SÚMARIO

1 Conceito

O TAC online chega trazendo praticidade para o dia a dia do cliente, essa evolução permite que os clientes que utilizam a integração do TAC Online possam enviar as informações em tempo real para o sistema Gerencial. A API é responsável por essa comunicação levando as informações do TAC para o EMSys.


2 Pré-Requisitos

IMPORTANTE

Para os clientes que não tem o Banco Hospedado na Linx, recomendamos realizar os seguintes procedimentos abaixo.

1ºLimitar o tempo das transações que são encaminhadas para o WebService, para evitar erro durante o processo.

EXECUTAR O SEGUINTE COMANDO NO POSTGRESS:

alter system set idle_in_transaction_session_timeout TO '18min';

E depois este outro comando.

select pg_reload_conf();


2ºRealizar a liberação do USER do WebService do TACOline, de pelo menos 20 conexões simultâneas, para uma melhor performance do sistema.


Como todas as transações realizadas no pdv serão automaticamente gravadas na base de dados do EMSys, sem que seja necessário integrar o caixa, é necessário que esses dois sistemas estejam em comunicação todo o tempo. Isto quer dizer que, se ocorrer uma oscilação na internet, ocorrerá também uma falha na comunicação do sistemas podendo gerar dados incorretos em uma (ou ambas) bases de dados

A Linx e a Microsof trabalham lado a lado para desenvolver e inovar cada vez mais os negócios de seus clientes, oferencendo altos índices de performance, estabilidade e segurança. Desde 2017 estas empresas possuem uma  parceria,  onde a Linx passou a contar com Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, como base para computação em nuvem e evolução tecnológica de seus produtos. Clientes Linx que possuem base hospedada já disfrutam dessa parceria.  
Com o objetivo de manter-se esses índices, optou-se manter esta parceria para a disponibilização de uma nova ferramenta capaz de integras os dois sistemas, mantendo as funcionalidades de ambos.  
Outro ponto a destacar-se quanto do ambiente único de integração, quando houver melhorias ou identificação de falhas na estrutuda. O usuário final não necessitará realizar qualquer atualização no Webservice uma vez que o P&D da Linx irá atuar uma única vez e a melhoria será distribuida a todos os clientes automaticamente.
Veja mais em https://www.linx.com.br/imprensa/linx-e-microsoft-aceleram-solucoesdigitais-em-nuvem/

Para garantir que o webservice irá conectar com a base local do EMSys, esta deverá possuir um endereço IPv4 acessível. Caso o cliente não queira fornecer um IP acessível (por motivos de segurança), outra opção para a utilização o TAC Online é a migração da base de dado para o Azure. Com a migração para a nuvem, o webservice não possuirá problemas de integração. Veja em  https://www.goto.com/pt/resources/glossary/public-ip-address

Banco de dados PostgreSQL deve estar na versão 9.6.

Firebird 3.0

Quando comparado ao Firebird 2.0 ou ao 2.5, a versão 3.0 mostrou-se mais estável que as anteriores. Além disto, esta nova versão apresentou ganhos em performance e segurança para seus clientes. Buscando sempre o processo de melhoria, optou-se pela utilização da nova versão do Firebird. Veja mais em https://firebirdsql.org/file/downloads/fb_3_0/firebird_3_0_press_release_ptbr.pdf


IMPORTANTE

Procedimentos para instalar o Firebird:

Baixe o Instalador e o pacote de UDF disponível no PRIV: http://priv.rezendesistemas.com.br/ferramentas/firebird/Firebird%203.0/Firebird3.0%2064bits/

Ou baixe-os clicando nos links: Firebird-3.0.7.33374_1_x64 e Pacote de UDFs .

