1 Funcionamento do Caixa Utilizando PAF-ECF

Atendendo ao requisito XIX, quando não existir impressora fiscal no PDV ou se a impressora fiscal estiver sem condições de emitir documento fiscal, o pdv somente operará com as funções de consultas e vendas em tela diversa.
Cada funcionalidade será descrita no decorrer deste documento:

  • F10 – fechamento da venda com impressão obrigatória da nota fiscal;
  • F5 – comanda / troca de óleo (pré-venda);
  • Ctrl + F11 – produtos vendidos;
  • F9 – nota completa;
  • Ctrl + F4 – consulta de cliente;
  • Shift + F4 – quitação de débito / consulta;
  • Shift + F7 – consulta de produtos;
  • 12 – cheques;
  • Ctrl + F9 – manutenção de vendas;
  • Shift + F7 – consulta de produtos;
  • hift + F2 – consulta pdv aberto;
  • Shift + F2 – encerramento PDV;
  • Ctrl + F6 – cadastro de cliente;
  • Ctrl + F1 – altera PU bico.

Em todas as operações realizadas como o ecf serão verificados os seguintes parâmetros:

  • Se o número de série do ecf é igual ao número de série cadastrada no sistema e no arquivo auxiliar criptografado.
  • Se a data e à hora do ecf é igual a data do sistema
    • O limite máximo da diferença de horário entre a ECF e PDV será de quinze (15) minutos para o Estado de Minas Gerais e sessenta (60) minutos para os demais Estados.Se o valor do GT da ecf é igual ao valor do GT gravado e no arquivo auxiliar criptografado.
  • Se alguns dos itens descritos acima não coincidirem, no fechamento da venda o sistema será direcionado para impressão da nota fiscal (tela diversa). Exceto as vendas e consultas as demais operações do pdv não serão realizadas

Impressão de cupom de suprimento e/ou sangria nas operações de entrada ou saída do pdv que utilizam ecf, com exceção das vendas.
Não será permitida a escolha entre notas ou cupom fiscal com exceção das unidades federadas que optarem pelo RICMS / CONV09.
Venda rápida fica habilitado somente quando existir ecf no PDV.
Na emissão da leitura X serão impressos os relatórios gerenciais controle de encerrantes, relação de preços de combustíveis e totalizadores de departamentos.
Na emissão da redução Z pendente ou do dia:

  • Comandas (pré-venda) com datas de entrada anteriores a data de movimentação da Redução Z, serão canceladas e não retornaram ao sistema, sendo necessária se for o caso, a realização de sua entrada novamente;
  • Os abastecimentos que estiverem pendentes, serão baixados automaticamente como venda em dinheiro seguidos da expressão "A". Bem como abastecimentos remanescentes ou descontinuidade de encerrantes que não tiverem seu estado regularizado.

Exemplo abastecimentos:

#CF:B02 EI0000408,270 EF0000417,240 V8,970A

Exemplo abastecimentos remanescentes:

#CF:B03 EI0000000,000 EF0000000,000 V1,970A

Relatórios emitidos automaticamente:

  • Perda de comunicação – na perda de comunicação de um ou mais bicos de abastecimento por período igual a 10 (dez) minutos ininterruptos, será enviado a todos os ecf´s relatório gerencial denominado "ALERTA: PERDA DE COMUNICAÇÃO", da seguinte forma:

a) o título "ALERTA: PERDA DE COMUNICAÇÃO"; impresso a partir do primeiro caractere da primeira coluna de impressão, grafado em caixa alta;
b) o número do bico de abastecimento que perdeu a comunicação, o código e o tipo ou espécie de combustível comercializado pelo bico;
c) a expressão "INÍCIO:" e a hora, o minuto e o segundo em que houve a perda da comunicação;
d) a expressão "#PC:" seguida do valor do último encerrante capturado de todos os bicos de abastecimentos que perderam a comunicação.
Exemplo:
#PC:B02 EF0008188,752

  • Retorno de comunicação – ao ser identificado o restabelecimento de comunicação de um bico, será enviado a todos os ecf´s relatório gerencial denominado "ALERTA: RETORNO DE COMUNICAÇÃO", da seguinte forma:

a) o título "ALERTA: RETORNO DE COMUNICAÇÃO"; impresso a partir do primeiro caractere da primeira coluna de impressão, grafado em caixa alta;
b) o número do bico de abastecimento que restabeleceu a comunicação, o código e o tipo ou espécie de combustível comercializado pelo bico;
c) a expressão "INÍCIO:" e a hora, o minuto e o segundo em que houve a perda da comunicação;
d) a expressão "FIM:" e a hora, o minuto e o segundo em que houve o restabelecimento da comunicação;
e) a expressão "TEMPO:" e o total do tempo, em horas, minutos e segundos em que o bico ficou sem comunicação;
f) a expressão "#RC:" seguida do valor do último encerrante capturado de todos os bicos de abastecimentos que restabeleceram a comunicação.
Exemplo:

#RC:B02 EF0008188,752

  • Sem comunicação - quando do envio de comando para emissão de Redução Z, verificar se há bico sem comunicação e enviar, imediatamente antes ou imediatamente após a emissão deste documento, conforme o comando tenha sido realizado até ou após as 02:00h do dia seguinte ao movimento, a emissão de relatório gerencial denominado "ALERTA: SEM COMUNICAÇÃO", da seguinte forma:

a) o título "ALERTA: SEM COMUNICAÇÃO", impresso a partir do primeiro caractere da primeira coluna de impressão grafado em caixa alta;
b) o número do bico de abastecimento que permanece sem a comunicação, o código e o tipo ou espécie de combustível comercializado pelo bico;
c) a expressão "INÍCIO:" e a hora, o minuto e o segundo em que houve a perda da comunicação;
d) a expressão "FIM:" e a hora, o minuto e o segundo em que houve o envio do comando deste Relatório;
e) a expressão "TEMPO:" e o total do tempo, em horas, minutos e segundos em que o bico permanece sem comunicação;
f) a expressão "#SC:" seguida do valor do último encerrante capturado de todos os bicos de abastecimentos que permanecem sem a comunicação.
Exemplo:

