Sumario


Linx: Visão Geral


A Linx é hoje a maior software da América Latina voltada para o varejo e tem como foco a proximidade com seus clientes.
A empresa oferece soluções inovadoras e personalizadas, que abrangem todos os processos e auxiliam na gestão dos negócios do Cliente de maneira mais ágil e eficiente. Nosso portfólio de soluções abrange os produtos descritos ao final da Proposta.
A Linx foi criada para que seus clientes e o varejo nacional cresçam e ganhem cada vez mais relevância na economia nacional. A escolha da tecnologia como meio desse crescimento está ligada ao nosso DNA inovador e pioneirismo. Sendo assim, nossa Missão e Visão são:

Missão


Tornar o varejo mais rentável, competitivo e sustentável por meio da tecnologia.

Visão


Com o foco no varejo e o DNA de inovação tecnológica, a Linx procura ser lembrada pelas empresas do varejo brasileiro como a melhor opção no fornecimento de tecnologias para o segmento.

1 Conceito


Este manual explicará de modo simplificado as funcionalidades que sofreram alterações na versão PAF-ECF ER 02-03 Bloco I. Este manual deverá ser utilizado apenas para consulta e entendimento básico.
Para informações legítimas sobre a Especificação de requisitos do PAF-ECF e do Sistema de Gestão utilizado por estabelecimento, acessar o documento ATO COTEPE/ICMS ou para conferir os Atributos por Perfil de Requisitos do PAF-ECF e os Perfis de Requisitos do PAF-ECF por Unidade Federada acessar as TABELAS, ambos do website da CONFAZ.

2 Requisitos


Para verificar as alterações efetuadas na versão PAF-ECF ER 02.03, o usuário deverá atualizar a chave de ativação do sistema.

3 Funcionalidades


Neste capítulo serão detalhadas todas as funcionalidades que sofreram alterações na versão PAF-ECF ER 02.03 contidas no Bloco I.

3.1 Menu Fiscal


Para acessar as funcionalidades referentes a este capítulo, no módulo Caixa será disponibilizado o Menu Fiscal, conforme imagem a seguir:
Figura 1: Menus do Módulo Caixa
Na versão PAF-ECF ER 02.01, ao clicar no botão Menu Fiscal a tela a seguir era exibida:









Figura 2: Menu Fiscal da versão 02.01


Na versão PAF-ECF ER 02.03 novos botões foram incluídos. Nesta nova versão ao clicar no botão Menu Fiscal a tela a seguir será exibida:
Figura 3: Novo Menu Fiscal da versão 02.03

3.1.1 Espelho MFD


Para emitir o espelho MFD na tela do Menu Fiscal, clicar no botão Espelho MFD, conforme imagem a seguir:
Ao clicar neste botão a tela a seguir será exibida:


Figura 4: Tela para emissão do Espelho MFD
Nesta tela, a guia Parâmetros possui os filtros:

  • Período: informar nestes campos uma data inicial e final para emitir o espelho com informações referentes a este período;
  • Intervalo COO: informar um número inicial e final do COO (Contador de Ordem de Operação) do respectivo documento fiscal para emitir o espelho com informações referentes aos documentos dentro deste intervalo.


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para emitir o espelho. O sistema exibirá a seguinte mensagem:
Figura 5: Tela de conclusão informando o diretório do arquivo gerado
Na tela acima, será informado o diretório onde o usuário poderá encontrar o arquivo txt contendo o espelho MFD gerado.

3.1.2 Arq. Ato Cotepe 17/04


Na versão PAF-ECF ER 02.01 a opção Ato COTEPE 17/04 poderia ser encontrada na tela de Leitura da Memória Fiscal conforme destacado na imagem a seguir:


Figura 6: Opção Ato COTEPE na versão 02.01

Nesta nova versão PAF-ECF ER 02.03, esta funcionalidade será disponibilizada como um botão no Menu Fiscal, conforme imagem a seguir:
Ao clicar neste botão, a tela a seguir será exibida:
Figura 7: Tela para emissão do arquivo Ato Cotepe na versão 02.03
Nesta tela, a guia Parâmetros possui os filtros:

  • Período: informar nestes campos uma data inicial e final para emitir o arquivo ato cotepe 17/04 com informações referentes a este período;
  • Intervalo COO: informar um número inicial e final do COO (Contador de Ordem de Operação) do respectivo documento fiscal para emitir o arquivo ato cotepe 17/04 com informações referentes aos documentos dentro deste intervalo.


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para emitir o arquivo. O sistema exibirá a seguinte mensagem:



Figura 8: Tela de conclusão informando o diretório do arquivo gerado
Na tela acima, será informado o diretório onde o usuário poderá encontrar o arquivo txt contendo o arquivo Ato Cotepe 17/04 gerado.

