Operação de Marketplace

Quando você decide se tornar um Marketplace é importante definir quais são as áreas que devem ser criadas e ou treinadas sobre a operação/ back office do seu Marketplace. Para isso, elaboramos uma sugestão de áreas que podem ser criadas ou treinadas para você conseguir gerir o seu negócio.

Sugestão de estrutura enxuta para operação do seu Marketplace

Hunting - Analista comercial com conhecimento em captação de sellers, negociação de comissão, catálogo de produtos e que auxilie o seller a conseguir alavancar as vendas no seu Marketplace. Inicialmente é importante que essa pessoa tenha conhecimentos gerais em realizar a implantação de sellers no Marketplace.

TI - Analista de suporte TI com conhecimento em integração de Marketplaces e API’s, para oferecer suporte aos sellers do Marketplace que venham a ter eventuais dúvidas / problemas de integração. Essa pessoa precisa apoiar o analista comercial do ponto de vista técnico na implantação do seller.

Sugestão de estrutura completa para o seu Marketplace

Time de Hunting - Analista comercial com conhecimento em captação de sellers, negociação de comissão, catálogo de produtos e que auxilie o seller a conseguir alavancar as vendas nos primeiros 30 dias de operação em seu Marketplace.

Time de Farming - Analista comercial com conhecimento em gestão de carteira de seller. Esse profissional deve ser responsável por auxiliar os sellers a continuar performando em vendas, fazer a comunicação de campanhas e datas sazonais para trabalhar promoções de preços e negociar produtos de apostas para venda. Essa pessoa deve apresentar os resultados mensais da performance em vendas dos sellers que ela faz a gestão em sua carteira.

Time de SAC - É importante definir se você terá analistas de SAC específicos para Marketplace, ou se toda a sua operação irá atender aos chamados aberto Marketplace aberto para SAC. Além disso, é importante você como Marketplace definir um meio de comunicação com os seus sellers para as tratativas que chegarem para no SAC com definições de SLA’s.

Time de TI - Analista de suporte TI com conhecimento em integração de Marketplaces e API’s, para oferecer suporte aos sellers do Marketplace que tenham eventuais dúvidas / problemas de integração.

Time de Implantação - Analista de implantação com conhecimento em integração de Marketplaces. Esse profissional deve ser responsável por fazer as parametrizações do seller e auxiliá-lo no envio de produtos para o Marketplace. Terá forte contato com o hunting, visto que o hunting é a pessoa que traz novos sellers para a empresa e o analista de implantação é quem implanta o seller no Marketplace.

Time Financeiro - Analista financeiro, será responsável por controlar e analisar os repasses financeiros feitos / programados para os sellers. Esse é um profissional que possivelmente será acionado pelas áreas de farming e hunting, visto que elas possuem uma ligação direta com o seller.

Time Jurídico - Analista jurídico, será o responsável pela elaboração dos contratos de comissionamento e a forma de repasse de pagamento, além de ser a pessoa responsável por solucionar problemas jurídicos entre o seller e o Marketplace caso necessário.

Recomendações

Todas as informações mencionadas acima são recomendações de boas práticas de grandes e pequenos players de Marketplace.
 

 
  • Sem rótulos