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Data da Release

Produto

 Linx Postos POS

Versão2.0.0.11
Fiscal Flow Client 2.0 Homologado
2.9.4.3
D-POS Homologado8.22.15.0124
Versão FiscalPAF E NÃO PAF
AutoSystem Homologado3.3.1.161
Download da Versão

Faça o download da versão atualizada do Linx Postos POS clicando no link Pacote PDV

Download do Instalador

Faça o download do instalador do Linx Postos POS clicando no link Instalador PDV

Fiscal Flow Client Homologado

Faça o download da versão homologada do Fiscal Flow Client 2.0 clicando aqui (página de download)

D-POS (D-TEF)

Faça o download da versão homologada do D-POS clicando aqui (página de download)

AutoSystem

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Implementações Liberadas


Convergência AutoSystem x PDV Linx Postos POS

POSTOSPOS-10344 - Troca de Valores

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: a partir desta versão, está disponível no PDV a rotina/funcionalidade para efetuar a Troca de Valores. A Troca de Valores, por sua vez, é uma rotina que permite que o cliente troque um cheque, uma carta frete ou qualquer outro documento do tipo A Receber por um valor em espécie (normalmente, dinheiro).

Esta implementação vem com objetivo de deixar o sistema ainda mais completo, trazendo mais soluções para nossos clientes e atendendo postos que realizam a troca de valores diretamente no caixa.

Veja, abaixo, um gif de exemplo de como é o funcionamento da rotina:

Acesse a documentação de Troca de Valores, presente no Manual do Usuário, e veja todas as informações acerca desta nova funcionalidade.

POSTOSPOS-12397 - Mesa Digitalizadora (Assinatura Digital)

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: a partir desta versão, disponibilizamos a funcionalidade de Mesa Digitalizadora. A Mesa Digitalizadora, por sua vez, é uma solução de coleta de assinatura que visa atender estabelecimentos que utilizam a coleta de assinaturas de clientes por meio de assinatura digital.

Para esta solução, desenvolvemos a integração com a Mesa Digitalizadora Wacom, onde será feita a captura da assinatura digital no PDV do AutoSystem, em vendas com as formas de pagamento a prazo. A assinatura pode ser salva no Banco de Dados ou Localmente (isso é configurável), de modo que possa ser enviada eletronicamente ao cliente através das rotinas de faturamento de Notas; ou por uma rotina de exportação de assinaturas eletrônicas - eliminando, assim, o custo com envios físicos do estabelecimento.

Veja, abaixo, um gif de exemplo de funciona esta da rotina:

Acesse o Manual do Usuário e confira toda a documentação da Integração Mesa Digitalizadora.

POSTOSPOS-12506 - Validação de tags para impressão de informações na finalização da venda com Nota a prazo

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina:

  • Emissão da informação do layout do comprovante da chave cupom_produto, dos itens comprados em vendas com nota a prazo
  • Emissão de NF-e para venda com nota a prazo
  • Emissão de NFC-e para venda com nota a prazo
  • Emissão de CF-e para venda com nota a prazo

Benefício / Descrição: para que a nossa solução fique cada vez mais melhor, mais completa e atenda sempre as necessidades dos usuários, realizamos a implementação de uma validação no PDV para as tags &data; e &hora_venda; dentro do layout do comprovante (configurado no Motivo de Movimentação), para que as informações dessas tags sejam impressas na finalização da vend com Nota a prazo.

POSTOSPOS-10106 - Integração com o Cartão Frota SiTef

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Atenção

O Seller/Empório já utiliza o Cartão Frota, porém, não possui o DE / PARA. O DE / PARA está disponível apenas para esta implementação atual, ou seja, para o AutoSystem.

Módulo / Rotina:

  • Integração com o Cartão Frota SiTef
  • Cadastros > Tabelas > Venda > Cartão Combustível (menu onde é realizada a sincronia das configurações)

Benefício / Descrição: a partir desta versão, está disponível a integração com o Cartão Frota SiTef, onde realizamos a implementação do DE / PARA SiTef com os vínculos de produtos e código do cartão combustível. Com isso, é feita a sincronização dos vínculos cadastrados no AutoSystem para que, quando os códigos não estão configurados no módulo SiTef, sejam utilizados os códigos conforme cadastrado no sistema de Retaguarda.

