Linx POS MOBILE MANUAL DE CONFIGURAÇÃO


 

INTRODUÇÃO


O Linx POS MOBILE disponibiliza uma nova experiência para postos de combustíveis, permitindo que a venda seja efetuada diretamente na pista sem a necessidade do cliente sair do veículo, a mobilidade do PDV proporciona maior comodidade do cliente com a emissão de documento fiscal e permite o pagamento através de cartão de credito ou debito, dinheiro e venda a prazo com a consulta imediata do limite de credito disponível para o cliente.

REQUISITOS

  • Apache Tomcat instalado;
  • PDV TACGas3 na versão superior à 3.40.130;
  • Java instalado;
  • Celular com Android.
  • PinPad bluetooth para transações TEF (DTEF).

INSTALANDO O SERVIÇO (APACHE TOMCAT)


Para que o app tenha comunicação com o banco de dados do PDV, é necessário que seja utilizado o Apache Tomcat, baixe aqui o apache já pré configurado para o utilizar o Linx POS MOBILE. Após fazer o download do apache, extrair toda a pasta no C:\ e realizar essa configuração:

  1. Instalar o java caso a máquina não possua, baixe aqui.
  2. Após instalar o java, inserir uma variável de ambiente para que o serviço seja startado:
    1. Abra o Painel de Controle > Sistema, veja na imagem abaixo.

    1. Abra "Variáveis de Ambiente" para inserir uma nova.

    1. Insira o nome da variável "JAVA_HOME" e o caminho onde o java foi instalado.

  1. Configurar o caminho da base de dados do PDV:
    1. Abrir o arquivo context.xml que fica na pasta C:\apache-tomcat-8.0.32\conf e insira essa configuração.

Importante

<Resource name="jdbc/tac"
auth="Container"
type="javax.sql.DataSource" 
driverClassName="org.firebirdsql.jdbc.FBDriver"
url="jdbc:firebirdsql://localhost:3050/C:/Rezende/TacGas3/Dados/TG3.fdb"
username="sysdba" 
password="masterkey"
maxActive="5"
maxIdle="5" 
maxWaitMillis="-1"/> 


    1. Se atentar para informar o caminho correto onde o banco de dados do PDV está alocado, na tag "url".


  1. Após essas configurações, realizar o start do serviço:
    1. Navegue na pasta: C:\apache-tomcat-8.0.32\bin e abra o arquivo "startup.bat":


    1. Confirme a abertura do arquivo, deverá abrir semelhante a essa forma

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO O APP


A instalação do app deve ser realizada no celular Android, através do arquivo ".apk" disponibilizado aqui. Esse arquivo deverá ser passado para o celular e nas configurações do Android será necessário ter a opção "Fontes desconhecidas" ativa no menu Aplicação/Apps para que seja possível realizar a instalação. Se houver dúvidas, sugiro seguir esse tutorial.

CONHECENDO O APP - MENU




  1. LOGIN e TELA INICIAL


NA TELA INICIAL MOSTRA TODOS OS BICOS ATIVOS NO PDV, EM VERDE OS BICOS COM ABASTECIMENTOS PENDENTES E EM CINZA, SEM ABASTECIMENTOS.
NO CANTO SUPERIOR DIREITO DO BICO, MOSTRA A QUANTIDADE DE ABASTECIMENTOS PENDENTES.SERVIDOR: INSERIR O IP+PORTA DA MÁQUINA ONDE O SERVIÇO ESTÁ INICIADO, NORMALMENTE A PORTA PADRÃO É 8080.
USUÁRIO E SENHA: INFORMAR USUÁRIO E SENHA DE UM OPERADOR DO PDV.
CLIQUE EM ENTRAR PARA FAZER LOGIN.

  1. ABASTECIMENTOS


ABASTECIMENTOS: A FUNÇÃO ABASTECIMENTOS, MOSTRA A LISTA DOS ABASTECIMENTOS PENDENTES NO PDV, SEPARADOS POR BICO.
É POSSÍVEL MARCAR OS ABASTECIMENTOS PARA SEREM BAIXADOS EM UMA SÓ VENDA.



