O passo-a-passo descrito a seguir destina-se ao acompanhamento periódico da situação das notas fiscais.

Visa ainda garantir que todas as notas sejam devidamente consideradas na apuração de impostos e que tenham seus dados corretamente importados para as tabelas do LCF, permitindo assim a posterior geração do SPED.

Linx ERP

  1. No Linx ERP, módulo Faturamento, menu NF-e, acesse a tela 100135 - Monitor de Controle da NF-e e selecione as situações que deseja consultar.

2. Dê um duplo clique sobre a nota que deseja consultar ou alterar, providencie a solução de acordo com cada caso e faça o reenvio.




Linx POS

  1. No Linx POS,  acesse a tela de Notas Fiscais e efetue uma consulta utilizando os filtros que representam alguma pendência, no envio ou no retorno da nota, que deve ser solucionada.


2. Dê um duplo clique sobre os itens cujo campo Status indique rejeição (setas vermelhas). 



3. Será aberta a tela da nota fiscal. Verifique, na guia Nota Fiscal Eletrônica/Log, a causa da rejeição ou pendência e corrija de acordo com a situação.

4. Após efetuar a correção, selecione novamente as notas corrigidas, clique em Envia para Autorização SEFAZ e, na sequência, em Processa documento(s) ainda não processado(s).

Quando autorizada, deverá ser exibido para a nota o ícone da SEFAZ, como abaixo.

Ao término do procedimento de resolução das pendências, todas as notas deverão apresentar uma situação definitiva de processamento, ou seja:

Uso denegado, Documento autorizado, Documento inutilizado ou NF-e cancelada.