Através desta rotina é possível realizar a geração de arquivo de remessa para ser enviado ao banco para processamento. O arquivo que será gerado irá conter títulos com os status "Em aberto" com vencimento no período informado, associados à configuração de cobrança selecionada, e que ainda não pertençam a nenhum arquivo de remessa.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso à rotina Arquivo de Remessa pode ser realizado através do ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

Para consultar a rotina Arquivo de Remessa é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Gerente Financeiro ou Administrativo.

Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Arquivo de Remessa esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário. 

  • Para limpar um arquivo é necessário que a permissão Limpar Arquivo esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.

Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizá-la acesse Menu Caixas e Bancos > Arquivo de Remessa.


Arquivo de Remessa


Ao selecionar esta opção o usuário será direcionado para a rotina de arquivo de remessa, será exibido um campo para que seja selecionada uma configuração de cobrança.


Configuração de Cobrança


Ao selecionar uma das opções disponíveis, serão abertos os grupos:

Consulta de Arquivos de Remessa

Neste grupo é realizada a pesquisa de arquivos de remessa gerados, que pode ser realizada por meio dos seguintes filtros:

  • Situação: é possível filtrar por arquivos com status Pendente ou Enviado;
  • Data de Processamento: neste campo deve ser inserido o período de geração do arquivo;
  • Cliente: é possível pesquisar por um cliente específico. Para inseri-lo clique no ícone , será aberta uma janela para que seja realizada a pesquisa do cliente desejado. É possível pesquisar pelo nome de pessoa ou empresa, após a pesquisa clique no link do nome do cliente desejado e o mesmo será inserido no filtro. Para limpar o campo clique no ícone de lixeira ();

Pesquisa de cliente

  • Número: é possível pesquisar pelo número da remessa gerada;
  • Exportar: é possível exportar a listagem gerada para Excel.


Filtros de pesquisa


Ao inserir os filtros desejados clique em Pesquisar. Abaixo do grupo de filtros será exibida uma listagem com registros referentes a pesquisa realizada, a listagem será dividida pelas colunas:

  • Dt. Processamento;
  • Sequencial;
  • Data de Download;
  • N° Boletos: será informada a quantidade de boletos incluídos no arquivo em questão;
  • Status;
  • Opção Limpar Arquivo: ao clicar nesta opção o arquivo será zerado, lembrando que esta opção somente estará disponível para usuários que possuem permissão concedida no cadastro de usuário;
  • Opção Detalhamento: ao clicar nesta opção, será aberto o detalhamento do arquivo, no qual serão exibidas as informações de valores, identificação do aluno, data do vencimento, franquia e outros.

Listagem de resultados


Através do recurso Mostrar x registros é possível definir quantos registros serão exibidos por página e através do campo Buscar é possível realizar uma pesquisa na listagem.

Geração de Arquivos de Remessa

Neste grupo é realizada a geração do arquivo de remessa. Serão exibidos os seguintes campos:

  • Títulos com Vencimento entre: os boletos em aberto com vencimento entre as datas de início e fim inseridas serão incluídos no arquivo;
  • Cliente;
  • Número: através deste campo é possível inserir os boletos pelo seu código.

Geração do arquivo de remessa


Ao preencher os campos, clique no botão Gerar Novo Arquivo de Remessa. Será exibida uma mensagem de sucesso informando que o arquivo foi gerado.