Para casos em que cliente não tenha o desejo de ter seu CPF identificado na nota e para Estados que não exigem esta informação, é possível cancelar a inserção do documento. Desta forma, ao inserir um cliente válido, na tela de identificação ao clicar em "Fechar" o documento não será considerado. 


Identificação do clienteIdentificação do cliente


No cabeçalho da tela, ao lado do nome e código do cliente, será apresentado um ícone que exibirá um texto informativo descrevendo os locais em que esses dados irão refletir.


Cliente não identificadoCliente não identificado


Nota

  • Independente da identificação ou não, os dados ainda serão armazenados no histórico de vendas da empresa.
  • Quando o cliente não for identificado, seus dados não serão informados no arquivo XML da nota/cupom, no DANFE NFC-e, nos Livros de Saída, SPED e arquivos eletrônicos.
  • Ao identificar o cliente, informando seu nome e CPF/CNPJ e seu registro for levado ao arquivo CAT 52, estas informações serão demonstradas no espelho da nota fiscal no ERP. Caso contrário, nenhum dado será informado no espelho.
  • Ao realizar uma venda para "Consumidor final" e identificar o cliente (CPF/CNPJ e nome), no espelho da nota fiscal, o destinatário permanecerá como consumidor final, porém no campo "Observações" serão exibidos os dados de identificação do cliente.

Referente a inserir o cliente via CRM

  • Caso o cliente tenha sido informado via CRM, porém solicitado que seu CPF não seja incluído no Cupom, as informações no SPED Fiscal sobre o cliente (adquirente) não serão escrituradas.
  • Se o cliente for informado via CRM, porém solicitado que seu CPF não seja incluído no Cupom, a informação de UF será escriturada como sendo a UF do Consumidor Final.
  • Ao efetuar uma venda para um cliente cadastrado via CRM e identificá-lo informando o CPF/CNPJ e nome, no espelho da nota fiscal o destinatário será exibido conforme o cadastro do CRM e no campo "Observações" serão exibidos os dados de identificação.