1 Conceito

O Terminal Comanda é destinado a restaurantes e lojas de conveniência com o objetivo de facilitar o controle de fluxo e consumo dos clientes. É utilizado para leitura e lançamento de comanda eletrônica, permitindo ao operador lançar e excluir produtos, consultar estoque, realizar pré-fechamento, além de conferência e pesagem de produtos que possuam a configuração a quilo através da integração com o sistema de balança.

As configurações do terminal serão realizadas na retaguarda (Seller Web), e deverão ser encaminhadas para o terminal via sincronia ou algum outro tipo de comunicação entre o equipamento que será utilizado como terminal de comanda e retaguarda.

2 Requisitos

Para utilizar o Terminal Comanda será necessário cadastrar no Seller Web o nome da máquina e baixar a chave de ativação linxpostos.key. O terminal validará a liberação e caso o CNPJ esteja habilitado com o módulo, permitirá a execução do terminal.

2.1 Requisitos de Software e Hardware

Nesta sessão serão indicados os requisitos mínimos e os recomendados de hardware e software para utilização do Terminal Comanda.

Configurações de Estações

Configuração MínimaConfiguração Recomendada
Sistema OperacionalMicrosoft Windows 10 / 64 bitsMicrosoft Windows 10 / 64 bits
Banco de DadosPostgreSQL 9.4PostgreSQL 9.4
ProcessadorIntel Core i3 - 4ª geração ou AMD FX-6300Intel Core i5 - 4ª geração, AMD FX-8320 ou superior
Memória RAM8 GB DDR38 GB DDR3 ou superior
Disco60 GB de espaço livre em SSD SATA 3100 GB de espaço livre em SSD SATA 3
RedeEthernet 10/100 Mbps ou WirelessEthernet 10/1000 Mbps ou Wireless
Monitor / Resolução

Resolução igual ou superior a 1024 x 768

ou

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1024 x 768

Resolução igual ou superior a 1366 x 768

ou

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

2.2 Monitores

Para melhor aproveitamento das funcionalidades do Terminal Comanda, a Linx recomenda que os monitores utilizados tenham suporte à resolução 1366px x 768px, conforme descrito na sessão anterior, porém garante o funcionamento também em monitores com resoluções menores, desde que a resolução mínima seja de 1024px x 768px. Estas regras de resolução são válidas para monitores com ou sem suporte a touchscreen. Os monitores touchscreen homologados são:


Monitores
MarcaModelo

Bematech

MT-5


TM-15

Elo

ET1515L

2.3 Impressora não fiscal

O Terminal Comanda realiza a impressão de ordens de produção. Para realizar a impressão desses documentos, as impressoras não fiscais homologadas são:

Impressora Não Fiscal
MarcaModeloIntegração/Comunicação
BematechMP 4200DLL
CustomTG2480HIII3Comunicação Direta
DarumaDR700DLL
DR800DLL
ElginI9Comunicação Direta
VOXComunicação Direta
EpsonTM T88VSpool do Windows
TM T20Spool do Windows
TM T20X1DLL
Massung (Totem Meep)2W-80DLL
SNBCBK-C310DLL
Sweda DieboldIM433TSDLL e Comunicação Direta
SI-300DLL e Comunicação Direta
TancaTM-650Comunicação Direta

1A impressora Epson TM T20X não consta na lista de impressoras nas Configurações > Documentos Fiscais do PDV. Sendo assim, pode ser selecionada a opção TM T20.

2A impressora Massung W-80 está homologada para utilização no Totem de Autoatendimento.

3Para realizar a instalação da impressora Custom TG2480HIII, clique aqui e siga as orientações.

3 Configurações

Para que o terminal tenha um correto funcionamento, serão necessárias algumas configurações. Estas configurações serão realizadas no Seller Web (retaguarda) e serão enviadas pela sincronia ou outra forma de comunicação entre o terminal e retaguarda e serão vistas a seguir.

3.1 Identificação do Usuário

No Seller Web em Cadastros > Sistema > Configurações Gerais > Comanda deverá ser habilitada a opção Solicitar atendente para registro de item na comanda. Dessa forma, ao registrar uma comanda, o atendente deverá ser informado.

Esta configuração de identificação de usuário serve para controle de lançamentos na comanda, conferência e para comissão de vendas, caso o estabelecimento utilize.

