FCA - Financeiro, Contábil e Ativo

LINXERP-9487| Bloqueio de Exclusão de Saldo Contábil

O Linx ERP recebeu melhoria para não permitir a exclusão do saldo contábil anterior via banco de dados, a alteração do saldo contábil anterior só pode ser realizada via tela do sistema (Tela 009050 - Consulta visão Contábil)


LINXERP-9487

Descrição

O Linx ERP recebeu o desenvolvimento para bloquear a exclusão da tabela que guarda o saldo contábil anterior (CTB_BALANCETE_SALDO_ANTERIOR), utilizado na tela 009050 - Consulta Visão Contábil.

Passo-a-Passo

Tentativa de Exclusão Via SQL

  • Gera um balancete de um período utilizando o saldo do período anterior;
  • Tentar excluir o saldo do período anterior via SQL;
  • Resultado esperado: Não deve ser permitido a exclusão


Alteração do Saldo Contábil Via Tela

  • Gerar um balancete de um período utilizando o saldo do período anterior;
  • Consultar os balancetes dos 2 períodos na 009050 e verificar que o saldo inicial do período posterior é o saldo final do período anterior.


  • Fazer um lançamento contábil na tela 009018 para o período anterior;


  • Recalcular o balancete do período anterior e consultar o saldo do período posterior via tela 009050.
  • Resultado esperado: Atualizar o saldo inicial do período posterior com o saldo final do período anterior.


OpenBanking

Open Banking - Stone

Open Banking é uma forma de compartilhamento de informações de produtos e serviços financeiros entre diferentes instituições bem como a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo site do banco ou aplicativo. Sempre claro, com a permissão do correntista e autorizadas pelo Banco Central.

Permitimos a integração com o Open Banking Stone para realizar transações financeiras através do ERP LINX, possibilitando a informação de dados de abertura de conta e possibilitando a visualização do saldo e extrato da conta.

Abertura da Conta Stone

Na Aba Complemento da Tela 001013 Filiais temos 2 botões, sendo um para solicitação de criação da conta Stone, quando a tela está em modo 'Limpa' os botões de criação da conta e solicitação do consentimento estão desabilitados, quando clicado buscara os dados os dados cadastrais vinculados a esta filial como CNPJ, E-mail, Razão Social.

1 – Modelo Conta Stone

Após a confirmação dos dados teremos um pop-up com a mensagem:

2 – Mensagem de retorno do envio do e-mail referente ao cadastro.


Para posterior complemento das informações via aplicativo ou site da Conta Stone. Após esta etapa temos a solicitação do consentimento no botão específico.

A Tela vai funcionar com um campo de status da conta que vai assumir “0” para não solicitada a criação da conta, “1” para quando o usuário solicitar a criação da conta, “2” quando solicita o consentimento e “3” para conta operacional.

Ao selecionar uma filial que não tem conta criada, o botão de criação da conta é habilitado, clicando no mesmo, a rotina muda o status da conta muda para “1”, ao clicar no botão da solicitação do consentimento, o status muda para 2 e fica aguardando a mudança para “3”, quando houver o consentimento e deixar a conta operacional. Para o usuário acompanhar o processo teremos um label abaixo dos botões que mostram o status da conta.

Funcionamento

Ao acessar o Módulo de Clientes/Tabela de Apoio e acessar a tela 001013 Filiais na aba complemento terá a opção de solicitar uma conta Stone.

3 – Módulo Clientes

4 – Tabela de Apoio – Cadastro 001013 (Filiais)

5 – Aba Complementos

Quando o usuário cria uma nova Filial o botão solicita criação de conta estará habilitado, caso o usuário queira criar sua conta Stone.

6 – Criação de uma Nova Filial

7 – Filial Existente

Quando o usuário clica sobre o botão criação da conta, apresenta uma tela para informar CPF, senha e e-mail.