#SC:B02 EF00020328,797

  • Perda de combustíveis - após a constatação de uma variação negativa no estoque de combustíveis, enviar comando ao ECF para a emissão automática de Relatório Gerencial denominado "PERDA DE COMBUSTÍVEIS", da seguinte forma:

a) o título, escrito a partir do primeiro caractere da primeira coluna de impressão, grafado em caixa alta "PERDA DE COMBUSTÍVEIS";
b) a identificação do tipo de combustível, contendo o código e espécie do combustível;
c) a expressão "#PE:", seguida da expressão "TQ=", com o número de identificação do tanque onde foi contatada a variação negativa, seguido da expressão "VOL=", com a quantidade da variação negativa de combustível em litros, seguido descrição da espécie de combustível contida no tanque.
Exemplo:

#PE:TQ= 01 VOL= 00.087,500 GASOLINA COMUM

  • Estoque físico de combustíveis - imediatamente antes da emissão da última Redução Z referente ao movimento do último dia do mês, enviar comando ao ECF para emitir Relatório Gerencial denominado "ESTOQUE FISICO DE COMBUSTÍVEIS", cuja finalidade é registrar o inventário físico de combustíveis existente nos tanques, da seguinte forma:

a) o título, escrito a partir do primeiro caractere da primeira coluna de impressão, grafado em caixa alta "ESTOQUE FISICO DE COMBUSTÍVEIS";
b) a expressão "#EF:", seguido da expressão "TA=" e o número de identificação do tanque, seguido da expressão "VOL=" e a quantidade, em litros, do combustível contido em cada tanque e em seguida a descrição da espécie de combustível contida no tanque.
Exemplo:

#EF:TA=01 VOL=22.839,452 GASOLINA COMUM

#EF:TA=02 VOL=00.045,949 ÓLEO DIESEL COMUM

Na instalação do PAF-ECF e quando for enviado comando para emissão da última Redução Z referente ao movimento do último dia do mês, será exibida tela contendo campo para que seja informada a quantidade, em litros, do combustível contido em cada tanque, apurado por meio da medição efetuada com régua ou com equipamento medidor de combustível. Os dados obrigatoriamente devem ser informados para que o sistema emita e redução Z.

2 Funcionamento do Caixa de Pista

2.1 Operação do Caixa

O Caixa é responsável pelas operações de venda, além de realizar o controle e supervisão do dia-a-dia operacional do posto. Enquanto você estiver na tela do Caixa, o SSG Premium fica em constante contato com as bombas, verificando os seus estados e recebendo dados relativos aos abastecimentos.

Nota: Durante a operação do Caixa, alguns sinais sonoros emitidos pelo SSG Premium indicam o resultado de algumas operações, e ainda situações de erro. Com o uso, você rapidamente aprenderá a reconhecer cada som, associando-o à operação que está sendo realizada. Os sinais passam então a ser um poderoso auxiliar na operação correta do caixa.

2.2 Conceitos Básicos do Caixa

Para que seja possível realizar operações de venda no Caixa, é necessário que o Caixa esteja aberto. A operação de abertura do caixa informa ao SSGPDV Premium qual o funcionário responsável pelo turno, além de informar sobre valores de troco de entrada, etc.

2.3 Abrindo o Caixa

A opção Abertura de PDV, permite que seja realizada a abertura de um novo turno de Caixa. Caso exista um turno de Caixa aberto, ele deve ser fechado, conforme explicado na seção fechando o Caixa.

O procedimento de abertura do caixa solicita, conforme mostrado na Figura 1 - Abertura do caixa, o preenchimento dos campos:

Escala – Selecione o turno;

Troco entrada – Escolha a forma de pagamento e o valor, clique em adicionar. Apenas se necessário informar troco de entrada.



Figura 1 - Abertura do caixa


Para confirmar a abertura clique em .

A operação de abertura do Caixa está concluída.

2.4 Fechando o Caixa

Para fechar um caixa, aperte SHIFT + F2 e escolha a opção encerramento PDV. Ao selecionar esta opção, aparece a tela mostrada na Figura 2- Encerramento de caixa. Mostrando as informações referente as movimentações deste PDV.



Figura 2- Encerramento de caixa

2.5 Entendendo a Tela do Caixa

A tela do caixa, como na Figura 3: Tela do caixaErro: Origem da referência não encontrada, mostra um panorama completo das bombas, com a situação de cada uma a cada instante.

O Caixa do SSGPDV Premium é que controla o dia-a-dia do posto, e é usado durante a maior parte do tempo.

No Caixa são realizadas as vendas de combustíveis, produtos e serviços. O Caixa realiza as seguintes funções:

  • Controle das bombas;
  • Controle dos abastecimentos de combustíveis;
  • Consultas de produtos, preços e estoques;
  • Consulta clientes;
  • Ponto de empregados;
  • Vendas a vista;
  • Vendas a prazo para clientes;
  • Aferições;
  • Recebimentos;
  • Contas não pagas de clientes;
  • Quitação de débito de clientes;
  • Cancelamento de recebimentos;
  • Recados;
  • Consulta clientes;
  • Troca de formas de pagamento;
  • Vales;
  • Despesas;
  • Cupom fiscal;
  • Pré-fechamento de caixa;
  • Operações TEF;
  • Controle de comandas (pré-vendas);
  • Controle das bombas;
  • Operações e controle de ECF;
  • Empréstimo a clientes;
  • Cadastro de clientes;
  • Controle de ordem de frete;
  • CTF;
  • Operações do PAF-ECF.

A parte superior da tela do caixa contém informações sobre bombas, em quadros organizados em três linhas e seis colunas. Os quadros das quatro primeiras linhas mostram a situação de todas as bombas do posto (até quarenta e cinco bombas), simultaneamente, naquele instante.

Figura 3- tela do caixa

Nota: A parte de cima da tela mostrada na Figura 3- tela do caixa é diferente da tela em seu computador, que reflete a configuração das bombas de seu posto. Caso ainda não tenha cadastrado os tanques e as bombas de seu posto no SSG Premium, os quadros na parte superior de sua tela estarão em branco.

