A tela de Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado permite o controle e recebimento de notas fiscais de pedidos de compra (para fornecedores) ou devolução (nota fiscal própria).

Entrada da nota fiscal / Processo padrão de entrada de NF 

Detalhamento da tela
SérieEste campo será exibida a séria da nota fiscal cadastrada.
OficialNeste campo será exibida a série oficial da nota, caso no cadastro de sequencial a série tenha sido devidamente preenchida.

Cabeçalho

Os campos da guia Cabeçalho serão sugeridos, conforme parametrização. Caso necessário, efetue as alterações desejadas.

Guia 1 - CabeçalhoCondição de PagamentoIndica a condição de pagamento da fatura. O campo pode apresentar sugestão, conforme parametrização prévia.
Série Fatura InternaSelecione a série de nota fiscal, quando for Nota Fiscal Própria.
TipoApresenta o tipo de identificação da entrada de nota fiscal realizada.
Rateio de Centro de Custo / FilialPreencha as informações de rateio da nota fiscal, quando necessário.
Lançamento ContábilEste campo apresentará o lançamento contábil associado à entrada de notas fiscais.
Nota Fiscal PrópriaSelecione esta opção se a nota fiscal de entrada tiver sido emitida pela empresa. Geralmente utilizada para entrada de NF de devolução.
Nota Fiscal de ImportaçãoSelecione esta opção se produto for adquirido por meio de Importação.
Entrada com divergência de cálculo

Esta opção se faz necessário quando tem algum ajuste de valores ou impostos.

Quando marcada essa opção os campos ficam habilitados para digitação.

Digitação / Emissão / RecebimentoAo efetuar uma inclusão, o sistema preencherá automaticamente este campo com a informação da data corrente.
Filial CobrançaSeleção da Filial que cobrará os produtos.
SacadoSerá preenchido conforme o terceiro selecionado.
Página Transportadora: Frete / Indica Natureza Frete / Transportadora / Valor Rateio / Conhecimento / Conhecimento Relacionado / Placa Veículo / UF Placa VeículoAs informações disponíveis nesta página referem-se aos tipos de frete e dados da transportadora.
Página Embalagem: Tipo / Peso / Embalagens / Peso Bruto / Marca Volumes / Numeração VolumesAs informações disponíveis nesta página referem-se aos tipos de embalagem e peso das mercadorias.
Guia 2 - CabeçalhoComissão RepreInforme o valor total para que ele seja apresentado no campo % Comissão da tela 100101 - Faturamento de Produto Acabado. O valor da comissão gerado no faturamento deve ser respeitado na entrada por devolução, exceto nos casos de devolução parcial, onde o sistema irá calcular a comissão na entrada de forma proporcional aos itens devolvidos.
Comissão Ger.
Guia Despesas AuxiliaresNesta página poderão ser cadastradas despesas auxiliares pertencentes ao processo de compra.
Guia Dados do TerceiroAs informações disponíveis nesta página serão automaticamente preenchidas, ao selecionar o terceiro.
Guia ObservaçãoNesta página poderão ser cadastradas observações para emissão da NF.
Guia NF-e

Nesta página serão exibidas as informações da Nota Fiscal Eletrônica. Esta página só será habilitada quando o campo Espécie Série na página 1 - Cabeçalho for preenchida com uma Série de NF-e.

Para Nota Fiscal Eletrônica, preencha os campos Chave NF-e, Protocolo e Data de Autorização e Status da Nota na página NF-e. Geralmente essas informações são enviadas pelo fornecedor em forma de arquivo XML. Também podem ser consultadas na DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

Itens Fiscais

Os dados desta página serão exibidos automaticamente, conforme a seleção de produtos na página Produtos.

Impostos

Atualmente, além do CFOP 89, existem outros CFOPs para utilização de produtos, portanto, foi criado o parâmetro CFOP_IMPOSTO_SERVICO para o usuário informá-los a lista de todos que serão gerados os impostos. Os códigos devem ser separados por virgula, exemplo: 50,51,41.

Para inclusão de uma exceção de imposto, acesse a 009075 - Exceção de Imposto, e em seguida verifique o Indicador CFOP vinculado a ele, através da tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais.

