No dia  08/08/2017 foi realizada uma transmissão ao Vivo com o Tema "Controle de Estoque"


Objetivo:


  • O que é  um estoque

  • Custos

  • Cadastro de Natureza de Operação

  • Ajuste de Saldos

  • Emissão de Notas (Entrada, Transferência e Remessa)

  • Balanço

  • Relatórios



Ficou de fora?   Clique aqui e assista nossa trasmissão ao vivo !


Treinamento de Custos: Clique aqui !


Treinamento de Entrada de Notas: Clique aqui !


Treinamento de Ajuste de Saldo: Clique aqui !


Treinamento  de Painel: Clique aqui ! 


Treinamento de Transferência entre Filiais: Clique aqui !


Treinamento de Transferência entre Depósitos: Clique aqui !


Treinamento  de Venda Consignada: Clique aqui !


Treinamento de Balanço: Clique aqui !     


Treinamento de Fator de Conversão: Clique aqui !


Link de permissões de Exportadores:


Estoque e compra:  https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Exportador+de+Dados+de+Estoque+e+Compras

Faturamento:  https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Exportador+de+dados+de+Faturamento

Contabilidade:  https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Exportador+de+dados+Contabil

Financeiro:  https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=11590497


Dicas Linx no Youtube -  Clique aqui !


PPT - Transmissão ao Vivo:


FAQ - Perguntas e Respostas durante a Transmissão:

Atalhos

1 – Se fizer uma entrada de notas por XML divergente com o pedido, como fica estes itens divergentes?

R:Somente será baixado do pedido os itens que tinham na nota. Os itens que não estavam na nota, continuam em aberto no pedido possibilitando uma nova entrada


 2 – Ao fazer uma consignação, ocorre erro:

(388) Rejeição: Código de Situação Tributária do IPI incompatível com o Código de Enquadramento Legal do IPI.

R: Isso indica que o cadastro configurado em “Suprimentos> estoque> cadastros Auxiliares> Configuração tributária> os campos CST e Enquadramento não estão em concordância, é necessário consultar seu contador e revisar a configuração tributária

 

3 - Pode ser utilizado a rotina de consignação para transferência entre lojas?

R:Consignação e transferência são rotinas diferentes. È preciso analisar a situação.

EX: você está tirando peças de uma filia para por em outra, se não vender estas peças voltam para sua loja. Neste caso seria transferência entre filiais, pois são todas empresas da mesma rede. No momento que vai para uma loja transfere, e no momento que volta para a loja que enviou, transfere novamente.

Caso você esteja enviando mercadorias para uma outra empresa, que não é sua, ou seja enviou um lote de mercadorias por um tempo determinado, se esta empresa não vender te devolve. Neste caso esta empresa seria seu cliente. Ai sim poderia emitir consignação. Ou seja, mandou mercadoria para o cliente, fatura o que ele ficou, devolve o que não vendeu. No EAD de venda consignada terá o passo a passo do processo.

4 - A consignação deve ser habilitada pelo suporte? No meu portal não aparece essa rotina.

R: Não. O suporte irá te atender apenas em dúvidas pontuais. Configurações e treinamentos você pode fazer através dos treinamentos EADs disponibilizados, ou através da contratação de um consultor de implantação.

5 - Onde localizo o Relatório de exportador de dados?

R: Os relatórios são disponibilizados através de permissão de usuários, após a permissão habilitada ficará disponível dentro de cada módulo. Ex: Faturamento> Exportador de dados> estará disponível os relatórios de faturamento.
Suprimentos> Exportador de dados> estará disponível os relatórios de estoque.

E assim também com os demais módulos.

Estoque e compra: https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Exportador+de+Dados+de+Estoque+e+Compras

Faturamento: https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Exportador+de+dados+de+Faturamento

Contabilidade: https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Exportador+de+dados+Contabil

Financeiro: https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=11590497

 6 - Em qual campo é utilizado para colocar a localização dos produtos?

R: Existe uma parametrização que é feita por um consultor de implantação em Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Estoque:

Em que é habilitado a rotina de controle de localização de estoque, e feito o cadastro de todas as localizações conforme abaixo:

Após configurado, é necessário criar os cadastros auxiliares em: Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Localização

Links da Rotina:
Link para inclusão de um novo cadastro.
Link para alteração da descrição do cadastro.
Link para trocar o registro de nível hierárquico.
Link para excluir o cadastro.
Sempre que necessitar incluir um registro de primeiro nível, neste exemplo Depósito, deve-se clicar no link
que está ao lado do título da página "Localizações".