A movimentação entre os quadros é realizada como o uso das setas. Um cursor retangular mostra o quadro que está selecionado. Tecle <Enter> para acionar a função de cada quadro, ou para iniciar o processo de venda de combustível para a bomba selecionada. Para mover rapidamente o cursor retangular para o quadro da primeira bomba tecle <Home>, e para o quadro de vendas tecle <End>.Veja a descrição do uso de todas as teclas do Caixa adiante.

A parte inferior esquerda da tela do caixa mostra o total da venda até o momento, a direita as teclas de função disponíveis, cada uma com uma função específica.
Tecle <Enter> com o cursor no quadro de Vendas se a parte inferior da tela não estiver aparecendo conforme abaixo. As teclas de função disponíveis são mostradas na Figura 4 - Tela de funções.



Figura 4 - Tela de funções

Teclas de função disponíveis durante a operação do caixa.

<F2> Venda de produto – Acione esta tecla para abrir uma janela de venda de produtos e/ou serviços;

<F3> Venda a cliente – Acione esta tecla para associar um cliente cadastrado à venda que está sendo realizada, para fins de emissão de nota ou cupom e ainda para vendas a prazo;

Informe o código do cliente (ou tecle <enter> para escolher da lista de clientes cadastrados) ou passe para o próximo campo e informe a placa do veículo (ou tecle <enter> para escolher da lista de veículos cadastrados) - o cliente será exibido a partir do cadastro do veículo. Informe ainda, se necessário, a quilometragem, frota e outras informações. Finalmente, informe se a venda está sendo realizada a prazo ou a vista.

Nota: Antes de iniciar uma venda para um cliente cadastrado você deve primeiro escolher este cliente para depois relacionar os itens vendidos para ele. O código do cliente aparecerá na parte inferir da tela de bombas no canto esquerdo.

<F4> Venda Rápida – Acione esta tecla finalizar a venda de maneira mais rápida com pagamento em dinheiro automaticamente;

<F5> Comanda (pré-venda) – Acione esta tecla para receber uma comanda (pré-venda), a comanda é utilizada em estabelecimentos com lanchonete ou troca de óleo para lançar o consumo. Para registro da comanda ver item Entendendo uma comanda;

<F6> Outros recebimentos – Acione esta tecla para informar ou cancelar recebimentos de clientes ou quaisquer outros, durante a operação de caixa. Veja a seção Recebimentos para outras informações;

<F7> Aferição – Acione esta tecla para informar aferições das bombas. Veja a seção Aferição de bombas para mais detalhes. Para realizar uma aferição tecle <F7> e selecione o abastecimento referente à aferição, ao confirmar será emitido na ecf relatório gerencia Aferição do bico;

<F8> operações com notas;

<F9> Nota Completa – Acione esta tecla para digitar os dados de um cliente não cadastrado para serem impressos na nota fiscal;

<F10> Fecha Venda – Acione esta tecla para finalizar uma venda a vista ou venda a prazo;

<F11> Recados – Acione esta tecla para anotar, alterar ou dar um recado a um cliente;

<F12> Operação com Cheques – Acione esta tecla abrir o menu de cheques, neste menu você poderá emitir um cheque ou configurar o sistema para pedir determinadas informações no recebimento de um cheque pré-datado ou a vista;

<CTRL + F1> Alteração de preço das bombas – Acione esta tecla para alterar o preço e o encerrante de uma determinada bomba;

<CTRL + F2> Empréstimos – Acione esta tecla para informar ao sistema a realização de um empréstimo a clientes;

<CTRL + F3> Troca de valores – Acione esta tecla para abrir a tela de troca de valores no caixa, por exemplo trocar um cheque por dinheiro, ordem de frete por outra forma de pagamento;

<CTRL + F4> Consulta Clientes – Acione esta tecla para ver os dados cadastrais de clientes;

<CTRL + F6> Cad. Rápido de clientes – Acione esta tecla para chamar a tela de cadastramento de cliente simplificada;

<CTRL + F7> Operações com ECF – Acione esta tecla para abrir um menu de opções, neste menu você poderá emitir relatório com Leitura X, Redução Z, cancelamento de vendas, fazer a associação das formas de tributação e funções administrativas TEF;

<CTRL + F8> Despesas – Acione esta tecla para informar ao sistema a saída de dinheiro do caixa para fazer o pagamento de alguma despesa;

<CTRL + F11> Produtos vendidos – Acione esta tecla para ver o relatório de produtos vendidos no caixa que está aberto;

<CTRL + F12> Relógio Ponto – Acione esta tecla para chamar a tela de ponto dos funcionários;

<SHIFT + F2> Operações com o caixa – Acione esta tecla para abrir caixa, consultar PDV aberto, encerrar PDV, fazer reforço ou retiradas e cancelamento de empréstimos e despesas;

<SHIFT + F3> Consulta emissores de ordem de frete – Acione esta tecla para ver clientes que emitem ordem de frete;

<SHIFT + F4> Consulta ou quitação de débito de clientes – Acione esta tecla para ver as opções de consultar ou quitar débito de clientes;

<SHIFT + F7> Consulta produtos – Acione esta tecla para efetuar uma consulta de produtos, geração do arquivo magnético ou Impressão do relatório contendo a movimentação de saída de mercadorias e serviços;

< Enter> Aciona uma operação relacionada ao quadro selecionado com o cursor retangular. Caso o campo Total ==> indique um valor diferente de zero, esta tecla inicia a operação de lançamento da venda;

<Del> Devolve valores e quantidades lançados para o estoque e para as bombas. Se utilizada quando aparece Total ==>, devolve todos os combustíveis e produtos ou serviços lançados. Se utilizada no quadro de lançamento de produtos ou serviços, devolve individualmente o combustível ou produto ou serviço selecionado;

<Ins> Na janela de lançamento de produtos e serviços, ativada pela tecla <F2>, permite inserir mais produtos;

<Home> Move o cursor retangular para o quadro da primeira bomba;

<End> Move o cursor retangular para o quadro Venda;

<Esc> Sai da tela do caixa, solicitando confirmação, e retorna para o menu principal do SSG Premium (<>, <>, < > e < >) utilizadas para movimentar o cursor retangular entre os quadros e entre os campos.

Nota: Para facilitar o procura em listas, pode-se utilizar o teclado para achar mais rapidamente um item, em vez de utilizar as setas. Por exemplo, ao escolher um nome da lista de clientes, tecle a primeira letra do nome desejado, e a lista é posicionada no primeiro nome iniciado pela letra indicada, usando as setas a partir daí.