3.1.3 Envio ao FISCO-REDUÇÃO Z


Na versão PAF-ECF ER 02.03 será possível enviar ao Fisco as informações da Redução Z através do botão Envio ao FISCO-REDUÇÃO Z, conforme imagem a seguir:
Ao clicar neste botão, a tela a seguir será exibida:
Figura 9: Tela de aviso informando ao usuário quantos arquivos estão pendentes de transmissão ao fisco
O sistema exibe a tela com a mensagem destacada acima porque esta funcionalidade ainda não recebeu a liberação da SEFAZ. Quando for liberado, ao clicar neste botão os arquivos de Redução Z que são gerados diariamente serão transmitidos ao FISCO.
Esta tela sempre será exibida ao abrir o módulo Caixa, ao clicar nos botões Envio ao FISCO-REDUÇÃO Z e Envio ao FISCO-ESTOQUE, e após emitir a Redução Z.
A partir da 5ª até a 8ª transmissão pendente será acrescentado na mensagem a informação Verifique com o fornecedor do programa a solução da pendência. Na 9ª transmissão pendente, acrescentar ao final da mensagem a expressão A partir da 10ª transmissão pendente, o seu programa será bloqueado e somente será liberado após todas as transmissões serem realizadas. Verifique urgentemente com o fornecedor do programa a solução da pendência.
Na imagem acima por exemplo, a mensagem informa ao usuário que existem 2 arquivos apenas, se o usuário permitir que este número chegue a 10, o PDV será bloqueado.

3.1.4 Envio ao FISCO-ESTOQUE


Na versão PAF-ECF ER 02.03 será possível enviar ao Fisco as informações de Estoque através do botão Envio ao FISCO-ESTOQUE, conforme imagem a seguir:
Ao clicar neste botão, a mesma tela citada no capítulo 3.1.3 será exibida e assim que for liberado, ao clicar neste botão os arquivos de Estoque que são gerados a partir do 11º dia do mês subsequente serão transmitidos ao FISCO.

3.1.5 Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ


Na versão PAF-ECF ER 02.03 será possível emitir o arquivo eletrônico de informações de vendas identificadas pelo CPF ou CNPJ do cliente através do botão Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ, conforme imagem a seguir:
Ao clicar neste botão a tela a seguir será exibida:
Figura 10: Tela para emissão do arquivo de Vendas Identificadas
Nesta tela, a guia Parâmetros possui os filtros:

  • Período: informar nestes campos uma data inicial e final para emitir o arquivo de Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ com informações referentes a este período;
  • Intervalo COO: informar o CPF ou CNPJ de um cliente para emitir o arquivo de Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ com informações referentes a este cliente;


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para emitir o arquivo. O sistema exibirá a seguinte mensagem:



Figura 11: Tela de conclusão informando o diretório do arquivo gerado

Na tela acima, será informado o diretório onde o usuário poderá encontrar o arquivo txt contendo o arquivo de Vendas Identificadas gerado.

3.1.6 Menu Fiscal inacessível


No PAF-ECF ER 02.03, a tecla de função Menu Fiscal não deverá ter recursos para restrição de acesso e deverá observar que se a função não for disponibilizada pelo software básico do ECF deverá apresentar a mensagem Função não suportada pelo modelo de ECF utilizado.


Deverá observar ainda que nas telas onde estejam sendo preparadas informações que viabilizarão a execução de comandos para a impressão de documentos, nas telas de consultas, cadastros e de login, bem como em todas que estejam na função pré-operacional para inicialização do sistema, a tecla de função estará dispensada, desde que nelas conste, em qualquer lugar da tela, a seguinte informação: MENU FISCAL INACESSÍVEL NESTA TELA, conforme imagem a seguir:
Figura 12: Tela de Caixa com Menu Fiscal não acessível

3.2 Bloqueio de emissão de NF-e


O PAF-ECF ER 02.03 deve garantir condições para que haja fidedignidade entre os dados constantes dos arquivos eletrônicos de que tratam os itens 13 e 17 do requisito VII disponível no documento Cotepe mencionado no início deste manual, e os documentos fiscais emitidos, sempre que o registro por ele realizado repercuta no controle de estoque ou no controle financeiro.
Para garantir que isto aconteça o PAF-ECF deve ser capaz de emitir, transmitir e armazenar a nota fiscal eletrônica (NF-e), modelo 55 e a nota fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), modelo 65 nos termos de ajuste SINIEF (Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais).
Nas tabelas de perfis mencionadas no início deste manual algumas observações referentes à emissão das notas poderão ser destacadas. No perfil RJ (R) o item mencionado acima não é aceito pelo perfil R, ou seja, para este perfil a emissão de NF-e é bloqueada.
O perfil citado acima é o único perfil que bloqueia a emissão de NF-e e algumas observações de outros perfis são observadas. Para o perfil RN (R) a emissão de NFC-e é obrigatória e para os perfis DF (U), RR (W), AM (W), GO (W), MA (W), PE (W), ES (Y), PB (Y) e BA (Z) a emissão de NFC-e é aceita mas não é obrigatória.

Controle de revisão


Revisão

Data

Histórico das revisões

Item

Revisado por

1

11/04/2016

Elaboração do Documento

-

P&D - Documentação