O SiTef - Solução Inteligente para Transferência Eletrônica de Fundos, por sua vez, é um software que permite a comunicação direta do PDV com as operadoras de cartão, também conhecidas como adquirentes.

Para conferir as informações e orientações referentes a essa integração, acesse a documentação Cartão Frota SiTef, presente no Manual do Usuário.

Abaixo, veja um gif de exemplo desta funcionalidade em operação:

Projetos Mercados de Proximidade e Conveniência

POSTOSPOS-12752 - Parâmetro para desativar a validação de troco final

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Fechamento de caixa

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos a implementação do parâmetro Desativa validação de troco final (sangria de fechamento) no sistema de Retaguarda, para que seja possível desativar a validação do troco final. Com esse parâmetro marcado (ativo), o sistema irá retirar a validação atual do PDV, podendo o usuário informar o valor desejado (referente ao troco final) no fechamento do caixa.

Abaixo, veja como o sistema se comporta estando com o parâmetro Ativado ou Desativado:

  • Com o parâmetro Desativa validação de troco final (sangria de fechamento) marcado (Ativado): ao fechar o caixa informando um valor maior do que se possui no caixa, o turno é finalizado com sucesso;
  • Com o parâmetro Desativa validação de troco final (sangria de fechamento) desmarcado (Desativado): ao fechar o caixa informando um valor maior do que se possui no caixa, será apresentada uma mensagem de erro, conforme a imagem de exemplo abaixo:

POSTOSPOS-12930 - Disponibilizado o campo "Identificar Parceiro" na venda

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Informar Parceiro vinculado à venda

Benefício / Descrição: a partir desta versão, disponibilizamos o campo Identificar Parceiro na venda. Esse campo visa facilitar o dia a dia do usuário, dando a possibilidade de vincular o parceiro à venda de forma rápida e simples. A informação do campo Identificar Parceiro, por sua vez, pode ser consultada no relatório de vendas dinâmicas.

O campo Identificar Parceiro:

  • É de livre digitação (não havendo cadastro no sistema de Retaguarda) e pode ser ser editado a cada chamada;
  • É de preenchimento opcional;
  • Pode ser chamado pelo atalho Ctrl + F11; ou
    • na finalização da venda, caso o parâmetro Solicita o preenchimento do parceiro no final da venda esteja marcado (definido nas configurações no sistema de Retaguarda, no menu Cadastros > Sistema > Configurações Gerais > sessão Vendas), .

POSTOSPOS-13282 - Apresentação de produtos que permitem venda durante a consulta

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Pesquisa de produtos

Benefício / Descrição: visando a evolução e melhoria contínua da nossas soluções, realizamos uma alteração no sistema referente à pesquisa de produtos. Agora, quando o campo Não Permite Venda está marcado, os produtos que não permitem venda não são exibidos na pesquisa. Ou seja, os devidos produtos não são apresentados na listagem de consulta de produtos (isso se reflete em todos os lugares onde é possível pesquisar produtos).

Abaixo, veja a imagem de exemplo do campo:


Na tentativa de vender um produto que esteja dentro da situação de Não Permite Venda, será apresentada uma mensagem de erro, conforma a imagem de exemplo:

POSTOSPOS-10648 - Possibilidade fazer venda de produto composição para Seller/Empório

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma implementação no sistema que possibilita fazer a venda de produto composição para Seller/Empório. Essa implementação visa a melhoria e evolução contínua da nossa solução, deixando-a ainda mais completa e atendendo as necessidades dos nossos clientes.

Abaixo, veja mais informações sobre esta implementação.

Observação

Esta rotina já está disponível no AutoSystem.

Retaguarda

  • No sistema de Retaguarda, o produto somente faz a chamada da tela de composição com o parâmetro Fabricação na venda marcado (imagem de exemplo 1);
  • O produto que estiver com o parâmetro Fabricação na venda marcado, está vinculado à:
    • Composição;
    • Observação de preparo;
    • Complementos.
  • O sistema de Retaguarda trata a baixa de estoque da composição (produto ingrediente) e complementos.