Cada quadro relacionado a uma bomba tem as seguintes informações, conforme mostrado na Figura 5- Bomba de combustivel.



Figura 5- Bomba de combustivel


01 – é o número que identifica a bomba;

D – sinaliza que a bomba está desligada. Quando a bomba está ligada é exibida a letra L será exibida piscando;

02 – significa que esta bomba realizou 2 abastecimentos que ainda não foram acertado junto ao caixa. Este número é exibido piscando quando existe um número maior que 1 abastecimento com acerto pendente;

Gasolina – É a identificação do tipo de combustível desta bomba. Pode ser abreviada, depende de como é cadastrada no SSG Premium;

124,50 – é o valor em moeda corrente do último abastecimento realizado por esta bomba.

Nota: Para todos os abastecimentos apresentados nos quadros relativos às bombas, o SSG Premium já atualizou os valores dos encerrantes e dos estoques de combustíveis, mesmo que não tenham sido lançadas suas vendas.


2.5.1 Venda de Combustível

Enquanto estiver sendo realizado o abastecimento em uma bomba, a letra L será exibida no quadro da bomba indicando que ela está ligada.

Nota: Você só poderá acompanhar as instruções desta seção se o SSG Premium estiver com as bombas e tanques configurados.

Quando o atendente desliga a bomba, aparece no quadro a letra D, e a quantidade de litros abastecidos e valor do abastecimento. A partir deste momento o caixa pode lançar a venda do combustível conforme os passos abaixo:

1. Movimente o cursor retangular, com o uso das setas, até que ele chegue ao quadro da bomba associada à venda de combustível a ser realizada;

2. Tecle <Enter>. Caso haja mais de um abastecimento não lançado para a bomba selecionada, é exibida uma tabela, em ordem do mais antigo, com todos os abastecimentos ainda não lançados. Escolha, usando as setas, o abastecimento para o qual deseja lançar a venda e tecle <Enter>. É exibido o total no rodapé do quadro geral das bombas, em Total ==>

Nota: É possível lançar mais abastecimentos antes de fechar a venda, repetindo os passos 1 e 2. Se o próximo abastecimento a lançar é da mesma bomba, antes de teclar <Enter> mova o cursor retangular de posição com as setas e retorne a seleção para o quadro da bomba. Apenas tecle <Enter>. Caso contrário, ao teclar <enter> sem mover o cursor, é iniciada a finalização da venda, conforme explicado no passo 3.

3. Você pode agora:

a) Teclar <Enter> para iniciar a finalização da venda. Veja a seção Finalizando uma venda a vista e a seção Finalizando uma venda a prazo, ou

b) Realizar uma venda conjugada de produtos ou serviços com os combustíveis já lançados, teclando <F2> para relacionar os produtos ou serviços a lançar, seguindo os passos 3 em diante da seção Venda de produtos ou serviços. As vendas de produtos e serviços e as vendas de combustíveis podem ser lançadas em qualquer ordem.


2.5.2 Venda de Produtos e Serviços

A venda de produtos pode ser associada ou não a uma venda de combustível

Nota: O lançamento de produtos e serviços é realizado teclando-se <F2>, sempre com o cursor sobre o quadro Venda. O uso da tecla <F2> com o cursor sobre uma bomba de combustível só é permitido caso você já tenha escolhido um abastecimento.

Para realizar uma venda de produtos ou serviços, siga os seguintes passos:

a) Movimente o cursor retangular com o uso das setas ou com a tecla <End>, até que ele chegue ao quadro Venda.

b) Tecle <F2> ou posicione o cursor sobre o botão <F2 venda de produto>.

c) Digite o código do produto ou utilize o código de barras, caso contrário, pressione <Enter> o sistema vai abrir uma tela para localizar o determinado produto como mostrado na Figura 6 - Seleção de produto / serviço.

d) Se quiser mais de um produto, pode-se digitar direto o código do produto vezes a quantidade como mostrado na Figura 7- venda de um produto com quantidade.

e) Para acrescentar produtos ou serviços a esta venda, tecle <F2>.

Repita os passos a partir do passo número 3 acima. Repita estes passos enquanto houver produtos ou serviços a acrescentar.

f) Não havendo mais produtos ou serviços a acrescentar, tecle <esc> para não informar mais os produtos.

g) Realize o procedimento para finalizar a venda avista. Ou movimentar o cursor retangular, posicionando-o sobre a bomba desejada, para realizar uma venda conjugada de combustível com os produtos ou serviços já lançados, seguindo os passos mostrados na seção Venda de combustível.



Figura 6 - Seleção de produto / serviço



Figura 7- venda de um produto com quantidade


Nota: As vendas de produtos e serviços, através da tecla F2, e as vendas de combustíveis podem ser lançadas em qualquer ordem, assim como o uso das teclas F3 e F4 para indicação do cliente ou personalização da nota.


2.5.3 Finalizando uma Venda à Vista

A finalização de uma venda a vista é realizada quando todos os produtos e combustíveis já foram lançados.

Inicia-se a operação de finalização de uma venda a vista teclando-se <Enter> ou pressionando a tecla <F10 – Fechamento de venda> ou <F4 – venda rápida>

  • F4 – venda rápida. Utilizando-se esta função, não será exibida nenhuma tela, a venda é realizada na forma de pagamento <dinheiro>.
  • Após teclar <Enter> ou pressionado a tecla <F10> para iniciar a finalização da venda, é exibida a tela de fechamento pedindo algumas informações como descontos, formas de pagamento conforme mostrado na Figura Figura 8 -Finalização de uma venda a vista.


Figura 8 -Finalização de uma venda a vista


Para informar um desconto na venda, pode-se proceder de duas maneiras:

1. Digite o percentual de desconto no campo Desconto Geral % ou digite o percentual de desconto no campo Desconto combustível% ou digite o percentual de desconto no campo Desconto produto%. O SSG Premium calcula automaticamente os campos Valor com desconto o Total pago.

2. Deixe sem alterar o campo Desconto %, e digite o valor com desconto no campo Valor com Desconto. O SSGPDV Premium sugere o valor com desconto no campo Total pago.

