Nesta rotina será possível consultar as turmas cadastradas no sistema, realizar alterações, além de efetuar cadastros de novas turmas.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a rotina Turmas pode ser realizado através do ambiente Unidade. 

Permissão de Usuário

  • Para consultar a rotina Turmas é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrador, Administrativo, Consultor de Vendas, Gerente Financeiro, OP ou Professor;
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Turmas esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Cadastrar Turma esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Encerrar Participação esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Visualizar Professor esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.

Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.


Executando a Rotina

Para utilizar a rotina acesse menu Turmas > Turmas. Ao acessar a página, será possível pesquisar as turmas buscando pelas seguintes informações:

  • Código: permite inserir o código da turma;
  • Sala: permite selecionar a sala da turma;
  • Nome: permite inserir o nome da turma;
  • Limite de vagas: permite inserir o número do limite de vagas da turma;
  • Modalidade: permite selecionar a modalidade da turma;
  • Situação: permite selecionar qual a situação da turma;
  • Professor: permite selecionar o professor da turma;
  • Período Letivo: permite selecionar o ano do período letivo da turma;
  • Semestre/Mês: permite indicar o semestre e o mês atual em que a turma está recebendo as aulas.


Pesquisa de turmas


Após definir as informações e clicar em "Pesquisar" será exibida a listagem com as turmas encontradas.

  • Mostrar X registros: permite indicar quantos registros serão exibidos por página;
  • Buscar: permite buscar por uma sala inserindo o código, nome ou capacidade;
  • Código: será exibido o código da turma;
  • Turma: será exibido o nome da turma;
  • Horário: será exibido o horário do período da turma;
  • Curso-Estágio: será exibido o curso-estágio pertencente a turma;
  • Modalidade: será exibida a modalidade da turma;
  • Professor: será exibido o professor da turma;
  • Limite de Vagas: será exibido o número de limite de vagas da turma;
  • Vagas Preenchidas: será exibido o número de vagas preenchidas na turma;
  • Sala: será exibida a sala onde a turma recebe as aulas;
  • Tipo: será exibido o tipo de formação da turma;
  • Período Letivo: será exibido qual o período letivo da turma;
  • Situação: será exibida a situação da turma.


Listagem das turmas


Clicando sobre o link do nome da turma será possível realizar alterações no cadastro.

Exportar

Através desta opção será possível exportar a listagem de turmas para arquivo de Excel.

Novo

Na opção Novo será possível realizar o cadastro de uma nova turma.


Dados da Turma

  • Gerar novos códigos e nome para esta turma: marcando esta opção, o código e o nome da turma será gerado automaticamente ao finalizar o cadastro;
  • Código: deverá ser inserido o código da turma;
  • Sala: poderá ser selecionada a sala da turma;
  • Nome: deverá ser inserido o nome da turma;
  • Limite de Vagas: deverá ser inserido o limite máximo de vagas na turma;
  • Curso - Estágio: será exibido o curso ou estágio selecionado para o planejamento da turma;
  • Tipo: deverá ser selecionado o tipo da turma;
  • Modalidade: deverá ser selecionada a modalidade do curso/estágio;
  • Situação: deverá ser selecionada a situação atual da turma;
  • Professor: permite selecionar o professor da turma;
  • Observações: permite adicionar observações sobre os dados da turma.


Dados da turma

Período de Vigência

  • Início: permite definir a data de início do período de duração da turma;
  • Término: permite definir a data de término do período de duração da turma.


Período de vigência

Periodicidade

Neste grupo devem ser informados os dias da semana e horários que serão lecionadas as aulas.

  • Dia da Semana: devem ser selecionados os dias da semana que as aulas serão aplicadas;
  • Horário: deve ser selecionado o horário de início das aulas;
  • Carga Horária: deve ser definido o tempo de duração de cada aula;


O botão de "Adicionar outro" permite adicionar mais um dia para incluir na periodicidade. Para excluir algum dos dias basta clicar sobre o ícone .


Periodicidade