  1. Realizar o backup do banco de dados no formato .FBK ainda na versão 2.0.
  2. Instalar o Firebird 3.0 marcando todas as opções na última etapa do instalador.
  3. Atenção: Muitos clientes possuem o executável: gbak na pasta padrão C:Rezende\TACGas3\Dados. Com a instalação do Firebird 3.0 esse arquivo deve ser substituído pelo novo que foi instalado na pasta do Firebird: C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0.
  4. Restaurar usando ibexpert ou via comando:
    gbak -user SYSDBA -pass masterkey -c -v -se service_mgr "C:\CAMINHO.fbk" "C:CAMINHO.fdb" -FIX_FSS_METADATA WIN1252
  5. Extrair as UDFs na pasta C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\UDF.

3 Requisitos Operacionais 

Para utilizar a funcionalidade TACOnline é necessário observar criteriosamente os requisitos abaixo:

3.1 Estoque em Dia

O saldo de estoque dos itens deve ser o real. Realizar o lançamento de todas as Notas Fiscais e se necessário faça o inventário de estoque de todos os itens.

Confira o saldo de estoque através dos relatórios. Exemplo: Estoque > Movimentos > Relatórios > Rel. Saldo de Estoque

ATENÇÃO

  • Ao ativar o Monitorador do TACOnline no PDV pela primeira vez, o saldo de estoque de cada item será enviado à base do TAC. E a partir dessa primeira informação de saldo de estoque é que o TAC fará o controle. Todas as vezes que uma Nota Fiscal de Entrada é lançada no EMSys, o TAC receberá apenas a quantidade dessa entrada e irá somar com o saldo do estoque que recebeu na primeira vez e assim sucessivamente. Desta forma, se o saldo inicial ao ativar o monitorador estiver errado, o controle de estoque falhará no TAC em algum momento causando transtornos.

3.2 Financeiro em Dia

Como o TAC possuirá comunicação simultânea com o EMSys, faz-se necessário que as rotinas financeiras estejam em dia a fim de que não sejam gerados títulos a receber à clientes que não possuem saldo disponível. Tão pouco deixar de realizar uma venda para um cliente com crédito mas que não foi realizada a baixa no sistema.

3.3 Caixas Confirmados


  • Como haverá mudança na movimentação de estoque, faz-se necessário que todos os caixas estejam confirmados para que se inicie a operação com o saldo real do estoque.
  • No PDV nenhum turno deve estar aberto no momento de ativação do Monitorador.
  • Após a ativação, aguardar 10 minutos para abrir um turno.

IMPORTANTE

  • Com a funcionalidade do TACOnline não permite que o caixa seja finalizado no EMSys sem estoque. O caixa ficará com o status integralizando no EMSys até que o estoque seja alimentado.

3.4 Negociação - Somente de preço, item e cliente (aba, cliente e item)

Para evitar duplicidade, os cadastros das negociações deverão ocorrer apenas pelo menu Pessoa > Cliente > Pagamento > Negociação de Preços. Para que a função esteja disponível, é necessário que três parâmetros estejam habilitados:

  • Empresa > Automação >TACGas Advanced > Utiliza TACGas Advanced > Sim.
  • Empresa > Automação >TACGas Advanced > Modelo de Pagamento Utilizado >Modelo de preço, por Item, Empresa, Condição de Pagamento e Cliente.
  • Configurações > Parâmetros Empresa > PDV > Utiliza nova tabela de preços no TACGas3.

 Comparativo das soluções TAC e TAC Online

 

INFORMAÕES IMPORTANTES

  • Pré Condição - Todos os caixas devem estar integrados e confirmados no EMSys. No PDV nenhum turno deve estar aberto no momento de ativação do Monitorador. Após a ativação, aguardar 10 minutos para abrir um turno.
  • Nova negociação de Pagamentos: Para utilizar o TACOnline o cliente deve utilizar a configuração de Nova negociação do TAC.
  • Versão TAC a partir de Release 3.1.0.10.

4 Configuração EMSys

É necessário habilitar o parâmetro no EMSys para a Integração Online. EMSys > Parâmetros Empresa


  • Habilitar : Utiliza Integração Online;
  • Sistema PDV : TAC;
  • Data Início Integração Movimento Estoque;


ATENÇÃO

Certificar com o time de infraestrutura se o Webservice para o cliente em questão está configurada e pronto para utilização. Confirmar também se alguma alteração no banco de dados hospedado é necessário ser realizado para utilizar o TACOnline.