Digite o valor pago pelo cliente no campo ao lado da forma de pagamento.

1. O valor pago pelo cliente é maior que o valor da venda.Neste caso, o SSG Premium pede a forma de pagamento utilizada, e sugere o valor do troco no campo Troco dinheiro. Se você quiser dar um valor de troco em dinheiro menor que o sugerido, e o restante em cheque emitido pelo posto, altere o campo Troco dinheiro.

O SSGPDV Premium calcula o valor para preenchimento do cheque emitido pelo posto, colocando-o no campo Troco cheque.

2. O valor pago pelo cliente é igual ao valor da venda. O SSG Premium apenas pede a forma de pagamento utilizada.

3. O cliente deseja pagar usando diversas formas de pagamento, como, por exemplo, parte em dinheiro e parte em cheque. Neste caso, informe o valor para a primeira forma de pagamento e a própria forma de pagamento utilizada. O SSG Premium calcula o quanto falta para completar o valor da venda. Aceite este valor ou informe novamente um valor menor até totalizar o valor da venda.

Nota: Caso uma das formas de pagamento seja o tipo "2" - Cheque pré- datado ou tipo "3" - Ordem de Frete, serão solicitadas as informações para inclusão nos respectivos controles, desde que esteja configurado em Utilit. – Conf. Sistema.

Para cheques pré-datados são solicitados, com obrigatoriedade de preenchimento, o valor, número do cheque, o número do banco e os dias de prazo, quando é mostrado o dia que será descontado e o portador. É sugerido o último número de dias utilizado; altere-o se necessário.

A Figura 9 - Pagamento com cheque, mostra esta opção.



Figura 9 - Pagamento com cheque


Para ordem de frete são solicitados o número de ordem de frete, a empresa, o motorista e a placa do veículo.
A Figura 10 - Pagamento com ordem de frete, mostra esta opção.



Figura 10 - Pagamento com ordem de frete


A forma de pagamento pode ou não permitir o troco, conforme definido em seu cadastro.

Informe ao SSG Premium se deseja ou não ser emitir a nota fiscal, use as setas e tecle <Enter> na opção desejada. Caso você esteja usando o módulo com impressora fiscal, o cupom sempre será impresso. Mas você pode escolher se quer emitir a NF-e ou nota ao comunidor. Neste caso você deverá já ter configurado na nota o lugar onde deverá ser impresso o número do cupom fiscal e anexar o cupom junto a nota.

Serão solicitadas outras informações para completar a nota fiscal, dependendo dos campos que deverão ser impressos neste tipo de nota. Alguns campos são obrigatórios, como a pessoa física ou jurídica, CPF ou CNPJ e UF.

A Figura 11- Finalização de venda com NF representa a tela de emissão da nota, teclar <page down> para emissão da nota. Se optar pela nota ao consumidor marcar a opção <nota fiscal de venda ao consumidor (modelo 2)>, será exibida a tela conforme Figura 12 - Nota fiscal manual, informar o número da nota.



Figura 11- Finalização de venda com NF




Figura 12 - Nota fiscal manual

2.5.4 Finalizando uma Venda a Prazo

Para realizar uma venda a prazo, escolha o cliente para o qual deva ser emitida a nota ou cupom, teclando <F3>, aparecendo a janela mostrada na Figura 12, lance todos os combustíveis, produtos e serviços.

Digite no campo Código o código do cliente ou tecle <Enter> para escolher da lista. Você pode escolher o cliente indiretamente, passando com a tecla < > para o campo Placa e digitando a placa do veículo do cliente, ou teclando <Enter> para escolher da lista. A identificação do cliente é colocada em uma janela do lado direito da tela, conforme a Figura 13- Tela para identificação do cliente.



Figura 13- Tela para identificação do cliente


Nota: Caso apareça na tela a mensagem: Este cliente não possui forma e pagamento a prazo associada!

Você deve associar uma forma de pagamento a prazo ao cliente.

Após identificar o cliente informe, se necessário, a quilometragem, frota e outras informações. Finalmente, informe se a venda está sendo realizada a prazo ou a vista. Se você escolher a opção à Vista, siga os passos determinados na seção Finalizando uma venda a vista.

Se você escolher Prazo tecle <Enter> para prosseguir a venda. Poderá ocorrer a situação, de ser um cliente que possua um desconto definido no cadastro de clientes, quando aparecerá uma tela de confirmação do valor do desconto, conforme a Figura 14 - Finalização de venda a prazo. Confirme o percentual do desconto, caso contrário altere o percentual ou o valor total da venda.



Figura 14 - Finalização de venda a prazo


2.5.5 Outros Recebimentos

A tecla <F6> permite informar os recebimentos realizados durante a operação de caixa. Esta opção não se aplica para quitação de notas de clientes. Ver mais adiante "Quitando notas no Caixa".

Para informar um recebimento, tecle <F6>, será Figura 15 - Outros recebimentos Informe no campo Atendente o código do atendente responsável pelo recebimento ou tecle <Enter> para escolher da lista, no campo Documento o documento associado ao recebimento, e o valor do recebimento no campo Valor. Confirme o total pago e informe a forma de pagamento utilizada.

Confirme no botão .



Figura 15 - Outros recebimentos


2.5.6 Cancelamento de Outros Recebimentos

Para cancelar um recebimento utilizam-se as teclas <Shift + F2>, escolher <cancelamento / outros recebimentos>. Será Figura 16 - Cancelamento outros recebimentos. Posicione no item desejado e tecle <enter>.



Figura 16 - Cancelamento outros recebimentos


2.5.7 Ponto do Empregado (Atendente)

Realiza o controle de entradas e saídas dos atendentes cadastrados no SSG Premium em Cadastros – Atendentes. Apenas os empregados cadastrados nesta opção podem ter seu ponto controlado SSG Premium.

Para informar o ponto, tecle <F12>, será exibida a Figura 17 - Ponto do empregado.

Selecione o empregado e clique em entrada ou saída. Confirme no botão .



Figura 17 - Ponto do empregado


2.5.8 Consulta do Produto

Realiza a consulta a produtos cadastrados no SSG Premium. Esta função é útil para verificar a quantidade em estoque de qualquer produto.