Após configurado para vincular a um produto acesse:

Suprimentos> estoque> produto> na bolinha azul clique na opção “Conf. Localização”

Ou também pelo relatório de manutenção “Suprimentos> estoque> relatórios> Manutenção> filtrar a localização”

7 - Seria correto utilizar o ajuste de saldo para movimentação de produtos?

 R: O ajuste de Saldo deve ser utilizado apenas para manutenções pontuais, em que por algum erro foi vendido um produto errado, o mesmo se encontra no estoque, e você está fazendo um ajuste pontual. Não deve ser utilizado como entrada de notas, ou para grandes quantidades. Recomendo que utilize as movimentações sempre que possível por entradas de notas.

 8 - Devolução simbólica e devolução física, qual a diferença no consignado?

R: Devolução física, é aquilo de fato que o cliente devolveu. Devolução simbólica, é o que ele ficou, e você está devolvendo “Simbolicamente” para o produto retornar o saldo e ser realizado a venda.

 9 - Referente localização no estoque, quando for fazer a venda é obrigatório selecionar a localização?

R: Não a Localização é apenas gerencial. Quando você pesquisa o produto no sistema, já sabe onde ele está, e facilita a busca deste produto para entrega-lo ao cliente.

 10- Na falta de etiqueta da fábrica temos o caminho de fazer a etiqueta CODEBAR. Infelizmente a Etiqueta CODEBAR não aparece as informações completas, como: Referencia, cor, tam e preço. Outro problema está no momento da bipagem. O bip não reconhece o código de barras gerado na etiqueta CODEBAR .

R: De fato o Layout de etiquetas codebar é fixo no sistema, possibilitando apenas a escolha do nome ou descrição básica a ser impresso. Para alteração ou inclusão de qualquer outro campo, existe a possibilidade de customizar este layout de acordo com cada necessidade. Neste caso é necessário acionar o Gerente de Relacionamento solicitando um orçamento.

Quanto a questão do leitor não fazer a leitura. O formato do código utilizado neste relatório é o “Codebar” é necessário configurar no leitor.

Segue um link para ajudar nesta configuração, se mesmo seguindo o procedimento não tiver sucesso, é necessário acionar a assistência técnica e solicitar a inclusão deste formato.

https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=11594300

11- Se fizer o balanço e ajustar os saldos no estoque através dele, as movimentações realizadas naquele dia devem ser lançadas manualmente depois? Ou seja, pode existir movimentação no mesmo dia do balanço?

R: Ao processar o arquivo de balanço pode ser informado a data a ser considerada para o processamento. Por exemplo você fez a contagem no domingo, e processou o arquivo apenas na segunda feira. Caso tenha realizado vendas também no domingo, utilize a data de processamento do sábado.  Pois assim todas as vendas que foram feitas no domingo ou na segunda feira até o processamento do balanço automaticamente são descontadas do saldo.

 12 - Na minha loja, nós compramos muitos produtos que vem em grandes quantidades nas notas, porém são vendidos de maneira unitária. Como posso parametrizar para que a importação do XML já seja feita para estes códigos unitários? Lembrando que não quero dar entrada no produto CONJUNTO, como vem nas descrições na nota, mas sim como produtos unitários que criei no sistema.

R: Atualmente existem 2 formas de tratar produtos que são comprados em uma quantidade e vendida em outro, por exemplo compro em rolo, vendo em metros, ou compro em caixa e vendo em unidades.

Através da rotina de desmembramento: https://share.linx.com.br/display/MODAprod/Desmembramento

Neste caso não há tratamento, pois um produto tem vários códigos, pois os mesmos são vendidos de formas fixas e distintas. Será necessário fazer a entrada do código principal, e depois fazer o desmembramento.

A outra forma seria através da rotina de fator de conversão, Conforme EAD disponibilizado nesta página. Neste caso a conversão é feita de forma automática, ou seja no cadastro do produto você define a conversão padrão, ou no momento da entrada da nota também pode alterar informando a conversão de 1 produto da nota equivale a XX a ser vendido. EX: compro 1 caixa e ela se transforma em 100 unidades de um produto. Este fator é variável, e pode ser atualizado a cada nova movimentação.

