Controle do Documento
Data da Release

Produto

 Totem de Autoatendimento

Versão1.0.0.30
Fiscal Flow Client 2.0 Homologado2.9.4.1
D-POS Homologado8.22.15.0124
Download da Versão

Faça o download da versão atualizada do Totem de Autoatendimento clicando aqui

Download do Instalador

Faça o download do instalador do Totem de Autoatendimento clicando aqui

Fiscal Flow Client Homologado

Faça o download da versão homologada do Fiscal Flow Client 2.0 clicando aqui (página de download)

D-POS (D-TEF)

Faça o download da versão homologada do D-POS clicando aqui (anexo)

Implementações / Melhorias Liberadas


Projetos Mercados de Proximidade e Conveniência

POSTOSPOS - 10646 - Possibilidade de calcular gorjeta na comanda

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

A partir desta versão, realizamos uma implementação no sistema, onde o cliente tem a possibilidade de calcular a gorjeta na comanda, fazer a impressão na conferência e registrar corretamente no cupom. Para que o sistema passe a identificar a taxa de serviço na comanda, é preciso fazer algumas configurações no Retaguarda. Para isso, acesse o passo a passo.

Com o parâmetro ativo, o Totem de Atendimento irá apresentar:

  • O totalizador Tax. Serviço na tela de adicionar produtos/comanda (imagem de exemplo 1);
  • Será aplicado o percentual cadastrado na máquina ou lote de comanda.

Na tela de checkout, o sistema sempre irá perguntar se o cliente quer, ou não, adicionar a taxa de serviço (imagem de exemplo 2). Com isso, a mensagem Deseja adicionar a taxa de serviço de + (Percentual da comanda ou da máquina) é apresentada.

Veja as imagens de exemplo:

Imagem de exemplo 1: gorjeta no Totem de Autoatendimento


Imagem de exemplo 2: questionamento ao usuário para adicionar, ou não, a taxa de serviço

POSTOSPOS - 10646 - Cálculo da gorjeta na comanda por faixa de horário

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Em complemento à entrega de calcular a gorjeta na comanda, o cliente também tem a possibilidade de trabalhar com a taxa de serviço por faixa de horário. Para realizar as configurações no Retaguarda, é necessário acessar o passo a passo.

Para utilizar esta funcionalidade, o parâmetro Utiliza gorjeta precisa estar Ativo. Além desse, o sistema irá validar o parâmetro Tipo de taxa de serviço, podendo ser configurado:

  • Por máquina/lote de comanda;
  • Por faixa de horário.

Quando o parâmetro Tipo de taxa de serviço for:

Por máquina (padrão): o sistema irá buscar o percentual no lote de comanda  e máquina;

Por faixa de horário: o sistema irá buscar as configurações de faixa de horário e aplicar o percentual, conforme o horário definido.

Observação

A faixa de horário é considerada na abertura da comanda, mesmo que seu fechamento seja em outras faixas de horários.

Smart POS - 10232 - Preço segmentado por máquina

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Descrição / Benefício: a partir desta versão, disponibilizamos para nossos clientes a possibilidade de trabalhar com preço segmentado por máquina. Ou seja, para cada máquina que o estabelecimento possui, pode-se configurar preços diferenciados.

Informações importantes sobre esta funcionalidade de forma geral:

  • Esta nova funcionalidade se aplica somente aos produtos com o tipo Mercadoria para Revenda;
  • Nos cadastros iniciais, torna-se necessário ativar o parâmetro 540 - Utiliza preços adicionais no cadastro de produtos do tipo Mercadoria para revenda. Caso esse parâmetro não seja ativado, a guia Preço adicional (que se refere ao cadastro do preço segmentado por máquina), não será apresentada no cadastro de produtos;
  • Quando não houver nível de preço adicional configurado para determinada máquina, será aplicado o preço normal de venda;
  • Caso o produto apresente Programação de preço, então essa será aplicada, referente ao preço adicional;
  • Todas as telas e filtros de produtos onde são demonstrados os preços, irão acatar a configuração de nível de preço adicional vinculada ao cadastro de máquinas;
  • Na baixa da comanda/pré-venda/delivery, o sistema irá aplicar o preço registrado na comanda, ignorando o nível de preço da máquina. Essa validação, por sua vez, se refere quando há mais de uma máquina no estabelecimento;
  • Esta funcionalidade está disponível para os produtos vendidos tanto no PDV, como no Totem de Autoatendimento e SmartPOS.

Para mais informações sobre a funcionalidade de preço segmentado por máquina, como parametrizar e demais orientações, acesse a documentação de Cadastros | Estabelecimento | Máquinas | Cadastro de preço segmentado por máquina e veja o material completo.