Pressione SHIFT + F7, no campo CODIGO DO PRODUTO, informe o código e tecle <Enter> ou tecle <Enter> para ver a lista de produtos, no campo LOCALIZAR digite o nome do produto, não há necessidade de digitar o nome completo, pressione <Enter> para selecionar o produto desejado.

São exibidas as informações de valor, quantidade em estoque do produto, unidade, situação tributaria, alíquota, observação e se este produto está ativo ou inativo. Para localizar outro produto, limpe o campo código e repita a operação acima. As Figura 18- Tela de escolha de produtos, Figura 19 - Lista de produtos Figura 20 - Exibição do produto representam o procedimento para contagem de produtos.



Figura 18- Tela de escolha de produtos



Figura 19 - Lista de produtos



Figura 20 - Exibição do produto


2.5.9 Consultando/Quitando Débito de Cliente

No Caixa tecle <SHIFT + F4> para acessar esta opção. Escolha entre CONSULTA ou QUITAÇÃO de acordo com que se deseja fazer.

As telas de consulta e quitação são semelhantes, a diferença é que na tela de quitação ao pressionar <enter> é acionada a tela de pagamento similar a tela finalização de uma venda a vista. Figura 22 - Selecionado débito de cliente exibe a tela de seleção.



Figura 21 - Consulta / Quitação débito



Figura 22 - Selecionado débito de cliente


O SSGPDV Premium mostra as vendas a prazo não quitadas. A movimentação do cursor, de uma nota para outra, é feita com as setas para cima e para baixo. Utilize o mouse ou a barra de espaço para marcar as notas que serão quitadas. Caso você deseje aplicar juros, informe os valores nos campos conforme a figura acima.

Terminada a seleção das notas, pressione o botão <Enter> e será solicitada a forma de pagamento ao término da quitação.


2.5.10 Recado no Caixa

Você poderá utilizar no Caixa a função recados acionando a tecla <F11>.
Os recados serão mostrados na tela do Caixa automaticamente, ao concluir uma operação de Caixa onde for digitada a placa do veículo ou o código do cliente caso exista recado para algum deles.


2.5.11 Consulta de Cheques

Você poderá utilizar no Caixa a função cheques acionando a tecla <F12>, será exibida a Figura 23 - Consultando emissor de cheque. Nesta função você poderá verificar se está negativado determinado CPF/CGC. Escolha entre pessoa física e jurídica, digite o CPF/CNPJ e clique no botão .



Figura 23 - Consultando emissor de cheque


2.5.12 Aferição

Você poderá utilizar no caixa a função aferição do bico de combustível acionando a tecla <F7>.

Selecione o frentista que realizou a aferição e o(s) abastecimento(s) a ser(em) lançado(s), confirmando a operação, conforme mostrado na Figura 24 - Lançando uma aferição.

Após confirmada a operação será impresso na impressora fiscal o relatório gerencial denominado "AFERIÇÃO DE BICO", conforme requisito XLII, da seguinte forma:

a) o título, escrito a partir do primeiro caractere da primeira coluna de impressão, grafado em caixa alta "AFERIÇÃO DE BICO";

b) a identificação do tipo de combustível, contendo o código do produto, espécie e quantidade de combustível, de todos os bicos de combustível objeto de aferição, impressos no mesmo formato adotado para os produtos no Cupom Fiscal;

c) a expressão "#AB:" e a indicação da "Referência ao Sistema de Abastecimento de Combustíveis" de todos os bicos de abastecimentos aferidos, impresso na ordem cronológica do número do bico.

Exemplo:

#AB:B02 EI0008178,769 EF0008198,772 V20,003



Figura 24 - Lançando uma aferição


2.5.13 Descontinuidade de Encerrante

Quando o sistema detectar descontinuidade de encerrante, na seleção de abastecimento será exibida mensagem para regularizar o abastecimento. È possível transformar o abastecimento para que o mesmo possa ser vendido ou informá-lo como descontinuidade de encerrante, somente para os casos de abastecimento acima de 2000 litros ou conforme exibido Figura 25 - Definição de abastecimento.



Figura 25 - Definição de abastecimento


Para as demais diferenças obrigatoriamente deverá ser informada a descontinuidade de encerrante.



Figura 26 - Mensagem descontinuidade 1



Figura 27 - descontinuidade 2


Quando escolhida a opção descontinuidade será exibida tela da Figura 28 - Tela decontinuidade de encerrante para o registro das informações necessárias à geração do REGISTRO 1320 – VOLUME DE VENDAS do Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital – SPED.



Figura 28 - Tela descontinuidade de encerrante


2.5.14 Consulta Emissores de Ordem de Frete

A tecla <SHIFT+ F3> permite Consultar emissores de ordem de frete. Para consultar, tecle <SHIFT+ F3> e escolha a opção Consulta. Informe no campo Código, o código da empresa ou tecle <Enter> para escolher da lista e os dados da empresa serão listados, conforme Figura 29 - Consultando emissor de ordem de frete.



Figura 29 - Consultando emissor de ordem de frete


2.5.15 Empréstimo

O SSG Premium controla os empréstimos (adiantamento em dinheiro) dados a um cliente e lança estes valores na conta do mesmo, para pagamento junto com as demais vendas.

Aciona-se a função utilizando as teclas <CTRL + F2>, a imagem da Figura 30 - Emprestimo ao cliente será exibida.



Figura 30 - Emprestimo ao cliente


Estes valores são considerados no fechamento do caixa. Preenchimento dos campos:

Cliente – Localize o cliente para a operação de empréstimo. Forma de pagamento – Tipo de pagamento que sairá do caixa. Valor – valor que será emprestado.

Confirme a operação clicando no botão .


Cancelando empréstimos

Para cancelar um empréstimo utilizam-se as teclas <Shift + F2>, escolher <cancelamento / empréstimo>. Será exibida Figura 31 - Cancelando empréstimo

Posicione no item desejado e tecle <enter>.



Figura 31 - Cancelando empréstimo

2.5.16 Troca de Forma de Pagamento

Acionando as teclas <CTRL + F3> caso você necessite trocar um cheque de cliente ou qualquer outra forma de pagamento por dinheiro ou por qualquer outra forma de pagamento, utilize esta opção para os controles no caixa fiquem corretos. A Figura 32 - Tela de troca de forma de pagamento mostra esta opção.



