*** Conteudo do evento inválido. ***
      1861 - CPF do dependente XXXXXXXXXXX inválido.
Ação sugerida: Deve ser um CPF de dependente cadastrado no RET do eSocial ou no grupo de Informações de Dependentes do próprio evento.
             Local: /eSocial/evtPgtos/ideBenef/infoIRComplem/infoIRCR/dedDepen/cpfDep


Descrição:
Esse erro ocorre quando o CPF do dependente está incorreto ou não está cadastrado no ambiente do eSocial.

Causa:
O erro é causado pela ausência do evento S-2205 com as informações do dependente no ambiente do eSocial, ou pelo envio desse evento com uma data de alteração posterior à data de pagamento registrada no S-1210.

Essa inconsistência impede que o eSocial reconheça corretamente as deduções de dependentes na remuneração informada.


Ambiente: 

Módulo: Registro de Pessoal

Versão

Módulo: Processos Legais

Versão


Solução:

Passo 1: Correção para casos em que houve falta de envio do evento S-2205 com os dados do dependente

  • "Módulo de Registro de Pessoal", "Cadastros", "Cadastro de Pessoal", "Selecione o colaborador", "Dependentes"

Verifique se o número de CPF mencionado na mensagem de erro está cadastrado corretamente no sistema. Caso não esteja, realize o cadastro do dependente e envie o evento S‑2205 ao eSocial.

Importante: O evento S-2205 deve sempre ser gerado com data anterior à competência do evento S-1210.
Por exemplo: se o S-1210 se refere à competência 06/2025, a data de referência do S-2205 deve ser 31/05/2025.



Passo 2: Correção para casos em que o evento S-2205 foi recepcionado pelo eSocial com data posterior à data de pagamento

Exemplo de ocorrência:
Quando a data de pagamento informada no evento S-1210 é, por exemplo, 06/06/2025, e o evento S-2205 do dependente foi enviado com data posterior (como 30/06/2025), o evento S-1210 será rejeitado com a mensagem de erro: "CPF do dependente inválido".

Isso ocorre porque, o dependente precisa estar cadastrado no eSocial com data anterior à do pagamento informado no S-1210.

Procedimento para correção:

  • Excluir o evento S-2205 enviado com data incorreta
    A exclusão deve ser realizada por meio da geração do evento S-3000 (Evento de Exclusão).
  • Alterar o cadastro do dependente
    ○ Acesse o Módulo de Registro de Pessoal
    ○ Localize o cadastro do dependente mencionado na rejeição
    ○ No campo “Nome”, adicione um ponto final (.) e salve o registro

         

         Essa alteração forçará a geração de um novo evento S-2205 pelo sistema

  • Gerar o evento S-2205 com a data correta

        Importante: O evento S-2205 deve sempre ser gerado com data anterior à competência do evento S-1210.
        Por exemplo: se o S-1210 se refere à competência 06/2025, a data de referência do S-2205 deve ser 31/05/2025.

  • Transmitir os eventos
    ○ Envie o novo evento S-2205 ao eSocial
    ○ Após a confirmação de aceite, reenvie o evento S-1210


Para qualquer dúvida ou informações adicionais, entre em contato com o nosso suporte. 

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