O que é um fluxo?

O sistema de workflow serve para automatizar os processos de negócio. Dentro da plataforma é possível gerir os processos de pedidos, clientes e produtos. Um fluxo de trabalho serve para orquestrar a execução de uma ou mais tarefas e o mesmo atua dentro de algum contexto. 

Contexto

É o objeto no qual o fluxo de trabalho atua. Para isto, temos os contextos de pedido, cliente e produto.

Tipos de fluxos

  • Fluxo Sequencial

É usado para a execução de um processo linear. O fluxo tem um início e fim definidos. Dentro de sua execução podemos adicionar várias tarefas e controlar o fluxo de execução das mesmas.

  • Máquina de Estados

É usado quando precisa atrelar tarefas ou fluxos específicos para um estado do contexto.
Exemplo: configurar fluxo na plataforma do tipo (máquina de estados) para o contexto de pedidos, adicionando atividades específicas a serem executadas quando este estiver no estado Em Separação

Tarefas

É a unidade mínima de um fluxo de trabalho. Atua em cima do contexto do fluxo e é responsável por executar uma tarefa específica.
Exemplo: Enviar um e-mail, informações a um sistema externo, trocar o estado de um pedido.
As atividades são extensões pré-programadas que podem receber parâmetros pelo usuário.

  • Formas de execução

Um fluxo de trabalho pode ser iniciado das seguintes formas: 

  • Manual

Podemos executar de forma manual um fluxo através do seu contexto.
Exemplo: fluxo do contexto de pedidos, conseguimos executar o mesmo diretamente no pedido.

830

? Atenção

É extremamente importante ter cuidado ao manipular as configurações diretamente no pedido ao tomar ações que referem-se aos fluxos.

São partes sensíveis da loja e qualquer clique indesejado pode alterar completamente o destino do pedido. 

 
  • Por eventos

Existem vários eventos nativos da plataforma que ocorrem e disparados pelo sistema como um todo. Podemos ligar o acontecimento desses eventos a um fluxo de trabalho, desta forma quando o evento ocorrer no sistema o fluxo será automaticamente executado.
Exemplo: fluxo disparado quando um cadastro de cliente é atualizado. 

  • Sem rótulos