionalidades

A rotina de Agendamento de Contas a Pagar permitirá a realização de agendamentos com contas Stone, respeitando os motivos de movimentação previamente definidos.

A rotina de Contas a Pagar, localiza-se no módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Contas a Pagar.

6.4.1 Realizar o Agendamento de Contas a Pagar

Para realizar o agendamento, é necessário acessar a rotina como informado anteriormente, e realizar os filtros para listagem das contas a pagar disponíveis.


Ao selecionar uma ou mais contas a pagar, será apresentada a tela para escolha do movimento financeiro, sendo necessário escolher a opção configurada na seção 6.3.2;


Ao selecionar a opção da conta Stone e confirmar a baixa, será apresentado as seguintes opções:


  • Realizar o agendamento do pagamento via Open Banking: Fará o agendamento a partir da integração do Linx Conta Digital Integrada e deverá ficar com o status “Pagamento Agendado”;
  • Realizar a baixa manual pelo sistema: Será feito a baixa padrão pelo AutoSystem;

Ao finalizar o agendamento, será apresentado a seguinte mensagem em tela:

6.4.2 Verificando Status do Pagamento

Foi criada uma nova guia, Pagamentos Agendados, a qual, ao acessar, será possível ter a lista de todos os agendamentos realizados para o filtro informado como na seção 6.4.1.

Esta guia apresenta os botões:

  • Selecionar: Permite marcar ou desmarcar todos, nenhum, ou inverter a seleção;
  • Atualizar: Atualiza o status do pagamento agendado;
  • Editar: Realizar edições no pagamento agendado;
  • Excluir: Exclui o pagamento agendado;
  • Rastrear: Exibe lançamentos relacionados ao pagamento agendado;


Ao clicar em editar, é possível verificar o status do pagamento:

Ao entrar na tela de transferências o sistema automaticamente atualiza o status das transações com base no filtro, porém o botão Atualizar também realiza a atualização conforme a necessidade do operador.

6.5 Restrições

  • Dependência de Internet para comunicação com a API Linx Conta Digital Integrada;
  • Necessário sempre aprovar/rejeitar os pagamentos no App Stone;
  • Baixa de títulos agendados só será realizada caso tenha boleto e código de barras vinculados;
  • Baixa de títulos agendados só será do tipo baixa individual;
  • Alguns navegadores podem conter restrições de acessos.

7 Consulta de saldo e extrato 

7.1 Conceito 

Criada tela de saldo e extrato referente à Linx Conta Digital Integrada, para que seja possível a consulta e visualização de movimentações financeiras.

7.2 Requisitos  

  • Possuir uma conta STONE configurada e consentida. 
  • Possuir o APP Stone instalado disponível na App Store e Google Play. 

7.3 Configurações  

7.3.1 Permissões de Usuários

 As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acesse o menu Configurações > Usuários >Grupos de Usuários> guia Configurações. 

São elas: 

  • Relatório de extrato bancário: Permite visualizar o extrato online.
  • Relatório de extrato bancário: Permite visualizar o saldo da conta.
  • Relatório de extrato bancário: Permite visualizar lançamentos futuros.  

7.4 Funcionalidades

7.4.1 Acessando a Rotina para Consulta 

Ao acessar a rotina: Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controle Bancário > Extrato Bancário, marcar o campo “Consultar o extrato online (Conta Stone)”, para poder visualizar as movimentações financeiras referente a conta Stone configurada.  



A tela de extrato bancário, irá apresentar as movimentações financeiras conforme os dados do aplicativo Stone. 


7.4.2 Visualizando os Extratos

Na tela do Extrato Bancário, é possível visualizar o Extrato e os Lançamentos Futuros agendados, sendo disponibilizada a forma de visualização em tela, ou podendo ser impresso ou ainda exportado para planilhas.




8 Integração DDA - Débito Direto Autorizado

8.1 Conceito

Trata-se de uma implementação, onde possibilita a conciliação de pagamentos de boletos do Open Banking Stone através de webservice, sendo possível efetuar a conciliação dos pagamento eletrônicos de boletos e vinculá-los a baixas via código de barras.