Imagem de exemplo 1: parâmetro Fabricação na venda no Retaguarda

Adicionar produto

  • O fluxo de produto composição já existe tanto no PDV quanto no Terminal Comanda. Esse fluxo não sofreu alteração em nenhuma das duas soluções, já recebendo as seguintes informações:
    • produto_composição;
    • produto_preparo;
    • produto_complemento.
  • Ao fazer a adição de um produto, o sistema valida se o produto apresenta o parâmetro Fabricação na venda:
    • Se SIM: o sistema exibe a tela de Composição no PDV (imagem de exemplo 2) e no Terminal Comanda (imagem de exemplo 3). Caso os vínculos (Composição, Complemento e Observação de preparo) não estejam cadastrados no produto, a tela é apresentada com a seguinte mensagem: Não há dados para apresentar;
    • Se NÃO: o item é adicionado diretamente, sem a exibição da tela.
  • Todos os menus do sistema, onde é possível adicionar item, contemplam o produto composição:
    • Produto;
    • Comanda;
    • Pré-venda;
    • Delivery.

Imagem de exemplo 2: adicionar produto / tela de Composição no PDV


Imagem de exemplo 3: adicionar produto / tela de Composição no Terminal Comanda

Envio da venda para o Retaguarda

  • É feito o tratamento de envio da venda do produto composição para o sistema de Retaguarda;
  • Somente é dado baixa em composição e complementos, conforme a seleção do usuário na montagem da composição.

POSTOSPOS-11375 - Integração do PDV com POS Connect

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Integração PDV X POS Connect

Benefício / Descrição: a partir desta versão, está disponível a integração do PDV com o POS Connect. O POS Connect, por sua vez, é uma camada de integração entre o sistema do Cliente e/ou Parceiro (podendo ser, por exemplo, uma plataforma de e-commerce ou um PDV) com o POS. E o POS, entretanto, tem o objetivo realizar a automação entre os sistemas (Gerenciamento e Pagamento) e a integração entre canais (Físico e Digital).

Tendo em vista essa integração e a automação entre sistemas, o POS Connect visa melhorar o fluxo de uma venda que seja realizada com o POS — onde, atualmente, o Cliente precisa fazer basicamente dois lançamentos separados, sendo:

  • o primeiro cobrando do Cliente no POS, onde é digitado um valor que, muitas vezes, pode ser errado. Com isso, acontece de ser cobrado do Cliente e, depois, é feita a baixa manual e vinculado o lançamento no PDV com o ID da transação de POS.

Com o POS Connect, o estabelecimento passa a se comunicar diretamente com o POS, ou seja, não precisa digitar manualmente. Além disso, a conciliação e baixa da venda é realizada de forma automática, diminuindo os riscos de lançamentos incorretos e roubo e/ou furto do equipamento.

Acesse a documentação Integração POS Connect no Manual do Usuário e confira todas as informações e orientações desta integração.

POSTOSPOS-11172 - Aviso de sincronia pendente para o Retaguarda no fechamento do caixa 

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina:

  • Fechamento de caixa
  • Configuração de caixa
  • Verificação de sincronia pendente

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema referente à sincronia pendente de dados. Agora, ao realizar o fechamento do turno, caso haja sincronias de envio pendentes (como, por exemplo, vendas ou Notas), o PDV irá apresentar uma janela, informando o usuário que há sincronias pendentes de envio para o sistema de Retaguarda.

Essa alteração tem como objetivo trazer mais facilidade para o dia a dia do usuário, onde o usuário pode acionar o Suporte com mais rapidez para entender melhor sobre algum erro que ocorreu no sistema e, claro, ter uma correção com muito mais prontidão.

Veja, abaixo, uma imagem de exemplo de como é apresentada a mensagem de sincronia:

POSTOSPOS-12632 - Validação de espaço em disco ao abrir o PDV

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Login no PDV

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma melhoria no PDV para que seja apresentado um alerta na tela referente ao espaço disponível em disco. Com essa melhoria, ao fazer o login no PDV, é apresentada uma mensagem avisando sobre o espaço de armazenamento, caso o disco C: do PDV tenha menos de 5GB disponíveis.

Importante

Por padrão, o sistema alerta o usuário sobre o espaço em disco quando o armazenamento está abaixo de 5GB. Porém, esse valor poder ser alterado/definido através da variável de ambiente LXESPACOMINIMOEMDISCO.

