Assunto

Venda de Produtos Absoletos

O que é?

A Venda de Produtos Obsoletos é um processo de devolução de mercadorias com defeito/obsoletos, porém a rede Chilli Beans utiliza uma natureza de operação de venda.

O processo se inicia quando um cliente devolve um produto com defeito para uma loja Chilli Beans, a partir daí é de responsabilidade da loja “vender” o produto para a franqueadora. O mesmo pode ser realizado quando a loja possui um produto que não vende mais e deseja “vender” para a franqueadora.

Melhor Solução

Configurações

 Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para que seja utilizada a funcionalidade em questão.

 

  • Cadastro de Natureza de Operação

 No cadastro de Natureza de Operação será necessário realizar uma série de configurações para que a venda realizada se enquadre na regra de produtos obsoletos.

 Para cadastrar uma natureza de operação que caracterize a venda de produtos obsoletos é necessário acessar Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação e além dos dados informados tradicionalmente, o usuário deve realizar a seguinte configuração:

  • O tipo de operação deve ser “Saída”;
  • No grupo “Outros” a opção “Venda de produtos para a franqueadora” deve ser marcada, ao realizar esta operação serão exibidos os demais campos:
    • Somente itens oriundos de devolução no Garantia Nacional: quando marcado, ao emitir a nota fiscal, somente poderão ser inseridos produtos oriundos da garantia nacional;
    • Grupo “Venda de Itens com Defeito para Franqueadora”;
      • Cliente: deverá ser informado o código da Franqueadora cadastrada no CRM (Cliente/Fornecedor) da Franquia;
      • Depósito: representa o depósito em que constam os produtos defeituosos / obsoletos;
      • Grupo: somente produtos que pertencem a este grupo (setor no cadastro de produtos) poderão ser informados na venda;
      • Preço de Venda: valor a ser aplicado nos produtos no processo de venda para a franqueadora. Exemplo: 1,55 ou 30,00;
      • Percentual: refere-se ao percentual máximo de itens que podem ser emitidos na nota fiscal de saída, usando como base o registro dos últimos 6 meses de notas de compra da franquia. A Chilli Beans utiliza o percentual de 2,8%. Exemplo: a franquia comprou 200 itens nos últimos 6 meses, assim ela pode informar na nota 6 itens, pois 200 (quantidade de itens) * 2,8% (percentual) = 6;
      • Considerar em relatório: caso esteja marcada esta opção a parametrização será considerada no relatório Controle de Devoluções.


 

Cadastro de natureza de operação

 

Na alteração de uma natureza de operação o campo “Venda de produtos para a franqueadora” e os campos relacionados a ele estarão bloqueados, exceto se o parâmetro "Liberar campos de vendas de produtos para a franqueadora na Natureza de Operação" estiver marcado. Para realizar alterações neste parâmetro é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para marcar ou desmarcar o parâmetro "Liberar campos de vendas de produtos para a franqueadora na Natureza de Operação" deve-se acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento. 

Emissão de Nota

 Para realizar a emissão da nota de venda de produtos obsoletos o usuário deve acessar Faturamento > Emissão de Nota e selecionar no cadastro da nota a natureza, o cliente e o depósito cadastrados anteriormente.


Cadastro de Nota 

O preço utilizado para os itens inclusos na nota será o valor definido no cadastro da natureza de operação e não poderão ser informados itens a mais que o percentual. Além disso, não poderá ser concedido desconto ao item inserido na nota, porém o usuário poderá dar desconto no valor total da nota (finalização).

Se a natureza de operação utilizada não possuir a opção “Somente itens oriundos de devolução no Garantia Nacional” marcada, os itens que não são oriundos de garantia nacional poderão ser inseridos na venda, desde que pertençam ao mesmo grupo (setor) informado na natureza de operação.

  • Sem rótulos