8 – Clicando sobre Solicita criação da conta apresenta tela Dados Conta Stone

Quando o usuário fecha o sistema sem informar os dados de uma conta ou clica sobre confirma também sem informar retorna a mensagem que “Este campo não aceita Nulo ou Branco”

9 – Mensagem “Este campo não aceita Nulo ou Branco”

Após o usuário clicar em solicita criação da conta e criar uma conta válida ele recebe uma mensagem no ERP informando que “Você Receberá um e-mail no endereço informado anteriormente! Acesse o link para finalizar o cadastro da conta Stone!

10 – Criação de conta Stone e retorno do e-mail

Após recebimento do e-mail é necessário criar a senha e fazer a confirmação de senha, e será retornado a mensagem “Sua senha de acesso foi definida com sucesso”.

11 – Criação de senha e confirmação, senha com sucessol

No aplicativo da Stone é necessário validar a conta criada, ao clicar em Entrar na minha conta e informar o CPF e e-mail e senha criada no processo anterior o usuário acessa o processo para finalização da sua conta Stone, após todos cadastros necessários no aplicativo será retornado Análise da Stone.

12 – Acessar a aplicação para finalizar a Conta Stone.

          

OBS: No ERP quando será sinalizado “Conta não criada”, “Solicitada criação de Conta” e “Enviada Solicitação de Consentimento”, este processo será atualizado a cada processo efetivado no ERP.

13 – Situações do cadastro no ERP

No caso de solicitação de consentimento no botão solicita consentimento, ao usuário clicar no botão é alterado no ERP para “Enviada solicitação de consentimento” e em seguida é encaminhado para o site da Stone.  Ao Consentir Acesso, o usuário terá acesso a sua conta bancária no ERP Linx.

14 – Consentimento e site encaminhado

 

Consulta de Saldo e Extrato Conta Stone

O usuário ao acessar o módulo Contas a Receber/Tabela de Apoio/Open Banking será possível acessar a tela 009250 Consulta de Extrato - Conta Equals.

2 - Modulo Contas a Receber/Tabela de Apoio/Open Banking

3 -  Tela 009250 Consulta de Extrato - Conta Equals.

O usuário quando acessa a tela 009250 Consulta de Extrato - Conta Equals, isso após toda criação de conta da Stone é possível consultar o extrato e saldo da Filial e suas movimentações.

É possível a pesquisa por filial da conta Stone, e o intervalo de datas com um botão consulta extrato que traz as informações da conta, ao buscar informações da conta apresenta a mensagem “Autenticando a conta da filial”, e “Consultando extrato” em seguida apresenta os dados da conta.

4 -  Tela 009250 com Informações da Conta referente Filial

5 -  Mensagem de Autenticação

6 - Mensagem de Consulta Extrato

O usuário poderá pesquisar em um intervalo de datas “De” a “Até”, para uma pesquisa conforme sua necessidade, caso o usuário faça muitas solicitações seguidas no serviço, buscando informações ele recusa para evitar que o serviço fique lento apresentando a mensagem “Conexão recusada na API, aguarde alguns minutos e tente novamente!”.

7 -  Consulta detalhada por data

8 – Conexão Recusada


O usuário também tem a sua disposição o botão detalhes que apresenta mais dados da operação e informações do retorno do extrato.

9 - Botão Detalhes

10 - Tela Detalhes da Operação, apresentando detalhes da transação

O usuário poderá exportar o extrato em formatos CSV ou Excel.

11 - Exportação CSV e Excel

Ao usuário é disponibilizado os campos de Saldo Anterior, Entradas, Saídas e Saldo Atual, com informações da conta e movimentações, também é disponibilizado o campo data e horário das transações da conta, assim como o tipo de movimento da conta "Crédito" e "Débito", e também o histórico da transação

12 - Detalhes do Grid da tela com as informações e campos disponibilizados

Configuração de Acesso Open Banking

Tela 009251 – Configuração de Acessos – OpenBanking para configurações do OpenBanking, está tela terá a disponibilidade ao usuário para efetuar as Configuração de endereços de acesso e a Manutenção de dados da conta por filial.

1 – Aba Configuração de endereços de acesso

2 – Manutenção de dados da conta por filial

Funcionamento

O usuário ao acessar o módulo Contas a Receber/Tabela de Apoio/Open Banking será possível acessar a tela 009251 Consulta de Acesso – Openbanking.