Figura 32 - Tela de troca de forma de pagamento


Estes valores são considerados no fechamento do caixa. Preencher os campos e confirmar no botão .


2.5.17 Consulta de Produtos Vendidos

Acionando as teclas <CTRL + F11> caso você necessite listar todos os produtos vendido no caixa ate o momento da consulta. A Figura 33 - Produtos vendidos exibe o relatório.



Figura 33 - Produtos vendidos


2.5.18 Consulta Clientes

Através das teclas <CTRL + F4>, é possível consultar aos dados cadastrais dos clientes. A Figura 34 - Consultando dados cadastrais de clientes mostra esta opção.



Figura 34 - Consultando dados cadastrais de clientes


Preenchimento dos campos:
Pessoa – digite o nome do cliente ou tecle clique no botão ara procurar por nome e outras opções.


2.5.19 Despesas

Através das teclas <CTRL + F8> é possível informar alguma despesa em seu turno para que estas fiquem registradas. Estes valores são considerados no fechamento do caixa. Preencher os campos e confirmar no botão . A Figura 35 - Despesas exibe a tela de lançamento de despesas.



Figura 35 - Despesas


Preenchimento dos campos:
Forma pagamento – Selecione a forma de pagamento utilizada
Valor – digite o valor da despesa
Observação – Cadastre aqui o motivo desta despesa
Preencher os campos e confirmar no botão .


2.5.20 Cancelamento Despesas

Para cancelar um empréstimo utilizam-se as teclas <Shift + F2>, escolher <cancelamento / despesas>. Será exibida a Figura 36 - Cancelando despesas. Posicione no item desejado e tecle <enter>.



Figura 36 - Cancelando despesas


Consultando valores em caixa
Caso você necessite verificar como está o seu turno de caixa pressione as teclas < SHIFT + F2> Botão Consulta PDV aberto. Será exibida a Figura 37 - Consultando valores.



Figura 37 - Consultando valores


2.5.21 Associação de Tributações

Na opção <CTRL+ F7> item Tributações - deve-se associar as tributações do sistema com as tributações que já estão cadastradas no ECF. Conforme mostrado na Figura 38 - Associando tributações.

Esta associação se faz necessário para que a ECF e o sistema calculem os imposto de cada venda com a tributação correta. Assim quando emitir uma leitura X ou redução Z, por exemplo, os valores dos impostos ali impressos tem que bater com os impostos cálculos pelo sistema. Para associar as tributações do sistema com a ECF, clique na coluna da esquerda e a tributação correspondente na ECF e clique em adicionar.



Figura 38 - Associando tributações


2.5.22 Associação de Forma de Pagamento

Na opção CTRL+F7 item Configurações – deve-se associar as formas de pagamento do sistema com as formas de pagamento cadastradas no ECF. Conforme mostrado na Figura 39 - Associando formas de pagamento.

Quando a ECF emite a leitura X e a redução Z ela calcula os valores de vendas separados por forma de pagamento, por isso se faz necessário esta configuração.



Figura 39 - Associando formas de pagamento


Nota: As associações das formas de pagamentos e formas de tributações são necessárias apenas para os clientes que utilizam ECF.


2.5.23 Menu Fiscal

Utiliza-se a função <Shift + F1> para acessar o menu fiscal, conforme mostra a Figura 40 - Menu fiscal. Esta opção não possui recursos para restrição de acesso, pois poderá ser acessado pelo fisco.

Se alguma função não for disponibilizada pelo software básico do ECF, o sistema exibirá a mensagem "Função não suportada pelo modelo de ECF utilizado".

Ver telas que tem que trocar e/ alterar descrição


Figura 40 - Menu fiscal


2.5.23.1 LX - Leitura X

Na impressão da leitura X, também serão listados os relatórios:

  • Controle de encerrantes
  • Totalização dos departamentos
  • Relação de preços de combustíveis


2.5.23.2 LMF - Leitura da Memória Fiscal

Na escolha da opção será exibida a tela Figura 41 - Leitura de memória fiscal.



Figura 41 - Leitura de memória fiscal


Gravação de arquivo eletrônico no formato TXT e assinado digitalmente.

  • O arquivo será gravado na pasta da aplicação \ PAFECF
  • Completa ou simplificada
  • Intervalo de datas
  • Intervalo de reduções
  • Impressão
  • Gravação
  • Gravação do arquivo conforme layout estabelecido no ato cotepe 17/04
  • Escolher completa ou simplificada, por intervalo de datas ou CRZ, imprimir ou gravar e clicar no botão <Ok>


2.5.23.3 Arq. MF

Gravação de arquivo eletrônico no formato binário com dados extraídos da MF do ECF e arquivo de texto com mesmo nome sendo assinado digitalmente.

  • Gravado na pasta da aplicação \ PAFECF
  • Download MF completa



2.5.23.4 Arq. MFD

Gravação de arquivo eletrônico no formato binário com dados extraídos da MFD do ECF e arquivo de texto com mesmo nome sendo assinado digitalmente.

  • O arquivo será gravado na pasta da aplicação \ PAFECF
  • Intervalo de datas
  • Download total MFD



Figura 42 - Arq. MFD


2.5.23.5 Relatório de Encerrantes

Emissão na impressora fiscal do relatório gerencial denominado "Controle de encerrantes".


2.5.23.6 Identificação do PAF-ECF

Emissão na impressora fiscal do relatório denominado "Identificação do Paf-Ecf", contendo as informações extraídas do Laudo de Análise Funcional do PAF-ECF:

  • Número do Laudo;
  • Identificação da empresa desenvolvedora com: CNPJ, razão social, endereço, telefone e nome da pessoa de contato;
  • Identificação do PAF-ECF com: nome comercial, versão, nome do principal arquivo executável e escutáveis alternativos;
  • Código e autenticação do principal arquivo executável (MD-5) e outros arquivos utilizados e respectivos códigos MD-5;
  • Código de autenticação do arquivo.txt (MD-5);
  • Relação de dll´s das impressoras fiscais e respectivos MD-5;
  • Relação de impressoras fiscais autorizadas para o cliente na licença do sistema.