POSTOSPOS - 9591 e 10961 - Integração do Totem de Autoatendimento com o Beerpass

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Beneficio / Descrição: esta implementação tem o objetivo de disponibilizar aos clientes a integração entre o Totem de Autoatendimento e o Beerpass - Autosserviço de chopp e bebidas.

O self-service de chopp do Beerpass permite que os próprios clientes do estabelecimento acionem as torneiras de chopp através da leitura do cartão pelos dispositivos instalados. A venda é realizada por ML de chopp, diminuindo o desperdício e proporcionando autonomia para o consumidor. No PDV, ao realizar a abertura, será executado o serviço beerpass.exe, que irá realizar a consulta das comandas em aberto para atualizar o status.

Para mais informações sobre esta integração, como habilitar e como é seu funcionamento, acesse o Manual do Usuário de Integração Beerpass x Linx Empório POS.

POSTOSPOS - 11635 - Pesquisa NPS no Totem

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos a implementação da rotina de pesquisa de satisfação (NPS) para avaliação do atendimento. O NPS, por sua vez, trata-se de uma tecnologia para avaliar a satisfação do cliente em relação ao atendimento realizado pelo estabelecimento.

Abaixo, veja mais informações sobre esta funcionalidade.

Habilitar o NPS

Para que seja possível realizar a pesquisa, é necessário habilitar o campo Permitir pesquisa de satisfação no caixa. Essa configuração pode ser ativada no menu Gerencial > Configuração > Parâmetros > Caixa ponto de venda, no AutoSystem.

Veja as informações sobre o comportamento do sistema:

  • Quando o campo Permitir pesquisa de satisfação no caixa é habilitado para utilização no Totem, as opções PinPad e Tela auxiliar não são apresentadas. Com isso, a pesquisa é aplicada somente na tela do Totem;
  • Há disponível o campo Tempo de exibição, que é configurado em segundos para determinar o tempo que a pesquisa irá ficar em tela, até ela ser fechada automaticamente. Essa configuração está visível apenas quando a chave LinxPostosPOS e o Autoatendimento estão ativos;
  • Caso o campo Tempo de exibição esteja como "0" (zero) ou nulo, o AutoSystem considera o tempo padrão de 5 (cinco) segundos de exibição do NPS em tela;
  • Caso o campo Tempo de exibição esteja preenchido com qualquer valor, esse valor é o considerado para exibição do NPS em tela.

NPS no Totem

Ao caminhar para a forma de pagamento, o Totem apresenta uma pesquisa de satisfação, permitindo ao cliente selecionar uma das opções. Essa operação, por sua vez, ocorre antes da escolha da forma de pagamento.

Veja uma imagem de exemplo do NPS no Totem:

Observação

  • A janela de pesquisa respeita o tempo configurado. Caso o usuário não selecione nenhuma opção, o sistema dá continuidade ao processo e segue para o próximo quadro. Importante: também é respeitado o tempo do próprio totem, ou seja, se o tempo configurado para o NPS for de 45 segundos e o tempo do Totem for de 30 segundos, ao alcançar os 30 segundos, o Totem irá fechar a venda e retornar para tela inicial;
  • Caso o usuário escolhida a opção Não, obrigado, a votação é finalizada sem avaliação e o Totem segue para o próximo quadro;
  • Caso o usuário selecione uma opção referente à avalição, a votação é finalizada e o Totem segue para o próximo quadro;
  • Quando é realizada a pesquisa, a opção é registrada pelo Totem e enviada, assim que a venda for finalizada, para o Retaguarda.

Veja, abaixo, um gif de exemplo de como funciona o NPS no Totem:

POSTOSPOS - 8886 - Forma de pagamento Premmia no Totem

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: a partir desta versão, disponibilizamos a forma de pagamento Premmia no Totem. Com essa implementação, o usuário pode fazer o pagamento de produtos através do aplicativo Premmia, tendo ainda mais praticidade e flexibilidade no momento de escolher a forma de pagamento.

Premmia no Totem

No Totem de Autoatendimento, há disponível a forma de pagamento Premmia. Ao selecionar essa forma de pagamento, o sistema gera um QRCode para que o usuário do estabelecimento possa fazer a leitura do código e, então, o pagamento pelo aplicativo Premmia. Com isso, o sistema recebe o valor pago e emite a venda, bem como o documento fiscal.

Forma de pagamento Premmia no Totem


Tela com QRCode

Informações técnicas

Integração para comunicação com a API de início de transação

Ao selecionar a forma de pagamento Premmia, o sistema faz a comunicação com a API fidelidade/iniciar/pagamento para iniciar a transação e criar uma ordem de pagamento no Backoffice do Premmia. Os dados da venda são capturados e, então, são enviados através da API do Backoffice do Premmia.

