Sumário

Conceito

O Shell Box é um aplicativo para Smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS, o qual permite ao cliente realizar o pagamento das vendas feitas na conveniência ou abastecimentos no próprio Smartphone, proporcionando assim maior agilidade no atendimento e reduzindo as filas nos caixas.

Por meio da integração do Shell Box com o EMSys, é possível identificar os abastecimentos pagos pelo aplicativo, efetuar sua baixa utilizando a forma de pagamento previamente configurada, e armazenar o número de autorização para futura conciliações dos pagamentos.

Obs: A integração com a API será utilizada apenas para abastecimentos, ou seja no Posto. Para lojas de conveniência ainda está em processo de desenvolvimento pela Raízen e ainda não foi disponibilizada. A configuração para Lojas de Conveniência pode ser realizada sem integração com a API, clique aqui e esse o documento: Shell Box | Loja de Conveniência.

A Integração do App Shell Box com o TAC via API traz mais segurança operacional para o postos, evitando divergência de pagamentos ou qualquer outro problema relacionado a transação efetiva de um abastecimento Shell Box.


Vídeo do ShellBox

Para acessar o vídeo clique na opção abaixo.

Pré-Requisitos

Para utilizar o Shell Box integrado o estabelecimento deve:

  • Solicitar o cadastramento na Raízen. É realizado o vínculo do IBM (ID do posto).
  • Utilizar o TAC no modo offline. (Implementação modo Online somente na 2ª Fase).
  • Utilizar a partir da versão 3.1.0.365 do TAC.
  • Entrar em contato com o Gerente de Relacionamento da conta ou o time Comercial para habilitar a funcionalidade e verificar horas de implantação.

Configuração

Para que o Shell Box Funcione corretamente precisamos fazer as configurações abaixo.


Parâmetro

Acesse o Parâmetros Empresa no EMSys, clique na opção "Shell Box".

  • Selecionar a opção "Utiliza Integração ShellBox".
  • Informe uma Forma de Pagamento. (Está forma de pagamento é padrão para todas as movimentações relacionadas com o Shellbox).

Após a conclusão da configuração, Clique em Confirmar.


Cadastro Forma de pagamento

Habilite a opção "Pagamento Shell Box" nas formas que pagamentos, para permitir a utilização da mesma durante a finalização de uma transação shell box.

Selecione a opção "Private Label" e selecione "Shell Box".


Obs: Quando o cliente realizar abastecimento Shell box e o pagamento não será realizado no App Shell Box, o TAC possibilitará que o operador finalize o abastecimento selecionando uma outra forma de pagamento (Ou seja, foi realizado via Shell box, mas o cliente deverá efetuar o pagamento diretamente ao posto). Então esta configuração deve ser habilitada para todas as formas de pagamento que poderão finalizar abastecimentos Shell Box desta forma.


Acessar o EMSys ir no menu: Gerencial → PDV → Formas de Pagamento → Cadastro forma de pagamento

Habilitar o tipo de pagamento Private Label, selecionar a caixa Shell Box e nas opções de forma de pagamento, selecionar Pagamento Shell Box.


Inclusão das formas de pagamento no PDV

Após o cadastro da forma de pagamento, é necessário liberar a mesma no cadastro do PDV para que assim seja possível a visualização ao finalizar a venda. Em seguida basta fazer a exportação de dados para o PDV.

Acesse o menu: Gerencial → PDV → Cadastro de PDV

Selecionar as formas de pagamento que estão disponíveis, e clique nas opções de liberação: .


Exportação de Dados para o PDV

Nesta primeira fase foi contemplado apenas o modo offline do TAC. Exportar dados para o PDV, marcando as opções Parâmetros e Forma de Pagamento.


Reinicie o Console de Bombas

Reiniciar o console de bombas no TAC para que a integração com a API do Shell Box seja ativada.

Na Raízen o CNPJ e o IBM (Código da Loja/Posto) deve estar liberado antes dessa ativação. Se estiver cadastrado corretamente, os próximos abastecimentos serão apresentados na tela com os ícones do Shell Box do seu lado direito, conforme demonstrado nos próximos tópicos.


No banco de dados do TAC serão criados 2 parâmetros: 40.000 - Utiliza Integracao ShellBox e 40.001 - Cod. Forma Pagto Integracao ShellBox


Logs Gerados na pasta do TAC

Suporte: Caso seja necessário consulte o log do Shell Box para obter detalhes e analisar possíveis erros.

O Log foi criado na pasta padrão do TAC. Procure o arquivo de nome _AzureShellBox + Data (dia e mês) + Hora da transação. Exemplo: AzureShellBox_0809_17, corresponde ao dia 08 de Setembro as 17:00 Horas.

Ícones Shell Box exibidos nos Abastecimentos em Tela


- Ícone Shell Box com o fundo branco. O abastecimento foi realizado e o TAC identificou que é Shell Box porém ainda não foi retornando pela API qual o pagamento foi utilizado. Obrigatoriamente esse status irá mudar em alguns segundos para qualquer um dos ícones abaixo, em tempo de execução na tela.


- Ícone Shell Box com o fundo verde. O pagamento foi realizado totalmente no App no valor total do abastecimento. Ao selecionar o abastecimento, será baixado automaticamente e transmitido a NFC-e / SAT sem opção para o operador selecionar a forma de Pagamento na tela F4. Se o cliente tiver desconto da Raízen, ele poderá utilizar no pagamento do abastecimento também através do App.


