Através deste domínio global será possível cadastrar e estruturar as contas contábeis do sistema, além de apresentar as contas contábeis padrão.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso ao cadastro de Domínios Globais deve ser realizado no ambiente Sede.

Permissão de Usuário

Para utilizar a rotina Cadastro de Domínios Globais é necessário que o usuário esteja logado com o perfil Administrador Sede.

Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Cadastro de Domínios Globais esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.


Aviso

Somente o perfil Administrador possui acesso a rotina de usuários.


Executando a Rotina

Para visualizá-la acesse Menu Domínios Globais > Cadastrar Domínio Global > selecione o domínio Plano de Contas.



Domínio Plano de Contas


Ao selecionar o domínio será exibido o grupo:

Pesquisa

  • Domínio: neste campo será exibido o nome do domínio;
  • Tipo: neste filtro estarão disponíveis as opções para exibição dos planos de contas;
    • Todos: ao selecionar esta opção serão exibidos os planos de contas de entrada e saída;
    • Entrada: ao selecionar esta opção serão exibidos somente os planos de contas de entrada;
    • Saída: ao selecionar esta opção serão exibidos somente os planos de contas de saída;
  • Opção Mostrar Inativos: ao selecionar esta opção serão exibidos os planos de contas inativos;


Filtros


Ao pesquisar será retornada uma listagem de acordo com os filtros selecionados: 

Listagem de Plano de Contas


Para criar um novo plano de contas basta acionar o botão Novo e serão exibidos os seguintes campos:

  • Opção Globalmarcando esta opção a conta contábil ficará no topo da hierarquia, como conta principal;
  • Tipo: através deste campo deve ser definido se o plano de conta será de entrada, de saída ou de ambos;
    • Entrada/Saída;
    • Entrada;
    • Saída.
  • Grupocontém a listagem de todas as contas contábeis cadastradas e organizadas conforme hierarquia. Para incluir o cadastro em um grupo basta selecionar uma das opções do campo, caso contrário deve ser selecionada a opção Não pertencente a um Grupo;
  • Código: permite informar o código para a conta contábil;
  • Nomepermite informar o nome para a conta contábil;
  • Classificação no DRE (Grupo de Contas)neste campo deve ser selecionada uma opção para o DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), são elas:
    • Considerada para o Cálculo da Receita Operacional;
    • Considerada para o Cálculo de Deduções;
    • Considerada para o Cálculo de Despesa Operacional;
    • Considerada para o Cálculo de Despesa Administrativa;
    • Considerada para o Cálculo de Despesa Financeira;
  • Opção Inativo: através desta opção é definido se a conta estará ativa ou inativa;
  • Excluir: permite excluir um plano de contas já cadastrado. 

Criação do Plano de Contas

Preenchidos todos os campos basta clicar no botão Gravar.

Nota

Para editar um cadastro de plano de contas clique no link do nome do plano desejado, será aberta uma janela com os detalhes do cadastro.