Sumário

1 Conceito

O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) exibirá o resultado (lucro ou prejuízo) do período ou exercício, bem como, mostrará detalhadamente, como chegar ao referido resultado.

O relatório tem como objetivo englobar as receitas, despesas, ganhos, e perdas do exercício, apurados por regime de competência, independentes de seus recebimentos e pagamentos.

2 Requisitos

Para utilizar o relatório DRE será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento do relatório DRE devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos. 

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:


  • Relatórios > Relatório de demonstrativo do resultado

Conforme exemplo a seguir:


O DRE será apresentado de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado, podendo indicar lucro ou prejuízo.

Uma estrutura simples do DRE deve possuir os seguintes elementos:


(mais) RECEITA


(menos) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)


(=) LUCRO BRUTO


(menos) Despesas


(=) LUCRO LIQUIDO


Uma abordagem mais detalhada pode conter a seguinte estrutura:


(mais) RECEITA BRUTA - VENDAS


(menos) Impostos


(=) RECEITA LIQUIDA


(menos) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)


(=) LUCRO BRUTO


(menos) Despesas Administrativas


(menos) Despesas Financeiras


(mais) Outras Receitas


(menos) Outras Despesas


(mais) Sobra e/ou Falta de caixa


(mais) Receitas Financeiras


(=) LUCRO LIQUIDO


As estruturas acima são apenas exemplos de Demonstrativo de Resultado que podem ser construídos no sistema.


O arquivo com o modelo padrão de configuração do DRE está localizado no diretório c:\autosystem\relatorio\modelo, com o nome de demo_resultado.xml.

Para realizar a customização das sessões do relatório, o arquivo deverá ser copiado para o diretório c:\autosystem\relatorio\custom. Não modificar diretamente o arquivo original, pois a cada atualização do sistema ele será restaurado para o padrão. 


A seguir será demonstrado um exemplo de configuração que poderá ser utilizada para o relatório de Demonstrativo do Resultado:


Linha

Configuração

Resultado

1

<titulo texto="IMPOSTOS">

IMPOSTOS

2

<espaco>




3.3.1 ICMS 1000.00

3

<campo id="imposto" origem="conta_movto" conta="3.3" nivel="1">

3.3.2 ISS 100.00

3.3.3 PIS 650.00

3.3.4 COFINS 150.00

4

<espaco>


5<expr id="total_imposto" texto="TOTAL IMPOSTOS" expr="[imposto]">TOTAL IMPOSTOS 1900.00


Cada linha do layout de configuração será formada por um elemento, sendo que a primeira palavra identificará o elemento que será utilizado. A seguir os elementos:

  • espaço: permitirá adicionar uma linha em branco. Utilizado para realizar a separação das sessões do relatório;
  • linha: permitirá adicionar uma linha tracejada. Pode ser utilizado para delimitar sessões do relatório;
  • titulo: permitirá adicionar um título na posição em que foi colocado. 

Este elemento possui o Parâmetro:

  • texto: informar o texto que será impresso na linha. 

A seguir exemplo:

  • <titulo texto="RECEITA BRUTA DE VENDAS">

  • campo: permitirá adicionar um campo calculado a partir de uma origem informada no parâmetro origem.


Este elemento possui os Parâmetros:

  • id: informar o nome do campo. Poderá ser utilizado em outros campos para realizar operações matemáticas. Parâmetro opcional;
  • texto: informar o texto que será impresso na linha. Fornece uma explicação do valor que será mostrado. Parâmetro opcional;
  • visível: permitirá definir se a linha é visível ou não no relatório. Linhas invisíveis podem ser utilizadas como base de cálculos que não precisam aparecer no relatório. Parâmetro opcional. Possui os valores: S (Sim) ou N (Não), padrão: S (Sim).
  • origem: informar a origem dos dados do campo, demonstrando cálculos mais complexos que são realizados internamente no sistema. As origens serão detalhadas a seguir:
  • conta_movto: esta origem demonstrará o saldo da conta. Este saldo será a soma das entradas e saídas das contas no período informado nos filtros. Esta sessão pode adicionar uma ou mais linhas no relatório, dependendo da configuração dos parâmetros;
  • venda: esta origem demonstra a soma do valor das vendas no período informado, respeitando os parâmetros informados;
  • cmv: esta origem demonstra o custo total das mercadorias vendidas no período. Custo das mercadorias vendidas é a quantidade de mercadorias que foram vendidas multiplicada pelo custo médio de compra no momento da venda.
  • pagamento: esta origem demonstra os recebimentos na conta quando o lançamento for da contra partida Contas a Pagar, ou seja, se o lançamento na conta de Despesas for de contra partida Contas a Pagar, não será exibido no relatório até que tenha sido baixado, caso contrário, exibirá conforme os lançamentos realizados. Esta sessão pode adicionar uma ou mais linhas no relatório, dependendo da configuração dos parâmetros.

Parâmetros:

  • conta: informar a conta que será detalhada;
  • nivel: informar o nível de subcontas que será detalhado nesta sessão. Se o parâmetro conta for 3.3, por exemplo, e o nível for 1, o sistema adicionará no relatório linhas demonstrando o saldo no período das contas: 3.3.1, 3.3.2, 3.3.3, ou seja, todas as contas 3.3.x que houverem no plano de contas. Será possível utilizar o nível 0 para exibir somente a somatória da conta configurada, sem que traga as informações da(s) filha(s);
  • produto_tipo: informar o tipo de produto que será totalizado nesta sessão. Pode ser utilizado: C (Combustível), M (Mercadoria) ou S (Serviço). Campo opcional;
  • produto_grupo: informar o grid do grupo de produtos que será totalizado. Para identificar qual o grid do grupo deve-se consultar o banco de dados do sistema. Campo opcional;
  • expr: permitirá adicionar uma expressão matemática na linha informada. Este tipo de sessão é utilizado para realizar os cálculos do relatório. Para se referir a outras sessões do relatório na expressão, utilize o parâmetro id do campo entre colchetes [ ].


A seguir exemplo:

< exprid = "lucro_bruto" texto = "LUCROBRUTO" expr = '\[receita_liq\]- \[total_custo\]">

4 Funcionalidade

O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) exibirá o resultado (lucro ou prejuízo) do período ou exercício, bem como, mostrará detalhadamente, como chegar ao referido resultado. 

O relatório tem como objetivo englobar as receitas, despesas, ganhos, e perdas do exercício, apurados por regime de competência, independentes de seus recebimentos e pagamentos.

Para visualizar, acessar o menu Financeiro > Relatórios > Movimentação de Conta > Demonstrativo do Resultado. A tela a seguir será exibida: 




Na guia Layout será possível selecionar o layout do relatório.
Na guia Tipo de demonstrativo será possível selecionar as opções:

  • Por data: cada coluna demonstra o resultado de um período;
  • Por empresa: cada coluna demonstra o resultado de uma empresa. 

Na guia Opções será possível selecionar as opções:

  • Demonstrativo por período: exibirá o demonstrativo por período; 

A guia Parâmetros possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Período 1: informar o período;
  • Título: informar o título referente ao período informado.


A opção Não exibir linhas sem valores não exibirá linhas com valores zerados no relatório.

Ao selecionar a opção Demonstrativo do período anual o DRE exibirá o demonstrativo do período anual. A tela a seguir será exibida: 




A guia Parâmetros possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Ano período: informar o ano do período;

A opção Não exibir colunas sem valores não exibirá colunas com valores zerados no relatório.

A opção Não exibir linhas sem valores não exibirá linhas com valores zerados no relatório.

Caso selecionar a opção Por empresa – Cada coluna demonstra o resultado de uma empresa, a tela a seguir será exibida: 



Esta tela possui os campos:

  • Período: informar o período;
  • Total das empresas: exibirá o total das empresas.

Na guia Selecione as empresas selecionar as empresas desejadas.

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:




  • Sem rótulos