3.2 Configuração de Periféricos no Seller Web

O Terminal Comanda poderá estar integrado com os periféricos como balança para pesagem de pratos, impressora não fiscal para impressão de pedidos (pré-fechamento). Para realizar essas configurações, basta acessar Cadastros > Estabelecimento > Periféricos e na guia Periférico deverão ser cadastrados os equipamentos, conforme exemplo abaixo:

No campo Descrição digite o nome do equipamento a ser cadastrado, em Tipo de Equipamento selecione o modelo constante na lista de equipamentos, já em Equipamento, deverá ser selecionada a marca do dispositivo.

Ao cadastrar uma impressora, além das informações solicitadas acima, também será preciso indicar uma Porta de Comunicação (que é equivalente ao endereço de rede da impressora) no campo destinado para tanto.

Caso a impressora esteja conectada de forma local, deverá ser inserido o endereço IP da máquina local.

Inseridas as informações referentes aos equipamentos, clique no botão Salvar localizado no canto superior direito.

4 Regras de Impressão

Em Cadastros > Estabelecimento > Comandas > Regras de Impressão será possível realizar o cadastro de regras de impressão das comandas.



Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Nome da Regra: necessário cadastrar um nome para a regra de impressão, para facilitar a busca;
  • Impressora: selecionar uma impressora que foi previamente cadastrada no sistema (periféricos);
  • Lotes de Comandas: permite ao usuário selecionar um lote de comandas especifico para impressão da ordem de produção. Caso não seja selecionado nenhum lote, a regra valerá para todos;
  • Máquina: permite selecionar a máquina a qual a regra estará relacionada.

5 Cadastro de Lotes

A opção de cadastro de lotes de comandas permite criar um ou mais lotes de comandas e pode ser acessado no Seller Web através do menu Cadastros > Estabelecimento > Comandas > Lotes de Cartões.

Para cadastrar um lote de comandas, basta na guia Informações Gerais no campo Nome do Lote registrar um nome para o lote de comandas e na guia Cartões Comanda digitar o prefixo (que deverá ser uma letra) e os números correspondentes (no exemplo abaixo, o prefixo é B e os números das comandas vão de 1 até 53).

O cadastro de prefixo não é obrigatório, sendo possível cadastrar um lote de comandas apenas com os números.


Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Nome do lote: permite que sejam criados mais de um lote de comandas. Cada lote deverá ter um nome cadastrado e ser listado em tela para edição.
  • Prefixo: utilizado para os estabelecimentos comerciais que pretendem utilizar mais de um lote de comandas com a mesma numeração. Por exemplo: dois lotes de comandas do 01 ao 50. O usuário deverá informar o campo prefixo para poder utilizar as duas comandas com mesma numeração ao mesmo tempo ou até mesmo em caso de extravio e criação de nova comanda com o mesmo número, poder utilizar um novo prefixo para comanda.

             Exemplo: B50 – A50 – C50 (fisicamente a comanda apresentará o número 50 ou algum código de barras gerado para leitura por equipamento).

  • Nº do Cartão De: neste campo deverá ser informado o número inicial do cartão de comanda.
  • Até: informe o número final do cartão de comanda.

Ainda na mesma tela, será apresentada a guia Máquinas, onde será possível selecionar os terminais que poderão movimentar as comandas. Selecione nesta guia as máquinas que poderão movimentar o lote de comanda cadastrado.


Em Produtos/ Estrutura Mercadológica é possível cadastrar a estrutura mercadológica ou produtos que poderão ser comercializados para o lote de comanda cadastrado. Selecione o grupo de produtos e confirme.


Caso no Terminal Comanda o operador tente abrir uma comanda em que o lote não tenha sido cadastrado para a máquina que está utilizando, será apresentada a seguinte mensagem:

Será necessário abrir uma comanda de acordo com o lote cadastrado para a máquina utilizada.

5.1 Vínculo de Lotes

Ao habilitar o vínculo de lote ao terminal, será realizado o vinculo de um lote de comandas com um determinado terminal de comanda configurado. Dessa forma, o terminal passa a ler apenas os lotes vinculados a ele. Caso não tenha nenhum vínculo, o terminal fará a leitura de todos os lotes cadastrados para a empresa. A configuração deverá ser realizada em Cadastros > Estabelecimento > Comandas > Lotes de Cartões.