2.5.23.7 Abastecimentos Pendentes

Emissão na impressora fiscal do relatório gerencial denominado "Abastecimentos pendentes".


2.5.23.8 Vendas do Período

Geração do arquivo eletrônico conforme leiautes estabelecido:

  • Convênio 57/95 e
  • Ato cotepe/ICMS 09/08
  • Intervalo de datas
  • O arquivo será gravado na pasta da aplicação \ PAFECF



Figura 43 - vendas do período


2.5.23.9 Tabela Índice Técnico de Produção

Ao clicar no botão será exibida a mensagem

  • Este PAF-ECF não executa funções de baixa de estoque com base em índices técnicos de produção, não podendo ser utilizado por estabelecimento que necessite deste recurso.


2.5.23.10 Parâmetros de Configuração

Emissão na impressora fiscal do relatório gerencial denominado "Parâmetros de configuração", contendo a configuração programada do Perfil de Requisitos, adotada pela unidade federada.


2.5.23.11 Registros PAF-ECF

Geração de arquivo eletrônico contendo as informações previstas no leiaute estabelecido no Anexo IV.

  • U1 – Identificação do estabelecimento usuário do PAF-ECF;
  • A2 – Total diário de meios de pagamento;
  • P2 – Relação das mercadorias e serviços;
  • E2 – Relação das mercadorias em estoque;
  • E3 – Identificação do ECF que emitiu o documento base para a atualização do estoque;
  • B2 – Registros de substituição da placa eletrônica de gerenciamento de bomba de combustível;
  • C2 – Controle de abastecimentos e encerrantes;
  • R01 – Identificação do ECF, do usuário, do PAF-ECF e da empresa desenvolvedora;
  • R02 – Relação de reduções Z;
  • R03 – Detalhe da redução Z;
  • R04 – Cupom fiscal, nota fiscal de venda a consumidor ou bilhete de passagem;
  • R05 – Detalhe do cupom fiscal, nota fiscal de venda a consumidor ou bilhete de passagem;
  • R06 – Demais documentos emitidos pelo ECF;
  • R07 – Detalhe do cupom fiscal e do documento não fiscal – meio de pagamento;
  • EAD – Assinatura digital.

Para os registros tipo Rxx serão geradas as informações de todos os ecf´s.
O arquivo também é gerado no momento da redução Z, com os registros tipo Rxx somente do ecf que emitiu a redução Z.


2.5.24 Entendendo a Tela Comanda (Pré-Venda)

O pdv de comanda é ativado utilizando a aplicativo SSG Comanda. Que não deve ser utilizado na mesma máquina onde é utilizado o pdv de pista ou conveniência.
A tela de registro de comanda (pré-venda) é exibida Figura 44 - Registrando pré-venda.




Figura 44 - Registrando pré-venda


No caixa de comanda são realizadas a inclusão de itens para posterior recebimento no caixa de pista ou conveniência.
È possível identificar o cliente ou atendente.
A inclusão de itens é similar ao registro de produtos do PDV de pista.


2.5.25 Recebendo uma Comanda (Pré-Venda)

A comanda (pré-venda) é recebida no pdv de pista ou conveniência.

A tela de recebimento de comanda (pré-venda) é exibida na Figura 45 - Recebendo pré-venda.

Acionar esta tecla <F5> para receber uma comanda (pré-venda). Teclar <enter> no campo comanda, a lista de comandas será exibida, selecionar comanda. Os itens serão impressos em cupom fiscal. O fechamento da venda é similar ao item finalizando uma venda a vista.



Figura 45 - Recebendo pré-venda


2.5.26 Entendendo a Tela de Conveniência

A tela do caixa conveniência é mostrada como Figura 46 - Caixa de conveniência.



Figura 46 - Caixa de conveniência


No Caixa de Conveniência são realizadas as vendas de produtos e serviços. O sistema permite colocar 2 imagens de produtos que você pode escolher, bastando configurar qual produto será mostrado no cadastro do produto.

O PDV da loja de conveniência não trabalha com combustíveis, todas as telas de vendas de produtos, vendas a prazo são idênticas às telas vistas no PDV do posto.

O Caixa de Conveniência realiza as seguintes funções:

  • Vendas a vista;
  • Vendas a prazo para clientes;
  • Recebimentos;
  • Notas não pagas de clientes;
  • Quitação de notas de clientes;
  • Vendas em aberto;
  • Cancelamento de notas, somente para módulos sem impressora fiscal;
  • Cancelamento de recebimentos;
  • Impressão de cheque;
  • Recados;
  • Despesas.

As teclas de função disponíveis são exibidas Figura 47 - Teclas de funções:



Figura 47 - Teclas de funções


Segue uma lista das teclas de função disponíveis durante a operação do Caixa:

<F2> Venda de produto – acione esta tecla para abrir uma janela de venda de produtos e serviços. Veja a seção Venda de produtos/serviços descrita anteriormente

<F3> Venda a cliente – acione esta tecla para associar um cliente cadastrado à venda que está sendo realizada, para fins de emissão de nota ou cupom e ainda para vendas a prazo. Veja a seção Finalizando uma venda a prazo descrita anteriormente;

<F4> Venda rápida – acione esta tecla para finalizar a venda aberta em dinheiro;

<F9> Nota completa – acione esta tecla para personalizar os dados de um cliente eventual, que farão parte da nota ou cupom;

<F6> Recebimento – acione esta tecla para informar ou cancelar recebimentos de clientes ou quaisquer outros, durante a operação de caixa. Veja a seção Recebimentos descrita anteriormente;

CTRL+<F8> Despesas – acione esta tecla (pressione a tecla CTRL, mantenha-a pressionada, e acione simultaneamente a tecla <F8>) para lançar despesas no caixa;

SHIFT + <F4> Quitar nota – se o sistema estiver configurado para quitar notas no caixa, o sistema permite que o caixa quite notas antigas caso contrário permite apenas uma consulta;

CTRL + <F4> Consulta cliente – o sistema permite uma consulta no cadastro do cliente;

CTRL + <F11> Consulta produtos vendidos – o sistema permite uma consulta de todos os produtos que foram vendidos no caixa até o momento da consulta.




  • Sem rótulos