Ao emitir uma nota fiscal de entrada ou saída, o Linx ERP ou Linx POS/POWS tentará identificar qual exceção de imposto se adequa à operação, para que os impostos possam ser calculados.

Essa identificação será feita inicialmente pela natureza da operação, levando-se em conta também todos os filtros definidos na guia Dados da Exceção.

Quanto mais criterioso for esse filtro (com mais campos preenchidos na referida guia), mais criterioso também será o vínculo da exceção à nota fiscal. 

É possível que haja mais de uma exceção que se adeque à operação de entrada ou saída, caso em que caberá ao operador acatar a sugestão feita ou alterá-la. Quando isso ocorrer, o campo ID Exceção de Impostoexibido na guia Itens Fiscais da nota, exibirá as exceções admitidas e o operador poderá alterá-la.


Importante

A tela 009075 - Exceção de Imposto utiliza as informações da tela 009003 - Imposto.

É fundamental que algumas dessas informações sejam preservadas na tela 009003 - Imposto com os valores previamente cadastrados pela Linx, a fim de evitar erros no cálculo dos impostos. Caso seja necessário, elas devem ser alteradas somente na configuração da exceção. Veja mais a seguir.

Como funciona:

Na guia Itens da tela de exceção, ao incluir o imposto, as colunas ID Imposto, ImpostoAgrega Após DescontoAgrega Após EncargoIncidênciaValor Mínimo de Arrecadação e Valida Valor Parcela serão preenchidas de acordo com o que está parametrizado na tela 009003 - Imposto.

Módulo que exibe a tela

Livros Fiscais

Parametrização

Parâmetro CTB_EXCECAO_IMPOSTO.EXCEÇÃO_IMPOSTO

Define o sequencial para numeração automática das exceções de impostos.

Relatórios

(A) Exceção de Imposto

Procedimentos da tela

  • Inclusão de exceção
  • Inclusão de exceção a partir de outra já existente
  • Pesquisa de exceções
  • Alteração e exclusão de exceções