Retornos

Para operações que tenham remessa, é efetuado um retorno, portanto, o sistema valida as operações de remessa para gerar os retornos.

Devoluções

Utilizada quando possui devolução de alguma nota de faturamento. Exemplo: O cliente comprou uma mercadoria e devolveu, e ao efetuar uma devolução de venda (Devolução de Saída), o sistema valida o saldo e na página Devoluções mostra as notas emitidas para o cliente. Caso também altere a quantidade devolvida, o sistema efetua o tratamento no cálculo para a quantidade devolvida.

Importante:

A tela 005102 - Entrada de Nota de Produto Acabado possibilita efetuar a validação da natureza de operação vinculada ao cadastro do tipo de clientes. Para permitir essa validação, na tela 014005 - Parâmetros altere para Sim o valor do parâmetro PERMITE_NAT_TIPO_CLIENTE. Em seguida, é necessário configurar os campos Natureza Entrada e Natureza Saída na tela 001005 - Tipo de Clientes.

Observe os efeitos do preenchimento do parâmetro PERMITE_NAT_TIPO_CLIENTE = SIM

1. Na tela 005102 – Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado, ao selecionar uma devolução, será feita a validação com o tipo de cliente e com a natureza de operação e, automaticamente, esses valores serão atribuídos à operação de devolução:

Caso ambas as naturezas (de entrada e saída) não estejam cadastradas na tela 001005 - Tipo de Clientes, na tela 005102 - Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado, ao selecionar a natureza de operação, a filial de entrada e o cliente, será exibida uma mensagem de bloqueio e não será possível concluir a operação:

2. Caso isso ocorra, acesse novamente a tela 001005 e cadastre ambas as naturezas para esse tipo de cliente.

Caso o parâmetro PERMITE_NAT_TIPO_CLIENTE esteja com o valor igual a NÃO, não será verificada a configuração da operação por tipo de cliente, não havendo bloqueio da nota pela tela 005102 por esse motivo.
O campo relativo à natureza da operação será preenchido com o valor configurado no parâmetro NATUREZA_PADRAO, sendo possível alterá-lo.

Melhoria para entrada de devolução de NF de Saída - disponível a partir do Service Pack 01.23 Hotfix 030 

Em qualquer retorno ou devolução de notas fiscais de saída, ao alterar a Filial/Armazém primeiro item, se clicar no botão Alterar a Filial/Armazém para todos os outros itens o sistema irá apresentar a mensagem "Deseja alterar a Filial/Armazém para todos os outros itens?"

Se SIM vai aplicar a Filial/Armazém para todos os outros itens;

Se NÃO, não vai aplicar para os demais itens.

Em qualquer retorno ou devolução de notas fiscais de saída, ao alterar a Filial/Armazém primeiro item, a tela apresenta o botão "Alterar a Filial/Armazém para todos os outros itens".

Quando clicar no botão Alterar a Filial/Armazém para todos os outros itens, vai apresentar a mensagem "Deseja alterar a Filial/Armazém para todos os outros itens?"

Se SIM vai aplicar a Filial/Armazém para todos os outros itens;

Se NÃO, não vai aplicar para os demais itens.


  1. Acessar a tela 100101- Faturamento de Produto Acabado
  2. Cadastrar uma Nota de Faturamento.

3. Enviar e autorizar;

4. Na tela 005102, colocar uma natureza de Retorno ou devolução;

5. Na guia Retorno, localizar a NF de Saída que deseja referenciar;

6. Gerar os itens físicos;

7.    Na guia Produtos alterar o campo Filial/Armazém para a opção desejada.

8.    Na mensagem selecionar a opção SIM, será aplicada a Filial/Armazém para todos os demais itens;


9.    Se não clicar no botão Não, não vai aplicar a Filial/Armazém para os demais itens.

Produtos

A página Produtos permite a inclusão manual de produtos ou por meio da seleção de um pedido de compra:

Inclusão Manual de Produtos:

Na página Produtos, clique no botão adicionar  para incluir novos produtos na nota.

Selecionando um pedido de compra

1. Acesse a guia Produtos.
2. Selecione a opção Pedido de Compra e clique em Seleção.
Os pedidos disponíveis serão exibidos na grade.