3 – Acesso a tela Configuração de Acesso - Openbanking

O usuário ao acessar a tela 009215 – Configuração de Acessos – Openbanking, o usuário terá duas abas uma para Configuração de endereços de acesso e Manutenção de dados da conta por filial.

Na aba de Configuração de endereços de acesso devem estar disponíveis os campos:

  • Usuário ADM do Proxy
  • Senha

 E campos para informações das URLs

  • Autenticação no Proxy
  • Criação de Usuário no Proxy
  • Criação de conta Stone
  • Solicita Consentimento
  • Busca informações das Contas
  • Autenticação no OpenBanking
  • Operações de OpenBanking
  • Pagamentos
  • Geração de boletos em PDF
  • Transferências Internas
  • Transferências Externas

4 – Acesso a aba Configuração de endereços de acesso

Na aba de Manutenção de dados da cona por filial devem estar disponíveis os campos:

  • Filial
  • C.P.F
  • Senha
  • E-mail

5 – Acesso a aba Manutenção de dados da conta por filial

Agendar Pagamento

Criação de uma nova tela 009252 – Agendamento de Pagamento para envio das informações necessárias para o agendamento do título na Conta Stone.

1 – Modelo da Tela Agendamentos de Pagamento

Para realização do agendamento será necessário a atribuição do código de barra na tela 009118 Atribuição de Código de Barra, que será gravado na tabela CTB_A_PAGAR_PARCELA, onde temos as demais informações necessárias para o agendamento como: Valores total do boleto, descontos, acréscimos, número do documento, fornecedor, vencimento.

2 – Tela 009118 Atribuição do Código de Barra

Verificar a possibilidade da criação de uma coluna na Grid de pagamento com o status do agendamento (sem agendamento, agendamento confirmado e pago).

3 – Tela 009022 Cadastro de Título a Pagar

Nesta primeira fase efetuaremos somente o agendamento dos títulos com vinculo de códigos de barras.

Funcionamento

Quando o usuário acessa o módulo Contas a Pagar/Tabela de Apoio/Open Banking será possível acessar a tela 009252 Agendamento de Pagamento.

4 – Módulo Contas a Pagar – Acesso a tela 009252 Agendamento de Pagamento

 

5 –Nova Tela 009252 Agendamento de Pagamento

O usuário ao acessar a tela 009252 Agendamento de Pagamento tem as opções de consulta por filial, consegue efetuar a busca das informações por data, existe um combo box chamado Campo com as opções (Emissão, Vencimento_real e Vencimento), tem a opção também de Agendado para que informa a data do Agendamento e uma grade com as informações (Selecionado, Fatura, Parcela, Emissão, Vencimento Real, Valor a Pagar, Cód.Fornecedor, Fornecedor, Botão código de Barras (Tela 009118 Atribuição do Código de Barra) e Fatura Série, é disponibilizado também um campo com o Total Agendado que ao selecionar é atualizado.

6 –Consulta por filial

7 –Busca por data

8 – Combo box Campo

9 – Campo Agendado para

10 – Grade disponibilizada

11 – Botão código de Barras

12 – Campo Total Agendado

Ao usuário na grade é disponibilizado a opção Selecionado, assim como o botão Confirma Agendamento onde ao clicar sobre ele será confirmado o agendamento através de uma mensagem “Confirma o agendamento dos pagamentos selecionados” após o sim é gerado e apresenta a mensagem “Agendamentos efetuados com sucesso”, encaminhando a Nova Tela de 009253 Consulta de Agendamentos de Pagamento.

Atenção

Este agendamento irá para aprovação do responsável da conta na aplicação da Stone só será visualizado na Tela 009253 Consulta de Agendamentos de Pagamento após essa aprovação, após agendamento e aprovação na tela 009022 Cadastro de Título a Pagar o Status do Agendamento é alterado para Agendamento Confirmado.