Aviso

Para que a Integração DDA ocorra de modo correto, será necessário que o Gerenciador com a Linx Conta Digital Integrada esteja ativa, conforme citado no tópico 2

8.2 Ativação do DDA

Através do módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Linx Conta Digital Integrada , será possível realizar a ativação do DDA.



Para que o processo de ativação do DDA seja realizado com sucesso é necessário que a conta a qual será ativada, esteja com o status ATIVO, caso contrário, o botão de ativação ficará bloqueado. É possível acompanhar o status da solicitação de ativação através da coluna Status DDA, que segue um fluxo de atualização de 15 minutos.


Nesta mesma tela. é possível selecionar o botão Ajuda, onde haverá informações do botões disponíveis na tela, além de informações importantes referente a Aprovação DDA e Consultas de Situação:

  • Aprovação DDA: Aprovação do cadastro é realizado durante os dias úteis da semana, de
    segunda a sexta-feira, das 06:00 às 21:45 horas. Se a solicitação for realizada fora do
    horário de cobertura ou aos finais de semana, a aprovação será realizada no próximo dia
    útil;
  • Consulta Situação: O sistema consulta automaticamente a cada 15 minutos a situação
    do DDA e atualiza na tela.

8.3 Permissões de Acessos 

As permissões de acessos para que possam ser controladas as tarefas relacionadas ao DDA deverão ser configuradas através do módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários - Guia Configurações.


  • Permitir processar arquivo DDA do banco;
  • Permitir processar DDA Linx Conta Digital Integrada;
  • Permitir lançamento Financeiro durante a importação do DDA Linx Conta Digital Integrada;

8.4 Consulta e Vínculo de Títulos

Com o DDA ativado em conta, no módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Integração DDA, o sistema permitirá que seja possível realizar as consultas e vínculos com os títulos a pagar.


Com a opção selecionada, será apresentada uma tela onde serão inseridas as informações e filtros que deseja realizar a consulta.


Nesta tela temos os campos:

  • Conta Digital: Listar somente as contas que estiverem com a requisição do DDA Finalizada;
  • Período Emissão: Período emissão do título DDA;
  • Vencimento: Período vencimento título DDA;
  • Situação: Informar a situação do documento
  • Pagável: Título a pagar;
  • Pago: Título pago.

Com os campos e filtros preenchidos, o sistema direcionará para uma tela onde serão apresentados todos os documentos inerentes ao filtro.


Na tela apresentada temos o campo Saldo Conta Digital neste é possível visualizar o saldo em conta, inicialmente ele estará mascarado para visualização, caso necessite visualizar, ao clicar no botão .

Nesta mesma tela é possível verificar que o sistema conta com uma legenda com todas as informações dos títulos, onde será possível acompanhar o andamento:

  • Encontrados, prontos para pagamento;
  • Títulos não identificados;
  • Encontrados parcialmente;
  • Títulos com status divergente entre DDA e sistema;
  • Títulos agendados, mas em aberto na conta.

9 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima:


10 Emissão de Informe de Rendimentos

Como parte do processo, todos os anos possuímos um período de entrega de Imposto de Renda, sendo assim, os cliente que possuem Linx Conta Digital Integrada, deverão emitir o Informe de Rendimentos da sua conta. 

O arquivo será encaminhado por e-mail de forma faseada, respeitando os prazos de preenchimento das declarações.

Informações

É importante destacar que o cliente poderá realizar o download do arquivo através do App ou site da Stone. 

10.1 Emissão da Declaração via App

A emissão de declaração via App deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a tela de início do aplicativo;
  2. Clicar no ícone do perfil, localizado no canto superior direito da tela;
  3. Selecionar a opção Informe de Rendimento.

10.2 Emissão de Declaração via Web (Site)

A emissão de declaração via Web deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acessar site da Stone;
  2. Clicar no usuário;
  3. Acessar a página de documentos e escolher quais documentos deseja realizar o download.


Informações

A Linx Conta Digital Integrada não disponibiliza a restituição direta, está em fase de cadastros na lista de instituições da Receita Federal.