6 Permissões de usuários e validações

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as validações permitidas nos grupos de usuários. Para acessar as permissões no Seller Web, acesse o menu Cadastros > Sistemas > Perfis de Acesso, selecione o perfil para configurar e na guia PDV selecione as opções Cancelar atendimento de comanda e/ou Cancelar item de comanda para dar a permissão ao perfil ou retirar as permissões.



  • Cancelar atendimento de comandapermite realizar o cancelamento total da comanda no terminal;
  • Cancelar item de comanda: permite realizar o cancelamento de itens dentro de uma comanda.
  • Acesso as configurações: permite acessar a opção Configurações no Terminal Comanda. Caso o usuário não possua essa permissão, ao tentar acessar as configurações do terminal, será solicitado o login de um usuário que possua a permissão de acesso das informações.

7 Utilizando o Terminal Comanda 

Para ter acesso ao Terminal Comanda, será preciso informar o CNPJ do estabelecimento, o Nome da estação e a Senha. Após, clicar no botão Realizar Solicitação para que a chave seja validada.


Nesta primeira tela será disponibilizado o botão Teclado Virtual . Caso o Terminal Comanda seja utilizado em telas touchscreen, ao habilitar o botão o mesmo será apresentado na cor laranja e o teclado virtual será apresentado para digitação nos campos. 

Para acessar o terminal comanda. informe o usuário e a senha do PDV e pressione Entrar

O campo Usuário trará a lista de usuários e será possível realizar a busca e seleção do usuário cadastrado.

O login pode ser realizado através do nome de usuário e senha ou através de e-mail e senha do funcionário.

Nesta tela ainda serão apresentadas as informações relacionadas ao produto e ao estabelecimento tais como: nome do produto, versão, estabelecimento e CNPJ.

Ao efetuar login no terminal, tela inicial será apresentada:


A partir da tela acima, no campo Informe a comanda será possível pesquisar e iniciar um consumo, basta digitar o número da comanda (ou prefixo+número - por exemplo: A1, A2, B3, C4 - caso tenha sido realizada a configuração de prefixo).

Através do botão Comandas Livres é possível consultar as comandas que estão livres para iniciar um atendimento. Ao clicar no botão, a lista com as comandas livres será apresentada. É possível selecionar uma comanda da lista ou no campo Pesquisar digitar o número da comanda (ou prefixo + número).

O teclado numérico permitirá digitar a comanda, alterar quantidades e digitar os códigos de produtos, já os botões laterais apresentam as seguintes funcionalidades:

  • Permite corrigir o número digitado. 
  • Tecla multiplicação. 
  • Tecla enter. Após digitado o número, permite buscar itens e comanda.

No menu lateral serão apresentadas as seguintes opções de consulta:

  • Pendentes: exibe a lista com as comandas em que foi inciado o pré-fechamento;
  • Abertas: exibe a lista de comandas abertas em consumo;
  • Estoque: permite consultar informações, estoque e depósito de produtos;
  • Configurações: permite configurar as informações referentes ao banco de dados e a balança;
  • Sair: fecha o Terminal Comanda, abrindo a tela de login.

Esses itens serão detalhados nos tópicos a seguir.

Ao lado de cada opção serão apresentadas os botões de atalho para chamada de telas.

Já na tela inicial de vendas, ao clicar no botão F1, serão apresentadas todas as teclas de atalho para navegação relacionadas a consulta de estoque e comanda e para pesquisar comandas abertas/pendentes.



Ao clicar no botão Visita Virtual o usuário será direcionado para a página de atendimento ao cliente Linx onde, em caso de necessidade, os técnicos poderão acessar a máquina e resolver as solicitações. Basta digitar o código PIN de cliente.



A cada 1 minuto de inatividade, a tela de bloqueio será exibida:



Toque em qualquer lugar da tela para sair.

Após sair da tela de espera, será aberta a tela inicial de busca de comanda.

Digite o número da comanda e clique em Enter. Caso a comanda não tenha sido cadastrada anteriormente, o Terminal Comanda apresentará a seguinte mensagem:



Informe uma comanda válida e prossiga.