QRCode em tela

Na API de transação, é retornado um QRCode em tela para que o usuário possa fazer o pagamento. Na tela, é apresentado o QRCode, que pode ser digitado ou, então, pode ser feita a sua leitura.

Comunicação com a API de validação de pagamento

Durante a apresentação do QRCode em tela, o sistema faz a comunicação com a API fidelidade/validar/pagamento. O processo de validação de pagamento ocorre durante 5 (cinco) minutos, sendo que: a cada 5 (cinco) segundos, é feita uma nova comunicação, enquanto o sistema não receber o retorno de pagamento realizado com sucesso.

Comunicação com a API de cancelamento de transação na tela de QRCode

Na tela de QRCode, há um botão para cancelar a operação. Ao clicar nesse botão, o sistema realiza a comunicação com a API fidelidade/cancelar/pagamento.

Comunicação com a API de cancelamento de transação no cancelamento de venda realizada

Ao fazer o cancelamento de uma venda realizada, dentro do prazo permitido pela legislação, o sistema fazer a comunicação com a API de cancelamento.

POSTOSPOS - 11365 - Inclusão da sigla "TKT" ao lado do número da versão dos pacotes

  • AutoSystem          
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: realizamos um ajuste no sistema para que seja apresentado o número da demanda (quando não for um pacote de versão) referente à atualização em que o cliente está. Essa alteração visa facilitar a identificação da versão do sistema do cliente, podendo qualquer situação e/ou problema ser resolvido com maior assertividade e agilidade.

Veja a imagem de exemplo dessa implementação, cuja informação é apresentada no rodapé da tela:

POSTOSPOS - 12308 - Melhoria no processo de sincronização dos cartões comanda

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Benefício / Descrição: realizamos uma melhoria no processo de sincronização dos cartões comanda. Essa melhoria tem o objetivo de fazer os cartões não ficarem sobrecarregados e não ficarem repetindo os dados consecutivas vezes, trazendo assim, um melhor controle dos cartões e performance das alterações feitas.

POSTOSPOS - 12307 - Melhoria na performance da sincronia de dados

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Beneficio / Descrição: realizamos uma melhoria na performance da sincronia de dados para que a atualização e integração das informações seja feita em uma só comanda. Além disso, também diminuímos o detalhamento no log, gerando uma melhor performance.

POSTOSPOS - 11899 - Inserção de voucher nominado durante venda no Totem

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Beneficio / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma melhoria no sistema referente à rotina de voucher. Agora, o Totem de Autoatendimento apresenta a tela para informar o CPF, sempre que for identificado que o voucher inserido é nominado (ou seja, vinculado a um CPF de cliente).

POSTOSPOS - 12674 - Inclusão do botão + no Totem para adicionar produtos

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Adição de produtos na venda (pode-se escolher a quantidade sem ter que adicionar um novo produto à comanda)

Beneficio / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma melhoria no Totem de Autoatendimento referente à adição de produtos. Agora, está disponível o botão + (mais, que refere-se à adição) e o botão - (menos, que refere-se à subtração) na venda, onde o usuário pode adicionar ou remover a quantidade de produtos com muito mais rapidez e facilidade, sem ter que adicionar um novo produto à comanda.

Essa alteração no sistema traz agilidade e praticidade para o dia a dia, facilitando o processo e pensando cada vez mais no que é melhor para a usabilidade do sistema para o usuário.

Veja as imagens de exemplo dessa alteração (note os botões/ícones de mais e menos, facilitando a adição ou remoção dos produtos):

Os produtos são apresentados de forma simplificada:

Veja as imagens de exemplo de como era antes dessa alteração:

POSTOSPOS - 12960 - Melhorias gerais no Totem

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina:

Beneficio / Descrição: visando a melhoria e evolução contínua das nossas soluções, realizamos algumas alterações no Totem de Autoatendimento para melhor atender os usuários e deixar a usabilidade do sistema cada vez mais prática e intuitiva.

Confira as modificações:

Viagem ou balcão ao iniciar o pedido

Alteração 1: configuração para solicitar o tipo de entrega do pedido:

  • Na Conta Caixa, criamos a configuração Considerar produtos do cardápio como produtos de produção, onde todos os produtos solicitam o Nome e Local de entrega (baseado na configuração marcada na guia Autoatendimento).


Alteração 2: solicitar o local de entrega ao finalizar o pedido no Totem, quando habilitada a configuração:

  • Ao pressionar o botão Finalizar Pedido, o sistema irá solicitar o local de entrega do pedido;
  • As seguintes opções serão apresentadas: Viagem ou Balcão;
  • Após coletar a informação do local de entrega, o sistema envia a informação no campo Local, no registro da comanda.