13 – Grade Selecionado

14 – Mensagem para confirmação de agendamento

15 – Mensagem Agendamentos Efetuados


16 – Status Agendamento Confirmado


O usuário também consegue gerar informações em relatório das informações em CSV e Excel.

17 – Opções para geração em CSV e Excel

Consultar Agendamento

Criação de uma nova tela 009253 – Consulta de Agendamentos de Pagamento para consulta das informações dos agendamentos de títulos.

1 – Modelo da Tela Consulta de Agendamentos de Pagamento

Nesta primeira fase efetuaremos somente o agendamento dos títulos com vinculo de códigos de barras.

Funcionamento

Quando o usuário acessa o módulo Contas a Pagar/Tabela de Apoio/Open Banking será possível acessar a tela 009253 Consulta de Agendamento de Pagamento.

2 – Módulo Contas a Pagar – Acesso a tela 009253 Consulta de Agendamento de Pagamento

 

3 –Nova Tela 009253 Consulta de Agendamentos de Pagamento

O usuário ao acessar a tela 009253 Consulta de Agendamento de Pagamento tem as opções de consulta por filial com a opção do botão Consulta Pagamentos.

4 –Consulta por filial

5 – Botão Consulta Pagamentos

Ao consultar os pagamentos gerados para uma determinada filial, é apresentados os dados em uma grade com informações como (Detalhes, Data Agendada, Valor, Vencimento, Tipo Documento, Status, Recebedor, Status Documento e Data da Falha).

Aviso

Na grande em Detalhes existe um botão que ao clicar nele apresenta as informações relacionadas ao título facilitando ao usuário sua pesquisa.

6 – Grade de Detalhes

7 – Botão Detalhes

O usuário é informado caso algum título esteja em desacordo com relação ao código de barras quando não é informado, apresenta uma mensagem em tela “Por favor, verifique! Um ou mais títulos selecionados estão sem o código de barras vinculado.

8 – Mensagem de código de barras não informado

O usuário quando informa um código de barras inválido este agendamento não será feito, apresentando a mensagem “Código de barras inválido!”.

Aviso

O usuário pode alterar o código de barras clicando duas vezes sobre o botão código de barras e irá abrir o programa 009118 Atribuição do código de barras.

9 – Mensagem de código de barras inválido

 

10 – Botão código de barras

O usuário também consegue gerar informações em relatório das informações em CSV e Excel.

10 – Opções para geração em CSV e Excel

Integração Equals

Tela para Vínculo de Conta Contábil para baixa da Conciliação Equals

Possibilitar o cadastro das contas contábeis por Tipo de Movimento (Equals)para baixa dos cartões no Contas a Receber e Contabilização

Tela onde temos as colunas: tipo de movimento Equals (retorno do arquivo financeiro), Descrição (Tipo de Movimento), Adquirente, Descrição Adquirente), Conta Contábil, Tipo de Lançamento e Histórico Padrão conforme figura abaixo:

1 - Tela Vínculo Conta Contábil Equals

Onde temos as colunas Tipo de Movimento e Descrição Equals – onde temos a indicação da movimentação dos cartões Equals conforme abaixo:

D1

Baixa por Pagamento

Pagamento

Retorno de Movimentação Financeira

D2

Baixa por Antecipação

Pagamento

Retorno de Movimentação Financeira

D3

Baixa por Aceleração

Pagamento

Retorno de Movimentação Financeira

E1

Débito por Cancelamento

Cancelamento

Retorno de Movimentação Financeira

E2

Desagendamento por Cancelamento

Cancelamento

Retorno de Movimentação Financeira

E3

Estorno de Cancelamento

Cancelamento

Retorno de Movimentação Financeira

F1

Débito por Chargeback

Chargeback

Retorno de Movimentação Financeira

F2

Desagendamento por Chargeback

Chargeback

Retorno de Movimentação Financeira

F3

Estorno de Chargeback

Chargeback

Retorno de Movimentação Financeira

G1

Cobrança de Tecnologia

Cobrança de Tecnologia

Retorno de Movimentação Financeira

H1

Taxa de Antecipação de Recebíveis

Ajustes

Retorno de Movimentação Financeira

H2

Outros Motivos não Identificados

Ajustes

Retorno de Movimentação Financeira

H3

Retenção de Pagamento

Ajustes

Retorno de Movimentação Financeira

A coluna adquirente para no momento da contabilização do BCR a contrapartida será de acordo com a conta contábil e tipo de lançamento desta linha