Veja a imagem de exemplo de como a mensagem é apresentada:

POSTOSPOS-13477 - Conexão automática do sistema com impressoras

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Impressão

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema referente às impressoras. Agora, quando o sistema perder a conexão para a impressora, ou caso esteja configurado com a porta incorreta, a conexão com a impressora será ajustada de forma automática.

No momento, essa melhoria está homologada para as seguintes impressoras:

  • Bematech MP-4200 TH; e
  • Elgin i9.

Rotinas Otimizadas


POSTOSPOS-13227 - Falha na configuração da impressora para baixa de pedido de delivery automático

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Configurações > Integração Delivery

Problema: os campos do quadro Impressão Automatizada de Pedidos e Documento Fiscal ficavam desabilitados incorretamente, quando o checkbox (caixa de seleção) Imprimir Conferência Automática estava marcado/ativado.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que seja respeitado corretamente o comportamento do quadro Impressão Automatizada de Pedidos e Documento Fiscal, de acordo com sua marcação.

POSTOSPOS-13297 - Erro ao finalizar venda de produto com taxa de serviço

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: SmartPOS > Finalizar venda com taxa de serviço

Problema: no SmartPOS, ao tentar realizar uma venda de produto com taxa de serviço aplicada, era apresentado um erro de valores totais no momento de fazer o checkout. Isso ocorria, pois para o cálculo, o sistema estava usando como base o valor do subtotal (que, por sua vez, vem sem a taxa de serviço).

Solução aplicada: realizamos uma alteração no sistema para que, no cálculo, seja pego o valor total. Com isso, a venda pode ser finalizada de forma correta e sem erros.

POSTOSPOS-13169 - Itens eram duplicados indevidamente ao editá-los

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Edição de delivery

Problema: ao fazer a edição de itens lançados em delivery manual antes realizar o registro, o sistema se perdia e duplicava, indevidamente, os itens editados.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que os itens possam ser editados normalmente, sem sofrerem duplicação indevida.

POSTOSPOS-13322 - Valor de desconto no pedido era ignorado no cálculo

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Edição de delivery

Problema: ao fazer a edição de qualquer delivery ou pré-venda, o valor de desconto no pedido era ignorado. Com isso, o valor a ser pago era calculado de forma incorreta.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que, na edição de delivery, os valores sejam calculados corretamente, de acordo com os descontos aplicados no pedido e nos itens.

POSTOSPOS-13377 - Mensagem era apresentada indevidamente na impressão

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Impressão de conferência de delivery manual

Problema: ao fazer o lançamento de um pedido manual no PDV, o lançamento era feito de forma correta, porém, a mensagem Produto não encontrado. Editar pedido para baixa era apresentada na impressão. Essa situação ocorria quando o produto não possuía uma referência interna no sistema.

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que a mensagem Produto não encontrado. Editar pedido para baixa seja exibida na impressão da conferência de pedido (feito de forma manual), somente se o cliente tiver o módulo Zé Delivery na sua chave linxpostospos.key. Para outros sistemas de delivery (como, por exemplo, o iFood ou Delivery Manual), a mensagem não será apresentada, caso seja incluso na Ordem de Pedido um item que não tenha referência interna.

POSTOSPOS-13385 - Sistema não validava campos obrigatórios de NFe

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Iniciar venda com NFe

Problema: ao iniciar uma venda e selecionar a emissão de NFe, caso nenhum campo obrigatório fosse preenchido/informado, o sistema não fazia a validação desses campos.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que seja feita uma validação nos campos obrigatórios para NFe.

POSTOSPOS-13406 - Ordem de Produção não era criada com itens configurados para produção

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Criação de delivery manual

Problema: ao fazer a criação de delivery manual, o sistema não estava criando a Ordem de Produção quando havia itens configurados para produção.

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que a Ordem de Produção seja criada corretamente no delivery manual, mesmo quando há itens configurados para produção.

POSTOSPOS-13442 - Ficha de consumo não era impressa na venda com forma de pagamento diferente de dinheiro

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Problema: ao fazer uma venda cuja forma de pagamento fosse diferente de dinheiro, a ficha de consumo não era impressa.