Ao informar uma comanda cadastrada, a seguinte tela será exibida:



Ao comanda estará livre para adição de itens. Na guia Lançamento, será possível adicionar itens à comanda. O lançamento pode acontecer a partir da digitação do código do produto no campo Código do Produto, leitura do código de barras do produto ou através do botão Buscar Produto

Ao selecionar a busca do produto, uma lista com os produtos disponíveis para a venda será exibida. Nesta tela serão apresentadas as informações de código de barras, descrição e valor unitário dos produtos. É possível selecionar um item na lista ou no campo Pesquisar digitar o código ou nome do produto a ser inserido para que o sistema faça a busca. 

Selecione um produto para incluir na comanda.



Ainda na tela de adição e pesquisa de produtos, no campo Qtde é possível inserir, a partir da digitação, a quantidade de itens do mesmo produto à comanda. Para isso, basta informar a quantidade desejada, e no campo pesquisar digitar a descrição do item ou o código, ou ainda, fazer a leitura do código de barras do produto e clicar sob o item para adicioná-lo à comanda. No exemplo abaixo. foram adicionadas 5 unidades de refrigerante coca cola 350 ml.


Ao clicar sob o item e adicioná-lo à comanda, será apresentado da seguinte forma:



Após indicar o produto, caso esteja configurado no Seller Web a obrigatoriedade de informar o vendedor, será aberta a tela com a lista de vendedores cadastrados. Selecione um nome na lista ou no campo Pesquisar digite o nome ou código do vendedor para vinculá-lo à venda.



O nome do vendedor será apresentado juntamente com os dados dos produtos adicionados, na impressão da comanda na cozinha.

Antes do lançamento do item na comanda ainda é possível adicionar uma observação referente ao pedido para que a mesma seja apresentada ao ser impressa na cozinha, basta pressionar o botão Observação situado ao lado do valor unitário do produto.



Ao selecionar a opção para registrar uma observação ao pedido, a seguinte tela será apresentada.

Digite a observação ao pedido e clique em Salvar.



Após inserir o texto de observação, o ícone do botão Observações mudará de cor indicando que algum texto foi adicionado.

Ao clicar sob o ícone será possível visualizar o texto que será impresso na comanda.



Informados os dados necessários, pressione o botão Lançar Itens para adicionar o item à comanda.



Para adicionar mais de uma unidade do produto na comanda, é necessário no campo Código do produto digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e digitar o código do produto. Da mesma forma, é possível digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e bipar o código de barras do produto.



Feito o procedimento acima, os produtos serão lançados na comanda.



Após realizar o lançamento de produtos, o Terminal Comanda voltará à sua tela inicial.

Os produtos adicionados à comanda serão apresentados na guia Histórico. Na tela de histórico serão apresentados os produtos inseridos à comanda, a data e hora do lançamento, o vendedor responsável pelo lançamento além da quantidade, valor unitário e o valor total do item. 

Caso forem inseridas mais de uma unidade do mesmo produto à comanda, os itens serão agrupados e indicarão as quantidades adicionadas.



Ao excluir um item agrupado na comanda, haverá a possibilidade de indicar a quantidade a ser excluída de cada item.



7.1 Transferências

Ainda na tela de histórico será possível realizar a transferência de produtos entre comandas.

Ao lado da quantidade, ao clicar sob o item, o botão  será habilitado. Esse botão permite fazer a transferência de um produto para outra comanda. Com os botões  e  é possível alterar as quantidades a serem transferidas.


Selecione a quantidade a ser transferida e clique na opção Transferir localizado na parte inferior da tela. Em seguida serão apresentadas as comandas para transferência. Selecione uma comanda da lista.

Caso a comanda de destino da transferência não esteja aberta, será apresentada uma mensagem informando o usuário e permitindo abrir a comanda para a inclusão dos itens.




Ao transferir um produto de uma comanda, as quantidades serão atualizadas.

Neste exemplo, 1 unidade do item REF COCA COLA LT 350ML foi transferida da Comanda B12 para a Comanda B13. Dessa forma, as quantidades na comanda B12 foram atualizadas.



O item com a quantidade selecionada (1 unidade) foi transferido com sucesso para a nova comanda (B13).