SCM - Supply Chain Management

LINXERP-10035| NT 2021.004 v.1.0 - Validação dos Tipo Frete 0 e 1 

O Linx ERP recebeu melhorias para atender as novas regras de validação no Grupo X - Transporte em atendimento a NT 2021.004 v1.0 para as modalidades <> de 4 e <> 3


LINXERP-10035

Descrição

Validação das regras do tipo de transporte em atendimento a NT: X04-50, X04-60, X04-90 e X-04-100.


Passo-a-Passo

Cenário 01 – Modalidade do Frete 0 – contratação do frete por conta do remetente.

Se Modalidade do Frete for 0 o CNPJ) ou CPF do transportador deve ser DIFERENTE do CNPJ ou CPF do Remetente e do destinatário.

  • Emissão de notas de Saída.
    • Acessar a tela 100101 e emitir nota discal com o tipo de frete 0 - contratação do frete por conta do reme.
  • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores com CNPJ diferentes do CNPJ base ou CPF do remetente e do destinaria.

  

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados da transportadora diferentes dos dados o remetente e destinatário.


  • Emissão de notas de Entrada.
    • Acessar a tela 005102 e emitir nota discal com o tipo de frete 0 - contratação do frete por conta do reme.
  • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores com CNPJ diferentes do CNPJ base ou CPF do remetente e do destinaria.

Observação: Só valida o tipo de frete para notas fiscais próprias.

 

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados da transportadora diferentes dos dados o remetente e destinatário.

 

Cenário 02 – Modalidade do Frete 1 – contratação do frete por conta do destinatário.

Se Modalidade do Frete for 1 o CNPJ) ou CPF do transportador deve ser DIFERENTE do CNPJ ou CPF do Remetente e do destinatário.

  • Emissão de notas de Saída.
    • Acessar a tela 100101 e emitir nota discal com o tipo de frete 1 - contratação do frete por conta do destinatário.
    • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores com CNPJ diferentes do CNPJ base ou CPF do remetente e do destinaria.

 

 

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados da transportadora diferentes dos dados o remetente e destinatário.


  • Emissão de notas de Entrada.
    • Acessar a tela 005102 e emitir nota discal com o tipo de frete 1 - contratação do frete por conta do destinatário.
    • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores com CNPJ diferentes do CNPJ base ou CPF do remetente e do destinaria.

Observação: Só valida o tipo de frete para notas fiscais próprias.

 

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados da transportadora diferentes dos dados o remetente e destinatário.

Cenário 03 – Modalidade do Frete 2 – Contratação do Frete por conta de Terceiros.

Se Modalidade do Frete for 1 o CNPJ) ou CPF do transportador deve ser DIFERENTE do CNPJ ou CPF do Remetente e do destinatário.

  • Emissão de notas de Saída.
    • Acessar a tela 100101 e emitir nota discal com o tipo de frete 1 - contratação do frete por conta do destinatário.
    • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores com CNPJ diferentes do CNPJ base ou CPF do remetente e do destinaria.

 

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados da transportadora diferentes dos dados o remetente e destinatário.

  • Emissão de notas de Entrada.
    • Acessar a tela 005102 e emitir nota discal com o tipo de frete 1 - contratação do frete por conta do destinatário.
    • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores com CNPJ diferentes do CNPJ base ou CPF do remetente e do destinaria.

Observação: Só valida o tipo de frete para notas fiscais próprias.

 

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados da transportadora diferentes dos dados o remetente e destinatário.

Cenário 04 – Modalidade do Frete 9 - SEM OCORRENCIA DE TRANSPORTE

  • Emissão de notas de Saída.
    • Acessar a tela 100101 e emitir nota discal com o tipo de frete 9 – SEM OCORRENCIA DE TRANSPORTE.