13 - Esse ajuste de saldo impacta nos impostos?

R: Não. Somente as emissões de notas.

14 - Existe a opção de relatórios de entrada/ saída no Microvix?

R: Todos os relatórios disponíveis em “Suprimentos” são relacionados a entradas, e todos em “Faturamento” são relacionados a saída. Existe um relatório disponível em: Estoque> relatórios> Compras vendas e Saldo por empresa, te apresenta uma visão geral de ambas as operações.

15 - Pode Excluir um Deposito criado? Caso não, por que?

R: Somente é possível excluir depósitos que não possuem movimentações. (Suprimentos> Estoque> cadastros auxiliares> depósitos> Exibir registros> clicar no “X”> confirmar a exclusão) A partir do momento em que o depósito possui ao menos uma movimentação não será mais possível excluir, e irá apresentar uma mensagem de Impedimento. Este bloqueio é necessário pelo controle de histórico de utilizado que ficam armazenadas nas tabelas. No entanto você pode solicitar ao suporte que inative o depósito para movimentações de vendas, transferências ou ambos. 

16 - Como troco o produto de deposito sem precisar excluir um para incluir no outro?

R: A melhor rotina para esta ação é a “Transferência entre depósitos” (faturamento> Emissão de nota fiscal> ao final da página clique em transferência entre depósitos) Confira nosso EAD sobre este tema! 

17 - Quando efetuamos transferências entre filiais e tem divergências, como é ajustado?

R: No momento em que você faz a transferência, automaticamente gera a conferencia na empresa que deverá receber. Após fazer a conferencia dos itens que realmente chegaram na loja, automaticamente os itens que não foram recebidos são estornados para loja que emitiu a nota.

18 - Referente ao ajuste de estoque, o balanço depois de finalizado, ele basicamente faz um ajuste do estoque, vamos supor que tenha várias divergências no balanço as vezes por falta de processo, lojas que levam peças de uma para outra sem fazer transferência ou algum outro erro de processo, e aparecem essas peças e são ajustados, nesse caso existe problema?

R: Este é o tipo de divergência, que poderá servir de alerta para o gestor analisar como estão os processos da sua loja, e agir! Mas de qualquer forma, a legislação prevê e exige a geração do balanço, exatamente para passar a régua em tudo que movimentou até ali, e iniciar uma operação nova após esta ação. 

19- E algum relatório após a finalização do balanço que me dê apenas os produtos que estão divergentes com o estoque anterior?

R: Durante o balanço é apresentado as críticas de balanço, e depois você pode acessar novamente este relatório acessando: Suprimentos> Estoque> balanço> Consultar Balanço.

Utilize os filtros:

Clique no link do ID do balanço

Faça o download da planilha:

E abra o arquivo em formato em Excel para analisar:

20 - Referente deposito: posso edita-lo, mas qual a função do Centro de Custo do deposito?

R: Definir para qual centro de custo devo debitar ou creditar determinada mercadoria, conforme a operação que está sendo feita (entrada ou saída)

 21 - Referente ao relatório exibido no final. Estes relatórios foram liberados?  (Relatórios fiscais)

R: Sim, mas é preciso ficar atento na permissão de usuário.

Dentro das permissões de usuário dentro do Grupo “Report Viwer” subgrupo “Fiscal” em “Livros fiscais aparece somente “Tributação”

Ao clicar novamente na bolinha azul conforme destacado abaixo, as permissões para os demais relatórios passam a aparecer.

22- Qual regra padrão distribuir o centro de custos? (http://prntscr.com/g5w5yl)

R: Para que apareça mais de um centro de custos para um rateio “Proporcional” nesta rotina é necessário contratar implantação para ativar a rotina em:

Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Contabilidade> Centro de Custos:

Após ativar a rotina, passa ser possível selecionar os centros de custos no cadastro de depósitos, desta forma o roteio é feito proporcional de acordo com a quantidade de centros de custos.

Se não configurado esta opção, o sistema considera o centro de custo configurado dentro do histórico vinculado a operação que estiver sendo feito conforme configurado em “Adm. Financeiro> Contabilidade> Operações Padrões.




  • Sem rótulos