- Ícone Shell Box com o fundo laranja. O TAC identificou o abastecimento, porém parte do pagamento ou pagamento total deverá ser feito diretamente ao posto. Possibilidades:

  1. Cliente escolheu no App o pagamento em Dinheiro e deve ser pago ao posto.
  2. Cliente terá um desconto (Raízen e Crédito Combustível) ou das campanhas do próprio postos (negociações) e o restante em Dinheiro que também deverá ser pago ao posto.
  3. Cliente tem a possibilidade de utilizar o App apenas para pontuação, o pagamento deverá ser feito de forma total ao posto, seja dinheiro ou cartão de crédito/débito.


- Ícone Shell Box com o fundo vermelho. Foi realizado o abastecimento, porém houve falha no pagamento. Na maioria dos casos o cliente selecionou o pagamento no APP com cartão, mas não foi autorizado a transação. Neste caso a API Shell Box não retorna dados do pagamento. É necessário confirmar com o cliente como foi realizado o pagamento e no TAC finalizar selecionando uma forma de pagamento correta na tela F4.


- Ícone Shell Box com fundo preto foi atribuído para quando houver falha de comunicação com a API ou indisponibilidade de rede e internet.



Visualizando os Abastecimentos Shell Box no TAC

Abaixo segue imagem de uma abastecimento Shell Box cujo pagamento foi realizado 100% pelo App. No TAC basta seleciona-lo e digitar "Enter". Este abastecimento será finalizado automaticamente com a forma de pagamento padrão informado no EMSys e o TAC irá transmitir a NFC-e / SAT sem que o usuário informe outro meio de pagamento:

Abaixo segue imagem de uma abastecimento Shell Box cujo pagamento é parcial, ou seja, é necessário que o operador faça o recebimento do valor selecionando uma forma de pagamento desejada na tela F4 de finalização de vendas. Em seguida a finalização e transmissão da NFC-e / SAT é feita normalmente.



Realizando Venda no App



O pagamento pelo Aplicativo SHELL BOX tem a possibilidade de ser feita com cartão de crédito/Debito ou Dinheiro.

Para os pagamentos com cartões o cliente (Do estabelecimento) precisa ter o cadastro dos cartões realizados no APP.

No App pressione o campo "Digite para pagar".

1: Selecionar o tipo do pagamento (Cartão Crédito, Debito ou Dinheiro).

2: Digite o Cód. que fica destacado na Bomba.

OBS. Cada bico tem o seu Código.

Após informar o Código aguarde:

Para abastecimento: Aguarde o frentista finalizar o abastecimento.

Finalizado o abastecimento, no aplicativo irá mostrar a conclusão. Basta clicar em CONFIRMAR.

Para Produtos: Aguarde registrar o produto e finalizar a compra.

Ao finalizar a venda do produto no TAC, no aplicativo vai mostrar qual produto foi registrado e precisa clicar em FINALIZAR.

Confirmar os produtos e os valores na tela do APP e clicar no botão Finalizar.




Integração de Caixa

Integre o caixa normalmente. As vendas Shell Box pagas com cartão de crédito diretamente no App ou de forma parcial, são visualizadas no agrupamento Recebimentos > Duplicatas > Cartão de Crédito da mesma forma que outras transações:


Consultar Transações Shell Box

Criamos uma tela de consulta exclusiva para as transações Shell Box.

As vendas exibidas são as mesmas presentes no fechamento de caixa que foram importadas do banco de dados do PDV.

É possível filtrar as transações por Período, forma de pagamento e de outras empresas. Assim será possível realizar uma melhor análise das transações.

Acesse o menu: Gerencial → Vendas → Auditoria Shell Box.

Para efetuar a busca selecione os Filtros corretamente e clique em Pesquisar.

Filtros

  • Período: Tempo decorrido das transações ShellBox.
  • Empresa: Informe a empresa, ou selecione a opção Selecionar Empresas para pesquisas com mais de uma empresa.
  • Pagamento: Selecionar uma das opções entre (Total, Parcial e Manual).
  • Forma de Pagto: É um campo que não é obrigatório selecionar, fica a critério do usuário.

As transações terá a separação da seguinte forma.

  • Vermelho: Pagamento Manual
  • Verde: Pagamento Total
  • Azul: Pagamento Parcial

Segue abaixo um exemplo:

Todas as transações tiveram o pagamento Total.

Todas as informações para compor uma transação Shell Box estão presente neste menu. 


Operação com Shell Box da forma antiga no TAC.

O cliente tem a possibilidade de operar da forma antiga para finalizar vendas com Shell Box. Tanto Lojas de Conveniência quanto Pista(Posto). 

Até a data desta publicação, aconselhamos entrar em contato com a Raízen e solicitar que utilize a integração via API quando o cliente utilizar Shell Box na Pista, ou seja, no Posto.

Se mesmo assim optar por utilizar na pista, acesse as configurações contidas neste documento: Shell Box | Loja de Conveniência, é a mesma para o Posto.

Fluxo de Integração Shell Box X EMSys

O fluxo de funcionamento da integração Shell Box X EMSys ocorre da seguinte forma:

Ao realizar uma venda cuja forma de pagamento seja Shell Box, o PDV fará o envio dos dados para a nuvem Linx (1). Esta por sua vez fará o envio para a nuvem Raízen (2). O cliente informa o código PDV no App do Shell Box e após a confirmação do pagamento, o App envia a informação para a nuvem Raízen (3), que repassa para a nuvem Linx (4), e esta repassa para o PDV. 









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