  1. CONSULTA CRÉDITO


CONSULTA CRÉDITO: É POSSIVEL REALIZAR UMA CONSULTA DE CRÉDITO DOS CLIENTES, VISANDO TER A INFORMAÇÃO SE O CLIENTE POSSUI ALGUM TIPO DE RESTRIÇÃO.




  1. PRÉ-VENDA



PRÉ VENDA: É ONDE SERÁ REALIZADA A VENDA ATRAVÉS DO APLICATIVO, SE DENOMINA PRÉ-VENDA, POIS O USUÁRIO PODE TER A OPÇÃO DE NÃO FAZER O RECEBIMENTO DA VENDA DIRETO NO APLICATIVO, NESSE CASO, A PRÉ-VENDA SERÁ LIQUIDADA POSTERIORMENTE NO PDV.
CLIENTE: É NECESSÁRIO QUE SEJA SELECIONADO O CLIENTE PARA INICIAR A VENDA, É POSSSÍVEL INFORMAR OS DETALHES DO CLIENTE: PLACA, VEÍCULO, O KM.
PRODUTO: REALIZA UMA PESQUISA DOS PRODUTOS REGISTRADOS NA BASE PARA SEREM INSERIDOS NA PRÉ-VENDA, O APLICATIVO POSSUI A TECONOLOGIA DE LEITURA DE CÓDIGO DE BARRAS, PARA ESSA PESQUISA.
ABASTECIMENTO: MOSTRA TODOS OS ABASTECIMENTOS PENDENTES NO PDV, PARA SER INSERIDO NA PRÉ-VENDA.
APÓS FINALIZAR A PRÉ VENDA, É POSSÍVEL REALIZAR O PAGAMENTO DA MESMA, OU INSERIR UMA NOVA PRÉ-VENDA, COMO MOSTRA NA IMAGEM AO LADO.

  1. PAGAMENTO



PAGAMENTO: O APLICATIVO PERMITE ESCOLHER 4 TIPOS DE PAGAMENTO (DINHEIRO, NOTA A PRAZO, TEF E POS), MAS ESTARÃO DISPONÍVEIS SOMENTE AS FORMAS DE PAGAMENTO LIBERADAS PARA O CLIENTE SELECIONADO.
TEF: PARA UTILIZAR O TEF, PRECISA SER CONFIGURADO À PARTE.
APÓS SELECIONAR A FORMA DE PAGAMENTO, BASTA CONFIRMAR OS VALORES E FINALIZAR A VENDA, PARA VENDAS EM DINHEIRO, É POSSÍVEL INFORMAR O VALOR PAGO, CASO HAJA TROCO.


  1. RECIBO E E-MAIL



IMPRIMIR RECIDO: APÓS REALIZAR O PAGAMENTO, É POSSÍVEL IMPRIMIR O RECIBO, O APLICATIVO ENVIARÁ UMA REQUISISÃO DE IMPRESSÃO PARA O PDV, E O "MonitoradorDOCe" QUE REALIZARÁ A IMPRESSÃO.
IMPRIMIR RECIDO: TAMBÉM É POSSÍVEL ENVIAR O RECIBO POR E-MAIL, O APLICATIVO ENVIARÁ UMA REQUISISÃO DE IMPRESSÃO PARA O PDV, E O "MonitoradorDOCe" QUE REALIZARÁ A IMPRESSÃO.


8. TEF

  1. SANGRIA E TEF


TEF: INSIRA AS INFORMAÇÕES DO TEF (DTEF), FAÇA O PAREAMENTO DO PINPAD COM O CELULAR E SALVE AS CONFIGURAÇÕES.
SANGRIA DINHEIRO: É POSSÍVEL REALIZAR SANGRIA DO DINHEIRO EM CAIXA, BASTA INFORMAR O VALOR E CONFIRMAR.

  1. SOBRE



TACGas3

Para que as operações realizadas no aplicativo sejam recebidas pelo TACGas3, é necessário ativar o parâmetro (17000) do Pista Mobile, no configurador do PDV (TG3Config), selecione o host que será utilizado e realize os passos como mostra nas imagens abaixo.



  • Sem rótulos