Índice

Conceito

Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes sobre a solução Self Checkout, da Linx. O Self Checkout, por sua vez, é um produto que permite que os próprios usuários façam suas compras de forma totalmente independente, ou seja, sem nenhum auxílio ou interação com um operador ou atendente na loja. De forma simples e objetiva, podemos dizer que o Self Checkout nada mais é do que um sistema de autoatendimento. Ele funciona com a mesma ideia/premissa de um Totem de Autoatendimento.

Esse tipo de modalidade de compra está crescendo e ganhando cada vez mais espaço e credibilidade no mercado, pois traz mais praticidade, agilidade e liberdade ao usuário.

Com um equipamento smart em mãos, o usuário pode:

  • Fazer a leitura do código de barras dos produtos;
  • Adicionar produtos no carrinho;
  • Fazer o pagamento da sua compra.

Veja, nesta documentação, informações de como habilitar e utilizar o Self Checkout.

Pré-requisitos para usar o Self Checkout

Atenção

O Self Checkout está disponível a partir da versão 1.3.0 do SmartPOS e, por ora, funciona apenas com a adquirente Stone e com o equipamento P2. Posteriormente, outros equipamentos serão homologamos.

Para que seja possível usar o Self Checkout, há alguns pré-requisitos que devem ser atendidos. Sendo eles:

  • Possuir um leitor de código de barras conectado ao SmartPOS;
  • Possuir um HUB USB conectado ao SmartPOS. O HUB, por sua vez, precisa ter uma porta do tipo P2.

Isso se faz necessário para conseguir conectar o carregador e o leitor juntos.

Observação

Sobre a conexão do HUB USB com o SmartPOS:

Um HUB de entradas USB é um adaptador pequeno, equipado com várias entradas USB extras. Essa é uma maneira simples e fácil de expandir o número de entradas USB disponíveis no computador, por exemplo. No SmartPOS, ele é usado da seguinte forma:

  1. O HUB USB é conectado na entrada do carregador do SmartPOS;
  2. No HUB, é conectado o cabo com a saída do tipo P2;
  3. A ponta USB é conectada no carregador;
  4. O carregador, por sua vez, pode ser ligado à tomada e, então, pode-se ligar o leitor de código de barras.

Abaixo, veja algumas imagens de exemplo:

HUB USB


Leitor de código de barras


Leitor de código de barras

Como habilitar o Self Checkout

Veja mais detalhes sobre como habilitar o Self Checkout.

No Retaguarda

  1. Acesse o sistema de Retaguarda;
  2. No Retaguarda, acesse o menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas;
  3. No quadro Máquina, preencha o campo Nome com o número de série do dispositivo;
  4. Na guia SmartPOS, defina o campo Perfil de uso do SmartPOS como SmartPOS Self Checkout;
  5. Ainda na guia SmartPOS, marque o checkbox (caixa de seleção) Habilitar o lançamento de produtos;
  6. No quadro Habilitar forma de pagamento (também presente na guia SmartPOS), marque as formas de pagamento que serão aceitas;
  7. Salve as alterações.

Observação

Ao selecionar a opção SmartPOS Self Checkout no campo Perfil de uso do SmartPOS, alguns campos são bloqueados automaticamente. Isso acontece, pois os campos que ficam bloqueados não são utilizados no Self Checkout.

No aplicativo

1. Acesse o aplicativo;
2. Com o aplicativo aberto, você será direcionado para a tela de ativação;
3. Na tela de ativação, clique 10 (dez) vezes no texto Linx SmartPOS. Feito isso, a seguinte tela será apresentada:

4. No campo Senha, insira a senha smart5469 e, então, clique no botão Validar acesso;
5. Ao clicar no botão Validar acesso, a mensagem Ambiente de homologação ativado será apresentada, conforme a imagem de exemplo:

6. Nessa mesma tela em que a mensagem Ambiente de homologação ativado é apresentada, preencha o campo Informe o CNPJ para ativar com o seguinte CNPJ: 54517628001593 (esse CNPJ, por sua vez, está sujeito à alteração);
7. Após inserir o CNPJ, clique em Ativar. A seguinte tela será exibida:

8. Nessa tela, serão apresentados os seguintes tipos de conexão:

  • Local: com esta opção, o Smart depende de um PDV para funcionar;
  • Nuvem: com esta opção, o Smart funciona sem PDV;
  • Homologação.

9. Selecione a opção Nuvem para realizar a ativação do Self Checkout;

Importante

Atualmente, o Self Checkout funciona apenas com a conexão Nuvem, ou seja, sem PDV.