5 Configuração TAC

Em TAC.Conf > Parâmetros Gerais será necessário configurar as informações do TAC Online e em seguida salvar.

ATENÇÃO

A informações Token e Url TAC Online serão fornecidas pelo time de Infraestrutura.

6 Monitorador

O monitorador será responsável pela comunicação com o API, antes de inicia-lo será necessário realizar a configuração.

Na primeira aba Sistema será necessário informar:

  1. Informe o Código da Empresa;
  2. CNPJ;
  3. Almoxarifado;

 

Na segunda aba Banco de Dados será necessário informar:

  1. Servidor;
  2. Local;
  3. Usuário e senha padrão;

E na terceira aba Web servisse será necessário informar:

  1. URL e Token : Informações passadas pela equipe de Could;
  2. Salvar;


Certifique que todos os Pré-requisitos foram executados com sucesso antes de iniciar o serviço do monitorador pela primeira vez.

Clique no botão: Iniciar para ativar o monitorador: 

ATENÇÃO

Certifique que todos os Pré-requisitos foram executados com sucesso antes de iniciar o serviço do monitorador pela primeira vez.


Após iniciar o serviço todas as movimentações de vendas começarão a ser enviadas para o Fechamento de Caixa no EMSys.  O monitorador também começará a receber informações dos cadastros de clientes e itens do EMSys e inseri-las no banco de dados do TAC.

No monitorador acesse a guia: Movimentos > Pendências, para visualizar todas as pendências que precisarão ser corrigidas para que o turno seja finalizado com sucesso.

ATENÇÃO

Nesta guia pode-se consultar as pendências relacionadas a: Vendas (NFC-e Pendentes de Transmissão), Caixas, Sangrias e Suprimentos, Aferições, Compensação de Valores, Inutilizações, Depósitos, Recarga de Celular, Recarga de Cartão Presente, Recados, Medições de Bicos e Adiantamentos.

A correção dessas pendências deve sempre ser realizada via TAC, nas respectivas telas, como o Gerenciador de Notas fiscais.


Esta é a tela de Pendências:

Ao acessar a guia Cadastros, é possível verificar as últimas atualizações recebidas da API e que foram atualizadas no TAC.  A cada alteração/inclusão de cadastros no EMSys e recebida pelo monitorador, será acrescido uma numeração na coluna Número Versão. Se existir algum impedimento ao gravar essas informações no TAC, uma descrição de erro será informada na coluna Mensagem referente ao módulo que acusou o impedimento. Esta é a tela de Cadastros recebidos:

7 Integralizando no Fechamento de Caixa

Quando um novo turno é aberto no PDV é possível visualizar as informações das vendas no EMSys, através da tela de Fechamento de Caixa, efetuando a busca do turno em questão. A medida que uma venda é realizada o EMSys realiza as baixas de estoque e registra todas as operações de recebimento que envolve cada venda como por exemplo a inclusão dos títulos a receber, valores de cartões de débito/crédito, vale haver, vale motorista e deposito em conta. O montante das vendas e seus respectivos recebimentos são exibidos na tela quando o caixa é pesquisado:


Enquanto o turno no PDV não é finalizado o seu status exibido no Fechamento de Caixa será indicado como "Integralizando":


Quando o Turno é finalizado no PDV todas as vendas já estarão integradas no EMSys. Ao pesquisá-lo na tela do Fechamento de Caixa o seu status agora será indicado como: Aberto, para que o operador da retaguarda possa fazer as conferências e ajustes necessários:

IMPORTANTE

Se o usuário realizou o fechamento do turno no PDV com pendências de transmissão de NFC-e (Opção possível com senha de Supervisor) o status do caixa no EMSys continuará como 'Integralizando'.

Acesse o monitorador do TACOnline para visualizar as pendências que estão impedindo que o Turno seja finalizado com sucesso.