Resultado esperado: Apresentar a mensagem “A Transportadora ou Transp. Redesp. não devem ser informadas.” E bloquear os respectivos campos para evitar digitação.

 

  • Emissão de notas de Entrada.
    • Acessar a tela 005102 ou qualquer outra tela de entrada de notas fiscais e emitir nota discal com o tipo de frete 9 – SEM OCORRENCIA DE TRANSPORTE.

Observação: Só valida o tipo de frete para notas fiscais próprias.

Resultado esperado: Apresentar a mensagem A Transportadora não deve ser informada.” E bloquear os respectivos campos para evitar digitação.

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que não gerou a tag <transporta>.

 

Cenário 05 – Modalidade do Frete 3 - Transporte Próprio por Conta do Remetente.

Se Modalidade do Frete for 3 o CNPJ) ou CPF do transportador deve ser IGUAL ao CNPJ ou CPF do Remetente.

  • Emissão de notas de Saída.
    • Acessar a tela 100101 e emitir nota discal com o tipo de frete 3 - Transporte Próprio por Conta do Remetente.

Resultado esperado: Apresentar a mensagem “A Transportadora ou Transp. Redesp, não devem ter o CNPJ ou CPF igual ao do remetente.

 

  • Escolher preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores que tenha o mesmo CNPJ ou CPF do remetente, nesse caso da filial de emissão da nota fiscal.

 

  • Emissão de notas de Entrada.
    • Acessar a tela 005102 ou qualquer outra tela de entrada de notas fiscais e emitir nota discal com o tipo de frete 3 - Transporte Próprio por Conta do Remetente.

Observação: Só valida o tipo de frete para notas fiscais próprias.

Resultado esperado: Apresentar a mensagem “A Transportadora deve ter o CNPJ Base ou CPF igual ao do remetente.

  • Escolher preencher os campos “Transportadora”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas os transportadores que tenha o mesmo CNPJ Base ou CPF do remetente, nesse caso do terceiro que emitiu a nota fiscal.

 

  • Salvar e enviar a nota para aprovação na SEFAZ e verificar se gerou a tag <transporta>.

Cenário 06 – Modalidade do Frete 4 - Transporte Próprio por conta do Destinatário.

Se Modalidade do frete for igual a 4 o CNPJ ou CPF do transportador deve ser IGUAL ao CNPJ ou CPF do Destinatário.

  • Emissão de notas de Saída.
    • Acessar a tela 100101 e escolher o tipo de frete 4 - Transporte Próprio por Conta do Destinatário.

Resultado esperado: Apresentar a mensagem “A Transportadora ou Transp. Redesp, devem ter o CNPJ ou CPF igual ao do Destinatário.

 

 

  • Preencher os campos “Transportadora” e “Transp. Redesp”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas as transportadoras que tenham o mesmo CNPJ ou CPF do destinatário, nesse caso o cliente da nota fiscal.

 

  • Emissão de notas de Entrada.
    • Acessar a tela 005102 e escolher o tipo de frete 4 - Transporte Próprio por Conta do Destinatário.

Resultado esperado: Apresentar a mensagem “A Transportadora deve ter o CNPJ base ou CPF igual ao do Destinatário.

 

  • Preencher o campo “Transportadora”.

Resultado esperado:  Vai carregar apenas as transportadoras que tenham o mesmo CNPJ ou CPF do destinatário, nesse caso a filial da nota fiscal de entrada.

 

  • Consulta a nota enviada e aprovada pela SEFAZ e verificar que gerou a tag <transporta> com os dados do terceiro de destino.