Caso nenhum produto seja selecionado, todos os itens da comanda poderão transferidos de uma só vez. Basta confirmar conforme a imagem abaixo:



7.2 Pré-Fechamento

É possível realizar o pré-fechamento de uma comanda ainda no terminal. Para isso, clique no botão Pré-fechamento localizado na parte inferior da tela.


 

Se configurado, o pré-fechamento poderá ser impresso.

7.3 Cancelar Comanda

Ao selecionar a opção Cancelar Comanda, a mesma será cancelada juntamente com os itens lançados.



Esta operação não é permitida para PAF-ECF.


8 Comandas Pendentes

Em comandas pendentes serão exibidas as comandas em que foram adicionados produtos porém não estão abertas para lançamento de produtos ou pré-fechamento. Essas comandas serão apresentadas em Lista ou Grid.

Na apresentação em Lista serão exibidas as informações de número da comanda, data e hora de abertura e valor total da comanda.



Já na apresentação em Grid serão apresentadas as informações de número da comanda e valor total.



Além das listas apresentadas, será possível pesquisar pelo número da comanda através do botão Pesquisar comanda (F2).



Ao selecionar a comanda, será possível visualizar as informações dos produtos adicionados em outras oportunidades e caso haja necessidade, no botão Reabrir comanda localizado na parte inferior da tela, será possível voltar à adição e edição de produtos na comanda que passará ao status Aberta.


9 Comandas Abertas

Em comandas abertas serão apresentadas em Lista ou Grid as comandas abertas em consumo.

Apresentação em Lista:



Serão exibidas as informações de identificação de comanda, data e horário de abertura e valor total.

Apresentação em Grid:



Nesse tipo de apresentação, serão exibidas apenas as informações de número e valor total da comada.

É possível pesquisar uma comanda que não consta na visualização da lista, através do botão Pesquisar Comanda.

10 Estoque

O menu Estoque (F6) permite consultar informações detalhadas sobre os produtos.



Na guia Informações do Produto ao pesquisar através do botão Buscar Produtos o item a ser consultado, ou no campo Código do Produto digitar o código do item ou ainda após efetuar a pesquisa através da leitura do código de barras do produto, serão exibidas as informações de código de barras, descrição completa do item, situação tributária, porcentagem de tributação, códigos NCM e CEST, unidade de medida, IAT e IPPT.



As informações de quantidade de estoque e valor unitário do item serão exibidas na parte inferior da tela. Será possível atualizar as informações do produto ao selecionar o botão Atualizar no final da página.

Já na guia Depósitos do Produto é possível visualizar o número de identificação e nome do depósito em que se encontram os produtos pesquisados. 



Será possível atualizar local de estoque através do botão Atualizar.

11 Configurações

Na tela de Configurações na guia Banco de dados será possível realizar a consulta das informações de banco de dados assim como a alteração das informações cadastradas. Essas informações são referentes ao servidor de banco de dados que integra as comandas com todas as aplicações (pré-venda). Todos os terminais comanda da loja deverão configurar estes campos apontando para o mesmo servidor de banco de dados, para que sejam integrados e todas as comandas estejam no mesmo banco de dados.



Deverão ser informados os seguintes dados:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o banco de dados;
  • Banco de Dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário: informar o nome do usuário do banco de dados que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar a senha do banco de dados que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados.

Inseridas as informações, clique em Salvar Configurações.

Ainda na tela de Configurações é possível, através do botão Ressincronizar base de dados ou Sincronizar agora, realizar a sincronia do Terminal Comanda. Caso seja selecionado o botão Ressincronizar base de dados, todas as informações presentes no banco de dados serão atualizados.

Já na guia Balança, será possível cadastrar balanças para permitir a venda de produtos pesáveis. 



Deverão ser informados os seguintes dados:

  • Modelo: selecionar o modelo da balança a ser utilizada na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada pela balança;
  • Velocidade da Porta: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Diretório exportação: informar o diretório que será utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.

Realizado o cadastro do equipamento, clique em Salvar configurações.

A guia Configurações gerais permite que o usuário habilite ou desabilite a opção de tela de bloqueio em caso de inatividade através do botão Exibir tela de bloqueio


Realizada a alteração, clique em Salvar Configurações.

Na guia Configurações de Equipamentos é possível configurar a catraca utilizada pelo terminal e cadastrada no Seller Web.