Sumario

Introdução

O pedido de compras é o registro do compromisso firmado com o fornecedor na aquisição de bens ou serviços.

Um pedido de compras pode ser gerado de três origens diferentes:

  • Diretamente da tela de pedidos, de forma manual, e que é o único objeto a ser tratado neste módulo;
  • Pela tela de planejamento de estoque (será demonstrado em outra oportunidade);
  • Pela formalização de: requisição →  cotação →  Pedido de compras (será demonstrado em outra oportunidade);


A baixa do pedido de compras é realizada no momento da entrada da nota fiscal, seja por XML ou de digitação manual. Pode-se cancelar tanto o pedido global quanto itens no total ou parcialmente. O acesso à tela de pedidos segue o caminho abaixo

Caminho para acessar a tela pedido de compras: Gerencial → Estoque → Compras → Pedido de compras

Configuração

no parâmetros da empresa é disponibilizado a opção de travar a inclusão dos itens manual, durante o lançamento de uma nota de entrada. Com esse parâmetro igual a SIM, desabilita a inclusão de itens de forma manual na nota fiscal de entrada.

Capa

Nesta tela é preciso realizar o preenchimento das informações, e serão registrados os dados básicos do pedido tais como: data de emissão, identificação do fornecedor, valor de frete, condição de pagamento, data de previsão da entrega. Esta data é muito importante para o cálculo do fluxo de caixa.

Itens



Ao selecionar o fornecedor e o item, o sistema identifica qual o último preço de compra praticado na relação fornecedor x item e o traz na tela como parâmetro de negociação ou embalagem. Pode-se realizar consulta ao item focado, identificando-se o almoxarifado e o saldo atual do item, pedidos pendentes sujeitos a atendimento ou passível de exclusão/cancelamento.

Aprovação do Pedido de Compras


Os pedidos para serem válidos devem ser aprovados por uma alçada superior que muda o status para pendente. O caminho para as aprovações é o abaixo.




A tela que se abre para a aprovação do pedido é a abaixo.




Após a seleção dos pedidos de compra a serem aprovados, clicar no botão:
Existe uma parametrização na tela de cadastro de empresas conforme imagem

Importar Pedido de Compras

Um procedimento para obter maior agilidade no processo do pedido de compras, logo abaixo terá as informações sobre o processo.

Configuração

Para obter o acesso importação de Compras, é preciso selecionar uma Opção no PARÂMETROS DO SISTEMA.

Sistema → Parâmetros do Sistema | COMPRAS

OBSERVAÇÃO

O arquivo que será importado é preciso estar no seguinte Layout:

cod_empresa ; cod_fornecedor ; dta_emissao ; num_pedido ; num_parcelas ; qtd_dias_prazo ; 10 ; C

Procedimento

Para importação do arquivo acesse o menu: Gerencial→ Estoque → Planejamento de Compras → Importar Pedido de Compra por Arquivo

ATENÇÃO

Para maiores informações do cadastro de Família Clique Aqui.

Depois de ter selecionado a Família clicar em .


Selecionar o Arquivo e Clicar em Abrir.


Com o arquivo importado.

Necessário clicar em .

  • Sem rótulos