Através desta rotina poderão ser realizados os cadastrados dos colaboradores da unidade.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso ao cadastro de colaborador deve ser realizado no ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

  • Para realizar um cadastro de colaborador é necessário que o usuário esteja logado com o perfil Administrativo.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Cadastrar Colaborador esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Consultar Colaborador esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Gravar Colaborador esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Disponibilidade esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.


Aviso

Somente o perfil Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizá-la é necessário acessar Menu Colaboradores > Cadastrar Colaborador. 

 Cadastrar Colaborador


Ao selecionar esta opção o usuário será direcionado para a página de Cadastro de Colaborador, nela serão exibidos campos para pesquisa. Esta pesquisa é necessária para que o mesmo colaborador não seja cadastrado mais de uma vez e será possível realizá-la através do CPF ou do nome e telefone. Após preencher uma das opções basta clicar no link "Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na rede".


Filtros


Dica

Para mais informações referentes a importância desta primeira pesquisa clique no link "Por que esta pesquisa é necessária".

 

Ao pesquisar serpa exibida uma janela com o resultado da pesquisa. Para refazê-las, basta clicar no link "Efetuar uma nova pesquisa" e para criar um novo registro clicar em "Criar novo registro".


Pesquisa de cadastro


Ao clicar neste link a janela será fechada o usuário será direcionado para a rotina Cadastro de Colaborador. Nesta tela serão exibidos os seguintes grupos de campos:

Dados Pessoais

  • CPF;
  • Nome;
  • Código: neste campo deve ser inserido o código que identificará o colaborador;
  • Apelido; 
  • RG;
  • Data de Nascimento;
  • Sexo;
  • Tipo de colaborador: neste campo deve ser definido o tipo de colaborador que será cadastrado, dentre eles: autônomo, estagiário, registrado ou temporário;
  • Função: deve ser definida a função que o colaborador irá exercer;
  • Departamento: deve ser definido o setor em que o colaborador será inserido;
  • E-mail;
  • Opção Enviar E-mail: através desta opção é possível enviar um e-mail para o colaborador;

Dados Pessoais


Aviso

Para cadastrar uma função é necessário acessar o ambiente Sede, utilizar o perfil Administrador Sede e seguir em menu Domínios Globais > Cadastrar Domínios Globais > Escolher o domínio Função e cadastrar as funções desejadas.


Endereço Residencial

  • CEP: neste campo deve ser inserido o CEP da rua do colaborador, caso não seja de conhecimento do usuário é possível utilizar o recurso "Pesquisar Endereço do CEP" para auxiliar na busca; 
  • Bairro: em que o colaborador reside;
  • Endereço: neste campo deve ser inserido o tipo de endereço (rua, avenida, entre outras opções) e o nome do logradouro. Caso não seja de conhecimento do usuário é possível utilizar o recurso Pesquisar CEP pelo Logradouro para auxiliar na busca;
  • Nº do Logradouro;
  • Cidade;
  • UF;
  • País;
  • Complemento: neste campo é possível incluir um complemento referente a residência do colaborador;
  • Ponto de Referência: caso seja necessário é possível incluir um ponto de referência para a residência do colaborador.


Endereço Residencial

Telefones

  • Tipo: neste campo é necessário escolher o tipo de comunicação que será cadastrada, as opções são: Res. (residencial), Cel. (celular), Com. (comercial), Fax, Bip e Rec. (recados);
  • DDD;
  • Telefone;
  • Ramal caso exista;
  • Observação caso necessário.


Telefones


Comissionamento

Neste grupo deve ser inserido o percentual de comissão que colaborador receberá sob suas vendas.

  • Percentual de comissão: deverá definir qual será o percentual de comissão a ser dado ao colaborador;
  • Apuração de Comissionamento: deverá definir se a apuração da comissão para o colaborador irá ocorrer de forma mensal ou quinzenal;
  • Valos a ser poupado para a 2° quinzena: deverá definir o valor percentual da comissão do profissional que será poupado para ser pago somente na segunda quinzena;

Comissão do colaborador


Observações

Neste grupo de campos é possível incluir observações sobre o colaborador.


  • Apresentar colaborador nos relatórios e na venda: ao selecionar esta opção o colaborador será considerado nos dados em relatórios e na venda;
  • Inativo: ao selecionar esta opção o colaborador será inativado.


Observações


Inseridos todos os dados, ao clicar no botão Gravar, o cadastro do novo colaborador será gravado. Caso não possua usuário de acesso ao sistema, será exibida a seguinte mensagem:


Mensagem de alerta


Ao clicar em "OK" o usuário será direcionado para a rotina de cadastro, basta inserir o nome de usuário e senha e salvar. Para os sistemas que possuem integração com o MicrovixERP é necessário acessar menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Cadastrar um Usuário Simples ou de Grupo para criar um usuário que acesse o sistema. Para mais informações sobre este cadastro acesse o tópico Cadastrar Novo Usuário. 


Informações para Implantação

Para os primeiros cadastros de colaboradores na unidade é necessário realizar os processos a seguir:

  1. Deve ser criado um colaborador no Linx Estética com a opção "Apresentar colaborador nos relatórios e na venda" selecionada;
  2. Ao criar o colaborador deve-se configurar o parâmetro "Colaborador utilizado para preencher o campo "Atendente" ao integrar dados" em Menu Parâmetros > Gerais > Grupo Integração de Dados entre Sistemas (com o perfil Administrador). O usuário deve selecionar o colaborador criado e clicar no botão Salvar;
  3. Após configurar o parâmetro, acessar a rotina Vendedores/Compradores no Linx Microvix, pois através do cadastro de vendedor são gerados os colaboradores no Linx Estética;
  4. Ao criar todos os vendedores é necessário complementar o cadastro do colaborador no Linx Estética;
  5. Por fim é necessário cadastrar a disponibilidade do colaborador na aba Disponibilidade. Para mais informações acesse o tópico Disponibilidade.