Alteração 3: informação do campo Local na Ordem de Produção e no KDS:

  • Na Ordem de Produção, é impresso o Local de entrega com base na informação salva no campo Local;
  • No KDS, o pedido apresenta em tela a informação do local de entrega.

Comentário nos pedidos e produtos

Alteração 1: observação no produto:

  • Ao selecionar um produto composto, disponibilizamos um novo botão ao lado do Adicionar ao carrinho. Esse novo botão apresenta uma janela para informar uma observação de texto livre;
  • Ao clicar no botão Adicionar ao carrinho, o sistema adiciona o produto juntamente com a observação informada.


Alteração 2: observação no KDS e na Ordem de Produção:

  • Na Ordem de Produção, passa a ser impressa a observação de texto livre, juntamente com as observações do produto composto (caso haja);
  • O pedido do KDS passa a apresentar em tela a informação da observação de texto livre.

Não solicitar nome para pedidos com produtos bipados

Alteração 1: nova opção na configuração para solicitar o nome do cliente somente quando o pedido possuir produtos de produção:

  • Na guia Autoatendimento, junto das opções Nome do cliente na comanda, está disponível a nova opção Obrigar informar em itens de produção. Além disso, renomeamos a opção DE: Socilitar para informar PARA: Sempre solicitar para informar;
  • Também implementamos a configuração que permite adicionar, ou não, produtos diretamente no carrinho. Onde:
    • Opção Ativada: não insere produtos do cardápio diretamente no carrinho;
    • Opção Desativada: insere produtos sem composição/complementos/observações de preparo diretamente no carrinho.


Alteração 2: tratamento da nova opção no Totem:

  • Ao pressionar a opção Finalizar Pedido, o sistema passa a validar a nova opção. Caso esteja configurado para solicitar somente com produtos de produção, o sistema valida se há produtos compostos no pedido. Caso possua, é solicitado para informar o nome do cliente.

Item indisponíveis sombreados/indisponível no Cardápio

Alteração 1: consulta de produtos do cardápio:

  • Ao realizar uma busca de produtos do cardápio, é realizada a consulta do saldo do produto na tabela estoque_produto. O sistema considera o depósito vinculado ao caixa.


Alteração 2: layout para demonstrar produto indisponível:

  • No Cardápio, é validada a flag disponível e, com isso:
    • O sistema apresenta uma TARJA/SOMBREADO na imagem do produto que está indisponível;
    • Agora o clique/toque no produto é bloqueado, caso esteja indisponível.

Rotinas Otimizadas


POSTOSPOS - 12787 - Formas de pagamento referentes à TEF não eram exibidas no Totem 

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Formas de pagamento - TEF

Problema: as formas de pagamento referentes à TEF não eram apresentadas no Totem.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que as formas de pagamento referentes à TEF sejam apresentadas corretamente no Totem.

POSTOSPOS - 12875 - Produto não era encontrado quando o código de barras iniciava com "0"

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Bipar produtos no Totem de checkout

Problema: ao bipar um produto no Totem, cujo código de barras iniciava com "0" (zero), o produto não era encontrado. Isso ocorria, pois no cadastro do sistema, o produto não tinha o número "0" cadastrado no início, apenas os demais números.

Solução aplicada: realizamos um tratamento no sistema para que, ao ler um produto que tenha "0" (zero) no início do código de barras, seja feita uma validação se o produto está cadastrado com ou sem o "0".

POSTOSPOS - 12452 - Produto não era lançado diretamente no carrinho ao selecioná-lo

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Problema: ao selecionar um produto simples no cardápio, esse produto estava sendo apresentado em tela, fazendo com que o usuário fosse obrigado a pressionar novamente a opção Adicionar ao carrinho. Sendo que, nesse caso, o produto já deveria ter sido adicionado automaticamente ao carrinho.

Solução aplicada: realizamos uma melhoria no sistema para que um produto do tipo composto (ou seja, quando ele não possui complementos, como observação de preparo; e não possui composição opcional) já seja adicionado automaticamente ao carrinho

POSTOSPOS - 12457 - Totem travava após instabilidade com QRLinx

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Módulo / Rotina: Problema de conexão com transação QRLinx

Problema: o módulo QRLinx apresentava instabilidade e, com isso, a venda ficava pendente no Totem, gerando travamento.

Solução aplicada: realizamos um ajuste para que, em casos de instabilidades do QRLinx, o Totem não fique travado.

POSTOSPOS - 13135 - KMV não enviava a pontuação em tempo real

  • AutoSystem        
  • Seller / Empório

Problema: o KMV não estava enviando a pontuação em tempo real.

Solução aplicada: alteramos a URL de comunicação para que seja enviada a correta pontuação do KMV.

  • Sem rótulos