Neste documento vamos mostrar a configuração de uma campanha Cashback e como ele funciona no PDV.

A campanha de Cashback é um benefício para o cliente em uma compra futura, isto é, ao fazer uma compra atingindo as regras da campanha Cashback, o cliente ganha um valor ou percentual de desconto para ser utilizado na próxima compra.

Vamos falar um pouco das configurações de Cashback.

  • Esta campanha concederá benefício em compra futura: Este campo deve ser utilizado caso essa campanha que está sendo criada, seja uma campanha de ativação para um benefício que será resgatado em uma compra futura. Utilizo quando quero realizar uma campanha de Cashback.
  • Data Inicial: É a data considerada para início do Cashback. Ou seja, a partir desta data, o consumidor poderá resgatar o benefício acumulado na primeira compra.
  • Data Final: É a data considerada para determinar o fim da campanha de Cashback. Ou seja, é a data limite para o consumidor efetuar o resgate do benefício acumulado na primeira compra.


Importante:

As Datas Inicial e Final, nessa tela, indicam o período para resgate do Cashback. Portanto, a data em que o consumidor deve retornar à loja para resgatar seu benefício.

As Datas de Início e Fim que se encontram no início do cadastro da campanha (fora da área de cashback), indicam o período em que o consumidor estará elegível ao acúmulo do benefício. Podendo, em sua primeira compra, acumular um benefício de cashback para resgatar em compra futura.


  • O benefício pode ser resgatado acumuladamente: Se o cliente realizar diversas compras no período de ativação, o resgate desses benefícios pode ocorrer acumuladamente em uma única compra futura.
  • Utilizar os valores de ativação para os cálculos percentuais: Nesse caso, quando esse campo estiver marcado, indica que o benefício do cashback, quando for percentual de desconto, será gerado sobre o valor da primeira compra. Ex: Valor da primeira compra = R$ 1000 e o percentual de desconto do Cashback é de 10%. Indica que o consumidor terá um valor de R$ 100 para utilizar na próxima compra. Caso esse campo esteja desmarcado, quer dizer que os 10% de desconto serão calculados sobre o valor da compra futura. Ou seja, independentemente do valor da primeira compra, o benefício será sempre 10% e calculado sobre o valor da compra que será efetuado o resgate.
  • O benefício só pode ser utilizado na loja de origem: O resgate do benefício só pode ser resgatado onde a primeira compra foi realizada.
  • O benefício só pode ser utilizado em loja diferente da origem: O resgate do benefício só pode ser resgatado em lojas diferentes da loja onde a venda de origem ocorreu.
  • Lojas para utilização do benefício: Inserir as lojas que estão elegíveis ao resgate do Cashback. Podendo inserir uma ou mais lojas específicas, ou ainda um grupo de lojas.

 

O benefício do Cashback fica sempre associado ao CPF do cliente, para que quando este se apresentar em uma compra futura, o sistema automaticamente busca os benefícios a que esse CPF está elegível.

 

Abaixo vamos mostrar como a campanha irá ativar na primeira venda, onde o cliente vai receber o cashback para a futura compra.

Efetuando a venda, o cliente está ganhando 5% de desconto na futura compra.

 

Na próxima compra não precisa ser o produto da regra do Cashback para ativar o desconto, pode ser qualquer produto que o sistema vai verificar se aquele CPF tem algum desconto armazenado para futura compra. No exemplo abaixo, utilizei o mesmo cliente da primeira venda e ao finalizar, retornou que o cliente deve receber R$ 3,00 de desconto, referente 5% do valor total da venda, com arredondamento.

Ativação da campanha na venda futura:

 

Desconto aplicado:


  • Sem rótulos