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que a ficha de consumo seja impressa corretamente, mesmo quando a venda for com uma forma de pagamento diferente de dinheiro.

POSTOSPOS-13480 - Informação de destinatário não era enviada na autorização da venda

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Venda de delivery

Problema: ao realizar uma venda de delivery, o sistema não estava enviando a informação de destinatário na autorização da venda. Com isso, a mensagem ERROR: 787 - Rejeição: NFC-e de entrega a domicílio sem a identificação do destinatário era apresentada.

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que seja ignorada a regra de CPF na Nota, tendo em vista que a impressão é diferente do envio da SEFAZ.

POSTOSPOS-12634 - Erro ao buscar produtos via etiqueta de balança

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Adicionar item conforme o código de barras da etiqueta da balança com programação de preço

Problema: ao ler a etiqueta da balança no PDV, caso o item possuísse programação de preço, o valor não era aplicado.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema, adicionando a captura de preço unitário, conforme a programação de preço do produto.

POSTOSPOS-13495 - Falha na janela com a pergunta de impressão de ficha de consumo

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Impressão da ficha de consumo

Problema: ao selecionar a opção Não para a impressão da ficha de consumo, a janela com a pergunta para a impressão da ficha era apresentada novamente de forma indevida.

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que ele identifique corretamente a resposta do usuário e não apresente a janela indevidamente.

POSTOSPOS-13514 - Atualização do WhatsApp no menu Ajuda do PDV

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Menu Ajuda

Problema: ao acessar o menu Ajuda do PDV Seller e Empório, o número do WhatsApp era apresentado incorretamente.

Solução aplicada: ajustamos o número do WhatsApp no menu Ajuda. Além disso, também criamos um botão para que, ao clicá-lo, o usuário seja redirecionado para o navegador, onde é aberta a conversa do WhatsApp com o Suporte da Linx.

POSTOSPOS-13485 - Notas inutilizadas causavam erro de sincronia no sistema

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Sincronia de inutilização de Notas para o PDV

Problema: a sincronia de Notas inutilizadas não era concluída.

Solução aplicada: realizamos uma alteração no sistema para que sejam gerados os dados de inutilização necessários para o AutoSystem, na geração de um evento para a sincronia pelo Mide_processador para Notas não encontradas na SEFAZ. Além disso, também fizemos um ajuste no sistema para não travar a sincronia se algum dos eventos de Notas inutilizadas. Caso essas Notas não tenham as informações, será liberada a sincronia das outras.

POSTOSPOS-13596 - Sistema permita fazer a exclusão de item de pré-venda em ambiente PAF

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Edição de pré-venda delivery

Problema: o sistema estava permitindo fazer a exclusão de item de pré-venda em ambiente PAF.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que não seja permitido fazer a exclusão de item de pré-venda em ambiente PAF. Além disso, também alteramos o sistema para que seja possível editar o pedido quando o ambiente for PAF-NFCe. Já no caso de PAF, a edição não é permitida.

POSTOSPOS-13612 - Janela de seleção de produto composto não dobrava a quantidade com produto fracionado

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Venda de produto composto no PDV

Problema: quando a opção para poder incrementar a quantidade de complemento e composição estava Ativada, os produtos com unidades fracionadas eram incrementados grama a grama, por exemplo.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema, onde consideramos a quantidade selecionada como unidade e multiplicamos pela quantidade padrão cadastrada na composição.

Exemplo:

  • Um produto composto com a quantidade de 110G;
  • Na janela de seleção, foi selecionada 3 (três) quantidades dessa composição;
  • Então, a mesma vai ter um total de 330G após a seleção.

POSTOSPOS-13508 - Erro em venda com Pix

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Forma de pagamento QRLinx Pix

Problema: ao realizar uma venda no PDV com o Pix, quando o valor da venda era dividido (ou seja, era pago) em duas partes, o sistema apresentava o erro integration_type_pix.

  • Exemplo: o valor do produto era de R$ 10,00. Porém, o cliente fazia o pagamento através do Pix em duas partes: a primeira parte de R$ 5,00 e a segunda parte também de R$ 5,00. Nesse cenário, ocorria o erro.

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que, caso o valor de uma venda em Pix seja dividido, o pagamento ocorra corretamente.

  • Sem rótulos