3. Selecione o pedido que será utilizado ou Selecionar Todos para utilizar todos os pedidos do fornecedor.
4. O sistema irá validar se as informações Condição de Pagamento e Rateio sugeridas pela parametrização são iguais às do pedido selecionado.
Caso não sejam, serão exibidas mensagens de confirmação para manter ou alterar as informações.

5. O sistema exibirá uma mensagem: "Deseja verificar se existem retornos a partir das reservas dos pedidos de compra selecionados?"

6. Ao clicar em Sim, o sistema verifica se o pedido de compra selecionado tem remessa referente a reservas e gera o retorno.
Essa mensagem verifica se tem retorno simbólico de matéria prima enviada para Industrialização.

7. Ao clicar em Não, o sistema não verifica se existe retorno pendente do pedido selecionado.
Este retorno é usado em casos em que a empresa faz o pedido ao fornecedor, porém envia o material para que o mesmo faça o beneficiamento do produto. Ex.: A empresa fez o pedido de camisas e enviou as etiquetas para o fornecedor. Para o envio dessas etiquetas, deve ser emitida a nota fiscal de remessa para industrialização. Quando o fornecedor entregar o pedido de camisas (com as etiquetas utilizadas), o sistema faz o retorno simbólico do material (etiquetas) enviado.
8. Clique em Voltar p/ Produtos.

Selecionando uma nota de Saída -  Nota de Devolução


Seleção

Esta guia é utilizada quando existem pedidos do fornecedor. Por meio dela, faça a conferência e alteração, se necessário, das quantidades e custos dos produtos.

Na página Produtos, ao clicar na opção Seleção, o sistema habilitará esta página permitindo o usuário escolher pedidos de um determinado fornecedor.

Nesta tela, ao salvar a nota fiscal, o sistema atualizará o estoque, contábil, fiscal e financeiro.

NFs Versão Anterior

Quando existe uma nota de saída das versões anteriores.

Notas para Complemento

Quando marcada a opção nota complementar na guia cabeçalho, essa página é utilizada para fazer efetuar a Nota Complementar.

Ao fazer a seleção da nota, é possível executar o rateio por valor através da guia Produtos e em seguida consultá-los na página Itens fiscais.

Módulos que exibem a tela 005102

▪ Entradas de Notas Fiscais

Pré-requisitos

• 005002 - Sequencial e Série de Nota Fiscal
• 009010 - Centro de Custo
• 001013 - Filial
• 004001 – Moeda
• 009048 – Natureza Fiscal de Operação para Entrada
▪ 002026 - Cadastro de Modificações de Produtos

Procedimento básico de inclusão

1. Acesse a tela 005102 – Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado.
2. Clique em Inclui (F5).
3. No campo Terceiro, selecione o fornecedor que emitiu a nota fiscal.
4. Preencha as informações da Página Produtos.
5. Verifique a descrição das demais páginas no tópico Detalhamento da tela.
6. Clique em Salva (F4).

Principais procedimentos

Inclusão de nota de importação
Importação de XML de terceiros

Relatórios

▪ (A) Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado - Conferência
▪ (B) Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado - Por Produto
▪ (C) Entradas de NF - Sintético Por Filial

Notas Técnicas

2020.006

A fim de atender a Nota Técnica 2020.006 que divulga novos campos e regras de validação para a NF-e/NFC-e versão 4.0, visando a adequação ao disposto no Ajuste SINIEF 21/2020 e 22/2020, que envolve a identificação do intermediador ou agenciador em operações comerciais, a tela 005102 - Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado recebeu implementações para operação que possuam um intermediador ou marktplace. Nesses casos, preencha o campo Presença Comprador com uma das opções abaixo:

  • 2 - Operação não presencial, pela Internet;
  • 3 - Operação não presencial, Teleatendimento;
  • 4 - NFC-e em operação com entrega a domicílio; ou
  • 9 - Operação não presencial, outros.

Para seguir com a operação, marque o checkbox Existe Intermediador e no campo Intermediador selecione a opção Intermediador/Marktplace.

Ao indicar o intermediador/marktplace na operação, o XML da nota será gerado com o grupo YB contendo as informações do Intermediador: CNPJ do intermediador e Id Cadastro do Vendedor no Marktplace.