Os botões “Conferir” e “Confirmar” o caixa estarão disponíveis para finalizar o processo de integração do caixa:


8 Exportação de Dados

Quando se utiliza o TAC Online não será necessário fazer exportação de dados manualmente. Nos casos em que for feito um novo cadastro de item ou atualizar automaticamente será enviado as informações ao PDV de acordo com a integração.


9 Indicativo de Envio de Informações

Para todos os movimentos no TAC que são enviados para o EMSys como cupom fiscal, NFC-e, Sangrias, entre outros, existe um indicativo no banco de dados para cada tabela de nome IND_TAC_ON.

Quando o envio é realizado com sucesso e o TACON recebeu a confirmação de recebimento do EMSys, este indicativo é preenchido como E (enviado).

Algumas tabelas específicas possui o indicador (ind_tac_on) diferentes. Segue o descritivo:


Nome da TabelaIndicativo - ind_tac_onDescrição
tab_nfs_eEm brancoA informação ainda não foi enviada para o EMSys.
tab_nfs_e1A NFC-e foi transmitida em modo Offline e está aguardando a transmissão para enviar as informações de protocolo. Neste momento a NFC-e já é enviada para o EMSys.
tab_nfs_e2A NFC-e ou SAT foi transmitido com sucesso e foi enviado ao EMSys também com sucesso.
tab_nfs_e3A NFC-e ou SAT foi cancelado e enviado para o EMSys com sucesso.
tab_nfs_e4Indica que a venda é originada de RPS.
tab_nfs_eXErro no envio da venda para o EMSys - Será exibida no Painel do TACON.


Nome da TabelaIndicativo - ind_tac_onDescrição
tab_turno_terminalAIndica que o turno foi enviado ao EMSys e está com status Aberto.
tab_turno_terminalFIndica que o turno foi Fechado e enviado ao EMSys.
tab_turno_terminalXIndica falha no envio do Turno para o EMSys - Será exibida no Painel do TACON.


Nome da TabelaIndicativo - ind_tac_onDescrição
tab_recarga_epayEIndica que a venda originada pela Recarga Epay foi enviada com sucesso para o EMsys.
tab_recarga_epayCIndica que a venda originada pela Recarga Epay foi cancelada e enviada para o EMsys.
tab_recarga_epayXIndica falha no envio do Turno para o EMSys - Será exibida no Painel do TACON.




Dúvidas Frequentes:

1. Esqueci de abrir o TAC Online, as vendas serão enviadas mesmo assim ?

Caso o TAC Online seja fechado ou a maquina reiniciada, será necessário ativar para que as vendas e as informações possam ser enviadas, caso esteja fechado a comunicação será interrompida, em casos em que o TAC Online fique fechado por um longo tempo, após ativar as vendas neste período em que esteve fechado será enviado automaticamente.

2. Cliente com base do EMSys local poderá utilizar o TAC Online?

Sim. Esta solução contempla clientes que possuem a base hospedada com a Linx e aqueles clientes que possuem a base local.  

3. O Webservice de integração precisa ser hospedado com a Linx?

Sim. Para que o cliente tenha  sempre uma solução atualizada pelo time de P&D é necessário que o webservice seja hospedado com a Linx.

4.  Por que é necessário ter uma internet instável?  

Para garantir que as vendas chegarão à base de dados do EMSys em tempo real e sem erros.  

5.  Posso utilizar o TAC Online com o Firebird 2.0 ou 2.5?

Não. Para garantir uma melhor performance no banco de dados do PDV,  é necessário que no computado que o TAC Online irá operar tenha instalado a versão 3.0 do Firebird.  

6.  Quando esta solução estará disponível?  

A versão será liberada dia 14/09/2020 para mercado porém inicialmente iremos disponibilizar esta solução para um único cliente, sendo que será instalado dia 01/09/2020. Quando todas as operações forem validadas pelo time de qualidade e pelo cliente iremos disponibilizar para outro cliente.

7.  Quais parâmetros são utilizados no TAC Online?

Para a instalação da solução foram desenvolvidos parâmetros na licença do cliente e também em parâmetros do sistema (EMSys)


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