FISCAL 

LINXERP-9652| Códigos de Ajuste - SC / RJ

O Linx ERP recebeu atualização de Códigos de Ajustes para o Estados de Santa Catariana e Rio de Janeiro


Descrição

Fisco Estadual (SEFAZ) de Santa Catarina e Rio de Janeiro promove inclusão e alteração em códigos de ajustes da EFD-ICMS, com destaque para:

Santa Catarina

a) Tabela 5.1.1

Incluído os códigos "SC000014", "SC020091" e "SC020092";

b) Tabela 5.3

Incluído os códigos "SC10000096", "SC10000097", "SC10000098" e "SC40000009"


Rio de Janeiro

a) Inclusão do código: RJ050022 - Encerramento de diferimento


Evidência





LINXERP-10023 | DIME - SC - Alterações ao Leiaute Portaria SEF 33/2022 Quadro 90-94

O Linx ERP recebeu melhorias na geração do arquivo da DIME em atendimento a Portaria SEF 33/2022 onde foram excluídos os Quadros 90 ao 94


Descrição

Em atendimento a Portaria SEF 33/2022 os quadros 90 ao 94 foram excluídos.


Passo-a-Passo

  • Ao habilitar  o Tipo de Declaração Encerramento de Atividades - 2, 
  • Desabilitar o Quadro 90 a 94



LINXERP-9973| Melhorias No Processo de Isentas Outras e Não tributadas dos Registros D197 C597

O Linx ERP recebeu melhorias quanto ao processo do campo 07/08 do Registro D197/C597 para que o cliente tenha visibilidade da operação e possa definir em qual campo esses valores devem ser apresentados no Registro


LINXERP-9973| Melhorias No Processo de Isentas Outras e Não tributadas dos Registros D197/C597


Resumo:
O Linx ERP recebeu melhorias quanto ao processo do campo 07/08 do Registro D197/C597 para que o cliente tenha visibilidade da operação e possa definir em qual campo esses valores devem ser apresentados no Registro
Melhoria:
Foi implementado campo 07/08 na Tabela 5.3 da Exceção de Imposto, para que o cliente selecione em qual campo vai entrar o valor de Isentas, Outras ou Não Tributadas no EFD ICMS IPI. Dessa forma o usuário que direciona onde os Valores de Isentas, Outras ou não tributadas deve entrar.
Isentas:
Para que esses valores entrem no campo correto do registro o usuário deverá colocar na coluna "Campo 07 / 08" a opção do VL_ICMS, conforme portaria CAT

Outras:
Para que esses Valores entrem no Campo Correto do Registro o usuário deverá colocar na Coluna "Campo 07 / 08" a Opção do OUTROS, conforme portaria CAT


LINXERP-10026 | Melhorias No processo de Isentas Outras e Não tributadas dos Registros C197 (Imposto 13-ICMSSTR)

O Linx ERP recebeu melhorias quanto ao processo do campo 07/08 do Registro C197 para atender o Imposto 13-ICMSSTR para que o cliente tenha visibilidade da operação e possa definir em qual campo esses valores devem ser apresentados no Registro.


LINXERP-10026 | Melhorias No processo de Isentas Outras e Não tributadas dos Registros C197 (Imposto 13-ICMSSTR)


Resumo:
O Linx ERP recebeu melhorias quanto ao processo do campo 07/08 do Registro C197 para atender o Imposto 13-ICMSSTR para que o cliente tenha visibilidade da operação e possa definir em qual campo esses valores devem ser apresentados no Registro
Melhoria
Criar uma coluna Campo 07/08 na Tabela 5.3 da Exceção de Imposto, para que o cliente selecione em qual campo vai entrar o valor de Isentas, Outras ou Não Tributadas no EFD ICMS IPI. Dessa forma o usuário que direciona aonde os Valores de Isentas Outras Ou não tributadas deve entrar.
A Melhoria é para substituir a rotina atual, tratando o processo da seguinte forma:
Para os Impostos:
13 - ICMS - STR / 64 - ICMS_STAR
Exemplo conforme portaria CAT


Orientação ao usuário:
Para Compra e Venda de Mercadorias com o CST 60, é necessário configurar a Exceção de Imposto, vinculando os Impostos 13 ICMS_STR, 64 ICMS STA_R e o 86 ICMS Substituto
Para outras Operações, seguir conforme orientação da Portaria CAT. 
Obs.: Esse Exemplo é apenas para demonstrar os Impostos para o CST 60, outros impostos como Pis, Cofins, IPI (...), é de acordo com o Regime Tributário do cliente.