10. Em seguida, a mensagem Ativando cliente será apresentada e a ativação será realizada. Veja a imagem de exemplo:

11. Depois de fazer todos os passos descritos até então, o Self Checkout será ativado e o usuário será direcionado para a tela inicial, conforme a imagem de exemplo:

A imagem apresentada nessa tela é padrão da Linx. Porém, caso o cliente deseje, é possível personalizar a imagem de fundo através do sistema de Retaguarda. Para isso, basta clicar no botão Escolher arquivo, presente no quadro Imagens.

Importante

Para que todos esses passos funcionem corretamente e conforme o esperado, o Terminal precisa estar configurado corretamente no sistema de Retaguarda Seller. A configuração, por sua vez, envolve o cadastro de periféricos e máquinas.

Utilizando o Self Checkout

Veja as informações referentes à utilização do Self Checkout.

Adicionar produto ao carrinho

Há duas formas de adicionar produtos ao carrinho:

Bipar produto através do leitor de código de barras

  1. Acesse o aplicativo;
  2. Dê um toque na tela inicial para ser direcionado à tela de leitura de código de barras;
  3. Escolha o produto desejado e, então, aponte o leitor para o código de barras do produto. Ao bipar o produto pelo código de barras, automaticamente o produto já é adicionado ao carrinho.

Caso o usuário deseje, também é possível fazer a leitura dos itens diretamente pela tela inicial do aplicativo. Com isso, não precisa navegar até o carrinho para ler o código de barras dos produtos.

Escolher produto através da lista

  1. Acesse o aplicativo;
  2. Dê um toque na tela inicial para ser direcionado à tela de leitura de código de barras;
  3. Na tela de leitura de código de barras, clique no botão Escolher da Lista. Ao clicar nesse botão, são apresentados todos os produtos disponíveis (produtos esses que são configurados no sistema de Retaguarda);
  4. Identifique o produto desejado e clique no botão Adicionar. Ao adicionar um produto, o usuário é automaticamente direcionado para a tela do carrinho. E na tela do carrinho, por sua vez, são apresentados todos os produtos adicionados.

Dica

  • No carrinho, pode-se clicar no ícone de + (mais), presente ao lado de cada produto. Com isso, mais daquele mesmo produto é adicionado ao carrinho. Também pode-se clicar no ícone - (menos) para retirar os produtos repetidos;
  • Ao adicionar ou retirar produtos, o valor é calculado automaticamente e apresentado de forma instantânea na tela.

Caso o usuário deseje, ele pode fazer uma pesquisa por produtos no campo Pesquisa. Para isso, basta clicar sobre o campo e digitar o produto desejado.

Veja uma imagem de exemplo de como os produtos são apresentados:

Pagar o produto

Para realizar o pagamento do produto, siga os seguintes passos:

  1. Na tela do carrinho, clique no botão Pagar (presente no rodapé);
  2. Selecione a forma de pagamento desejada;
  3. Ao selecionar a forma de pagamento, a janela CPF na Nota é aberta:
    • Caso o usuário deseje adicionar o CPF, basta preencher o campo Digite seu CPF e clicar em Continuar;
    • Caso o usuário não queira adicionar o CPF, basta clicar no botão Não.
  4. Em seguida, a mensagem Aproxime, insira ou passe o cartão é apresentada na tela, indicando que o usuário pode efetuar o pagamento do produto.

Veja uma imagem de exemplo de como é a tela de pagamento do app:

Importante

  • Caso a venda seja finalizada, mas ela não tenha sido aprovada no sistema de Retaguarda, a mensagem Atenção! O pagamento foi aprovado, porém, não conseguimos realizar a emissão do comprovante fiscal. A venda será finalizada. Caso precise do comprovante, entre em contato com o administrativo local é apresentada na tela. Ao clicar na opção Finalizar venda, o usuário é direcionado para a tela de Sucesso, indicando Pagamento realizado com sucesso;
  • Caso o usuário deseje, ele pode fazer a impressão do comprovante clicando no botão Cartão. O comprovante, por sua vez, não é cupom fiscal. O comprovante trata-se apenas de um comprovante do pagamento com cartão, como o nome indica, indicando que a compra foi feita. Para finalizar o processo, basta clicar em Concluir;
  • O usuário também pode fazer a impressão do cupom fiscal, caso esse esteja disponível no momento. Para isso, basta clicar no botão Cupom fiscal. A impressão do cupom fiscal, entretanto, já está adequada à nova arquitetura. Ou seja, a impressão é feita de forma simplificada, cujo cupom é menor (trazendo assim, mais economia de papel);
  • Caso o usuário deseje, há a possibilidade de fazer a emissão da Nota Fiscal Modelo D1. Essa Nota, que também é conhecida como Nota Fiscal de Balcão, é um documento fiscal emitido pelo contribuinte do ICMS para cobrir as operações e/ou prestações de serviços que forem realizadas. A Nota Fiscal Modelo D1 é usada para vendas diretas ao consumidor final e tem o objetivo de agilizar o processo e diminuir o consumo de papel.
    • Com a devida parametrização feita no sistema de Retaguarda (menu Estabelecimento > Cadastro > Máquinas > Pesquisar máquina configurada), o aplicativo não permite fazer a impressão do DANFE ao finalizar a venda. Com isso, é permitido somente a impressão dos comprovantes de PIX ou de cartão. Nesse cenário, o envio do documento fiscal é feito via cadastro do cliente no sistema de Retaguarda, onde o cliente consumidor final (que possui seu cadastro realizado) recebe a NFC-e da venda posteriormente no seu e-mail;
    • Ao adicionar a série AIDF no cadastro de máquina, a emissão da Nota Fiscal não será realizada via aplicativo. Com isso, a opção de emissão da Nota Fiscal não irá aparecer na tela de finalização de venda do app. Sem a série configurada, será emitida a Nota Fiscal normalmente, e a opção de impressão da Nota será exibida na tela de finalização da venda;
    • Quando a Nota Fiscal D1 está configurada no sistema de Retaguarda, o botão para impressão da Nota não é apresentado.

Pagamento com QRLinx

Caso o usuário deseje, é possível fazer o pagamento da compra através do QRLinx, assim sendo possível utilizar o Pix, que está integrado ao equipamento.

Veja uma imagem de exemplo de como o QRLinx é apresentado na tela do app:

Excluir o produto

Para fazer a exclusão de um produto:

  1. Estando na tela do carrinho, clique no ícone de lixeira;
  2. Ao clicar no ícone da lixeira, a mensagem Remover item. Deseja remover o item do carrinho? será apresentada com as seguintes opções:
    • Sim: clicando neste botão, o produto é removido do carrinho;
    • Não: ao clicar nesta opção, o produto permanece no carrinho.

Observação

Caso o carrinho tenha apenas um produto e esse produto seja excluído, o aplicativo retorna à tela de leitura de código de barras.

Informações importantes sobre o Self Checkout

  • Caso o aplicativo identifique que, durante 30 segundos, o usuário não está fazendo nenhuma ação, a mensagem Atenção! Você ainda está aí? é apresentada com as seguintes opções:
    • Sim: clicando nesta opção, o aplicativo permanece ativo para o usuário dar continuidade às compras;
    • Quero sair: clicando nesta opção, o aplicativo retorna à tela inicial e as ações realizadas pelo usuário, até então, são perdidas.
  • Caso o usuário fique 1 (um) minuto sem realizar nenhuma ação no aplicativo, ele retorna à tela inicial;
  • As categorias apresentadas no aplicativo referentes aos produtos, assim como as imagens exibidas para ilustrar cada produto, são configuradas no Retaguarda. As categorias podem ser cadastradas no menu Cadastros > Produtos > Estrutura mercadológica.

Painel Admin

O Painel Admin é voltado ao Administrador do aplicativo, onde é possível acompanhar algumas informações que detalhamos abaixo.

Para acessar o Painel Admin:

  1. Pressione o botão Toque para iniciar o pagamento por 3 (três) segundos;
  2. Insira as credenciais.

No Painel, há as seguintes informações:

  • Guia Transações: esta guia apresenta as transações realizadas pelos usuários.
    • Filtro Todas: este filtro traz todas as transações realizadas;
    • Filtro Canceladas: clicando neste filtro, são apresentadas apenas as transações canceladas.
  • Guia Opções: esta guia traz a seguintes informação:
    • Botão Exportar Logs: clicando neste botão, a mensagem Exportar logs. Deseja exportar o log do sistema? é apresentada.
      • Clicando em Cancelar: a operação é cancelada;
      • Clicando em Continuar: o sistema dá continuidade ao processo de exportação de logs.

Veja as imagens de exemplo das guias:

Guia Transações


Guia Opções

Observação

Caso necessário, há a possibilidade de fazer o reset das configurações do aplicativo. Para isso, basta clicar no botão Reconfigurar (conforme apresentado na imagem de exemplo acima).

  • Sem rótulos