Através desta rotina será possível consultar as notas emitidas, processadas e também as enviar. Além disso, as notas retornadas com erro, poderão ser reprocessadas. 

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a rotina Portal de NFS-e deve ser realizado no ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

Para consultar o Portal de NFS-e é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrador.

Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Portal de NFSe esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário. 


Aviso

Somente o perfil Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizar a rotina acesse Menu NFS > Portal de NFSe.


Menu Portal de NFSe


Ao selecionar a opção, o usuário será direcionado para o Portal NFS-e, serão exibidos os menus lateral, de topo e a listagem de notas fiscais eletrônicas.

Menu Lateral

Para acessar o menu lateral basta clicar no ícone . As seguintes opções serão exibidas:

  • Notas Fiscais Eletrônicas: através desta opção o usuário será direcionado para a rotina de notas fiscais na qual será exibida a listagem das notas e seus respectivos status;
  • Dados do Emissor: através desta opção o usuário será direcionado para o cadastro do emissor, no qual poderão ser aplicados ajustes caso haja algum erro de cadastro;
  • Relatórios: através desta opção, o usuário terá acesso aos relatórios de RPS revertidos em NFS-e.


Menu lateral


Menu de Topo

No menu de topo serão apresentados os seguintes recursos:

  • Ajuda: ao acionar este botão, o usuário será direcionado para os manuais do Linx Share;
  • Usuário: através desta opção será possível acessar os dados de cadastro do usuário logado;
  • Ícone : através dele serão informadas quantas notas estão com o status a enviar, processadas, processadas com erros, outros estados e quantas notas existem no total; 
  • Logotipo: neste espaço será exibido o logo da empresa logada;
  • Botão sair: através deste botão é possível logoff do portal.

Menu de topo


Listagem de Notas Fiscais Eletrônicas

Logo abaixo do menu de topo será exibida a lista das NFS-es com os seguintes recursos:

Pesquisa e filtros para listagem de notas


  • Pesquisar NFSe pelo Nome do Cliente: através deste campo é possível encontrar as notas pelo nome do cliente. Clicando no ícone  a pesquisa será realizada, e clicando no ícone  o campo de pesquisa será limpo;
  • Filtros: permite salvar informações das notas mais visualizadas para fácil localização sempre que necessário acessá-las. Para isso, é necessário preencher os seguintes campos:
    • Número RPS: permite pesquisar o número do recibo provisório da nota, gerado antes de ela ser emitida;
    • Data Emissão: permite pesquisar por um período de emissão das notas;
    • Nome do Cliente: permite pesquisar o nome do cliente da nota fiscal em questão;
    • Cidade do Cliente: permite pesquisar a cidade do cliente;
    • Valor Serviço: permite pesquisar as notas por uma faixa de valor de serviços que compõem a nota;
    • Estado: permite pesquisar pelo status da nota, como por exemplo: Processado, Processado com erros, etc.


Tela de filtros


  • Exportar: através deste botão é possível exportar a listagem de notas para um arquivo em Excel.


Ao efetivar a pesquisar será exibida a listagem de notas disponíveis. As informações serão distribuídas em algumas colunas.

  • Seleção: através desta coluna é possível selecionar as notas para consultar, cancelar ou reprocessar. Ao marcar esta opção todas as notas da página serão selecionadas e será exibido um contador de registros selecionados acima da listagem;
  • Ícone : através deste ícone será possível visualizar os detalhes da nota selecionada;
  • Ícone através deste ícone será possível editar as informações da nota. Quando o estado da nota for Processado, este ícone ficará bloqueado;
  • Número de Lote RPS: nesta coluna será exibido o código do RPS gerado;
  • Data Emissão: nesta coluna será informada a data da emissão do RPS;
  • Nome: nesta coluna será exibido o nome do cliente para o qual foi gerado o RPS;
  • Cidade: nesta coluna será exibida a cidade em que foi gerado o RPS;
  • Valor Serviço: nesta coluna será exibido o valor total dos serviços que compõem a nota;
  • Estado: nesta coluna será informado o status da nota, são eles: a enviar, processado, processado com erros e recebido sem retorno. Quando o status retornado for Processado com erros é possível visualizar o detalhe dos erros ao clicar sobre o mesmo;
  • Botão Consultar: através desse botão é possível realizar uma consulta de como está o status na prefeitura da nota selecionada;
  • Botão Reprocessar: através deste botão é possível reprocessar as notas que voltaram processadas com erros;
  • Botão Cancelar: através deste botão é possível cancelar as notas selecionadas;
  • Menu de opções: através deste menu é possível realizar algumas exportações;
    • Exportar para Excel: através desta opção é possível exportar a listagem para Excel;
  • Ícone através deste ícone é possível atualizar a listagem.


Listagem das notas


Dica

Através das setas ao lado do nome das colunas é possível alterar a ordenação da listagem.

Alteração de ordem da listagem


Ao final da página estarão disponíveis os seguintes recursos:

  • Registros por página: através deste recurso é possível configurar a quantidade de notas que serão exibidas por página, as opções são: 5, 10, 25 e 50 registros;
  • Paginação: através deste recurso é possível navegar pelas páginas desejadas. 


Paginação da listagem



Opção Editar 

Geralmente, quando as notas são retornadas com o status Processado com erros se faz necessário alterar alguma informação cadastrada erroneamente, para isso basta utilizar o botão Editar localizado na coluna Ação. 

Informações sobre o Destinatário

  • Nome Fantasia: neste campo será informado o nome fantasia do destinatário;
  • Razão Social: neste campo será informado o nome real do destinatário;
  • CNPJ/CPF: neste campo será informado o CPF/CNPJ do destinatário;
  • Inscrição Municipal: neste campo será informada a inscrição municipal do destinatário;
  • Endereço;
  • Número;
  • Bairro;
  • CEP;
  • Complemento;
  • Estado;
  • Cidade;
  • E-mail.

Edição de informações sobre o destinatário


Detalhes da Nota Fiscal Eletrônica

  • Núm. RPS: neste campo será informado o número de RPS gerado;
  • Data de Emissão: neste campo será informada a data de emissão do RPS;
  • Natureza Operação: neste campo será informada a natureza de operação utilizada na nota;
  • Estado: neste campo deverá ser informado o status da nota, são eles: a enviar, processado, processado com erros e recebido sem retorno. Quando o status retornado for Processado com erros é possível visualizar o detalhe dos erros ao clicar sobre o mesmo;
  • Discriminação do Serviço: neste campo serão informados os serviços que foram adquiridos;
  • Valor Serviço: neste campo será informado o valor dos serviços adquiridos;
  • Base de Cálculo: neste campo será informado o valor da base para cálculo das cobranças da nota;
  • Alíquota ISS: neste campo será informada a porcentagem de alíquota que será cobrada em cima dos serviços que compõem a nota;
  • Valor ISS: neste campo será informado o valor da porcentagem da alíquota de ISS cobrada.
  • Alíquota PIS: neste campo será informada a porcentagem de alíquota que será cobrada em cima do PIS da nota;
  • Valor PIS: neste campo será informado o valor da porcentagem da alíquota de PIS cobrado;
  • Alíquota COFINS: neste campo será informada a porcentagem de alíquota que será em cima do COFINS da nota;
  • Valor COFINS: neste campo será informado o valor da porcentagem da alíquota de COFINS cobrado.


Edição dos detalhes da nota fiscal eletrônica


Ao alterar todos os dados necessários, clique em Salvar, selecione novamente a nota e reprocesse.

  • Sem rótulos