Após acessar a ficha cadastral do aluno, a partir de sua Ficha Financeira serão realizadas as seguintes operações (somente usuários com permissão de acesso às funcionalidades abaixo indicadas é que poderão executar estes procedimentos):


  • Renegociar: permite a renegociação de títulos com situação "em aberto", sendo necessário informar os títulos que serão considerados para a renegociação, número de parcelas em que serão renegociados e data do primeiro vencimento (notem que nesta operação somente poderão ser ajustados os números de parcelas da venda e data dos vencimentos dos títulos). Na conclusão deste processo será solicitada informação relacionada à forma de pagamento, para que o sistema gere as novas parcelas de recebimento do aluno (qualquer forma de pagamento diferente de "boleto bancário" gerará no sistema novas parcelas de carnê). Na ficha financeira do aluno também será apresentada uma opção especifica para a consulta do "Histórico de renegociações" (nesta opção são apresentados todos os títulos renegociados – títulos cancelados e novos títulos gerados, devido a este procedimento). Existe também um relatório específico, que apresenta todas as renegociações efetuadas na unidade, por período (Relatório de Renegociações).



  • Alteração Vencimento: permite a alteração da data de Vencimento de 1 ou mais parcelas (para a data informada no campo "nova data de vencimento".


  • Estornar baixa: o processo de estorno de baixa consiste no cancelamento de uma baixa efetuada anteriormente (ele pode ser realizado, por exemplo, nos casos em que há necessidade de ajuste na forma de pagamento registrada para a parcela recebida na unidade). Com o "Controle de Recebimento" aberto, o sistema apresentará o estorno realizado no extrato do caixa que realizou a operação.


  • Calcular Débitos: para os títulos com situação em aberto, em atraso, é possível que o usuário faça uma simulação do valor cobrado, na data em que o cliente for efetuar o pagamento (caso a unidade trabalhe com multa por atraso e juros de mora, nesta simulação o sistema apresentará o valor corrigido, considerando a quantidade de dias em atraso e a multa a ser gerada.


  • Marcar como negativado junto ao SPC: a partir desta opção a unidade pode informar a ação que efetuou, de envio do aluno ao SPC (note que esta opção é utilizada apenas informar no sistema uma operação executada fora dele). Quando um aluno for marcado como enviado ao SPC será apresentada esta informação no topo da sua financeira (mensagem indicando que ele foi enviado ao SPC), e também o link para que a unidade informe sobre sua retirada do SPC (no sistema temos um relatório específico para verificação destas ações).


  • Cancelar Títulos: a partir desta opção é possível efetuar o cancelamento de um ou mais títulos, da ficha financeira do aluno.

Na Ficha Financeira são apresentadas também as opções de:


  • Reimpressão de carnê (basta selecionar o vencimento para o qual deseja realizar a impressão)


  • Reimpressão de boleto (basta selecionar o vencimento para o qual deseja realizar a impressão)


  • Reimpressão de comprovantes de pagamento (recibos, recibo do aluno e recibo do patrocinador)