Linx POWS

59012 - Leiaute 4.00 para NF-e

O Linx POWS foi adaptado para atender às exigências da Nota Técnica 2016.002, cuja a emissão do leiaute da NF-e mudou de 3.10 para 4.00.

Atenção

O funcionamento na versão 4.00 será obrigatório a partir de 02/07/2018. Com isso, após essa data a SEFAZ não aceitará a versão 3.10.

Embora o prazo para a NFC-e seja diferente (no momento, a previsão de desativação é 01/10/2018), a configuração da emissão na versão 4.00 nos produtos Linx valerá tanto para NF-e como para NFC-e.

Fique atento: Atualize seu ambiente com antecedência para que as notas emitidas não sejam rejeitadas e para não correr riscos de autuação.

Veja mais no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, documentos:


Veja no Linx POWS Manager, como alterar a configuração do leiaute para 4.00:

A indicação da versão em que o leiaute da NF-e será gerado pode ser consultada/alterada na tela Configurações, NF-e, campo Versão do layout.

DM_59012

Em síntese foram alterados:


Importante

Em nenhuma hipótese o FCP (Fundo de Combate à Pobreza) deve ser somado ao ICMS. Além do que, passou a existir o FCP ST (Fundo de Combate à Pobreza com Substituição Tributária).

Nos casos em que a base de cálculo do ICMS estiver reduzida, a redução não se aplica aos cálculos de FCP e de FCP ST.

Exemplos das modificações efetuadas no Linx POWS para atendimento à versão 4.00:

Exemplo 1. Considerando uma NF-e em que os produtos são tributados integralmente e o emitente participe do Fundo de Combate à Pobreza, foram estas as modificações efetuadas:

A. O valor apresentado nas guias Impostos e Observações da tela Notas Fiscais passaram a exibir o valor do FECP (Fundo de Combate à Pobreza).

DM_58430_02

Exemplo 2. Considerando uma NF-e em que o emitente participe do Fundo de Combate à Pobreza e os produtos estão em regime de substituição tribuitária, foram estas as modificações efetuadas:

A. O valor apresentado nas guias Impostos e Observações da tela Notas Fiscais passaram a exibir o valor do FECP (Fundo de Combate à Pobreza) e do FECP-ST (Fundo de Combate à Pobreza com Substituição Tributária).

DM_58430_03.png

B. O XML da nota também passou a gerar as tags FCP e FCPST, onde: vBCFCP = Valor da base de cálculo do FCP | pFCP=Alíquota do FCP | vFCP=Valor do FCP.

DM_58430_04


Na tela Nota Fiscal do Linx POWS Manager, no campo Indica Presença Comprador foi incluída a opção Presencial, fora do estabelecimento, que será utilizada para vendas feitas como por exemplo em quiosques e/ou ambulantes, isto é, uma venda presencial fora do estabelecimento, onde deve-se refenciar à nota fiscal utilizada na remessa da mercadoria para o vendedor.

No XML da nota também passou a gerar a tag indPres:

No campo Tipo Frete da tela Nota Fiscal, foram criadas duas novas opções:

  • Transporte Próprio por conta do Remetente;
  • Transporte Próprio por conta do Destinatário;

No XML da nota essas opções estão na tag modFrete.

DM_58430_11.png

No Linx POWS foi criada uma rotina que verifica a existência do arquivo "schema" da versão da NF-e 4.00.

Esse arquivo encontra-se na pasta Schema_NFE (pasta de instalação padrão do Linx POWS), exemplo: C:\Program Files (x86)\Linx Sistemas\LinxPOWS\Schema_NFE).

Como funciona

No envio da nota à SEFAZ, caso o Linx POWS não encontre o arquivo "schema", será apresentado o alerta:


Informações de pagamento

Foram incluídas novas formas de pagamento, que constarão no XML como: tag <tPag>.

A seguir está o novo conjunto:

Forma de Pagamento

01 = Dinheiro

02 = Cheque

03 = Cartão de Crédito

04 = Cartão de Débito

05 = Crédito Loja

12 = Vale Presente

90 = Sem pagamento

99 = Outros

Bandeiras das operadoras de cartão

Para as bandeiras das operadoras de crédito ou débito, foram incluídas as novas opções. Ela constará no XML como: tag <tBand>.

05 = Diners Club
06 = Elo
07 = Hipercard
08 = Aura
09 = Cabal


Troco

Sobre o troco, até o leiaute 3.10 o sistema registrava a parcela no valor que era utilizado no pagamento do documento fiscal, que às vezes era diferente do valor do pagamento (casos de troco em dinheiro ou pagamento com excesso para que o “troco” fosse usado para pagar parcela de crediário, doação, etc.).

Para o leiaute 4.0, nas Formas de Pagamento da tela Atendimento, foi realizada a criação do campo Troco para preenchimento da diferença entre o valor da parcela e o valor utilizado para pagar a nota fiscal, com a finalidade de manter todas as parcelas com os seus valores originais.

DM_58430_05.png

No XML da nota, foi criada a tag vTroco, que consta o valor do troco da parcela.

DM_58430_06.png

No XML, as tags cEAN e cEANTrib passaram a ser obrigatórias e elas terão o mesmo conteúdo.

Quando não houver GTIN, elas serão preenchidas com o valor "SEM GTIN".